3 Concursos Culturais: Como Restaurantes Podem Captar mais Clientes

De forma geral, pequenos restaurantes têm muitos concorrentes na sua região. Se você tem boa comida, um bom serviço e a satisfação do seus clientes, mas o tráfego da sua loja poderia ser melhor – Veja como a Wishpond com as suas ferramentas de marketing social, pode te ajudar a alavancar o seu negócio.

Como um pequeno restaurante, o uso correto das mídias sociais é absolutamente crucial para o sucesso da sua empresa. Ao conectar todos a uma rede social, existe um incrível potencial para o aumento do alcance do seu negócio.

O ramo de restaurantes é muito competitivo. A lista dos que disputam seus clientes estende-se desde outros pequenos restaurantes até a qualquer fonte de alimentos - incluindo comida caseira!

Este breve guia vai te ensinar como Wishpond pode fornecer aplicativos de marketing social para a sua empresa para maximizar o alcance de seu restaurante.

Qual ROI (Retorno Sobre o Investimento) eu posso obter usando a Wishpond?

  1. Aumento do engajamento com os seus fãs;
  2. Alcançar novos clientes pelas suas redes sociais;
  3. Ter um profundo conhecimento do seu público pelo Wishpond’s Analytics;
  4. Diferenciação do seu restaurante frente aos competidores e organização da sua publicidade;
  5. Aumento das vendas e do tráfego para o seu negócio.

Aqui estão os três melhores tipode de Concursos para promover seu restaurante:

  1. Concurso de Fotos
  2. Concurso de Votação
  3. Compras Coletivas

Existem vários tipos de concurso disponíveis para a sua empresa na Wishpond, mas esses três em particular são os mais efetivos para pequenos restaurantes

Concurso de Fotos

Concursos de Fotos são incrivelmente simples de realiza na Wishpond, além de serem muito efetivos. De forma resumida: você escolhe um tema para a campanha, os participantes postam a foto relacionada com o tema na sua página no Facebook (ou qualquer outra rede social da sua escolha), e o vencedor é escolhido. Isso incentiva as pessoas a criarem conteúdo relevante, além de ter a chance de tornar-se viral, e construir lealdade à marca para todos os participantes.

Claro, esse tipo de campanha exige relativamente mais de esforço, de modo que o nível de participação será relativamente menor. Tenha em mente que quem entrar vai ter uma ligação mais forte com a sua empresa. Pense nisso como a qualidade sobre a quantidade.

Para selecionar um vencedor do concurso, você pode escolher manualmente, ou permitir que os seguidores votem em seu favorito. Você pode até mesmo optar por ter vários vencedores!

Como posso incrementar meu Concurso de Fotos?

Existem duas grandes maneiras de um restaurante realizar um concurso de fotografia: internamente ou externamente.

Se a campanha for feita internamente, o tema do concurso poderá girar em torno de um de seus produtos alimentícios. Por exemplo, o concurso de fotografia poderia ser sobre quem enviar a melhor foto do macarrão de seu restaurante. Em teoria, isso irá incentivar as pessoas a visitar o seu restaurante para tirar as fotos e construir um elo mais forte entre sua empresa e os participantes.

Porém, o fato de que os participantes são obrigados a comprar comida de seu restaurante pode aumentar as barreiras à entrada, e como resultado, reduzir a participação geral.

Se isso for feito externamente, o tema poderia ser em contraste com o exemplo acima, sobre quem enviar a melhor foto macarrão caseiro. Ao fazer isso, o concurso ainda pode ser sobre o seu negócio, embora não parecendo de forma tão direta.

Outra dica importante para os Concursos de Fotos(ou concursos em geral) é manter o prêmio relevante. Não fazê-lo por um iPad ou algo relacionado ao seu negócio. A maioria de seus participantes estarão interessados no iPad e não no seu restaurante! Um cupom de desconto ou um jantar de graça são bons prêmios para começar.

Concurso de Votação

Concurso de Votação é um dos concursos mais versáteis e eficazes que Wishpond tem para oferecer. Ele funciona para praticamente qualquer setor, tem poucas barreiras de entrada, e podem até mesmo capacitar os seus seguidores.

O processo é muito simples: os participantes cadastram o email e, em seguida, poderão votar entre qualquer uma das opções. Muitas vezes não há realmente um prêmio para o vencedor, mas isso dá ao seu público a chance de expressar sua opinião sobre uma variedade de tópicos.

Como posso incrementar meu Concurso de Votação?

Este método é particularmente eficaz para pequenos restaurantes por algumas razões. Em primeiro lugar, a votação pode ser adaptada para o item que as pessoas querem ver na venda para a próxima semana.

Concursos de Votação também são uma ótima maneira de avaliar o interesse sobre possíveis novos itens do seu negócio. Ao planejar novos pratos para o seu cardápio, os seguidores podem ver uma foto, ler uma breve descrição, e votar em qual item que achar mais apetitoso.

Quando a campanha termina, a sua empresa pode até mesmo criar um nome para o novo prato como “Favorito da Comunidade” para dar-lhe algum impacto extra. Isto é perfeito se o seu restaurante quer expandir sua linha de produtos, mas está tendo problemas para decidir qual caminho seguir, ou não tem certeza se qualquer uma das opções vai ter um bom retorno sobre o investimento.

Compras Coletivas

Uma maneira de ajudar a aumentar temporariamente a demanda do seu negócio é ter por um tempo limitado (ou quantidade) uma oferta. Em um ramo tão competitivo, os clientes são normalmente muito sensíveis ao preço e se eles decidem por outro restaurante isso pode estar inteiramente relacionado com o preço do produto.

Como posso incrementar minhas ofertas?

Usar Compras Coletivasé ótima maneira de expor sua marca para pessoas que não conhecem o seu restaurante, ou aqueles que estão em cima do muro sobre a tentativa de sua comida por causa dos preços atuais.

Muitas vezes existe um bom equilíbrio na criação do preço da oferta. Se as economias não parecem suficientemente alto (5% -10%), as pessoas podem não sentir que vale a pena o esforço. No entanto, os preços excessivamente baixos podem incentivar uma grande adesão, mas pode não valer a pena ir tão longe abaixo margens.

Uma solução que a Wishpond te oferece para lidar com este problema é limitar o número máximo de pessoas que pode resgatar a oferta. Dessa forma, os baixos preços ainda são acessíveis ao público, mas são limitados para que crie uma certa exclusividade da sua oferta.

Acompanhamento e Análise

Com a Wishpond, o acompanhamento da sua campanha é incrivelmente simples e eficiente. A maioria do trabalho é feito para você e exposto em um painel de controle intuitivo. Todas as informações coletadas do contato (se houver) também estarão disponíveis para os bancos de dados da empresa e listas de email.

Criar promoções de mídias sociais abrangentes nunca foi tão fácil. Este guia é só uma amostra de muitos recursos e análises da Wishpond. Dê uma olhada nos aplicativos da Wishpond hoje e veja você mesmo!

Escrito por: Veronica Turl