Social Commerce: Como mensurar o impacto da mídia social no meu negócio?
O fenômeno global dosocial commercecresce rapidamente e desde o nascimento das primeiras redes sociais e formas de networking online há algumas décadas. As mídias sociais continuam a oferecer aos consumidores do mundo inteiro novas formas de seduzir os clientes, engajar e aumentar a exposição de marcas e produtos.
Empresas dos mais diversos portes e segmentos ficam atentas às novas tendências do mercado, assim como novas ferramentas e aplicativos de social commerce como, por exemplo, ofertas sociais, compras coletivas, sorteios, concursos e vitrines de produtos, que complementam as estratégias do marketing digital.
“O objetivo final é o mesmo, impulsionar vendas, gerar novos leads, aumentar tráfego para seus websites, desenvolver fidelidade de marcas e produtos, gerar mais um canal de interação com seus clientes e, claro, reduzir despesas de marketing” – Explica Nick Steeves, Diretor de Marketing Internacional da Wishpond*.
Em conjunto aos muitos benefícios oferecidos pelas mídias sociais, estão as dúvidas frequentes dos profissionais de marketing e dos empresários que desenvolvem estratégias, promoções e campanhas nas mídias sociais. De acordo com o relatório de 2012, desenvolvido pela SocialMediaExaminer.com, os principais questionamentos sobre o assunto são: como calcular o Retorno sobre o Investimento (ROI), como atingir precisamente seu público alvo, como engajá-los adequadamente e, finalmente, como aumentar as vendas.
Discussões importantes ainda acontecem em torno de alguns temas, por exemplo, encontrar os aplicativos e ferramentas mais eficientes que possam colaborar na redução do tempo dedicado ao gerenciamento de campanhas e ações, e, também, como escolher as ferramentas mais adequadas para cada uma delas.
“Para avaliar se as mídias sociais estão colaborando com seus objetivos, é importante definir qual é a prioridade para o seu negócio hoje, quais são as suas metas e avaliar qual é a sua realidade atual no mundo digital. É importante, também, fazer uma análise mais criteriosa destes números e avaliar se eles estão relacionados com o aumento de vendas no período de cada campanha, assim como se o fluxo de visitantes para suas páginas tem aumentado por meio das redes sociais, como Facebook, Twitter, LinkedIn” - Complementa Steeves.
Empresas como a Wishpond focam no aprimoramento de ferramentas e aplicativos para as redes sociais, a fim de reduzir o tempo gasto na criação de promoções, facilitar o gerenciamento simultâneo de múltiplas campanhas e, ainda, oferecer o máximo de dados mensuráveis possíveis, como a quantidade de participantes e visualizações das campanhas, alcance potencial via rede de contatos do público alvo e segmentação por idade, sexo e a localização dos participantes. Além disso, as ferramentas desenvolvidas pela empresa também permitem exportação da base de dados dos participantes em formato Excel e visualização de outras campanhas, nas quais ele tenha feito parte, para que as empresas possam entender ainda mais o perfil do seu público.
*A Wishpond é uma empresa focada em marketing online para mídia social, com sede em Vancouver, British Columbia, Canadá. Desde a sua criação em 2009 a empresa já conquistou mais de 15 mil clientes na América do norte e iniciou sua atuação em mais de 30 países em 2012.