Evite os erros mais comuns de Marketing no Facebook
O Facebook pode funcionar como uma ferramenta poderosa para estratégias de marketing online. Para os pequenos negócios é ainda mais relevante pois esses podem contar com o alcance digital para divulgar a marca e conseguir mais interações. Porém, o Facebook também pode ter o efeito contrário e passar a ser uma perda de tempo para o seu negócio. Assim como quaisquer outras ferramentas de marketing, tudo irá depender de como você as usa.
Se a sua empresa está no Facebook, mas você não está percebendo nenhum impacto positivo de marketing pelas mídias sociais, reveja a sua estratégia e perceba se você está cometendo alguns desses erros mais comuns de marketing no Facebook.
Criar e esquecer
**** Algumas empresas criam a sua página no Facebook acreditando que uma vez que ela está no ar, ela irá crescer por si só e que as pessoas acharão por conta própria a página da marca e passarão a ser fãs.
Infelizmente, isso não acontece dessa forma. Tenha em mente que um marketing bem sucedido no Facebook faz parte de uma estratégia. Leva-se tempo para se alcançar um grande público, e uma vez que esse é atingido, você tem que continuar a aumentar o número de fãs e interagir com eles no Facebook, para torná-los parte da sua rede social, e então em reais clientes.
Outro erro comum do “Criar e esquecer” é a automação. É claro que é bom definir as informações para o seu Feed de Notícias no Twitter ou no seu blog e ela virar automaticamente um post na sua página do Facebook. Porém, se esse é o seu único meio de publicação no Facebook, os seus fãs perderam rápido o interesse na sua página. Só ter publicações automáticas no Facebook significa que você não investindo tempo e dando atenção suficiente para o seu público para interagir com ele.
Transmissão (ou a Síndrome do “Olhe para mim”)
Algumas pessoas que trabalham com marketing têm como ideia principal do uso das mídias sociais, fazer dinheiro. Como por exemplo, as suas publicações são em sua maioria: “Experiente isso”, “Compre esse”, “Agora na promoção”… basicamente as mesmas mesagens padrão que se usa para banners publicitários e campanhas no Google AdWords.
Transmissão é um grande erro, e esse é dos mais cometidos pelas empresas. Facebook é uma rede social, e a palavra-chave é “social”. As pessoas se tornam fãs das marcas no Facebook buscando um contato mais pessoal com marca a partir de uma maior interação do que é oferecido nos sites e em campanhas publicitárias. E quando eles percebem que você não está sendo autêntico o suficiente, eles irão ignorar a sua página, ou vão desfazer a curtida.
O visual de sempre
Compartilhar conteúdo é o principal conceito do Facebook. Com bilhões de pessoas usando a rede social todo dia, realmente há uma grande quantidade de conteúdo sendo compartilhado. Isso significa que se você está cometendo um desses erros mais comuns de publicação no Facebook,é muito fácil para os seus fãs encontrarem páginas de outras marcas que publicam o que eles realmente gostam.
Não seja chato. Quando você publicar algum conteúdo na sua página do Facebook, use algo que seja interessante, útil e divertido. Isso te permite não só aumentar o nível de engajamento, mas também faz com que as pessoas passem a compartilhar suas publicações com os seus amigos, fazendo com que o seu público cresça.
Você também deve evitar de ser previsível nas suas publicações. O Facebook tem ferramentas e recursos que permitem que você tenha uma página que forneça uma experiência multimídia. Logo, não publique constantemente em sequencia só atualizações do seu status, ou fotos ou vídeos. Misture-os. Dessa forma você faz com que os seus fãs criem uma expectativa sobre qual será o seu próximo post.
Para se alcançar um marketing efetivo no Facebook, é preciso ter muita atenção também sobre o que não fazer. Então fique atento a esses erros mais comuns do Facebook citados acima e veja a sua fanpage decolar no Facebook.
Escrito por: Veronica Nicolatino Turl