Como fazer uma promoção de indicação no Facebook

A gente tem escrito sobre como aumentar a visibilidade do seu negócio online através dos seus clientes. Entretanto, a maioria dos métodos são indiretos, como obter depoimentos desses clientes. Existe um método muito mais direto de se fazer isso: uma promoção de indicação no Facebook.

O que é uma promoção de indicação no Facebook? Como ela funciona?

Uma promoção de indicação no Facebook estimula seus fãs a compartilhá-la para que seus amigos também participem, em troca de um prêmio. Existem dois passos básicos para uma promoção de indicação no Facebook:

  1. Um usuário acessa a página da promoção de indicação que uma empresa criou. Nessa página, ele entra na promoção de indicação preenchendo seu endereço de e-mail para obter um prêmio-base. Esse prêmio é geralmente algo pequeno como 15% de desconto em certo produto ou serviço que você ofereça.
  2. Uma vez que um usuário tenha obtido o prêmio-base da promoção de indicação, eles podem trabalhar para obter o prêmio da indicação. Esse deve ser um prêmio maior (prêmio final), como um vale-compras, que é obtido quando esse usuário consegue determinado número de amigos para também participar da promoção de indicação no Facebook. Uma indicação é contada para a (pessoa A) quando seu amigo (pessoa B) clica num link único compartilhado pela pessoa A e participa da promoção no Facebook, obtendo o prêmio-base.

Por que fazer uma promoção de indicação no Facebook? Quais são os benefícios?

Uma promoção de indicação no Facebook é uma forma poderosa de aumentar a visibilidade do seu negócio nas redes sociais ao conseguir mais fãs. Ao invés de você fazer todo o trabalho, a promoção de indicação no Facebook estimula seus fãs a fazerem isso por você.

Existem 4 objetivos principais que podem ser obtidos ao fazer uma promoção de indicação no Facebook

  1. Curtidas no Facebook: Usar o like-gate, que é uma página que solicita que os usuários curtam sua fanpage para participar da promoção de indicação no Facebook. Essa é uma ação bem simples que as pessoas devem fazer, resultando em uma taxa de desistência praticamente nula, e inúmeros novos fãs para a sua fanpage.
  2. Endereços de e-mail: Todas as pessoas que entram na sua promoção de indicação no Facebook com um endereço de e-mail, permitindo que você aumente sua lista de newsletter e que você entre em contato com eles.
  3. Vendas: Se você seguir o nosso conselho acima e oferecer um cupom como prêmio-base, você vai gerar múltiplas vendas imediatas. Você pode também gerar mais vendas transformando participantes em clientes inciando uma campanha de e-mail a eles após o término da sua promoção de indicação no Facebook. Aí é onde você envia uma série de e-mails eventualmente que inclui conteúdo que chama a atenção e finalmente os instiga a comprar.
  4. Visibilidade da marca: O aumento da visibilidade da sua marca acontece quando os usuários de Facebook veem seus amigos compartilhando sua marca e sua promoção de indicação na linha do tempo no Facebook. Nem todos serão atraídos a acessar a fanpage da sua marca naquele momento através do compartilhamento, mas se eles verem múltiplas atualizações da sua marca sendo compartilhada por amigos com o tempo, eles provavalmente vão acessar a página da sua marca para saber mais sobre o que seus amigos tem falado.

5 passos para fazer uma promoção de indicação no Facebook

1. Escolha um prêmio e um número mínimo de indicação que cada participante deve alcançar

O prêmio é a peça mais importante na sua promoção de indicação. Ele é responsável por atrair usuários a participar e indicar a amigos. Faça do prêmio algo relevante ao seu negócio.

Um bom prêmio para recompensar os participantes que atingiram o número de indicação requisitado é um vale-compras da sua empresa. Por que? Duas razões:

  1. Um vale-compras é atraente para todos os seus clientes em potencial - é o prêmio que atrai o maior número de pessoas. Se você usar um produto ou serviço que você oferece como prêmio, sua promoção de indicação no Facebook apenas vai atrair aqueles clientes que se interessam especificamente naquilo. Entretanto, com um vale-compras, sua promoção vai obter participações de usuários que estão interessados em sua marca.
  2. Apenas vai atrair usuários que estão interessados na sua marca, que é o que você quer! Se você dar um iPad como prêmio, sua promoção de indicação no Facebook vai atrair inúmeros participantes, mas essas pessoas apenas estarão interessadas no iPad, não na sua marca. Isso torna-se um grande obstáculo na hora de convertê-los em verdadeiros clientes para a sua empresa. Premiar o vencedor com um vale-compras garante que os participantes possuam um interesse verdadeiro na sua marca, o que torna o trabalho de transformá-los em cliente muito mais fácil.

Você também precisa escolher o prêmio-base, obtido por todos participantes que entram na sua promoção de indicação no Facebook, mas que não necessariamente alcançam o número de indicação solicitado. A gente recomenda dar um cupom de 15% a 25% de desconto. Isso vai ser atraente o suficiente para que usuários participem sem interferir nas suas margens de venda.

Depois, decida qual será a meta de indicação para cada participante. Ela vai depender do tamanho da sua comunidade (ou verba disponível para marketing) e do prêmio final. Quanto maior cada um deles for, maior pode ser o número de indicação requisitado. Eu recomendo manter esse número entre 3 e 20, ou seja, os participantes devem fazer com que de 3 a 20 amigos participem da sua promoção de indicação no Facebook.

Para uma pequena empresa que ainda possui uma comunidade pequena, prêmio e verba moderados, requisitar 3 indicações por participante vai ser atraente o suficiente para que os participantes compartilhem e recompensador o suficiente para você (que vai fazer 3 novas vendas).

Para grandes empresas, dar um prêmio de alto valor, uma meta de não menos que 20 indicações pode ser facilmente solicitada e ainda vai gerar inúmeros clientes em potencial.

2. Monte a sua promoção de indicação no Facebook

A página de uma promoção de indicação no Facebook precisa ser simples e atraente ao mesmo tempo. Ela deve deixar as pessoas interessadas na promoção e no prêmio, e também facilitar a participação. Abaixo você conhece 5 elementos de uma página de promoção de indicação no Facebook:

  1. Título impactante: Um pequeno título usado como uma chamada para a sua promoção de indicação no Facebook é a melhor maneira de aumentar o número de participações. Por exemplo, ‘indique 5 amigos para ganhar um vale-compras no valor de R$25.00 da loja do João’ é simples e informativo - ele diz aos visitantes o que eles podem fazer nessa página, qual é o prêmio e qual é a empresa realizadora da promoção de indicação no Facebook. Ele contém informações essenciais que uma pessoa precisa para se sentir informada o suficiente para participar da promoção de indicação no Facebook.
  2. Imagem do prêmio: Uma imagem do prêmio que você vai oferecer é uma boa maneira de estimular usuários que querem ganhá-lo. Se você está dando um vale-compras como prêmio, inclua uma imagem do valor do vale-compras e de um produto que as pessoas podem comprar com o prêmio.
  3. Informações de participação, meta e premiação: Inclua um pequeno parágrafo com informações sobre o prêmio, como participar, como indicar a amigos e quaisquer outras regras e restrições para sua promoção de indicação no Facebook. Você pode facilmente adicionar um link para uma página externa onde o regulamente pode ser lido usando nosso editor de texto HTML para manter a página da sua promoção de indicação no Facebook mais limpa.
  4. Formulário de participação: O formulário de participação de uma promoção de indicação no Facebook inclui um campo para endereço de e-mail e um botão para enviar. Depois que o usuário entra, ele recebe um link único de indicação por e-mail e na publicação que é feita automaticamente quando ele participa. Eles podem compartilhar com amigos para incentivá-los a também participar da promoção de indicação no Facebook e contabilizar uma indicação para eles.
  5. Botões de compartilhamento e comentários: Facilite o compartilhamento para os participantes da sua promoção de indicação no Facebook com amigos incluindo plug-ins de compartilhamento diretamente da página da sua promoção. Os aplicativos da Wishpond incluem botões de compartilhamento do Twitter, Facebook, Google+ e Pinterest. Eles também incluem uma caixa de comentários do Facebook para impulsionar a interação na página da sua promoção de indicação no Facebook.

3. Promova e compartilhe a sua promoção de indicação no Facebook

Com a promoção de indicação no Facebook configurada, agora é hora de promovê-la. Vai acontecer um cresciment orgânico conforme os participantes indicam a sua promoção para amigos, mas você vai precisar de alguns impulsos iniciais para semear a sua promoção. Abaixo você confere 5 métodos para impulsionar a sua promoção de indicação no Facebook:

  1. Envie um e-mail para a sua lista de contatos: Envie uma mensagem para a sua lista de clientes e contatos - muito provavelmente eles irão participar da promoção e vão indicar amigos para participar e dar um pontapé inicial na sua campanha.
  2. Compartilhe sua promoção nas redes sociais: Compartilhe no Facebook, Twitter, Pinterest, Google+ e em qualquer lugar que você tenha presença. Essa é uma boa maneira de introduzir usuários de outras redes à sua página do Facebook e deixá-los ainda mais interessados à sua marca.
  3. Adicione um banner à página inicial do seu site: Se você faz vendas online, você obtem maior parte do tráfego para o seu site, não para os seus canais nas redes sociais. Aumente esse tráfego incluindo um banner na página inicial do seu site que direciona visitantes à página da sua promoção de indicação no Facebook.
  4. Crie um anúncio no Facebook: Essa é uma boa forma de alcançar novos usuários que talvez ainda não conheçam a sua marca. Esses anúncios podem ser segmentados de forma que alcance somente o seu público-alvo.

4. Monitore sua promoção

Dependendo dos seus objetivos, você pode estar interessado em acompanhar participações, indicações, compartilhamentos ou novos fãs. Aqui vão 3 métodos para monitorar as estatísticas da sua promoção de indicação no Facebook:

  1. Informações do Facebook: Elas permitem que você veja o número de compartilhamentos, curtidas e comentários que as suas publicações recebem, e o número de novos fãs que a sua página recebeu durante a promoção.
  2. Google Alerts: Configure uma conta no Google Alerts para monitorar menções da sua promoção de indicação no Facebook na internet.
  3. Relatório de campanha da Wishpond: Os aplicativos para concursos e promoções da Wishpond incluem um relatório de campanha em tempo real, que permite que você veja visualizações, participações, indicações e taxa de desistência em tempo real. Ele permite que você atualize sua promoção de indicação no Facebook em tempo real enquanto ela ainda estiver ativa.

5. Contato de acompanhamento e promoção

Uma vez que a sua promoção de indicação no Facebook termine, você pode usá-la para promover a sua página do Facebook ainda mais. Veja as 4 maneiras que você pode usar uma promoção encerrada para manter os seus fãs engajados:

  1. Anuncie os fãs que alcançaram a meta de indicação no seu blog, fanpage e outras redes sociais.
  2. Crie um infográfico mostrando, em ordem cronológica, as pessoas que alcançaram a meta de indicação da sua promoção.
  3. Envie um e-mail de acompanhamento para os participantes com uma oferta especial para transformá-los em verdadeiros clientes.
  4. Compartilhe seus planos para futuras promoções no Facebook para manter seus fãs engajados.

Todas essas ações mantem um momento em andamento e vai gerar interesse entre seus fãs nos concursos e promoções que você fizer no futuro na sua fanpage.

Escrito por Mateus Tavares

Saiba mais:

image