Afinal, qual é o melhor horário pra postar no Facebook?

Todos os dias surgem novas estatísticas para determinar quando os posts obtém maior visualização e engajamento. Cada estudo aponta para um lado pois não existe uma regra geral, já que o público de cada página no Facebook é diferente.

Então como é possível determinar o melhor horário para postar? Neste post iremos abordar os principais passos para chegar a esta resposta.

1) Determine quem é o seu público.

Identifique qual é o perfil do seu público. Ele pode ser um pouco diferente do que você imagina. Pra isso você deve analisar o “ Facebook Insights”. Ao fazer esta análise você conseguirá entender melhor quem são seus fãs.

2) Identifique qual é a rotina do seu público

Não existe ferramenta analítica para isso. Baseado no seu conhecimento sobre o comportamento do seu público, tente identificar como é a rotina destas pessoas. Caso seu público esteja em grandes cidades, como São Paulo, considere que as pessoas podem estar no trânsito principalmente antes das 9 da manhã e depois das 6 da tarde.

3) Horário X tipo de conteúdo

Ao identificar o público e sua rotina diária, determine quando é o melhor horário para postar. Porém é importante também identificar qual é o melhor horário para postar determinado tipo de conteúdo.

Hoje em dia cada vez mais as pessoas acessam o Facebookde seus smartphones e tablets. 80% do público entre 18 e 44 anos acessa seu smartphone assim que acorda. Para conteúdo leve, como imagens ou vídeos, este pode ser um bom momento para postar.

Outro bom momento bom é o horário de almoço, quando as pessoas voltam a checar o Facebook À noite, quando as pessoas estão em casa assistindo TV, também é um bom momento para postar, já que as pessoas tem o costume de checar o Facebook nos intervalos comerciais.

Nos finais de semanas, embora as pessoas tenham mais tempo para visualizar o Facebook seus posts irão competir com o conteúdo criado pelas pessoas, o que de forma geral, é bem mais interessante. Por isso recomendamos postar imagens ou vídeos que tenham grande potencial de tornar-se viral. Isto porque as pessoas as pessoas tendem a compartilhar algo que acham divertido e que pode ser interessante ao seus amigos.

Para conteúdos mais elaborados, como link para artigos sobre assuntos mais complexos, é recomendado postar no começo da manhã, em torno das 10 ou à tarde, em torno das 4. Este é o momento que as pessoas estão mais propensas para dar uma pausa no trabalho e acessar o Facebook.

Conclusão

Não existe resposta exata, mas basicamente é uma combinação entre tipo de público e conteúdo. Como mencionamos anteriormente, é preciso entender a rotina do seu público e analisar os resultados do Facebook Insights, disponível apenas para páginas do Facebook.

Uma das maneiras para incentivar a interação com seu público é criar campanhas no Facebook. Por meio de concursos e sorteios as marcas conseguem criar engajamento com seus fãs. Existem diversos tipos de campanhas, como Concurso de Votos, Concurso de Vídeos, entre outros. Para tornar mais fácil esta tarefa a Wishpond fornece ferramentas de Social Marketing que permitem você criar campanhas rapidamente e obter o perfil dos participantes.

Escrito por Livio Capalbo@ Wishpond