Supere a fobia do YouTube

Você com certeza já ouviu falar de mídia social. A verdade é que mídia social não é apenas uma tendência, é um meio de comunicação relativamente novo e veio para ficar.

Nos últimos dois anos, as empresas começaram a abraçar as mídias sociais para suas estratégias de marketing. Enquanto a maioria deles integra Facebook, Twitter e mais recentemente Pinterest, o Youtube é frequentemente deixado de lado.

Uma oportunidade é perdida quando você está deixando de lado o Youtube, que é uma divisão do Google e o quarto mais acessado do mundo, um fato que não deveria ser tratado com pouco entusiasmo, pois ele pode melhorar bastante a sua visibilidade online.

Usando o YouTube como ferramenta de marketing:

Para passar a sua mensagem a ajuda visual é a melhor. Infográfico e imagens podem aumentar a leitura, mas nada se compara a um vídeo para atrair o interesse dos clientes. Veja abaixo o passo-a-passo para adicionar o Youtube à sua estratégia de marketing.

1. Adquirindo/ conseguindo o seu vídeo feito:

O primeiro passo é obviamente criar o vídeo. No entanto se você não se sente a vontade para editar seu próprio vídeo, você também pode criar um vídeo em flash.

Você não precisa ser um bom produtor ou cineasta para criar bons vídeos. Existem bastante ferramentas usadas no Adobe Premier Pro, mas se você fica nervoso só de ouvir falar nisso, você pode contratar alguém para te ajudar. Com o Fiverrvocê pode conseguir um vídeo interessante feito por US $ 5 – $20. No entanto se você decidir filmar e editar seu próprio vídeo, não têm problema, a iMovie ( para quem usa Mac) permite editar e adicionar som para o seu vídeo, e é de fácil uso.

Se você for gravar seu vídeo usando um smartphone, dê uma olhada na lista de aplicativo de edição de vídeoindicada pelo Mashable. Sempre que possível, faça o seu vídeo curto, menos de um minuto é a melhor opção. Se o conteúdo for muito extenso, divida ele em três partes e crie 3 vídeos.

2. Adquirindo seu vídeo no Youtube:

Agora que você têm seu vídeo pronto, crie seu canal no YouTube e não esqueça de alinhar sua marca à ele.Envie seu vídeo para o seu canal no You Tube com a marca e palavras-chave de uso em seu título de vídeo (quando possível) e na descrição do vídeo. Depois , insira tags para o seu vídeo. Tags são úteis para indicação do seu vídeo no YouTube.

3. Crie uma cópia de seu vídeo:

Ainda não está concluído. Depois do envio de seu vídeo para o You Tube, você também precisa fazer uma transcrição para seu vídeo. Isto é, uma versão do vídeo em texto.
Acrescente esse texto na descrição do seu vídeo. Por isso é importante manter seu vídeo pequeno.Você não precisa colocar um longo texto em sua descrição, não é verdade?

Você deve estar se perguntando porque adicionar uma texto em sua descrição de vídeo. O Google ainda não pode ler o conteúdo para seu vídeo. Portanto quando você adiciona um texto na descrição, (uma transcrição) você está ajudando o Google na indicação de seu vídeo e a mostrar ele quando pesquisado .

4. Compartilhar seu vídeo e espalhar ele na mídia social:

O final desse passo-a-passo é para fazer o compartilhamento de seu vídeo no Reddit, StumbleUpon e Digg. Não esqueça de compartilhar ele com seus canais de comunicação, como por exemplo Twitter, Facebook, Google+, Pinterest, email list, entre outros. Isto vai ajudar você a espalhar seu vídeo por ai e obter indicação rápida no Google. Assim o resultado irá gerar tráfico e mais visitações para seu canal do You Tube.

Segue abaixo alguns exemplos de sucesso usado no YouTube para marketing:

Old Spice: The man your man could smell like

Tim Brasil: Diário de um Grávido

[Itaú: Sem Papel](http://www.youtube.com/watch?feature=playerembedded&v=p9Z9n0I8Dfo)_

Esses vídeos além de ter em comum valor em entretenimento, compartilham histórias . E isso é fundamental para criar uma história envolvente e tornar a mensagem atraente ao espectador.

A criação de um canal no You Tube e os vídeos não são difíceis, não deixe de tentar. Experimente e nos mostre seus resultados.