6 coisas que você precisa saber antes de contratar o especialista em marketing online da sua empresa.

6 coisas que você precisa saber antes de contratar o especialista em marketing online da sua empresa.

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Você muito provavelmente se você ainda não contratou, você vai contratar uma pessoa para gerenciar o Marketing Digital da sua empresa.

Isso é ótimo, pois mostra que você está a frente da sua concorrência. Se seu concorrente ainda não está investindo neste departamento, com certeza está perdendo várias oportunidade. Você pelo contrário, está abrindo portas para mais clientes e novas oportunidades.

Contudo escolher um bom profissional de Marketing Digital pode ser difícil. Principalmente se você mesmo desconhece a área. E este é o principal sinal de que você precisa de alguém para te ajudar.

Não é fácil ter sucesso online. Muitas pessoas acreditam que basta ter uma conta no Facebook e publicar algumas fotos divertidas e pronto, já virou o maior hit do momento.

Sua empresa precisa de presença online. E existem pessoas que estudam e passam seus dias pesquisando maneiras de melhor atuar no meio digital. Você pode ser este profissional, nós aqui na Wishpond criamos dezenas de guias, e-books, webinar e muitos outros materiais educativos para você aprender como transformar sua empresa em um sucesso digital.

Mas se você não tem tempo para se dedicar a estudar e esta realmente não é a sua praia, você precisará de alguém para fazer isso por você.

Neste artigo eu vou apontar para você seis coisas que você deve saber sobre marketing antes de contratar o próximo especialista para sua empresa.

1. Otimização para Ferramenta de Busca (SEO)

É uma das principais peças do quebra-cabeça chamado Marketing Online. Ainda pouco explorados nas faculdades de Marketing, essa item é super importante para o sucesso da suas estratégias online.

SEO é algo que todos os profissionais de marketing adoram colocar em seus currículos.

SEO é a técnica usada para explorar palavras-chaves relacionadas aos seus produtos ou serviços para alavancar o posicionamento do seu site nas buscas.

Por exemplo, se você possui uma pisaria é interessante que o site da sua pisaria apareça entre os primeiros resultados das buscas por pizzarias em sua região. Isso vai aumentar as chances de pessoas clivarem no link para o seu site e, em consequência, comprar de você.

Antes de contratar o próximo profissional que vai tocar suas campanhas, certifique- se que ele realmente domina SEO. Pergunte a ele por outras empresas com as quais ele trabalha. Elas estão bem posicionadas nas buscas.

Verifique você mesmo, basta abrir o google e digitar palavras-chaves relacionadas aos clientes atendidos pelo candidato a vaga em sua empresa.

Vale a pena, também, entrar em contato com alguns destes clientes e checar as referências.

2. Analytics

Analytics são dados do seu site. Tais como: número de visitas, conversões, horários que recebem mais visitas, de onde este visitantes vem, quais ações eles desempenharam em seu site, taxa de desistência etc.

É importantíssimo para você identificar fraquezas e forças do seu site. Várias ferramentas oferecem está análise para você, mas a mais popular é o Google Analytics. Então, fique atento, seu candidato deve conhecer de analytics também.

Como você vai perceber no decorrer desse artigo, áreas de conhecimento que abordarei estão muito conectadas umas as outras.

Se com as palavras-chaves corretas você posiciona melhor seu site, com analytics você consegue visualizar o que está funcionando e o que precisar ser melhorado em seu site para aumentar as taxas de conversão e conseguir mais vendas.

Antes de contratar verifique a experiência do candidato e cheque as referências.

3. Noções básicas de programação e design

Você possui uma pequena empresa, o orçamento já é curto imagine ter que contratar uma equipe de programação e design somente para criar uma nova imagem de destaque para o seu blog ou para um novo post no Facebook.

E caso você possua ou trabalhe em uma grande empresa. Sua equipe de programação e design está sempre ocupada com tarefas mais complicadas como manter e atualizar o “back end” do seu site ou criar o design do seu site para que ele continue convertendo todos aqueles visitantes.

Contratar um profissional que será capaz de criar pequenas peças de design e saberá o básico de CSS, HTML e Javascript vai economizar o tempo de outros departamentos da sua empresa e dinheiro para você investir em outras coisas importantes para a sua empresa.

Você pode descobrir mais sobre programação e design acessando o Codecademy. Saiba exatamente o que esperar dos candidatos.

4. Marketing em Redes Sociais e Anúncios Online

Existe uma grande chance do candidato falar que sabe gerenciar Marketing em Redes Sociais, mas cuidado. Marketing em Redes Sociais não é a mesma coisa que gerenciar a página pessoal. Vai muito além de publicar uma foto legal e ganhar muitas curtidas.

A rede social é mais uma forma do seu potencial cliente encontrar informações e fazer contato com a sua empresa. Uma boa página no Facebook, por exemplo, é reconhecida pelo nível de engajamento que ela possui e não pelo o número de curtidas ou fãs na página.

O engajamento pode ser medido pelo número de curtidas, comentários e compartilhamentos nos posts. Também é possível avaliar a página na caixa de avaliação. Quanto mais estrelas e comentários positivos, mais bem vista é a sua empresa.

Também é importante responder aos comentários, sejam eles perguntas sobre seus serviços, críticas, elogios ou sugestões. Dar um retorno para quem visita é uma ótima maneira de dizer que você se importa.

As redes sociais também oferecem estatísticas sobre os dias e horários que recebem mais visitas, além de publicações que conseguiram mais engajamento.

E tudo isso está diretamente relacionado com o nosso próximo tópico Content Marketing (Marketing de Conteúdo). As pessoas procuram por conteúdo relevante. E não é só porque você está usando redes sociais que o conteúdo não precise de qualidade. Precisa, e muito.

Outra coisa que o candidato ideal da sua empresa deve saber é: Anúncios Online. Você como empresário ou responsável pelo departamento de marketing, deve saber que para conseguir ampliar a visibilidade da sua marca é preciso investir em publicidade. Não há muito para onde fugir. Sem publicidade como as pessoas vão saber que a sua empresa existe?

Existem boas oportunidades de Anúncios no Facebook, Google, Twitter e Linkedin. O próximo responsável pelo marketing online na sua empresa deve conhecer todos eles, ou pelo menos Facebook e Google AdWords.

Ele deve saber criar, monitorar e otimizar os anúncios para conseguir os melhores resultados pelo menor investimento. Ou seja, melhorar a relação custo-benefício dos seus anúncios, conseguindo maior retorno sobre o investimento (ROI) para a sua empresa.

5. Content Marketing

Aqui é que tudo se encaixa. Você vai notar como conteúdo é importante para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados das buscas. Inclua as palavras-chaves corretas nos textos que produzir para o seu blog, isso vai ajudar. Essa é uma das pequenas coisas que podem deixar seu site ou blog mais visível e aumentar o tráfego.

O conteúdo produzido para o blog da sua empresa - é importante que a sua empresa tenha um blog, se ela ainda não tem, está na hora de criar - será compartilhado nas redes sociais. Se o conteúdo é bom as pessoas vão se interessar, vão curtir, comentar e compartilhar. E adivinha só, bom engajamento em redes sociais também ajudar a melhorar o seu posicionamento nas ferramentas de busca.

Então agora você já sabe: bom conteúdo gera bom engajamento, que gera bom posicionamento nas buscas, que gera mais tráfego para o seu site, bom tráfego gera mais vendas….É um ciclo que só beneficia a sua empresa.

O que isso tem a ver com seu especialista em Marketing Online? Tudo.

É importante que a pessoa que fará o gerenciamento das suas estratégias de Marketing Online saiba como criar bom conteúdo, que mostre aos visitantes do seu site, blog e redes sociais o valor do seu produto ou serviço. Digo valor, não preço. Valor é o que está pro trás do preço, quais são as vantagens e qualidades daquilo que você tem para oferecer. Como seus produtos ou serviços vão solucionar os problemas de seus potenciais clientes. Isso deve ser traduzido em conteúdo de qualidade. A pessoa responsável pelo Marketing Online da sua empresa deve saber de tudo isso.

Existem diversos formatos interessantes de conteúdo que podem ser explorados, como: infográficos, webinars, podcasts, delatórios de indústria, ebooks, vídeo-aulas, guias de ferramentas etc. E para produzir estes conteúdos, você também vai descobrir como é bom poder contar com um profissional que saiba ao menos o básico de design.

Não te falei que tudo se relacionava? Então, agora você começa a perceber como é bom poder contar com um profissional completo.

6. Como escrever para Web

Outro importante detalhe, muita vezes esquecido, o estilo é super importante. Escrever para web é diferente de escrever para jornais ou revistas. A línguagem é mais leve e dinâmica. Você deve ter notado que é possível abandonar algumas formalidades e usar um tom mais casual.

Por outro lado, é importante que o novo membro da sua equipe conheça os valores da sua empresa, para que ele seja capaz de acertar o estilo e mostrar o quanto a sua empresa valoriza coisas importantes para o seus leitor.

Conclusão

Se você deseja que a sua empresa seja vista e respeitada, você vai precisar de uma boa estratégia de marketing online. É um trabalhão colocar junto de maneira eficaz conteúdo, SEO, design e redes sociais. Também não adianta criar um post no blog m vez por mês, é preciso ser constante. Talvez você goste deste trabalho - assim como eu - e não se importe de passar seu final-de-semana ou feriado escrevendo e compartilhando, mesmo que quase não te sobre tempo em sua vida corrida como empresário.

Mas se esta não é a sua praia, você vai precisar de alguém que faça por você. E para contratar o profissional correto, nada melhor do que mostrar que você tem um pouco de conhecimento da área e vai sabe exigir bons resultados. Acredite, seu novo especialista também vai agradecer o fato de trabalhar com alguém que entenda a mesma língua que ele.

Então, já tem uma ideia do que é Marketing Online e como é importante para a sua empresa? Deseja saber mais? Acompanhe nosso blog. Veja como é fácil começar a criar.