Google Adwords para iniciantes: 10 erros em anúncios no Google que você não pode cometer
Existe uma crescente tendência para pequenas e grandes empresas da mesma forma. Mais e mais investimento em anúncios estão sendo feitos para publicidade online - e, particularmente, no Google Adwords como nunca antes.
Mas uma campanha de anúncio mal gerenciada simplesmente desperdiça seus lucros que você conquistou com tanto suor e diminui o potencial de conversão.
Confira os 10 erros que você não pode cometer no Google Adwords.
1. Não dizer sua proposta única de venda (USP)
Você não tem espaço para muitas palavras - você tem 70 caracteres para ser exato - para elaborar a sua mensagem irresistível ou vender sua oportunidade única, produto ou qualquer outra coisa que você queira anunciar. Você tem que utilizar o espaço do seu anúncio de forma convincente para que os clientes ou leads cliquem sobre ele.
Por que eles iriam clicar sobre seu anúncio tendo outras opções de anúncios no Google? Por que um cliente clica no anúncio nos resultados de busca orgânica?
Seja sucinto sobre o seu negócio ou a proposta de venda da campanha. Você está oferecendo frete grátis? Você está lançando uma oferta de venda com tempo limitado? Por que o seu produto melhor do que o de seus concorrentes?
Um exemplo de proposta única de venda com a palavra-chave “Vestido” e “Vestidos”:
- Lojas Renner: Vestidos em até 10x sem juros
- Dafiti: Vestidos a partir de R$35,00
- Liquidação de verão Dafiti. Até 80% off
2. Não determinar orçamento
Antes de configurar a sua campanha de anúncios, determine quanto você quer/pode investir em anúncios no Google. Em seguida, cumpra o investimento.
Tenha cuidado, pois é fácil gastar mais do que o esperado - especialmente quando você faz várias campanhas segmentadas e testes variados.
Faça as contas com base na duração da sua campanha e calcule o seu gasto diário com anúncios. Seus custos diários podem variar, pois o gasto por dia é baseado em uma média diária por mês.
Eu tenho visto muitas empresas pequenas com uma atitude desleixada para limitar seus gastos com anúncios online. E isso me deixa arrepiada! Elas não entendem a razão de planejar custos em conjunto com outros gastos de anúncios (ex: anúncios no Facebook) e atividades promocionais, ou simplesmente ficam confusas sobre o custo da palavra-chave e o processo de licitação do Google.
Não seja uma delas.
Não importa se você tem um negócio com recursos limitados para as estratégias de publicidade online, ou se você é um profissional de marketing sofisticado de uma grande empresa, verifique se você sabe qual é o seu orçamento ideal para o Adwords e o cumpra.
Se você não tem um orçamento - bom, as chances são poucas de você mantem nesse negócio por muito tempo!
3. Não colocar data de inicio e término da campanha
Ok, mesmo que você seja um novato no Google Adwords, você realmente deveria saber isto. Sempre planeje a data de início e término da sua campanha.
Publicidade online custa dinheiro. (Veja acima)
Determine seus objetivos para a campanha de anúncios:
- Você esta promovendo uma oferta?
- Você precisa de conversões para um evento?
- Você está impulsionando as vendas para o mês?
Escolha uma data de início e término para cada um dos seus anúncios baseados nos objetivos das suas campanhas.
Antigamente, isso não era tão claro. Muitas empresas jogaram fora muito dinheiro com esse erro! Agora, o Google e os melhores provedores de Google Adwords, deixam claro que você tem que definir a sua data de término da campanha.
Não jogue fora seu lucro - estabeleça a data!
Mesmo que seus objetivos de publicidade não sejam para um evento baseado em um determinado tempo, sempre tem uma data final. (Seus objetivos devem ser inteligentes de qualquer maneira - lembre-os de que suas estratégias de marketing devem ser: específicas, mensuráveis, atingíveis, realistas e baseadas no tempo).
Sem uma data final, nem sua campanha nem a fatura do seu cartão de crédito terão fim.
4. Anúncios complicados de entender
Deixe seus anúncios simples.
Para aumentar as suas conversões, crie um anúncio claro e simples. Seus potenciais clientes “jugam” o texto do seu anúncio em cerca de meio segundo. Torne isso mais fácil de entender, e você vai ter a sua atenção por um mais de 1 segundo.
Veja alguns exemplos simples e diretos dos textos de uns anúncios. Os clientes podem entender claramente as ofertas que estão sendo oferecidas pelas duas diferente empresas com a mesma palavra-chave “relógios”:
Não crie um anúncio no Google incluindo todos os seus produtos. Mantenha-o simples e direcionado para aumentar as conversões para cada uma das suas campanhas de anúncio.
Mantenha a URL de exibição simples - mesmo que a landing page a ser direcionada tenha um nome longo.
5. Não incluir palavra-chave no texto de seu anúncios
Sempre inclua uma das suas principais palavras-chave no texto ou título do seu anúncio. O Google classifica anúncios baseados em combinação de busca. Quanto mais o seu anúncio coincide com a palavra-chave da pesquisa, mais alta será a posição do seu anúncio no Google.
Então, se a palavra-chave é altamente competitiva, como “relógios”, e você não usa a palavra “relógio” em seu texto ou título do anúncio, o anúncio provavelmente não vai ser um dos melhores exibidos.
Confira quantas vezes esses três principais anúncios utilizam a palavra “relógios”.
Porém, é preciso cuidado. O Google não vê com bons olhos usar a palavra-chave exageradamente no texto e no título do anúncio.
6. Colocar muitas palavras-chave
Quanto mais direcionada a sua campanha for, maior serão suas conversões. O número ideal de palavras-chave que você deve ter é de cinco a vinte.
Mais de 20 palavras-chave deixaram o seu anúncio muito caro - e não muito segmentado. Isso é verdade independentemente se sua campanha é de combinação geral, combinação de frases ou combinação exata.
Antes de começar a fazer a sua campanha no Adwords, pense no que você vai oferecer, quais são seus objetivos, e quem são seus clientes e leads.
Em seguida, liste as palavras-chave que você acha que seus clientes irão utilizar para fazer pesquisas no Google.
O Google te oferece sugestões de palavras-chave automatizadas, com base em seu texto publicitário.
Se os seus objetivos são mais variados do que uma busca de 20 palavras-chave, are agora mesmo. Redefina e diminua os desejos que você quer alcançar com o seu anúncio.Uma solução para isso é criar vários anúncios ao mesmo tempo também - cada um segmentado para diferentes palavras-chave.
Dica: Se você está sem ideias de palavras-chave, utilize o organizador de palavra-chave do Google (Keyword Planner). E para os tipos de anúncios no Google intermediários, utilize palavras-chave negativas para diminuir o CPC, aumentar a sua taxa de cliques (CTR), e obter o ROI que você realmente merece.
7. Não realizar testes de desempenho
Não se acomode e pense só porque você tem um anúncio que está tudo bem. O bom do Google Adwords é que você recebe milhares de análise de acompanhamento em tempo real que são super precisas para o seu marketing pago.
Você tem a oportunidade de obter as melhores taxas de conversão para seus gastos. Aproveite-a!
Faça um teste entre dois fatores (ou, se você já está mais avançado, crie teste multivariável) para:
- Título
- Descrição
- Chamada (Call-to-action)
- Efeito visual
- Link da URL
- Landing page
- etc.
Para o teste, por exemplo, configure um Ad Group:
Faça dois anúncios, um como o anúncio de controle (A) e um (B)com título e texto diferentes.
Observação: O Google pode automatizar o teste A/B para rodar somente o que converte melhor.
Faça os dois anúncios por alguns dias para testar qual deles tem o melhor desempenho. Em seguida, utilize o anúncio com o melhor desempenho para o restante da duração do período de sua campanha (ou teste-os novamente). Pause ou exclua os que não se saírem muito bem.
8. Criar anúncios enganosos
Provavelmente uma das piores coisas que você pode fazer é criar inconsistência, ou pior, publicidade enganosa.
Se você está passando por todos os passos corretamente para fazer seu dinheiro te trazer as maiores taxas de conversão, não estrague tudo direcionando o usuário para uma landing page sem relação alguma com o anúncio.
Certifique-se de que o texto do anúncio esteja de acordo com sua landing page. Se for muito diferente, o seu potencial cliente não vai confiar em você, e assim o dinheiro que você está investindo em anúncios será um grande desperdício.
Se você está anunciando um produto específico em uma determinada cor e você utilizou as palavras-chave corretas para ser encontrado por seus clientes procurando po raquele produto… vincule seu anúncio a uma determinada landing page do produto. Isso vai resultar em conversões mais elevadas com os clientes dispostos a comprar.
9. Call-to-actionincerta
Sua chamada é super importante para seu anúncio PPC (pago por clique). Seja claro sobre o que você está oferecendo e o que exatamente o interessado deve fazer para obter.
Você pode escrever diferentes CTAs para diferentes campanhas que você execute - mas você realmente só tem uma chance de dizer ao seu leitor exatamente qual ação você quer que ele tome ao se interessar pela sua oferta, e o que fazer, uma vez que o mesmo chegar em sua landing page.
Torne suas intenções claras, e você vai aumentar a sua taxa de conversão - seja qual for o seu objetivo de campanha.
Se o seu objetivo é atrair mais vendas, por exemplo, utilize palavras de ação curtas como “Compre”, “comprar” e/ou “Compre agora”, como neste exemplo:
10. Pensar que um formato serve para todos os anúncios
O Google Adwords oferece várias opções de anúncios altamente segmentados. Não faça um anúncio geral, direcionado à página inicial do seu site, e adicionando diversas palavras-chave para buscas (isso não é necessário, como falei nos 9 tópicos acima). Você não irá obter grandes retornos sobre o investimento..
Mesmo se o seu orçamento de publicidade online é limitado, você precisa enviar campanhas direcionadas para obter visualizações - e cliques - pelo público que está procurando por seu produto ou serviço no momento.
Configure vários anúncios ou grupos de anúncios, mesmo que o seu orçamento seja de apenas R$50 por dia e você execute três anúncios diferentes.
Teste seus anúncios também. Determine qual anúncio irá alcançar o cliente certo (ou seja, aquele que realmente tem o interesse de compra). Em seguida, ajuste os seus anúncios para obter mais deles!
Confira como a loja Passarela utiliza diferentes anúncios para diferentes pesquisas de palavras-chave específicas:
O primeiro exemplo é da pesquisa “Sapatos de festa”. Elas incluem a palavra “Sapatos ” e “Festa” em no título do anúncio, para se conectar imediatamente com a cliente que está procurando por isso especificamente nesse momento:
Esse segundo exemplo de anúncio é da pesquisa “Sapatos de salto”:
Conclusão
O Google Adwords pode ser um pouco assustador para os novatos. Não se estresse. Utilize essas dicas para não cometer os erros citados nesse artigo na hora de criar seu primeiro anúncio no Google Adwords. Aplique cada dica, uma de cada vez.
O que você acha? Você já fez campanhas de anúncios no Google Adwords? Elas foram um sucesso? Compartilhe suas dicas de conversão!
Saiba mais:
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Por: Thiara@wishpond.com