Sorteios e Concursos no Facebook: Conheça as regras

Realizar concursos e sorteios no Facebook muitas vezes gera confusão entre os administradores de página do Facebook. Embora os Termos do Facebook sejam um pouco incertos fazendo com que muitas empresas não tenham ideia alguma sobre as regras que precisam seguir, é algo muito fácil de ser cumprido.

Fique atento, porque, ao quebrar Termos do Facebook, você corre o risco de ter a sua fanpage bloqueada pelo Facebook. Certifique-se de que você está familiarizado com todas as regras, seguindo-as corretamente. Criar concursos e sorteios no Facebook pode ser uma ótima maneira de ganhar fãs e aumentar a visibilidade para o seu negócio.

Quase 40% dos usuários do Facebook que se tornam fãs, o fazem para receber descontos e promoções.

Aqui está o que você precisa saber sobre as regras do Facebook para Sorteios e Concursos:

VOCÊ DEVE:

  • Administrar todos os concursos, promoções e sorteios no Facebook usando um aplicativo de terceiros e nunca usar a plataforma do Facebook, como a linha do tempo, o aplicativo Eventos, Grupos ou qualquer outra funcionalidade do Facebook para executar a sua promoção. Observe que um aplicativo de terceiros também inclui todos os aplicativos que você mesmo cria;
  • Informar e reconhecer que a promoção não é, de forma alguma patrocinada, apoiada, administrada por, ou associada, ao Facebook;
  • Criar regras claras para determinado concurso.

VOCÊ NÃO PODE:

  • Usar os botões “Curtir”, “Comentar”, e “Compartilhar”, e fazer uso da aba de fotos/vídeos, como mecanismo de registro ou votação para a promoção;
  • Entrar em contato com os vencedores pelo Facebook (via mensagens, chat, publicação no mural do vencedor ou postar em sua própria página);
  • Escolher um fã para um sorteio aleatório uma vez que este sirva que você usa o Facebook para coletar entradas, a menos que você o faça através de um aplicativo de terceiros.

VOCÊ PODE:

  • Enviar fotos ou vídeos para um concurso, mas tem que ser feito por meio de um aplicativo de terceiros e não através da aba padrão do Facebook de foto / vídeo em sua página.
  • Fazer com que os usuários curtam sua página, façam o check-in em um lugar, ou permitam o seu aplicativo antes de entrar em sua promoção, desde que a promoção seja administrada por meio de um aplicativo de terceiros e que não seja usado como um mecanismo de votação ou de registro para a sua promoção.
  • Coletar nomes e endereços de e-mail dos participantes. Isto é especialmente recomendado para a finalidade de contatar o(s) vencedor(es). Isso não lhe dá o direito de adicionar endereços de e-mail para sua lista e-mail, a menos que você especifique e inclua em seus termos e permita que os usuários escolham ser removidos da lista.

Desde que cumpra a regra de usar um aplicativo para executar o concurso ou sorteio, você pode usar todos os recursos do Facebook para promover o mesmo, com anúncios, posts, fixando no topo da página, entre outros.

A Wishponddisponibiliza diversos aplicativos para você realizar suas promoções no Facebook. Será um enorme prazer ajudá-los a iniciar uma campanha! http://www.wishpond.com.br/