5 exemplos de campanhas nas Redes Sociais

Selecionamos neste post 5 exemplos de campanhas nas Redes Sociais envolvendo grandes marcas.

1. Nike nas Olimpíadas

Os jogos Olímpicos de Londres 2012 foram assistidos pelo mundo todo e quem acompanhou o evento notou que a Adidas era patrocinadora oficial. Porém isso não impediu que a Nike cria uma campanha viral em que usou a hashtag #MakeitCount. Esta campanha foi produzida usando a imagem de 11 atletas diferentes.

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Desta forma a Nike gastou uma verba muito menor de publicidade e obteve mais de 16.000 tweets relacionados as Olimpíadas, número muito superior ao da Adidas, que obteve 9.295. Além disso, a Nike atraiu 166.718 novos fãs no Facebookcontra 80.761 da Adidas.

2. Cadbury

A Cadbury é conhecida como ser uma das marcas mas conhecidas por saber utilizar bem as Redes Sociais para atrair a atenção dos seu público. Quando eles identificaram que apenas 16% dos seus fãs no Facebookvisualizaram seus posts, decidiram fazer algo para aumentar o engajamento com seu público. Para testar o que poderia criar uma interação com os fãs, a Cadbury construiu um polegar gigante feito de barras de chocolate para simbolizar o botão de curtir do Facebook.

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Além disso eles produziram algumas peças publicitárias para chamar para o evento que eles transmitiram do estúdio em que eles estavam produzindo fotografando e produzindo estas peças publicitárias. Enquanto acontecia a transmissão, a equipe de Social Media da empresa respondeu os comentários postados na página onde o vídeo foi transmisido.

O resultado desta campanha em Redes Sociais foi surpreendente. A Cadbury obteve 40.000 novos fãs e aproximadamente 350.000 pessoas interagiram com a campanha.

3. Prometheus #areyouseeingthis

Quando no filme Prometheus, do estudo Century Fox, foi para as telas de cinema, o Channel 4 e o site Zeebox transmitiram o trailer do filme simultaneamente, promovendo a hashtag #areyoueeingthis (você está vendo isso?).

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Para acompanhar o desempenho da campanha, o Channel 4 fez um vídeo de 40 segundos que mostrava os tweets relacionados ao trailer. Os relatórios mostraram que houve em torno de 4.000 tweets e a campanha atingiu 15 milhões de pessoas. A única decepção foi o filme, que acabou não caindo no gosto do público.

4. Heinz Facebook Quiz

A Heinz é uma das marcas que mais utiliza as redes sociais para criar interesse pelos seus produtos. A empresa criou um quiz em que sugeria qual tipo de feijão seria mais adequando ao fã de acordo com as respostas no quiz. Além disso a campanha incentivou as pessoas a compartilharem seus resultados, convidando 10 amigos a também participam. Desta forma cada participante ganhou um cupom de desconto para experimentar os novos tipos de produtos eles haviam acabado de lançar.

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A campanha durou 2 semana e atingiu mais de 22.000 pessoas e 10.000 pessoas compartilharam a campanha em seus perfis no Facebook. No final da campanha, a marca obteve mais de 30.000 novos fãs.

5. #BullyMovie

Foi criada uma campanha para divulgar o documentário chamado “ Bully” sobre Bullying infantil. Além de promover o filme, a campanha procurou atrair a atenção a este problema tão grave que é o bullying. Desta forma eles incentivaram as pessoas a levar a hashtag #BullyMovie para o topo dos trending topics. Para isso era preciso que a hashtag tivesse mais de 1 milhão de tweets.

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A mensagem principal do filme era mostrar que 13 milhões de crianças nos EUA sofrem bullying todos os anos entre elas, 3 milhões deixam de ir à escola por causa disso.

Os 5 exemplos acima envolvem grandes marcas, mas isso não significa que as empresas de um porte menor também não possam obter resultados significativos. Existem diversas formas de promover sua marca nas Redes Sociais. Você pode realizar concursos ou sorteios no Facebook ou Twitter. A Wishpond oferece as ferramentas que permitem criar campanhas de uma forma simples e rápida.

Fonte: Social Media Today

Escrito por Livio Capalbo@ Wishpond