Como Utilizar os Sentimentos para Criar Publicações Atraentes no Facebook ( Parte II)

Dando continuidade no post que relaciona os sentimentos dos usuários com a sua interação nas mídias sociais, segue a segunda parte do texto. Nessa última etapa, irei irá abordar mais 4 sentimentos e como eles podem ser usados para criar boas publicações no Facebook.

4. Confiança

De acordo com uma pesquisa recente da Forrester, “70% dos adultos online nos Estados Unidos confiam em marcas ou produtos recomendados por amigos ou familiares”. O mesmo artigo ainda destaca que 46% confiam em comentários feitos por consumidores, mas somente 10% confiam nas propagandas online e mensagens escritas pelas empresas.

Diante desse cenário, tem-se que publicações no Facebook são uma excelente forma de promoção de produtos de confiança aprovados pelos usuários, através de comentários e clientes usando os seus produtos. Esses posts permitem que você discuta os aspectos mais complicados do seu negócio ou produtos de uma forma mais amigável como uma história, que os anúncios e promoções regulares não permitem. Se você não tem um bom número de depoimentos dos seus clientes para publicar, a saída é você mostrar o “por trás das cenas” do seu processo de produção: Grave pequenas entrevistas com a opinião dos seus empregados sobre os produtos e o seu negócio. Todos esses elementos dão ao seu negócio pessoalidade, e proximidade com os seus clientes, que vendas e promoções não podem.

Abaixo estão três formas de criar publicações no Facebook para gerar confiança:

  1. Comentários dos seus clientes sobre os seus produtos e negócio.

  2. Fotos de clientes satisfeitos usando os seus produtos ou na sua loja

  3. Fotos dos “bastidores” dos seus funcionários dando depoimentos sobre os seus produtos ou como eles são feitos.

4. Expectativa

Expectativa é uma boa forma não só de gerar engajamento, mas também de fazer com que as pessoas visitem o seu site ou a sua página no Facebook várias vezes. Usar prazos curtos e pistas vagas para descrever que algo “está por vir” é uma ótima maneira de despertar a curiosidade e fazer com que as pessoas comecem a formar uma ideia do que está chegando de acordo com as suas expectativas.

 O exemplo abaixo aborda esse tipo de estratégia ao fazer um teaser do que está por vir na casa de show [Villa Mix Brasileira](https://www.facebook.com/VillaMixOficial?hc_location=stream). Além de usar a palavra “Aguarde”, eles ainda encorajam os usuários a interagir tentando adivinhar o cantor que está por vir.  

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6. Identificação

Essa é a sensação do “eu também”. É a partir dele que as pessoas se sentem ligadas à uma outra pessoa (ou marca) por dividirem a mesma opinião ou ponto de vista sobre um assunto. Esse é o sentimento perfeito para conseguir milhares de curtidas no Facebook.

Uma forma básica de publicação no Facebook para gerar essa identificação entre usuário/marca é: “Curta se você __________”.

7. Orgulho

O orgulho é tudo sobre construção de auto-estima. Esse sentimento pode ser parecido com o sentimento de Identificação usando o orgulho nacional, por exemplo, perguntando para as pessoas porque elas tem orgulho de serem brasileiras. Esse sentimento também pode servir para as pessoas se sentirem orgulhosas de si mesma dando espaço para as compartilharem histórias sobre as suas realizações ou situações em que superaram as adversidades.

3 Tipos de Publicações no Facebook para despertar o orgulho nos seus usuários:

  1. “Curta” se você sente orgulhoso de ser parte desse grupo.

  2. Conte-nos como você superou as dificuldades quando [teve que lidar com um certo problema/ ou situação]

  3. Compartilhe uma foto sua [durante ou depois de uma atividade desafiadora]

A imagem abaixo usada pela Unimed ilustra muito bem essa situação. Ao optar por postar a foto de um deficiente visual cruzando a linha de chegada em primeiro lugar como um atleta brasileiro, ela desperta o orgulho nas pessoas ao verem ele superando todas as dificuldades.

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8. Esperança

Esperança é o melhor sentimento para se utilizar para criar publicações virais no Facebook. Ela é a razão pela qual você vê esquemas de mensagem como: “Se essa publicação tiver mais de 10.000 compartilhamentos eu irei doar R$ X para caridade”. Isso funciona muito bem com dois tipos de pessoas:

  1. sem a capacidade de mudar o mundo, ou a si mesmos, mas com o desejo de ajudar.

  2. Aqueles que estão no processo de fazer a diferença no mundo ou nas suas vidas.

Esse tipo de publicação ainda pode ser sobre como o seu negócio está ajudando a melhorar a comunidade local, ou como seus clientes estão usando os seus produtos para mudar as suas vidas, como por exemplo, ajudando a perder peso ou achando um emprego. Os posts podem ser também simplesmente de inspiração. Dessa forma, você a partir de citações e fotos impactantes consegue motivar e gerar esperança nos seus usuários. Como no exemplo abaixo da Nike:

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Conclusão

Uma coisa para manter em mente é que nem todo mundo terá o mesmo sentimento quanto a uma publicação sua no Facebook. Da mesma forma que fotos de animais sempre mexem com o sentimento da maioria das pessoas, sempre terá uma minoria que não gostará. Então, não se sinta desencorajado se você receber um ou dois comentários negativos sobre a sua maneira de engajamento nas suas publicações.

Só tenha certeza de que os retornos positivos dos seus usuários são em um número muito maior do que os negativos. Se você perceber que isso não está acontecendo, mude o rumo das suas publicações - tente diferentes tópicos com diferentes abordagens e visuais para comover o seu público.

Essas dicas são muito eficientes para criar um conteúdo atraente no Facebook, porém tenha cuidado ao lidar com a emoção do seu público, a linha é muito tênue.

Escrito por: Veronica Nicolatino Turl