50 Ideias divertidas e criativas para concursos que você pode utilizar hoje

50 Ideias divertidas e criativas para concursos que você pode utilizar hoje

Concursos são uma das melhores maneiras de fazer com que sua marca cresça, simultaneamente ajudando como um empurrão para o engajamento em mídias sociais e construir uma lista de clientes-alvo.

O que é ainda melhor é que realizar esses concursos é muito fácil.

É rápido criar um concurso, fácil de administrar, e pode fornecer um retorno sobre o investimento (ROI) astronômico se feito da maneira correta!

Está se perguntando como começar com um concurso hoje mesmo?

Reunimos 50 ideias divertidas que você pode começar a utilizar imediatamente.

Aproveite!


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Ideia #1: Concursos de Abertura

Se seu negócio está abrindo agora, existem algumas iniciativas que podem ajudar a criar um certo impacto como um sorteio de inauguração bem planejado.

Isto ocorre porque um sorteio de entrada introduz seu produto para todos enquanto permite que as pessoas, ao mesmo tempo, tenham uma chance de ganhar um prêmio.

Recomenda-se que mantenha o prêmio seja relacionado à empresa. Desta forma é possível ter certeza de que todos que entraram no sorteio estão interessados no seu negócio, e não simplesmente em um cartão-presente de uma loja qualquer.

Uma ótima ideia de sorteio de abertura pode incluir:

  • Cestas de presente com o seu produto
  • Inscrição anual para o serviço da empresa
  • Cestas de produtos locais
  • Cartões-presente para seu serviço ou produto
  • Marketing da Marca

Sorteios de abertura podem também ser promovidos nas mídias sociais para ajudar a criar um buzz para sua inauguração.

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Dica profissional: Se você está abrindo uma loja física, tente anunciar o vencedor do sorteio na sua abertura para crescer as expectativas e trazer mais pessoas para sua loja.

Ideia #2: Concursos de Fotos de Cachorro

Se você já teve um cachorro, ou conhece alguém que tenha, você deve saber a frequência com que essas pessoas gostam de tirar fotos com seus amigos fofinhos.

Utilize-se dessa vantagem para criar um concurso que premia o cachorro mais fofo, engraçado, ou assustador, definido pelo número de votos público.

Veja o exemplo abaixo do concurso de fotos realizado pela UrDOgs:

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Eles conseguiram gerar mais de 2300 entradas e engajamento.

Dica profissional: Para facilitar a participação, baseie seu concurso de fotos de cachorro em torno de um feriado ou data comemorativa como o halloween, natal, páscoa, etc.

Ideia #3: Sorteio "Marque um amigo"

Existem formas diferentes de realizar um sorteio online.

Um dos métodos é dar oportunidade aos usuários para enviar suas informações de contato (como no exemplo acima), e outra é entrar no sorteio ao compartilhar o mesmo com um amigo.

Quando a palavra é compartilhar, um método fácil e rápido para permitir que as pessoas entrem é fazer com que elas marquem um amigo no Instagram ou Facebook.

Basicamente, tudo o que você precisa fazer é criar um post que descreva qual é o prêmio, e pedir para que os usuários "marquem um amigo nos comentários abaixo para uma chance de ganhar!"

No final do período do concurso, selecione um vencedor aleatoriamente e anuncie nas mídias sociais.

É fácil assim!

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Ideia #4: Curta para ganhar

Com o engajamento das mídias sociais estando em baixa, e alguns relatórios mostrando que o alcance líquido do Facebook pode alcançar apenas 2%, alguns especialistas em marketing começaram a desacreditar na utilidade de aumentar as Curtidas de Facebook como uma estratégia de marketing a longo prazo.

Mesmo assim, nem mesmo eles podiam argumentar com o crescimento na credibilidade social que acompanha o as Curtidas de Facebook juntamente com o crescimento na exposição e reconhecimento geral da marca.

Esta é a razão pela qual algumas empresas gostam de realizar concursos "Curta para ganhar".

Esses tipos de promoção são basicamente sorteios, tirando a parte da participação que é ligada a alguém curtindo a página da sua empresa no Facebook.

No final da campanha é possível escolher, de forma simples, um vencedor, a partir de todos que curtiram a página.

A seguir temos um exemplo de um post de Facebook que explica um sorteio "Curta para ganhar" em ação:

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Ideia #5: Concurso de Selfie

Mesmo se você não faz parte dos "maníacos por selfie", isto não significa que seus clientes (ou possíveis clientes) não gostem de tirar selfies.

Dê a oportunidade a estes "selfiemaníacos" de compartilhar as selfies com você por uma chance de ganhar um prêmio ao realizar um concurso de selfie.

Primeiramente, monte um concurso de fotos ou um Concurso de hashtag de Instagram a fim de permitir que os usuários enviem suas selfies.

Escolha uma data final para seu concurso, e ao finalizar, escolha um vencedor aleatoriamente para coroá-lo como vencedor do concurso de selfie. De outra forma, você pode escolher o vencedor se baseando no número total de curtidas, ou baseado em jurados no final da campanha.

Dê uma olhada nesse concurso de selfie:

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Ideia #6: Concurso de Legendas

Quando as pessoas falam sobre conteúdo gerado por usuário, estão geralmente se referindo a imagens e vídeos enviados por usuários que podem ser utilizados no futuro para campanhas de marketing.

Há, porém, outro tipo de conteúdo gerado por usuário que pode ser igualmente importante, porém muita das vezes despercebido.

Uma única palavra: legendas.

As empresas podem realizar concursos de legenda para ajudar a obter informações de usuários como:

  • Novos itens de menu
  • Slogans
  • Mascotes
  • Novas localizações de hotel
  • E muito mais

Para começar com um concurso de legendas, simplesmente crie uma página pedindo aos usuários para que enviem sugestões. Eles podem votar em quais sugestões eles consideram melhor, ou navegar por uma galeria de todas as outras submissões.

Ideia #7: Concurso "Redação conte sua história"

Quer uma forma fácil de engajar seu público?

Por que não tentar um concurso instigando os usuários a compartilhar as experiências únicas que eles tiveram com sua empresa? Isto inclui descrições de estadia, serviços, ou experiência pessoal com seu produto.

Para fazer isso, simplesmente monte um concurso de redação e permita que os usuários enviem histórias relacionadas com sua empresa.

É uma ótima forma de conseguir um toque pessoal de o que sua empresa significa para os usuários, e também pode servir como uma ótima entrada para novos depoimentos ou perspectivas que não tenham ainda sido consideradas.

Ideia #8: Adivinhe quantos grãos de feijão tem na jarra

Existe um jogo clássico de "Adivinhe quantos grãos de feijão tem na jarra" que é utilizado frequentemente para arrecadação de dinheiro.

A essência do jogo é ter um jarro cheio de grãos de feijão. A pessoa que conseguir adivinhar corretamente o número ganha um prêmio.

Este jogo pode ser replicado para as mídias sociais!

Simplesmente poste uma imagem com uma jarra de grãos de feijão e faça com que os usuários tentem adivinhar o número correto de grãos que eles acreditam ter ali.

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Se você quiser algo ainda mais avançado, comece coletando informações do processo. Você pode criar um sorteio que permita que os usuários enviem os endereços de email juntamente com o número de grãos suposto.

Ideia #9: Quiz

Existem inúmeros quizzes que podem ser utilizados como concursos em mídias sociais. Dependendo do seu tipo de negócio e indústria, você pode fazer quizzes que façam sentido.

Por exemplo, uma cervejaria pode realizar um quiz sobre diferentes tipos de cerveja.

Uma companhia de carros pode realizar um quiz sobre regras de direção ou especificações de novos veículos.

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As companhias podem decidir premiar todos os participantes que obtenham uma pontuação de até certos pontos, ou simplesmente escolher um vencedor dentre todos os que participaram.

Ideia #10: Concurso de Votos

Concursos de votos estão entre os concursos mais populares online hoje em dia. Isso se deve à facilidade aos usuários de expressarem sua opinião (e as pessoas amam serem ouvidas).

Concursos de votos podem ser utilizados para:

  • Determinar quais produtos serão vendidos
  • Determinar quais produtos adquirir
  • Escolher o prato do ano em um restaurante
  • Etc.

Olhe este exemplo do Lego onde eles realizaram um concurso de votos para determinar qual o produto novo que eles iriam botar nas prateleiras:

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Ao utilizar um concurso de votos desta forma, a Lego conseguiu determinar qual de seus produtos é o mais popular, enquanto simultaneamente engajou seu público ao permitir que eles fizessem parte do processo de criação do produto.


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Ideia #11: Concurso de Design de Camisas

Procurando por um design novo para as camisas de sua marca?

Por que não pedir ao público para que dêem uma mãozinha?

Utilizando um concurso de fotos, você pode pedir ajuda para seus fãs pedindo para que enviem designs novos de camisas que poderão ser votados.

Ao final do período do concurso, o design com a maior quantidade de votos será declarado o vencedor, e o vencedor é premiado.

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Ideia #12: Concurso de Referência

Um dos maiores desafios que os publicitários enfrentam ao realizar qualquer tipo de concurso é de conseguir divulgar o concurso em andamento.

O concurso de referência faz com que isso não seja um problema ao premiar os usuários que conseguirem mais entradas baseado em cada novo usuário referenciado ao concurso por eles.

Dentre as diferentes opções que você possui ao realizar um concurso de referência tem-se: premiar todos os usuários que referenciarem certo número de pessoas, ou simplesmente premiar o usuário que mais conseguiu entradas de novos membros a partir de sua referência.

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Ideia #13: Trivia

Quer testar o conhecimento do seu público a fim de premiar os fãs mais engajados?

Considere realizar um quiz trivia nos seus canais da mídia social para saber quem é que sabe mais!

As questões da trivia podem incluir:

  • História de fundação da sua companhia
  • Características de seus produtos
  • Lançamentos
  • Conhecimento geral da indústria
  • Outros

Por exemplo, uma livraria pode realizar um jogo de perguntas e respostas sobre Harry Potter antes do lançamento de um novo livro da série. Ou uma cafeteria local pode fazer um quiz sobre quando foi fundada, e fatos divertidos sobre a cidade no tempo em que foi construída.

O que quer que decida fazer para o jogo, é importante que escolha questões que serão relevante para o público que você quer mais atrair e manter.

Ideia #14: Mostre como você usa nosso produto!

Como uma empresa, não há alegria maior que ver seu produto nas mãos do cliente agregando valor e sendo usado.

Incentive seu cliente a compartilhar experiências ao realizar um concurso de foto que pede que eles compartilhem suas fotos favoritas utilizando o produto da sua empresa.

Exemplos:

  • Equipamentos de Snowboard sendo utilizados enquanto pratica o esporte
  • Carros durante viagens
  • Computadores sendo utilizados para fazer música

E inúmeras outras opções.

Concursos como este são uma ótima chance para coletar conteúdo gerado por usuário utilizando seu produto, e ao mesmo tempo, criar um grupo em torno de sua marca que está orgulhoso em mostrá-la para o mundo.

Ideia #15: Retweete para Ganhar

Se sua empresa tem presença no Twitter, existem alguns concursos que são fáceis de realizar, como o do tipo "Retweete para Ganhar".

Para fazer um, simplesmente crie um post no Twitter com uma imagem a ser compartilhada, e então especifique que para ganhar, os usuários devem retweetar a foto e tweetar em sua timeline para participar.

A seguir temos um exemplo de um concurso de retweet realizado pela National Lottery (Loteria Nacional na Inglaterra):

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Ideia #16: Criar um novo item de Menu

Se você tem um restaurante, servir os mesmos pratos ano após ano pode se tornar entediante e repetitivo.

É por isso que alguns restaurantes preferem realizar concursos que permitem que os próprios usuários ajudem a criar um novo item para o menu.

Utilizando o concurso de legenda, usuários podem enviar o que eles acham que seria o novo melhor prato, e outros usuários podem votar nos pratos que acharem melhor.

No final do concurso, um vale-presente ou outro prêmio pode ser dado ao vencedor da melhor nova sugestão para o menu.

Ideia #17: Complete as Lacunas

Concursos do tipo "Complete a lacuna" são uma forma divertida de engajar o público, especialmente se você quer que eles pensem diferentes formas de usar o seu produto, e como eles os fazem sentir no dia-a-dia.

Para realizar um concurso como este, crie uma imagem e um concurso de legenda que peça que os usuários respondam preenchendo a lacuna.:

Veja o exemplo de um concurso "complete a lacuna" realizado pela Oreo:

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Ideia #18: Concurso da foto do Bebê mais Fofo

Quem não gosta de um bebê fofinho!?

Você sabe quantos pais babões existem por aí tirando fotos de seus bebês a cada segundo. Tire vantagem disso ao realizar um concurso de foto do bebê mais fofo!

Concursos de foto do bebê mais fofo são ótimas para diferentes tipos de negócio que estão a procura de engajar seu público, e podem ser realizados em diferentes épocas do ano, como:

  • Páscoa
  • Halloween
  • Natal
  • Dia de São Patrício
  • E mais

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Ideia #19: Concurso de hashtag no Instagram

Você sabia que mais de 80 milhões de fotos são compartilhadas diariamente no Instagram?

Este número não irá diminuir tão cedo!

Tire vantagem disso ao realizar um concurso de hashtag no Instagram.

Concursos de hashtag no Instagram funciona permitindo que os usuários entrem no concurso simplesmente ao enviar uma foto no Instagram utilizando uma hashtag específica.

As fotos podem ser enviadas para uma galeria para usuários compartilharem e olharem a foto de outros.

Este tipo de concurso é ótimo para:­­

  • Evento
  • Inaugurações
  • Promoções de época
  • Slogans de empresa
  • Encontrar embaixadores da marca

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Ideia #20: Sorteio de Feriado

Sorteios de feriado são uma ótima forma de mostrar importância ao feriado ao premiar os fãs por seguirem você nas mídias sociais.

Exemplos de sorteios de feriado podem incluir cestas de presente, serviços de graça, ou uma viagem.

Se você for fazer um sorteio de feriado, lembre-se de tentar e incluir o nome da temporada no título (semester, época, estação) do concurso para que as pessoas saibam que ele acontece sazonalmente.

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Dica Profissional: Considere realizar uma divulgação de feriado que aconteça durante vários dias diferentes para os clientes terem mais de uma chance de ganhar!

Ideia #21: Adivinhe onde a foto foi tirada

Realizar um concurso de "Adivinhe onde a foto foi tirada" é uma ótima maneira de se divertir com seus clientes ao permitir que eles adivinhem onde uma foto específica foi tirada.

Este tipo de concurso é ótimo para estações de rádio, agências de viagem, de turismo, e até mesmo outros tipos de empresas.

O vencedor pode ser declarado como a primeira pessoa a comentar ou enviar o local correto onde a foto foi tirada, ou você pode esperar até o fim do concurso para escolher um vencedor do total de respostas corretas.

Ideia #22: Dê um nome ao nosso mascote

Envolva seus fãs ao permitirem que eles ajudem você a escolher o nome da parte mais icônica da sua empresa: o seu mascote.

Para começar com um concurso como este, tudo que você precisa é de um simples modelo de concurso de fotos com legenda que você pode realizar no Facebook, seu próprio site, ou Twitter.

Peça então para que seus usuários enviem os nomes favoritos de mascot na opinião deles.

O vencedor pode ser determinado por uma banca de jurados, ou escolhendo o nome com maior número de votos.

Tenha atenção se você escolher o nome com maior número de votos, até porque você não sabe os nomes que os usuários escolherão, podendo acabar sendo alvo de "troll".

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Ideia #23: Tire uma Foto com uma Refeição

Sua empresa serve comida?

Se sim, talvez você queira considerar a realização de um concurso de fotos "tire uma foto com uma refeição".

Escolha um algo que você possa dar como prêmio ao vencedor no final do concurso, e faça com que os usuários enviem as fotos de suas refeições para uma chance de ganhar.

Está é uma ótima maneira de conseguir com que as pessoas falem sobre sua comida em seus grupos, e anuncie sua empresa.

Ideia #24: Seja o seguidor número 1000

Está tentando crescer o número de seguidores na sua mídia social?

Realize um concurso que premie o seguidor de número 1000.

Ideia #25: Votação no Twitter

Tendo dificuldade em decidir um prêmio para dar nos concursos?

Utilize a votação no Twitter para perguntar ao público qual prêmio eles preferem!

Veja a votação de Twitter que a Hootsuite fez perguntando aos usuários qual prêmio eles gostariam mais:

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Esta estratégia é uma ótima forma de semear a ideia no Twitter de um concurso que está por vir e deixá-los animados antes mesmo do concurso ocorrer.

Ideia #26: Concursos de Pastas favoritas no Pinterest

Você tem um público no Pinterest e quer dar algo em troca pra eles?

Tente realizar um concurso no Pinterest. Concursos no Pinterest funcionam da seguinte forma: você permite que usuários enviem fotos no Pinterest para uma galeria. Esta galeria pode então ser votada por outros usuários, e a pessoa com a maior quantidade de votos vence.

Este tipo de concurso é ótimo para designer de interiores, designers, ou companhias de móveis, que querem dar aos seus clientes uma chance de "mostruário com a sala dos sonhos", ou até mesmo para empresas de moda permitindo que seus usuários enviem "pasta suas roupas favoritas"

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Ideia #27: Concurso de Melhor Poema

Seus fãs gostam de escrever poemas?

Deixe com que eles se expressem ao realizar um concurso de melhor poema!

Concursos de melhor poema podem ser realizados utilizando um concurso de redação no qual os poemas enviados vão para uma galeria, onde lá podem ser votados, compartilhados, e navegados pelo público.

Os vencedores podem ser determinados pelo número total de votos, ou por alguém da sua equipe, no final da campanha.

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Ideia #28: Halloween Costume Contest

As pessoas amam se vestir para o Halloween! Faça com que enviem as fotos delas em fantasias como uma forma de ganhar prêmios.

Realize um concurso de fotos e baseie o concurso num tema de Halloween.

As pessoas irão poder enviar as fotos delas mesmas para ganhar!

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Ideia #29: Os primeiros 100 participantes ganham prêmio

Independente do tipo de concurso que você realize, existe sempre um espaço para apimentar as coisas ao adicionar mais prêmios a serem ganhos.

É por isso que a ideia de "Os primeiros 100 participantes ganham prêmio" funciona tão bem.

Digamos que você estava realizando o concurso de Halloween citado acima. Se você quer realmente incentivar a participação, tente adicionar a estratégia de que "os primeiros 100 participantes ganham prêmio" no seu concurso.

Você pode também realizar esse concurso separadamente de qualquer outro.

Por exemplo, você pode ter uma oferta de cupom ou download grátis que estará disponível apenas para os primeiros 100 participantes que se registrarem.

Ideia #30: Concurso de Vídeo "Por que você deve ganhar?"

Está oferecendo um grande prêmio que poderá trazer bastante atenção?

Algo como uma viagem internacional? Ou até mesmo estoque ilimitado de seu produto durante um ano?

O que quer que seja, se é um prêmio que é bastante atraente você talvez queira considerar um concurso de vídeo "Porque você deve ganhar?"

As pessoas podem ter uma chance de enviar um curto vídeo descrevendo o porquê deles serem o melhor candidato para ganhar o prêmio

O vencedor pode ser determinado por um painel de jurados, ou por voto popular.

Ideia #31: Concurso de Vídeo de Melhor Dança

Quer dar ao seu público uma chance de soltar a franga?

Por que não considerar a realização de um "concurso de vídeo de melhor dança"?

Ao realizar concursos como este você poderá gerar uma maior quantidade de entradas de seus usuários, e então permitir que eles decidam e votem no vídeo que eles acham que tem a melhor dança.

É uma forma divertida e fácil de concurso que sempre terá várias participações!

Ideia #32: Concurso de Foto Procure por um Porta-voz

Procurando pelo seu próximo porta-voz?

Por que não realizar essa tarefa pelo público ao pedir para seus fãs que enviem fotos próprias como uma chance de ser o novo porta-voz.

Tudo que esse concurso necessita é de um concurso de fotos, um pouco de reconhecimento da marca, e tudo que esta pessoa ganhará se ela se tornar o novo porta-voz.

Ideia #33: Conte sua História de Amor

Existem poucas coisas que as pessoas gostam mais que histórias de amor.

Especialmente se você é um hotel, joalheria, restaurante, ou qualquer outra empresa que atende recém-casados e pessoas apaixonadas. Realizar um concurso "conte sua história de amor" pode ser essencial para deixar de ser apenas uma marca de utilidade e começar a criar uma relação mais íntima com seu público.

Tudo que você precisará é um concurso de redação para que as pessoas enviem suas histórias, e elas irão automaticamente aparecer em uma galeria pública para poderem ser lidas por todos.

Ideia #34: Escolha seu Personagem Favorito

Se você tem um programa de TV, uma série de gibi de quadrinhos, ou qualquer outro personagem pelo qual o público conhece sua empresa, considere realizar um concurso de voto "escolha seu personagem favorito"

Funciona da seguinte forma: você coloca todos os personagens a mostra. As pessoas irão decidir seu personagem principal utilizando o email, e ao final do concurso você pode escolher um vencedor baseado no total de usuários que votaram.

Esse tipo de concurso é uma ótima forma de obter informação de pessoas interessadas na sua marca, e permite que você segmente seus usuários baseados em seus personagens favoritos, enquanto simultaneamente realiza um sorteio para engajar o público.

Ideia #35: Comentário Mais Criativo

Um concurso de comentário mais criativo é simples. Faça um post em sua mídia social que faça com que o usuário responda com seu comentário mais criativo.

Esse tipo de concurso pode ser utilizado para:

  • Criar novos slogans
  • Novas ideias para sua empresa
  • Novos produtos a serem adicionados

Geralmente esse tipo de concurso é decidido por voto da maioria (visto que e uma boa indicação de quão popular cada um é. Mas claro que você pode sempre se reservar à opção de escolher baseado em sua própria preferência).

Ideia #36: Concurso de Melhor Canção

Concursos de melhor canção são uma ótima forma de conseguir com que músicos amadores, dj’s, e outras pessoas criativas participem com sua marca.

Os usuários enviam a própria música, ou um pedaço de um cover, por exemplo, que podem ser votados pelo público.

Estes tipos de concursos geralmente oferecem um tipo de acordo com gravadora, ajuda na produção de músicas, ou algo similar.

Ideia #37: Selfie em Loja

Um problema que várias empresas locais encontram é de como tornar o esforço que eles colocam no marketing online em algo tangível que eles podem ver em loja.

É por isso que os concursos de "selfie" em loja funcionam são tão eficientes.

Ao criar um concurso de fotos que registram os usuários em um sorteio para ganhar prêmios se eles enviarem uma selfie deles mesmo na loja, as empresas podem tornar o tráfego online em offline (na loja) e premiar os usuários por isso.

Ideia #38: Uma Charada

Se divirta um pouco com o público ao postar uma charada para que eles resolvam e postem na sua mídia social.

Você pode encontrar charadas online pesquisando por "brain teasers".

Peça então para que o público responda nos comentários para ver quem chega à resposta correta.

Dentre os que postaram a resposta correta, escolha um para ser o vencedor!

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Ideia #39: Concurso Compartilhe para Ganhar

Existem diferentes formas de realizar um concurso, dentre as quais requerer que as pessoas enviem suas informações de contato para que participem, e outras que pedem para que as pessoas postem fotos, ou compartilhem para ganhar.

Concursos que necessitam que os usuários compartilhem, entretanto, têm grande chance de se tornarem virais pois a forma que este concurso foi feito tem o intuito de alcançar mais pessoas.

Olhe este exemplo de post para ver como você pode criar um concurso "compartilhe para ganhar" nas mídias sociais:

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Ideia #40: Download para Ganhar

Você tem um aplicativo, ebook, ou outro produto que você quer incentivar os usuários a fazerem o download?

Tente realizar um concurso de "download para ganhar".

Simplesmente faça com que seu público saiba que quem fizer o download do seu ebook ou instalar o seu app dentro de um período de tempo receberá uma entrada em um sorteio especial para ganhar um prêmio.

Ao final do período do concurso, escolha um vencedor do total de participantes que fizeram o download do seu produto e declare o vencedor.

Ideia #41: Check-in em uma Localização para Ganhar

Você tem uma loja que você quer direcionar pessoas à ela?

Realize um concurso que premie as pessoas que fizerem check-in na sua loja.

Para fazer isso, promova a campanha via email pelas mídias sociais, e selecione um vencedor do total de participantes que fizeram o check-in no dia.

Ideia #42: Compartilhe sua lembrança favorita

Um dos melhores usos dos concursos é a habilidade de ajudar as empresas a coletar conteúdo gerado por usuário.

E alguns dos melhores conteúdos que uma empresa pode coletar são imagens de clientes utilizando seus produtos, ou compartilhando suas experiências com a empresa.

Se gerar esse tipo de conteúdo é sua prioridade, considere realizar um concurso "compartilhe sua lembrança favorita".

Nele, as pessoas poderão enviar fotos delas comendo no seu restaurante, passando um final de semana no seu hotel, ou curtindo seu produto.

Ideia #43: Concurso de Volta às Aulas

Existe uma ocasião onde tem crianças gritando, professores enlouquecendo, e pais prontos para comprar uma quantidade imensa de produtos novos para o ano que está por vir.

E essa ocasião é a volta às aulas!

Tire vantagem realizando um concurso de volta às aulas.

Concursos de volta às aulas pode ser qualquer coisa desde sorteios de roupas ou suprimentos escolares, à concursos de foto mostrando a roupa nova adquirida para a volta às aulas.

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Ideia #44: Sorteio de Páscoa

Todos sabemos que a páscoa é um grande feriado para as companhias de chocolate, mas isso não significa que outras empresas não podem tirar vantagem deste feriado também!

Realize um concurso temático de páscoa ao juntar alguns de seus produtos ou ao realizar um concurso de hashtag no Instagram inspirado na Páscoa.

Ideia #45: Concurso de Foto do Dia de São Patrício

O dia de São Patrício é uma data especial caso você trabalhe com restaurante ou bares.

As pessoas amam se vestir em verde para o dia de São Patrício e mostrar seu orgulho escocês.

Tente realizar um concurso de fotos do dia de São Patrício para que as pessoas compartilhem as experiências delas com você.

Se você quiser ser mais criativo, pode até considerar a realização de um concurso de fotos de gatos para o dia de São Patrício:

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Ideia #46: Concurso de fotos Dia dos Pais

O dia dos pais é um dos principais dias do ano para juntar a família. As empresas podem lucrar em cima disso com um concurso de fotos de Dia dos Pais.

Permita a votação ou simplesmente escolha um participante aleatoriamente para ganhar um prêmio.

Os prêmios podem ser:

  • Atividades entre pais e filhos
  • Cartões-presente
  • Viagens de fim de semana
  • Entre outros

Ideia #47: Concurso de Redação "Experiência favorita"

Descubra o que realmente importa para seus fãs ao realizar um concurso de redação de "experiência favorita"!

Para fazer isso, comece um concurso de redação e permita que os usuários enviem suas experiências favoritas.

Isto pode incluir viagens, comidas, educação, etc.

Ideia #48: Selfie com um Amigo

Dê a seus fãs a oportunidade de mostrar suas amizades realizando um concurso de "selfie com um amigo".

Primeiramente prepare um concurso de fotos ou um concurso de hashtags no Instagram para permitir que os usuários enviem as selfies.

Escolha uma data final para o concurso, e nesta data escolha aleatoriamente uma selfie para coroar o vencedor do concurso de selfie!

Alternativamente, você pode escolher o vencedor se baseando no número de likes, ou até mesmo a partir de jurados, no final da campanha.

Ideia #49: Concurso de Redação "Por que você deve ganhar"

Você tem um grande prêmio o qual as pessoas amariam ganhar?

Realize um concurso de redação "por que você deve ganhar?".

As pessoas terão uma chance de enviar uma pequena redação falando sobre o porquê que eles se consideram o melhor candidato para ganhar o prêmio.

O vencedor pode ser determinado por jurados, ou por número de votos.

Ideia #50: Sorteio de Natal

Nada define melhor o "espírito natalino" do que dar algo em troca aos seus fãs e seguidores nesta data.

O Natal é uma ótima data para realizar sorteios já que as pessoas já estão no clima de receber presentes, e é fácil fazer um sorteio em torno do tema natalino.

Para sorteios de natal mais avançados, considere realizar "12 dias de x" que sorteia diferente prêmios até a data do feriado.


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Isso é tudo, pessoal

Aí está! 50 ideias divertidas para ajudar você na sua próxima campanha. Como todas as campanhas, o concurso é muito importante, mas a forma que você distribui e divulga o concurso pode fazer funcionar ou não.

É por essa razão que recomendamos que mande um email com sua lista para cada promoção, e se possível, gastar um pouco com publicidades no Facebook para garantir que o concurso será um sucesso.

Tem um concurso preso em você? Quer realizar um hoje mesmo? Se sim, o aplicativo de concurso de fotos pode tornar seu trabalho mais fácil para criar sorteios, concursos de fotos, concursos de hashtag no Instagram, e muito mais!