
Dicas básicas para Páginas do Facebook!
Para que você utilizará a sua página?
Pode parecer uma pergunta boba, mas definindo objetivos de alto nível para a sua presença no Facebook, é muito importante. Depois de ter checado seus concorrentes, você acaba tendo uma idéia de onde pode chegar (mas não é para deixar de ser mais ambicioso!). Montar uma comunidade no Facebook pode facilmente tomar um pouco do seu tempo e investimento, certificando-se que os recursos estão sendo dedicados em um objetivo, estão fortemente ligado ao seu negócio.
Algumas perguntas que você pode ter:
1)Estou tentando fazer com que as pessoas conheçam melhor a minha marca?
2)Quem eu desejo atrair com a minha página do Facebook?
3)Que tipo de impressão eu quero causar?
4)Desejo que meus atuais clientes gastem mais com a minha marca?
5)Minha página deve ser um lugar aonde eu encoraje meus clientes ativos a tirarem dúvidas, ou fornecer algum tipo de suporte?
Como você irá medir o seu progresso?
Uma vez definido os objetivos para a sua página, será necessário um padrão para medir seus progressos.
Alguns exemplos de medidas que você pode usar:
1)Número de seguidores, ou seu crescimento;
2)Afinidade com o conteúdo;
3)Tráfego de referência para o seu site;
4)Receita ou Número de Vendas;
Quem será o responsável em gerenciar a sua página?
É importante definir claramente algumas funções e responsabilidades para gerenciar a sua presença no Facebook. Se você é um propietário/operador, é uma tarefa simples, mas se está esperando que várias pessoas gerenciem e contribuam para a sua página, então isso ficará um pouco mais difícil.
Em geral, é uma boa idéia dar à uma só pessoa a responsabilidade total pela gestão da página, e garantir que ela tenha o tempo suficiente para realizar esse trabalho corretamente. Na medida que você tiver mais pessoas envolvidas, o responsável pela página, tem que se certificar e controlar que o conteúdo publicado é apropriado e que contribui para seus objetivos.
Qual é a pesronalidade da sua marca?
Obter uma compreensão coletiva da personalidade da sua marca, é particularmente importante, se você tem uma equipe contribuindo para sua página do Facebook.
Uma das melhores maneiras de fazer com que pessoas se identifiquem com a sua marca, é mostrar que ela tem personalidade. Para isso todos os envolvidos na criação e gestão de conteúdo da página, devem ter uma compreensão do que é apropriado, e o que não é, a ser publicado, garantindo que eles serão capazes de mostrar essa personalidade, sem danificar a imagem da sua marca com os seguidores.
Como as pessoas irão encontrar a sua página?
Algo que muitas vezes é esquecido na correria para criar a sua nova página do Facebook é de como as pessoas vão descobrir sua página.
Há centenas de coisas criativas que você poderia fazer para ser encontrado, mas você deve sempre começar com o básico, como:
1) Convidar seus amigos a curtirem sua página;
2) Convidar o seu staff para curtir a página, e peça pra eles convidarem os seus amigos também;
3) Adicione o link da sua página do Facebook no seu site;
4) Adicione o link da sua página do Facebook na assinatura do e-mail da sua empresa;
5) Crie um link para a sua página do Facebook em Newsletters enviadas à clientes;
6) Publique posts em blogs encorajando seus clientes a curtirem a sua página;
7) Adicionar uma nota ao seus recibos ou notas fiscais impressos, sugerindoque seus clientes encontrem você no Facebook.
Também é importante ressaltar aqui que a função de pesquisa no Facebook está muito longe de ser perfeita. Não confie que as pessoas serão capazes de encontrar sua nova páginaprocurando por ela.