5 Dicas para conseguir mais Fãs no Facebook!

Falem mal ou falem bem, mas falem de mim** ”** quantas vezes você já ouviu ou leu essa frase? É muito comum as pessoas que querem ser popular de qualquer jeito ter essa frase na ponta da língua. Mas não é bem assim que você deve querer conquistar mais fãs em sua fanpage.

A realidade é que hoje, o que todos querem é ver e ser visto! Quero dizer, marcas, empresas e pessoas comuns estão em buscam as mídias sociais para encontrar bons contatos que podem se tornar no futuro seus cliente ou chefes. Ou seja, pessoas podem realmente achar empregos e gerar mais vendas por meio das redes sociais.

Todas as redes sociais que são populares no Brasil podem funcionar para seu negócio, lembre-se sempre disso. Você só precisa saber como aproveitar cada rede em seu favor e se tornar popular nelas, de forma atraente e divertida faça com que os usuário conheçam o seu trabalho e compartilhe com seus contatos trazendo viralidade para qualquer promoção.

A primeira coisa quando todos criam uma página no Facebook é ganhar likes. Uma ótima maneira de obter isso e ganhar popularidade no Facebook é criação de concursos culturais com temas direcionados ao seu produtos e que possam também interessar o seu público-alvo.

Quer saber como ganhar mais fãs em sua fanpage e não sabe como? Logo abaixo citarei 5 excelentes tipos de concursos para obter novos likes para sua página e conquistar envolvimento de usuários nela.

1 Criando Concurso de Fotos:o concurso de fotoestimula a geração de conteúdos relevantes e é uma ótima maneira de divulgar a sua marca. Em um concurso de fotos, você deve definir um tema para que e os interessados enviem foto relacionada a este tema e possa participar. Sempre pense em algo associado a um dos seus produtos ou serviços. Neste caso sugerimos que a empresa escolha a melhor foto e anuncie o vencedor não somente pela qualidade dela, mas principalmente considere a forma de como ela está relacionada ao tema do concurso. Esta é uma forma bem simples e eficaz para manter os usuários conectados com a sua marca.

Você ganha mais likes: quando os participantes pedem aos seus amigos para votarem em sua foto, e para isso eles precisam curtir sua página. Nesse caso você deve colocar o like-gate em seu concurso, para que todos que ainda não curtiram sua página devam curtir para visualizar e votar na foto favorita. Perceba que todos os participantes interessados em sua marca e em ganhar o prêmio que se refere a sua marca também irão pedir para todos os conhecidos que entrem e votem.

2 Criando Concurso de Votos : O concurso de votos é o mais interativo, pois o mesmo faz com que cada usuário interessado dê sua opinião por meio de votos e ao mesmo tempo você percebe qual é preferência dos usuários.

Este tipo de concurso geralmente traz ótimos resultados, já que os fãs só precisam votar nas imagens que você escolher por exemplo - você pode escolher o que desejar para ser votado. Recomendamos que você coloque fotos de produtos ou de algo relacionado ao seu segmento de negócios.

Desta forma você faz com que seu público opine a respeito a de seu produto, o que pode lhe ajudar a desenvolver novos produtos ou até mesmo entender melhor o que seus clientes desejam.

Você ganha mais likes: quando os usuários participam de um concurso de votos e todos os seus contatos ficam sabendo e curiosos para descobrir so que se trata. Concurso de votação é o mais fácil de ser aceito e muito eficaz, visto que para participar basta apenas entrar com o endereço de e-mail e clicar em Participar.

3 Criando Concurso de Frases : Ao criar um concurso de frases, você aumenta consideravelmente o número de visitas em sua página e site, pois assim como no de fotos, os participantes divulgam para todos os seus contatos que estão participando do concurso para obter mais votos.

Nos concursos de frases é possível estimular seu público a elaborar frases relacionadas a sua marca criando uma maior interação com eles. Você pode fazer perguntas para obter sugestões de possíveis novos produtos, ou até mesmo solicitar respostas relacionadas a empresa, fazendo com que os usuários conheçam mais o seu negócio.

Por exemplo: Você pode fazer com que os fãs da sua página votem na frase que mais gostou. Uma ótima oportunidade para definir um slogan para uma futura campanha por exemplo ou até mesmo deixar seu público-alvo por dentro de sua marca. Assim você promove uma interatividade com eles envolvendo seu tema, o que trará ótimo retorno, principalmente de visibilidade de marca.

Você ganha mais likes: quando os usuários compartilham o concurso de frases com todos os seus contatos para pedir votos, afinal num concurso de frases, a resposta/frase mais votada é a ganhadora. Os participantes também pedem opinião de seus amigos para formular melhor uma resposta.

4 Criando Concurso de Vídeos: Os concursos de vídeos permitem que seus fãs criem vídeos relacionados ao seus produtos ou serviços, parecido com o concurso de fotos, totalmente interativo. A diferença é a taxa de participação deste comparado ao concurso de fotos, já que nem todos sabem como produzir vídeos.

Normalmente quem participa de um concurso de vídeo são fãs, profissionais ou até amadores mas que gostam da área, ou seja, esse tipo de concurso é totalmente segmentado para esse tipo de público. Por isso também, a chance de seu concurso se tornar um viral é grande, pois vídeos tem uma capacidade de se espalhar e entreter muito facilmente, principalmente aqueles que são bem divertidos e criativos.

As pessoas adoram interagir com conteúdo deste tipo e pedir que seus amigos curtam ou compartilhem o mesmo. Por isso é fácil se tornar um concurso super bem acessado, basta pensar em um tema bacana, lançar e esperar que os participantes comecem a compartilhar.

Você ganha mais likes: quando os usuários compartilham o concurso de vídeos com seus colegas de trabalho ou de hobbie, já que é algo mais especifico, sendo assim todos da área ficam sabendo se seu concurso.

5 Criando Concurso de Legendas : Neste tipo de concurso é possível estimular o lado criativo dos seus fãs de uma forma fácil e atraente. Eles só precisam inserir a legenda das fotos que você escolher. Sempre utilize conteúdo que seja relevante ao seu público e que tenha relação direta com o seu ramo de negócio

Assim você conseguirá mais envolvimento com os seus atuais fãs e clientes e claro conquistar novos. Fazer com que seu público compartilhe seu conteúdo, é algo natural num concurso de legendas.

Estimule uma competição saudável e divertida entre os seus fãs atuais e futuros. Divulgue uma foto de algum produto ou algo relacionado a sua marca e faça com que os seus fãs crie legendas relacionada a essa foto.

Você ganha mais likes: quando os usuários divulgam naturalmente sobre seu concurso, ao buscar ajuda para uma boa legenda, coerente ao assunto e claro todos os amigos desses participantes que veem a participação no mural pode se interessar e querer participar também. Dessa forma você aumenta o número de fãs ( seja eles querendo votar em seus amigos ou participar) e consequentemente, conquista um retorno comercial.

Os aplicativos da Wishpond te oferecem tudo isso e mais! Qualquer tipo de concurso que seja melhor para seu negócio e que você decida fazer, ao ser lançado e cada usuário se inscrever para participar, é automaticamente compartilhado em seu mural do Facebook a participação, tornando ainda mais fácil o concurso se tornar um viral, pois é compartilhado como uma publicação onde todos podem ver, clicar (no link disponível na publicação) e conhecer melhor seu concurso, claro que para isso, aqueles que ainda não curtiram sua página, vai precisar curtir para visualizar – uma vez que você adicionar o “like-gate” em seu concurso.

O que você ganha realizando um concurso:

Além de conseguir mais “likes” em sua página você gera envolvimento dos participantes com a sua marca. Pois a quantidade de fãs que tem na sua página muitas vezes pode até ser grande, porém não siginifica que é algo que todos estão comentando. Preste atenção no número “falando sobre” para perceber o engajamento da sua página com seus fãs. Num concurso no Facebook você obtem novos fãs e aumento do envolvimento na sua página. Crie um deses concursos e veja a sua página se tornar mais popular.

Como você já viu e aprendeu de acordo com os 5 diferentes tipos de concurso. Eles são execelentes para envolver seu público na mídia social, obter número significativo de novos clientes e aumentar a visibilidade de sua marca, tudo isso conquistando mais cem sua página. A maioria dos concursos são fáceis justamente para que os usuários participem e você possa atrair um grande número de competidores. Concursos criamvínculospositivos com seu fã, pois oferecem prêmios e interatividade por participação.

Só a Wishpond oferece:

Acompanhamento, análise e suporte para sua campanha: Com a Wishpondé fácil acompanhar a eficácia e desenvolvimento de sua campanha. As informações ficam resumidas e num painel de controle totalmente intuitivo. Todas as informações coletadas em um concurso ficam disponíveis em uma lista que você pode exportar a qualquer momento como uma planilha e ter esse banco de dados para futuras promoções. O suporte não é somente para no momento de desenvolver sua campanha, e sim durante e ao final dela. Você obtém dicas de redes sociais e qualquer ajuda que precisar.

Clique aqui para conhecer ainda mais cada tipo de concurso no Facebook.

Escrito por Thiara@ Wishpond Brasil