Erros comuns cometidos pelas empresas nas Redes Sociais
Não é nenhuma novidade que ter uma presença efetiva nas Redes Sociais é importante para qualquer marca. Porém muitas empresas comentem alguns erros que são bem comuns e que podem ser facilmente evitados.
Usar muitas Redes Sociais é uma das erros mais comuns. Não basta criar vários perfis e não ter uma equipe de pessoas para alimentá-los com conteúdo de qualidade. Embora parece óbvio, é fundamental criar conteúdo que seja relevante para seu público e que crie engajamento.
Em Social Media Marketing vale mais qualidade do que quantidade, portanto não adianta postar demais com curto intervalo entre os posts. Seus seguidores tendem a deixar de parar de seguir seu perfil caso você polua o perfil deles. Você precisa inserir seu conteúdo de forma que ele seja digerido em pequena doses durante o dia.
É importante definir quais são os melhores horários para postar analisando o retorno obtido em diferentes horários. Conforme exploramos num post anterior, existem horários mais apropriados para postar em cada uma das plataformas mas é você precisa analisar também o perfil do próprio público para definir quando é a melhora hora pra postar. Uma outra variável que é preciso considerar é o tipo de conteúdo que você posta. Geralmente imagens funcionam bem à tarde e conteúdos um pouco mais densos no começo do dia.
Outro erro bem comum é não responder comentários dos fãs. Não é difícil acompanhar o que as pessoas estão falando sobre seus posts, especialmente no Facebook. Isso pode ser um pouco mais trabalhoso em outras plataformas como no Twitter, porém existem ferramentas como a “ Mention”, que pode te alertar quando a sua marca é mencionada. É muito importante que a mesma pessoa / equipe que cria o conteúdo acompanhe a resposta do público, pois ela poderá responder apropriadamente sobre um assunto que ela já está familiarizada. Muitas vezes as empresas ignoram comentários e até apagam comentários negativos. Esta é uma prática que aumenta a insatisfação dos seguidores e facilmente pode torna-se viral, já que muitas pessoas estão dispostas a divulgar atitudes incorretas por parte das empresas.
Parece óbvio mas é preciso criar conteúdo relevante. Não basta postar algo sobre sua empresa com frequência. É preciso identificar qual tipo de conteúdo pode ser interessante, criativo ou informativo para que as pessoas se envolvam. As Redes Sociais são plataformas de comunicação onde as pessoas esperar receber conteúdo que não está disponível nos veículos de mídia tradicionais, como TV, rádio, jornal ou revista.
Procure evitar estes erros mais clássicos e em breve você conseguirá obter melhores resultados.Para obter um melhor retorno ainda melhor nas Redes Sociais, as empresas utilizam ferramentas de Social Media Marketing, como a que é oferecida pela Wishpond. Através delas é possível desenvolver sorteiosou concursose acompanhar o desempenho em tempo real. Além disso é possível baixar o mailing dos participantes e segmentar.
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Escrito por Livio Capalbo@ Wishpond