Erro nas redes sociais pode ser fatal

Existem alguns assuntos e atitudes que deveriam ser completamente evitados quando se fala em redes sociais, principalmente se tratando de negócios. É importante preocupar-se com o conteúdo que você posta nas suas redes, pois uma resposta mais rude pode ser o fim da presença da sua marca na internet.

Sempre vai haver aquele cliente não satisfeito e que irá usar as redes sociais para falar sobre o assunto. Quando algo semelhante acontecer, jamais conteste de forma rude, pois ofender seu público prejudica o seu negócio e arranha a imagem da sua marca.

Para que você entenda um pouco mais sobre o que estamos falando, separamos alguns exemplos para você.

  1. Negatividade

A negatividade é desnecessária e com certeza não é essa imagem que você quer passar, certo? Por isso, não destrua a boa relação com seu público-alvo, a qual você trabalhou para conquistar.

O especialista em negócios Rick A Conlow escreveu o artigo “Quanto vale um cliente insatisfeito” onde compartilhas as estatísticas do efeito cascata do mau serviço ao cliente.

<!--[if !supportLists]-->§ <!--[endif]-->25% dos clientes estão propensos a dizer algo positivo sobre sua experiência;

<!--[if !supportLists]-->§ <!--[endif]-->65% deles tendem a falar negativamente;

<!--[if !supportLists]-->§ <!--[endif]-->23% dos clientes que tiveram um bom serviço conta para 10 ou mais pessoas sobre;

<!--[if !supportLists]-->§ <!--[endif]-->48% deles que tiveram uma experiência ruim diz para 10 ou mais pessoas.

  1. Preconceito

Isso irá promover argumentos e comentários cheios de irritação, pois são atitudes inadequadas e que podem virar problema judicial.

  1. Religião

Este é mais um assunto bastante delicado, que deve ser evitado.

  1. Política

Você está envolvido na política? Se não, não existe desculpa para postagens ou comentários sobre este assunto. Se você decidiu falar sobre o assunto, saiba que provavelmente você perderá fãs nas redes sociais, já que esse é um assunto muito particular.

  1. Não bata no concorrente

Isso é uma importante regra em vendas, que com certeza também cabe nas redes sociais. Então mesmo que você receba um comentário no seu Twitter “batendo” na concorrência, não corresponda, pois muitas vezes as pessoas acham que concordar ou falar mal da concorrência em público pode fortalecer o relacionamento e vínculo com o prospect, mas a realidade é bem diferente. Então, tenha muito cuidado com o que fala sobre o seu concorrente, pois provavelmente eles irão associar a suas atitudes com as da concorrência e deixarão de acreditar em você.

Jamais faça coméntários do tipo: “ O supermercado X disse que as maçãs eram deliciosas, mas você as encontrou azeda? Eu prometo nossas maçãs são doces.”

Quando o supermercado for questionado sobre suas maçãs, eles com certeza irão dizer que suas maçãs são doces também. Ou seja, as duas empreas irão afirmar o mesmo, e com certeza a empresa que fez o comentário primeiro, irá perder credibilitade com o consumidor, mesmo que seja verdade. Enfim, bater na concorrência é imaturo e não te levará a nenhum lugar.

7. Pessoal x Profissional

Ninguém se importa se você tropeçou e derramou todo o café em você no caminho para o seu trabalho, até mesmo porque esse tipo de informação não acrescenta em nada para os seus leitores, ou seja, não use o seu perfil profissional nas redes sociais para falar de seus problemas do cotidiano.