8 Fluxos de Trabalho para Automação de Marketing Que Você Pode Utilizar Hoje

Espere um pouco, o que é automação de marketing e por que minha empresa precisa disso?

Automação de marketing é o processo de configurar emails automáticos e campanhas de email marketing a serem enviadas para seus clientes quando eles realizam ações específicas no seu website. Se seu negócio tem presença online, você obviamente não será capaz de estar lá para se comunicar com seus clientes dia e noite.

A automação de marketing irá se certificar de que todos os contatos que você fizer serão estimulados a virarem clientes pagantes - a qualquer hora do dia.

Alguém está pedindo informação sobre sua impressora 3D a 1 da manhã? Envie um email automaticamente para eles completo de informações do produto. Alguém acabou de comprar uma camisa na sua loja virtual, mas não voltou a comprar durante meses? Envie um email com um pequeno desconto para que eles possam voltar a explorar seu estoque.

Automação de marketing irá salvar tempo e energia ao trabalhar duro em plano de fundo enquanto você tem tempo para organizar tarefas mais importantes para seu negócio.

Fluxo de Trabalho para Automação de Marketing #1: Email de Boas-vindas.


Ação de gatilho: Se inscreveu ou registrou no seu website.

Este é o mais básico de todos os emails automáticos. É acionado quando um visitante se registra no seu website. Isto pode ser ao registrar uma conta ou se inscrever para o boletim informativo do site.

Além de cumprimentá-los e mostrar sua valorização, tire o máximo do seu email de boas-vindas ao...

  • Mostrar o próximo passo no seu processo de vendas.

  • Mostrando a eles seu conteúdo novo e popular que eles possam ter interesse.

  • Direcionando-os a informações mais detalhadas sobre seu negócio.

  • Direcionando-os para seus canais sociais onde você pode se comunicar com eles.

  • Instigando eles a enviarem perguntas ou respostas para uma enquete na qual você pode aprender mais sobre a necessidade deles.

As possibilidades para um email de boas-vindas são inúmeras. Para decidir o conteúdo do seu email de boas-vindas, simplesmente pense no que você gostaria que eles realizassem em seguida.

Se o ciclo de vendas da sua empresa é longo, direcione-os para mais informações do produto, conteúdo relacionado, ou um FAQ - algo que irá dá-los mais confiança para realizar uma compra. Se o ciclo de vendas é curto, mostre os produtos novos, promoções, ou conteúdo excitante - tornando-os rapidamente em clientes pagantes.

Fluxo de Trabalho para Automação de Marketing #2: Fluxo de Trabalho Tópico (Download de Oferta)


Ação gatilho: Realizou download da sua oferta.

Se você criou um valioso imã de contatos na sua página principal para visitantes se registrarem e receber, então você pode criar um email automático para enviá-los assim que eles são convertidos.

Baseado no tópico de um ebook de graça que você está oferecendo (por exemplo), você pode montar uma série de emails com conteúdos sobre esse tópico. Se é um ebook sobre perda de peso, por exemplo, você enviaria a eles o ebook juntamente com um acompanhamento semanal de uma série de emails com conteúdos abrangendo perda de peso, e eventualmente um email para adquirir seu programa exclusivo de perda de peso.

Fluxo de Trabalho para Automação de Marketing #3: Teste Grátis


Ação gatilho: Se registrou para um teste grátis.

Se alguém se registrou para um teste grátis para seu software ou serviço, você deve possuir um email automático a ser enviado para agradecê-los e ajudá-los nos próximos passos.

Companhias de software frequentemente negligenciam o processo de "embarque" necessário para que seus usuários sejam bem sucedidos com o produto que estão oferecendo. Quanto mais fácil for a transição para um usuário, mais satisfeitos eles estarão com o produto, resultando em um maior valor de vida.

Uma vez que alguém se registra para um teste grátis, deve ser enviado a eles uma serie de emails de boas-vindas e que expliquem como eles podem começar: demos de videos, links para recursos úteis - qualquer coisa que tornarão a experiência deles com seu produto o mais simples e prazerosa possível.

Fluxo de Trabalho para Automação de Marketing #4: Fluxo de Trabalho para nutrir o contato


Ação gatilho: Variedade do topo do funil em conversões de evento.

Variety of top of the funnel event conversions.

Você está produzindo conteúdo de entrada para seu blog e redes sociais? Criar fluxos de trabalho customizados podem ser uma ótima maneira de nutrir potenciais clientes pelo seu funil de vendas e aumentá-las.

Digamos que você possui uma loja de varejo de roupas atléticas. Emails automáticos podem ser automaticamente acionados para clientes que leram 3 ou mais posts do blog sobre os melhores exercícios de aquecimento para corrida. Você pode acionar isso de acordo com a visita deles a URLs específicas.

Simplesmente ao saber que eles querem aprender mais no assunto de corrida, você pode enviá-los conteúdo e produtos relacionados. Ao longo que os emails são enviados você pode criar uma relação com eles. Sua marca será a primeira a vir na cabeça deles quando eles estiverem prontos para comprar a próxima calça para corridas.

Fluxo de Trabalho para Automação de Marketing #5: Re-engajamento


Ação gatilho: Perfil/conta inativo.

Você tem seguido seus antigos clientes? Ou você deixou que a relação com eles caísse no meio do caminho?

Não se preocupe, existe um fluxo de trabalho que irá reativar sua relação com um usuário inativo.

Um email automático de re-engajamento pode ser enviado para clientes que:

  • Criaram uma conta ou registraram o email deles no seu website.

  • Compraram, mas não retornaram já faz um tempo.

  • Se registraram para um teste grátis do seu software, mas não voltaram para explorar o programa.

Se a conta de alguém não teve nenhuma atividade durante um longo período de tempo, um email de re-engajamento pode ser enviado para alertá-los sobre uma promoção, ajudá-los com uma base de conhecimento, ou fornecer uma oferta exclusiva, como um código para um cupom.

Fluxo de Trabalho para Automação de Marketing #6: Carrinho abandonado


Ação gatilho: Abandono do carrinho.

Você possui e opera uma loja online? Então você deve saber que pelo menos 68% das pessoas que colocam um produto no carrinho acabam por abandoná-lo. Se de alguma forma houvesse uma maneira de diminuir a taxa de abandono de carrinho...

Emails sobre abandono de carrinhos podem ser acionados quando alguém deixa seu website sem completar a compra. Logo após um potencial cliente deixar seu site, você pode enviar um email para eles com uma oferta - frete grátis, 10% de desconto, um presente grátis - qualquer coisa que possa persuadi-los a retornar e terminar a compra.

Fluxo de Trabalho para Automação de Marketing #7: Venda extras através de compras antigas


Ação gatilho: Compras passadas.

Emails automáticos para vendas extras podem ter um grande impacto no seu ponto de partida. Baseado em compras passadas, emails contendo produtos relacionados podem ser enviados para estes clientes. Em outras palavras, "Eu vi que você gostou [insira ótimo produto], que tal [insira ótimo produto relacionado]?"

Dependendo do quanto eles gostaram da experiência com a sua empresa, é mais fácil de revender para um cliente passado do que adquirir um novo. Emails de vendas extras são uma estratégia extremamente valiosa para grandes companhias como a Amazon.com para continuar a relação com os clientes.

Vendas extras são uma ótima maneira de aumentar os dados que você recebe de seus clientes e adaptar às experiências e preferências deles. Uma loja online que vende câmeras, por exemplo, poderia enviar um email para um recente comprador de uma câmera com uma lista de tripods ou aperto de câmeras compatíveis.

Fluxo de Trabalho para Automação de Marketing #8: Reabastecimento


Ação gatilho: Ciclo de vida do produto.

Seu produto tem um ciclo de vida finito?

Uma vez que o ciclo de vida do seu produto estiver completo, um email automático pode ser enviado para seus clientes para lembrá-los de reabastecer o estoque deles. Um lembrete amigável com um link direto para o produto é uma forma estratégica e conveniente para seus clientes comprarem novamente e aumentar suas vendas.

Um email automático é útil em situações como:

  • Renovação de uma inscrição anual, como uma inscrição de revista

  • Data de expiração de uma comida perecível, como um estoque mensal de grãos de café

  • Produtos utilizados no dia-a-dia, como detergente para lavanderia ou roupas Swiffer

Juntando tudo que aprendemos


Começar com automações de marketing não precisa ser um processo assustador. Mas ter que escrever e responder todos os emails manualmente? Isto sim é intimidante.

Eu recomendo que escolha uma tarefa simples, como um email de boas-vindas que você gostaria de automatizar, e comece daí.

Se os clientes estão inativos na no seu banco de dados de emails, você está perdendo valiosas oportunidades de nutrí-los a se tornarem clientes pagantes.

Os exemplos de fluxo de trabalho para automação de marketing que vímos foram:

  • Emails de boas-vindas

  • Fluxos de Trabalho de Tópicos

  • Teste grátis

  • Nutrição do Contato

  • Re-engajamento

  • Carrinho abandonado

  • Vendas extras

  • Reabastecimento

Ser capaz de criar e enviar emails automáticos para diferentes situações podem ajudá-lo a manter o contato com seu cliente e crescer uma relação com ele até que este esteja pronto para efetuar uma compra.