30 exemplos incríveis de concursos no Facebook feitos da maneira certa
Eu já vi muitos concursos no Facebook. Alguns decolam, outros não.
Para servir de inspiração, criei esta lista com 30 exemplos de concursos no Facebook. As empresas que fizeram estas campanhas vão desde multinacionais até lojas locais, e os prêmios vão de $25 a $4000.
Nesta lista você encontrará exemplos para todos os tipos de empresas. Se tiver perguntas, não hesite em deixar um comentário no final do artigo!
Vamos lá!
Exemplo de concurso no Facebook 1: Qwertee
Concurso
A Qwertee criou um concurso no Facebook incrivelmente bem-sucedido. Os participantes simplesmente tinham que dar Like na fanpage e cadastrar o e-mail para ter a chance de ganhar. Eles repetiram a campanha semanalmente, para atingir a meta de 100.000 de curtidas no Facebook.
Observação: A campanha da Qwertee aconteceu alguns anos atrás, antes do Facebook implementar a regra que diz que as pessoas deveriam curtir a página no Facebook para participar do concurso.
Premiação
Eles se mantiveram fiéis à própria marca, e premiaram 1000 camisetas a cada semana.
Eles alcançaram a meta e agora têm uma incrível base de mais de 297.000 pessoas! (E toda vez que eu checo, o número de seguidores aumenta mais ainda.)
Atualmente eles estão divulgando suas camisetas através de outras formas simples de concursos - todas relacionadas à marca e aos produtos. Este é um ótimo exemplo de como promover a sua marca corretamente e atrair fãs motivados, que se tornam consumidores.
Observação: Todos os exemplos de concurso no Facebook deste artigo foram feitos usando o aplicativo de concurso no Facebook da Wishpond. Só para que vocês saibam.
Exemplo de concurso no Facebook 2: Eggo
Concurso
A Eggo recentemente organizou um concurso de duas partes no Facebook. A campanha é chamada “The Great Eggo Waffle Off!”, e começa com uma competição de receitas, onde os participantes devem enviar suas melhores receitas de Waffles. A segunda parte consiste nos próprios fãs votando em suas receitas favoritas.
Premiação
O vencedor ganha $5.000 dólares.
Ok, o prêmio não é relacionado à marca. Porém o concurso em si, é. Ao pedir para que seus fãs criem um conteúdo relacionado ao produto - ao enviarem suas próprias receitas - a Eggo não só recebe muitas fotos legais e que podem ser usadas em sua Fanpage, mas também ao adicionarem a votação, a Kellog’s aumenta suas oportunidades de promover a marca: incentivando que os eleitores experimentem cada receita (por exemplo, comprando e usando o produto em questão), e também compartilhando a votação com seus amigos.
Competições de receitas como esta não são difíceis de se criar, e também não são caras. Basta usar um App terceirizado para criar um concurso de frases, ou um concurso fotográfico com votação, e você pode criar uma promoção como esta da Kellog’s.
Exemplo de concurso no Facebook 3: Diamond Candles
Concurso
A Diamond Candlers cria sorteios semanais nos quais os participantes simplesmente têm que dar Like na sua página do Facebook, e registrar o seu endereço de e-mail. A estratégia deles (que chamamos de “Like-Gating”, ou seja, adquirir mais likes ao exigir que os fãs curtam a página) foi banida do Facebook após a realização deste concurso, porém você ainda pode pedir que a pessoa curta a sua fanpage como parte das regras de um concurso. Leia mais sobre isso em meu artigo “Como fazer uma campanha de Likes no Facebook”.
Premiação
O prêmio oferecido foi o próprio produto: velas.
Em menos de 6 semanas, eles excederam as expectativas e ganharam uma enorme quantidade de curtidas na fanpage, gerando mais de 30.000 novos fãs. Não apenas isso, mas eles também criaram uma espécie de fenômeno social: os fãs mais entusiasmados chegaram a criar outras páginas no Facebook sobre a Diamond Candles, e seu crescimento orgânico de vídeos mostrando seus clientes satisfeitos agora é abundante.
Este é um caso brilhante de marketing, usando um concurso no Facebook para divulgar a marca. Você pode ler o estudo de caso da Diamond Candles para mais detalhes sobre esta estratégia.
Exemplo de concurso no Facebook 4: Dove
Concurso
O concurso no Facebook “Real Beauty Should be Shared” da marca Dove acertou o Branding em cheio. Eles pediram para que as fãs contassem na fanpage por que suas amigas “representam a real beleza”, completando em um modelo já pronto o nome da amiga e duas coisas que a torna bela. Este tipo de concurso é chamado “preencher os espaços em branco”.
Premiação
A marca se manteve verdadeira aos seus ideais, e em vez de oferecerem um iPad ou outros prêmios extravagantes, as vencedoras se tornaram as novas faces da Dove.
Esta é uma campanha brilhantemente verdadeira à marca da Dove. A marca não só ganhou uma mulher real e genuína para ser a face das suas promoções e campanhas de marketing, mas também conseguiu associar a sua imagem às pessoas reais que participaram e compartilharam, tornando o seu slogan em mais do que apenas palavras.
Exemplo de concurso no Facebook 5: London Drugs
Concurso
A drogaria canadense London Drugs promoveu campanhas semanais e direcionadas ao seu público alvo. Os entrantes simplesmente tinham que curtir a London Drugs no Facebook e registrar um e-mail.
Premiação
O prêmio era intimamente relacionado à marca. Eles deram vale-presentes de até 500 dólares, que podiam ser usados exclusivamente em suas lojas. Vale-presentes são um jeito fantástico de garantir que os participantes do concurso são realmente interessados nos seus produtos.
A campanha não apenas resultou em um aumento massivo de 600% nas curtidas no Facebook, mas também fez do Facebook a fonte número 1 de tráfego redirecionado ao seu website. Ao manter o prêmio relacionado à marca, eles criaram tanto o reconhecimento quanto a fidelidade à marca.
Exemplo de concurso no Facebook 6: Man of Steel
Concurso
O concurso no Facebook do filme Man of Steel foi uma competição de fotos. Os participantes tinham que submeter uma foto deles mesmos, mostrando como eles são os maiores fãs de todas as coisas relacionadas ao Super-Homem. Após a foto ser enviada, vem o elemento da votação.
Premiação
O prêmio criou entusiasmo pela marca. O vencedor de cada semana era destaque na fanpage oficial do Man of Steel, com o título de “fã da semana”.
Ao pedir por um conteúdo gerado pelos próprios fãs e relacionados ao Super-Homem, a Warner Bros. construiu expectativa. Em adição à votação, os participantes foram motivados a compartilhar suas próprias fotos (e consequentemente a marca do Homem de Aço) com seus amigos no Facebook, para ganharem mais likes.
Você não precisa ser uma empresa multi-milionária para fazer um concurso assim. Veja como é fácil fazer o seu próprio pré-lançamento de um concurso fotográfico no Facebook, igual ao Homem de Aço.
Exemplo de concurso no Facebook 7: Mark's Work Warehouse
Concurso
Mark’s Work Warehouse promoveu esta ação no Facebook unindo forças com o programa “Scene” do Cineplex, cujo prêmio era 50.000 Scene Points, o equivalente a um ano de filmes. O layout simples e profissional desta campanha no Facebook também ajudou para que eles se destacassem da multidão.
Premiação
Esta foi uma ótima premiação. Não apenas “filmes de graça por um ano” para um sortudo, mas também foram sorteados sete filmes gratuitos e dois vale-presentes da Mark’s Work Warehouse.
A Tires Plus não pretende atingir um mercado global massivo. Ao se manter fiel à sua marca e promover o marketing regional, eles atraíram um número relativamente baixo de clientes em potencial, porém locais e leais. Eles poderiam ter oferecido um iPad grátis para atrair mais pessoas, mas escolheram focar em seu consumidor fiel, do tipo prático.
Isso prova que até uma empresa que vende pneus pode fazer algo legal usando mídia social.
Exemplo de concurso no Facebook 8: Macy's
Concurso
Um concurso no Facebook recente da Macy’s promoveu a sua linha de roupas esportivas, juntamente com dicas semanais “fitness”, sobre exercícios e condicionamento físico. Para participar, bastava curtir a página do Facebook da marca e permitir o acesso no Facebook.
Premiação
O prêmio caiu perfeitamente - um Vale-presente de 1.000 dólares para o vencedor renovar o seu guarda-roupa com as roupas de ginástica da Macy’s.
Esta ação da Macy’s tem um apelo generalizado, é fácil de entrar. Eles criaram uma campanha “Fitness” para este concurso, com dicas e vídeos sobre este tema. Assim, eles conseguiram firmar a marca Macy’s como um varejista de estilo de vida, com uma base ampla e que está disposta a educar o seu consumidor.
Exemplo de concurso no Facebook 9: Wishpond
Empresa
A Wishpond facilita que a sua empresa crie concursos e promoções usando redes sociais, sem precisar de conhecimentos em TI. Nossa plataforma de marketing foi projetado para capacitar empresas a atrair, engajar, entender e aumentar a sua base de clientes em canais móveis, sociais, online e locais. Fundada em 2009, nosso objetivo sempre foi criar ferramentas de marketing online, pensando no sucesso do seu negócio. Nós temos uma equipe de especialistas prontos a ajudar com dicas sobre como fazer o melhor sorteio ou outros tipos de concursos.
Concurso
Nós fizemos parceria com a plataforma de design Snappa, e ambas as empresas ofereceram um ano de serviços complementares.
Premiação
Um ano de Snappa e um ano do Pro Plan da Whishpond - um valor total de 2.000 dólares em prêmios.
Co-promoções são uma ótima estratégia se você conhece uma empresa que compartilha o seu público-alvo, mas não é sua competidora. O benefício é que ambas as marcas acabam, em essência, trocando clientes e contatos, ao compartilharem a ação nos canais de comunicação, newsletters e mídias sociais das duas empresas.
10. Exemplo de concurso no Facebook 10: Sephora
Concurso
A Sephora promoveu esta campanha como comemoração de 15 anos de uma parceria. O concurso foi realizado na Fanpage do Facebook, e os entrantes tinham que completar um formulário para uma chance de ganhar.
Premiação
O grande prêmio foi uma viagem de 5 dias com tudo incluso para a Costa Rica, mais um ano de produtos.
O concurso da Sephora apela a seus clientes ligados ao mundo da Moda. O grande prêmio de uma luxuosa e exótica viagem, juntamente com a coleção “Surf”, reforça tanto a imagem da marca quanto a linha de produtos.
Exemplo de concurso no Facebook 11: Fatherly
Concurso
A Fatherly juntou-se à Skinny Mom para realizar o concurso Fitness de “início de ano” perfeito. A imagem de cabeçalho profissional, manchete de destaque e ótimos prêmios fizeram com que ambas as empresas ganhassem alguns milhares de novos clientes engajados no meio fitness para promover suas marcas.
Premiação
Barrinhas “Kind” infinitas, o modelo mais recente da Fitbit e um suprimento de um ano de roupas esportivas da Lulemon.
Este concurso foi anunciado com bastante intensidade, e promovido em alguns sites de grande tráfego. A campanha chegou a ter 57.100 visualizações e converteu 86% (aproximadamente 49.000 pessoas) em possíveis clientes.
Exemplo de concurso no Facebook 12: Chaguaramas Amusement Park
Concurso
O parque aquático e de diversões Chaguaramas fez um concurso no Facebook para determinar como eles deveriam nomear o novo parque. Eles perguntaram para seus fãs locais e do Facebook quais seriam ótimos nomes, e premiaram o autor da opção mais votada com 10.000 dólares!
Premiação
Um ano de entrada ao parque de diversões para uma família de 4 pessoas e 10.000 dólares.
Você pode estar pensando “Eu não tenho $10.000 em dinheiro para premiar!” e, normalmente, eu concordaria com você. Porém, pense bem, este concurso gerou 3.457 entradas. Se pelo menos 10% destas pessoas visitarem o parque por causa do concurso (eles ficam sabendo que está prestes a abrir e se lembram disso quando planejam um programa para toda a família, etc) e gastarem $60 com a família, o parque já faz $10.000 de lucro!
Faça as contas, funciona!
Exemplo de concurso no Facebook 13: Cocoon Medical Spa
Concurso
O Spa Cocoon se juntou com o Trans Resort para sortear um fim de semana de beleza no Facebook e atrair mais pessoas para o Spa e Hotel. Esta foi uma promoção simples, realizada com um dos modelos mais básicos de concurso da Wishpond: uma imagem em alta-resolução e algumas linhas de texto foi tudo que eles precisaram para conseguir 233 novos potenciais clientes.
Premiação
Acomodação no hotel Trans Resort em Bali, café-da-manhã para dois, tratamentos de Spa e transfer do Hotel - um prêmio com valor estimado em $1000.
Este concurso, assim como o outro acima, tem um valor em dinheiro mais alto do que o que você pode estar preparado a gastar. Porém considere que os prêmios são substancialmente mais valiosos para os concorrentes do que para o realizador da ação. Quando algo é estimado num valor de $1.000, este é o valor calculado pelo mercado. O valor do prêmio para o Hotel e o Spa é provavelmente por volta de $250, e se você considerar que o Cocoon pode voltar a entrar em contato com os participantes que se cadastraram e, se eles converterem 10% deles a um valor de $100 cada, o lucro da empresa será $1300 (mesmo que o valor estimado seja $1000).
Exemplo de concurso no Facebook 14: Gillie's Coffee
Concurso
Gillie’s Coffee fez uma promoção simples de fim de ano, exclusivamente para seus fãs no Facebook. Eu adoro o tema natalino (se eu tivesse meu próprio negócio, eu faria um concurso no Facebook em cada feriados, até quem sabe inventaria um, e mais 3 durante o Natal).
Premiação
Uma chance de ganhar um dos dois pacotes de prêmio, contendo uma cafeteira Aeropress e uma pacote grande de café Bleecker Street espresso.
Este concurso no Facebook contou com 2.274 participantes - o que é bastante, dado que o prêmio tinha um valor avaliado em aproximadamente $25. O que faz toda a diferença neste tipo de promoção é uma imagem simples e profissional. Faça um concurso como este (com um prêmio que apele a todos os adultos) durante as festas de fim de ano, torne a participação fácil e apelativa, e veja o que acontece!
Exemplo de concurso no Facebook 15: O-Cedar
Concurso
A O-Cedar conquistou um grande número de pessoas para esta página (se você notar os ícones sociais, eles chegaram a pelo menos 900 compartilhamentos) e converteram aproximadamente 60% deles (uma boa taxa de conversão), totalizando 11.168 participantes - e tudo isso para um prêmio avaliado em apenas $30. Este é um exemplo perfeito de como uma campanha com visual profissional e fácil de se entrar pode fazer maravilhas, mesmo com um prêmio de baixo valor.
Premiação
10 conjuntos de esfregões giratórios “EasyWring” com balde, todos os dias, durante 2 semanas.
O prêmio é o verdadeiro MVP deste concurso. Eles deram 10 prêmios por dia, o que aumenta a chance de vencer em 14000%. Isto apela diretamente à primeira razão pela qual as pessoas não entram em concursos: eles acham que não vão ganhar. Mas se você acha que tem uma chance, isso aumenta muito a probabilidade de registrar as suas informações e participar.
Exemplo de concurso no Facebook 16: Gyft
Concurso
Simplicidade em seu auge, este concurso de Facebook realizado pela Gyft tem como prêmio um vale-presente de $50 para se gastar na Target. Esta ação foi realizada primariamente para promover o lançamento do aplicativo “Gyft”, e a empresa fez várias competições semelhantes.
Premiação
Um vale-presente de $50 para se usar no supermercado Target.
274 pessoas entraram neste concurso, o que significa que 274 pessoas fizeram download do aplicativo móvel da Gyft (baixar o aplicativo estava nas regras do concurso) Nos primeiros estágios de um lançamento, 274 não é um número baixo. E isso tudo foi graças a um concurso no Facebook simples, que provavelmente levou ao gerente de Marketing apenas 30 minutos para se criar.
Para mais grandes idéias de como fazer o seu concurso no Facebook, veja nosso post 25 ideias criativas para concursos de Facebook que você pode usar hoje.
Exemplo de concurso no Facebook 17: Before + Again
Concurso
Esta promoção de um mês foi centrada em uma premiação semanal de uma blusa da marca, e no final um grande prêmio de $500 em compras. A ação aproveitou o feriado de 4 de Julho (Dia da Independência dos EUA), e é um ótimo exemplo de como negócios podem fazer campanhas focadas em um feriado no Facebook sem realmente alguma relação ao tema do feriado.
Premiação
Uma blusa da Before + Again por semana e um prêmio final de $500 em compras.
896 pessoas entraram neste concurso simples que, como o outro citado acima, provavelmente custou ao departamento de Marketing apenas 20 minutos de planejamento. A imagem que mostra o produto, e consequentemente também o prêmio, deve ter demorar por volta de 10 minutos para ser produzida pelo Designer (ou alguém que domina um pouco de Photoshop), e o texto mais 10 minutos. Um retorno nada mal, levando tudo em consideração.
Exemplo de concurso no Facebook 18: Poof New York
Concurso
Esta ação no Facebook com tema “Ugly sweater” (um termo comum para se referir àqueles suéteres “feios” com estampas temáticas de Natal, não quer dizer realmente que seja uma peça de roupa feia no sentido estético) é na verdade um programa de indicação, o que significa que cada participante recebe uma URL de compartilhamento única. Todo mundo que entrar no concurso usando a sua URL aumenta as chances do participante original em +1. Este é um jeito fantástico de fazer o concurso se auto-promover, tirando uma grande quantidade de trabalho das suas mãos.
Premiação
Um adorável suéter “feio” de Natal.
O que eu amo em promoções de indicação como este é a Poof se promove para os próprios fãs, que por sua vez fazem com que seus próprios amigos participem. E este tipo de produto/mercado funciona bem com uma estratégia de referência. Nem todas as empresas conseguem vender para “amigos de amigos”, mas o público alvo da marca (mulheres jovens) vão provavelmente compartilhar com outras mulheres e aumentar suas chances de ganhar.
Exemplo de concurso no Facebook 19: San Churro
Concurso
Esta, tecnicamente, é uma competição de composição de texto. Os participantes devem compartilhar em 25 palavras ou menos o que os faz felizes. Essas frases (o que os profissionais de marketing de mídias sociais chamam de “conteúdo gerado pelo usuário”) pode ser usado pela San Churro em postagens nas mídias sociais, nas páginas de produtos e landing pages do seu website pelos próximos meses.
Premiação
Dois vouchers por dia no Facebook, e um grande prêmio de um ano de fornecimento de Churros.
Mais de 3.800 pessoas entraram nesta competição e registraram suas 25 palavras sobre o que os faz felizes. Este é um enorme estoque de citações e depoimentos que a San Churro pode usar no futuro.
Eu também gosto do fato de que eles premiaram 2 vouchers por dia. Vouchers (assim como vale-presente) certificam que as pessoas estão gastando dinheiro no seu negócio. E, se eles têm um voucher, é possível que eles vão gastar além disso ( um cafezinho, talvez?)
Exemplo de concurso no Facebook 20: Fairmont Hotels
Concurso
O que é legal a respeito deste prêmio é que a Fairmont permitiu que os participantes se inscrevessem todos os dias (aumentando as suas chances de ganhar), porém não mais do que isso. Fazer com que as pessoas voltem de novo e de novo na sua página aumenta a lembrança da Marca, então mesmo que eles não ganhem, eles lembrarão dos hotéis Fairmont a próxima vez que buscarem por acomodação para as férias.
Premiação
Uma estadia de 7 noites e um vale-presente de $400 que pode ser usado no Spa, campo de Golf ou restaurante no Hotel ou Resort Fairmont.
Eu também gosto bastante da parte gráfica desta promoção. Se você não tem verba ou treinamento para usar o Photoshop, não deixe de checar o Canva, Google Drawings ou [PicMonkey] - e são todos grátis.
Exemplo de concurso no Facebook 21: Mark's Work Wearhouse
Concurso
Mark’s Work Wearhouse fez o seu concurso “Wish It. Win It.” (Deseje. Ganhe.) alguns natais atrás. Eles queriam obter a valiosa informação de quais produtos eles deveriam estocar durante a temporada de festas de fim de ano. Para isso, eles realizaram um concurso de votação no Facebook, focado em vários produtos. Todas as pessoas que votaram tiveram a chance de ganhar um vale-presente de $400 na loja.
Premiação
Um vale-presente de $400 na Mark’s Work Wearhouse.
Eu não tenho como enfatizar mais ainda que vale-presentes são os melhores prêmios para varejistas. Eu sei que eles não soam particularmente “sexy”, mas o valor do cupom compensa isso. Além disso, este tipo de prêmio se certifica apenas entrarão no concurso pessoas genuinamente interessadas na linha de produtos da sua loja. Afinal, por que concorrer a um vale-presente se você não quer os produtos daquela empresa? Isso aumenta enormemente o retorno que a Mark’s pode receber pelo seu investimento, pois será muito mais fácil de converter os entrantes em clientes no futuro.
Exemplo de concurso no Facebook 22: Maine Cottage
Concurso
O concurso “Share the Love” (compartilhe o amor) da Maine Cottage no Facebook tinha tudo para dar certo.
- O concurso foi realizado às vésperas do Dia dos Namorados.
- Para aumentar o número de participantes, eles fizeram uma promoção de indicação.
- O valor em dinheiro do prêmio estava em destaque na imagem da promoção.
- Ficou super claro como as pessoas deveriam entrar, com 3 passos fáceis.
- Pediram as informações que eles precisavam para converter os fãs do Facebook em clientes no futuro (endereço).
Premiação
Um vale-presente no valor de $1.000 na Maine Cottage.
A campanha no Facebook da Maine Cottage claramente precisou de mais tempo e planejamento do que alguns dos exemplos anteriores. A imagem da promoção é feita por profissionais, e eles realmente empregaram seus esforços no concurso de referência/indicação. Felizmente, a Wishpond faz grande parte do trabalho quando se trata de fazer uma campanha de indicação do jeito que você quer. Acompanhar as entradas usando algumas centenas de URL não é fácil, e nós não recomendamos que você tente sozinho em casa.
Exemplo de concurso no Facebook 23: Baby Box Canada and Vtech
Concurso
Este concurso de Facebook foi feito com um dos nossos modelos mais recentes, o que significa que o realizador da campanha pode implementar botões de incentivo ao compartilhamento (+1 entrada se você nos curtir no Facebook) assim como uma contagem regressiva no topo da página. Estes dois elementos realmente elevam e destacam esta ação em meio às outras promoções e concursos realizados alguns anos atrás.
Premiação
25 monitores para bebês Digital e Audio, e o grande prêmio “Pan & Tilt Colour Video Baby Monitor”, assim como um vale-presentes de $550 na Babies’R’Us.
O que eu adoro em concursos como este é que ambas as marcas têm o mesmo público alvo, e cada participante desta promoção está entre diretamente atrelado a este mercado. Absolutamente ninguém que não tem ou não está esperando um bebê entraria neste concurso. Isso significa que cada endereço de e-mail cadastrado na ação pertence à alguém que ambas as empresas efetivamente podem converter. Não há entrantes “eu só queria aquele iPad” aqui.
Exemplo de concurso no Facebook 24: Our State Magazine
Concurso
Realizado perto do Dia dos Namorados, a Our State Magazine (sendo que o “estado” em questão é a Carolina do Norte), sorteou um fantástico pacote em parceria com 5 varejos e hotéis na região de North Hills. O prêmio foi avaliado em mais de $1.700 e atraiu 12.278 concorrentes. Este concurso ficou entre os nossos “Top 5” de 2016.
Premiação
Estadia de um fim de semana no Renaissance Raleigh North Hills Hotel, jantar para dois no Capital Grille, uma massagem no Massage Envy, um par de brincos de ouro 14 quilates da Fink’s Jewelers, e um vale-compras de $200 na Peter Millar.
Digamos que cada uma destas 5 empresas colaborou com prêmios entre $200 e $500. Qual seria o retorno?
Bom, pense nisso. Eu tenho certeza que a Our State Magazine compartilhou o endereço de e-mail dos participantes com suas parceiras nesta ação. Isso significa que estes comerciantes agora podem entrar em contato com todos eles e oferecer um cupom de 10-25% para a próxima vez que o cliente estiver na região de North Hills. Se pelo menos 5% dos participantes deste concurso (614 pessoas) comprarem algo de apenas $20, eles terão um lucro de mais de $12.000.
Às vezes não é preciso nem muito esforço para um concurso dar certo.
Exemplo de concurso no Facebook 25: Shop Latitude
Concurso
Assim como o caso da Our State Magazine acima, a Shop Latitude se juntou com um outras 5 empresas para criar um pacote de prêmios verdadeiramente fantástico. Pacotes de prêmios como estes tornam esses luxuosos concursos no Facebook muito mais viáveis para pequenos e médios negócios. Você recebe 100% dos benefícios que um prêmio de $4.000 normalmente te daria, mas você gasta apenas 25% disso.
Premiação
Uma estadia de 3 noites na Casa Malca em Tulum, no México, um voucher de $1.000 para o vôo, um vale-compras de $1.000 e a “Elite Travel Membership”, avaliada em $675.
Este concurso alcançou 5.844 participações, um número muito significante. Isto realmente mostra o que pode ser feito com um template. Pode parecer que a promoção foi criada por um desenvolvedor ou webdesigner, mas é inteiramente possível que tenha sido feita pelo próprio profissional de Marketing. A imagem de fundo pode muito bem ter sido simplesmente arrastada para o molde, e o título, formulário e rodapés são completamente editáveis do começo.
Exemplo de concurso no Facebook 26: My Sports Clubs
Concurso
Este é um concurso com visual super moderno, que se utiliza de vários botões com chamada-para-ação, um depoimento, layout limpo e de alta resolução. É assim que os concursos se parecem em 2017 se você sabe o que está fazendo e colocando bastante trabalho em sua elaboração.
Premiação
Um ano de Personal Training no My Sports Clubs, que conta com 143 localização no nordeste dos Estados Unidos.
Este concurso no Facebook teve 7.680 participantes, e isso é, sem dúvidas, parcialmente por causa do lindo design. Algumas das coisas que eu mais gosto, porém, é a citação: não há ninguém menos confiável do que você quando se trata de quão incrível é o seu negócios. E por isso um testemunho de um cliente anterior ajuda a criar confiança. Também adoro o uso de vários botões, pois com uma página um pouco mais longa, os futuros participantes do concurso não precisam rolar de volta para o topo para converter. Eles podem clicar exatamente onde estão.
Você ficaria surpreso com efeito de contar com a preguiça dos seus visitantes pode ter na taxa de conversão do seu concurso.
Exemplo de concurso no Facebook 27: Core24
Concurso
Outro exemplo de concurso de Facebook moderno, a Core24 se utiliza de boas práticas como um temporizador em contagem regressiva, o valor do prêmio em destaque e um botão com uma chamada-para-ação contrastante.
A diferença é que Core24 incluiu muito mais informações sobre como seus programas funcionam do que você normalmente veria.
Eu gosto disso porque a Core24 criou um processo complexo o suficiente que eles precisam explicar o valor do que eles fazem. Sem esta sessão, e apesar da leitura adicional, é provável que isso aumentou a conversão da campanha.
Premiação
6 meses de Personal Training.
Os três vídeos na parte de baixo da página são ótimas maneiras de comunicar mais informações do que você possivelmente conseguiria com apenas texto. Além disso, a opinião de clientes reais é muito efetivo para criar confiança. Como o depoimento do exemplo acima, boas reviews contribuem muito na comunicação da legitimidade do seu negócio.
Exemplo de concurso no Facebook 28: UrDogs
Concurso
As pessoas amam compartilhar as fotos dos seus cães, então um concurso de Facebook centrado no “cachorro mais fofo” é uma idéia fantástica. E as pessoas também adoram mostrar para os amigos as fotos dos seus cães, então fazer um concurso de fotografia (onde as pessoas ganham ao compartilhar o concurso com seus amigos e família, encorajando que eles votem na sua própria foto) faz com que seja ainda mais brilhante.
Premiação
Primeiro lugar: $500, segundo lugar: $300 e terceiro lugar: $200.
Este concurso recebeu 2.354 inscrições, dá para farejar o sucesso. A combinação de uma competição de fotos e foco nos cachorros o que garantiu o triunfo desta promoção.
Normalmente, eu estaria gritando “não dê dinheiro!” a plenos pulmões, porque as pessoas que entram não são necessariamente possíveis de se transformar em clientes. Mas este concurso contornou isso exigindo que os participantes compartilhassem uma foto do seu cãozinho de estimação. Se o seu público-alvo é composto de donos de cães, estamos cobertos.
Exemplo de concurso no Facebook 29: Pacific Island Fitness
Concurso
Esta é uma linda página de concurso de Facebook, apesar do prêmio me preocupar. Eu gosto que eles ofereceram um plano de um ano de academia, mas eu também me atentaria ao fato de que muitos participantes queriam apenas as férias.
Eles se ajudaram um pouco ao oferecer a todos os participantes um passe de 3 dias na academia, como forma de incentivar as pessoas a testarem as instalações, mas mesmo assim, eu teria mais cuidado em como tornar esses participantes do Facebook em clientes.
Premiação
Plano de 1 ano na academia e uma viagem de 3 dias.
O design (incluindo um contagem regressiva e testemunho) é muito bom. As imagens foram feitas por profissionais, e o layout é de alto nível. Novamente, eu fico preocupado com o prêmio, mas tudo se resume à capacidade da Pacific Gym em transformar os participantes em clientes. Se eles tiverem uma estratégia realmente sólida, com uma campanha otimizada e automatizada de follow-up por e-mail, quem sabe? Talvez eles serão capazes de tornar seu alto número de inscrições em um número maior ainda de clientes apenas com o personal trainer de graça. Tudo depende de ver a campanha como um todo e decidir o que é melhor para o seu negócio.
Exemplo de concurso no Facebook 30: SuperHeroStuff.com
Concurso
Concursos de Ação de Graças são ótimos temas para as festas de fim de ano, porque as pessoas estão pensando sobre o que elas têm para agradecer, bem como a antecipação do Natal e Ano Novo. Você pode fazer uma ação “Prepare-se para as festas de fim de ano!” no Facebook, assim como a SuperHeroStuff fez, ou até um concurso de redação “À que você é agradecido?”.
Premiação
Um “Hero Box Prize Pack”, uma grande caixa cheia de produtos com tema de super-heróis.
Este concurso de Facebook gerou 1.443 entradas, todas de pessoas (por definição) interessadas em produtos que a SuperHeroStuff.com tem para vender. Eles deram como prêmio um pacote (com valor estimado por volta de $50) de produtos, e depois puderam transformar boa parte dos seus novos contatos em clientes. Este concurso exemplifica o valor de um concurso em redes sociais e sua capacidade de gerar resultados reais, monetários, para o seu negócio.
Conclusão
Eu espero que este artigo tenha te dado algumas dicas úteis e exemplos de campanhas com idéias de prêmios originais! Confira também nosso artigo sobre os 5 principais erros a serem evitados ao executar um concurso no Facebook.
O que você acha? Você deveria usar concursos no Facebook para divulgar a sua marca? Você acha que isso te tornará mais atraente para o seu mercado? Compartilhe os seus truques de Branding conosco nos comentários!