3 passos para obter e engajar público de conteúdos

3 passos para obter e engajar público de conteúdos

Você cria um excelente conteúdo. É criterioso, exclusivo, inovador e feito de forma profissional.

Parabéns!

Mas você ainda tem dificuldade para ganhar leitores, e luta para conseguir engajamento.

Você não está sozinho nessa.

Esse artigo vai te dar 3 dicas para obter e envolver os leitores. Vou falar sobre as duas principais estratégias que eu utilizo para aumentar o alcance do conteúdo, e você deve seguir isso com a melhor tática para incentivar que leitores ajam em seu nome e compartilhem seu conteúdo através de suas próprias redes sociais.

1. Promova-se para influenciadores

Esta é uma distinção que eu considero ser importante: você não promove o seu conteúdo para influenciadores. Você se promove.

Claro que o seu conteúdo tem que estar sob um certo padrão antes de muitas pessoas influentes responderem, mas depois que o padrão é alcançado, tudo passa ser a forma como você se aproxima desses influenciadores - e o que você pede.

Logo abaixo você confere a lista dos 4 maiores influenciadores (de conteúdo) feita pela Forbes no final do ano passado.

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Algumas orientações que você precisa seguir:

1. Não contate influenciadores diretamente: Não inicie uma relação com uma “solicitação”. Ao invés disso, encontre um maneira de os atingir dentro de suas comunidades sociais:

-Siga-os nas redes sociais e veja onde eles se envolvem.

-Comente próprios artigos deles.

-Esteja ativo nas discussões/perguntas e respostas depois das apresentações deles.

-Aproxime-se deles com sugestão de publicação para blogs (se eles possuírem um).

-Inclua-os em um artigo de blogs favoritos de 2013 ou lista de citações líderes de pensamento.

2. Não envie e-mails automatizados: Ao invés vez disso, envie-os um e-mail mostrando que você sabe quem são eles, tem lido o que escrevem ou dizem, e se envolveram com eles antes (por exemplo, tente algo como “você pode se lembra do meu comentário em seu artigo da semana passada, em que discutimos ___ ?”). Isso fornece mais contexto e aumenta a chance de resposta.

3. Não pergunte demais: O “solicitar” do seu influenciador escolhido deve, pelo menos inicialmente, ser algo que não requer muito (um compartilhamento, uma citação, etc). Lembre-se qie marketing de influência não é sobre o objetivo final, é sobre a criação de um relacionamento mutuamente benéfico.

4. Seja muito específico: Faça a sua solicitação algo específica. Não os peça geralmente que compartilhem suas coisas. No lugar disso, fale sobre como você vê essa interação como sendo mutuamente benéfica.

5. Seja bastante amigável: Influenciadores são pessoas também. Seja absolutamente respeitoso (você não vai conseguir nada contrariando essas pessoas), mas não se deixe intimidar. Seja autêntico e (como o seu conteúdo) coloque sua personalidade em sua interação.

Se você quiser aprender as principais maneiras de encontrar seus líderes de indústria, confira “ Marketing de Influência :Como encontrar líderes de indústria"no blog da Wishpond.

2. Sindicadores e colaborações em blogs

Se você espera que seus leitores venham até você, você não está no caminho certo (ainda). Você precisa espalhar seu material o mais longe e amplo possível.

Sindicadores : Alguns de vocês podem ter ouvido falar que a sindicação já não funciona mais para aumentar o alcance da sua marca, já que os links que você constrói em sites de agregadores para sindicar links/conteúdo são inúteis em SEO.

Assim eu entendo: Sim, os links são sindicados, cada vez mais, sendo punidos por pesquisas no Google. Os links que você gera a partir desses sites não aumentam o SEO do seu conteúdo. No entanto, eles não interferem no SEO do seu conteúdo. E o tráfego que é gerado a partir desses sites (de sindicação) ainda é valioso.

Seguem alguns sites que a Wishpond utiliza regularmente:

-Colmeia

-À toa na Net

-MeusLinks.com

-Link Irado

A maioria deles é mais sobre curiosidades e novidades, mas como eu falei antes, não ajuda no SEO porém gera trafego para seu blog.

Encontre mais aqui caso seja bom para seu tipo de conteúdo.

Colaborações em blogs: Talvez você pense que é uma falta de senso escrever para um outro blog com o intuito de gerar uma audiência em seu próprio blog.

Você estaria equivocado em pensar assim.

Colaborar com outros blogs não só permite que você (geralmente) coloque links de volta para o seu próprio conteúdo, site ou perfis sociais, mas também aumenta a sua própria reputação como escritor e é de longe o meu formato favorito de marketing de influência.

Considere o seguinte: Toda vez que você escreve para alguém, essa pessoa está endossando o que você está dizendo. Quem publica o que você escreve está essencialmente dizendo: "Confio nesta pessoa como um especialista no assunto. É o marketing de influência totalmente público!

Por isso é necessário comentários em blogs de marketing, assim você criar vínculos que no futuro pode te render espaço para colaborações.

3.Otimização para mídia social

Compartilhar o seu próprio conteúdo é muito bom, mas ele não se torna tão popular. Você precisa de leitores que também sejam "divulgadores” do seu conteúdo e marca.

Quando eu falo sobre o conteúdo, que é otimizado para redes sociais, eu estou falando sobre o conteúdo que é facilmente capaz de ser compartilhado, comentado e recomendado.

Vamos pensar de outra forma: o compartilhamento social é o novo marketing de boca-a-boca. É, resumidamente, quando uma pessoa encontra algo e em seguida diz aos amigos: “Ei, sou eu. Acabei de encontrar essa coisa incrível e eu acho que você também iria gostar.” Um compartilhamento funciona da mesma forma, por isso inclua botões de compartilhamento para distintas redes sociais e deixe fácil de ser encontrado e clicado.

E, como você provavelmente sabe, o marketing de boca-a-boca sempre foi a estratégia mais eficaz disponível. É por isso que eu promovo depoimentos de clientes tão intensamente quando se discute a otimização de landing pages, por exemplo. É por isso que, quando eu falo sobre o melhores práticas de marketing de conteúdo, eu falo sobre ações sociais (não é apenas sobre o otimização de mídia sociais).

Confira 6 dicas para gerar compartilhamento:

Seja criativo em sua imagem principal e utilize-a novamente onde você for publicar ou compartilhar.

Crie dois títulos para seus blogs : um você irá utilizar para promovê-los em redes sociais, como Facebook, Twitter, Google+, etc (algo curto e estimulante, como uma pergunta) e um que é otimizado para SEO (palavra-chave, por exemplo).

Não estrague os detalhes: Certifique-se de que seus links funcionem (sério gente, você ficaria surpreso com quantas vezes eu vejo links quebrados). Edite a gramática e pontuações. Use um encurtador de link (como bit.ly), e mantenha o seu compartilhamento de texto conciso para incentivar re- compartilhamentos.

Tenha cuidado para que cada um dos seus itens de conteúdo tenha um gancho que envolva um leitor de imediato e uma call-to-action, que lhes diga como agir em seu interesse e os leve para uma landing page por exemplo.

Estimule (e responda!) aos comentários que o seu conteúdo gera.

Otimização de mídia social está se tornando cada vez mais essencial para a disseminação de conteúdo. O algoritmo de busca do Google começou a contar os compartilhamentos sociais eendossamentos(comentários, likes, tweets , etc) como votos a favor do seuconteúdo - assim como eles fazem para links também. Então, foque na criação de conteúdo que as pessoas curtem e querem mostrar aos seus amigos.

Conclusão

Espero que você tenha uma melhor compreensão dessas três partes essenciaisda estratégia de marketing de conteúdo.

Essas práticas recomendadas não são complicadas. Algumas delas podem ser demoradas (não apresse um influenciador, por exemplo), mas nenhuma delas são extremamente difícil. Elas são simplesmente as três principais estratégias que você precisa para se manter na mente dos leitores (público de seu conteúdo/serviço) com regularidade.

Eu recomendo que você faça essas perguntas para si mesmo, pelo menos uma vez por dia:

-Fiz algo hoje que reforça a minha relação com um influenciador?

-Já tenho certeza de que meu mais novo material tem um melhor alcance online possível?

-Eu já fiz tudo que posso para otimizar este conteúdo para melhor engajamento social?

-Eu já fiz tudo o que era possível hoje perante ao marketing de conteúdo?

Leitura complementar:

-E-book: Marketing de conteúdo para empresas

-Marketing de Influência : como encontrar líderes de indústria

-Previsões de Marketing: As 5 maiores tendências para 2014

O que acha desses 3 passos? Como falei no incio, se você os seguir não tem como dar errado.

Me conte como a sua estratégia de conteúdo mudou nesses últimos anos. Você já encontrou o sucesso com o marketing de influencia ou compartilhamentos sociais? Deixe sem comentário logo abaixo!

Por Thiara@wishpond.com