Por que pequenos negócios precisam do Google AdWords? [Guia definitivo]

Marketing Online e Google AdWords. Os dois andam de mãos dadas.

Quando um cliente está procurando por um produto, serviço, promoção ou qualquer coisa, eles provavelmente vão pesquisar por isso no Google. Esse cliente está procurando por você!

Para pequenos negócios, anúncios no Google podem ser um método de grande sucesso para conduzir tráfego, promover seus produtos e finalmente aumentar o número de vendas.

Você está fazendo isso?

Seguem as 12 principais razões pelas quais sua empresa pode se beneficiar do Adwords.

1. Alcance seus clientes quando eles querem o que você vende

Qualquer empresa, independentemente do tamanho, quer ser encontrada na primeira página do Google. Obtendo visualizações de consumidores no momento exato em que eles estão procurando as informações, produtos, serviços, ofertas ou localização. Isso é marketing proposital - e é rentável.

Mas, como uma pequena empresa, você está competindo com pessoas que tem uma longa carreira, são experientes, especialistas motivados em SEO para alcançar uma das 10 primeiras posições de resultados de busca orgânica.

Com anúncios no Google, você tem uma vantagem de ter sua mensagem vista por seu público-alvo exatamente quando eles estão buscando sobre o seu tipo de produto, serviço ou ofertas.

2. Alcance seus clientes locais

O Adwords te dá opções de segmentar por localização. Então, se você é uma empresa local (como por exemplo um restaurante de bairro), uma empresa regional (como um banco estadual), ou até mesmo um site de e-commerce (cujo país de estabelecimento possui restrições de fretagem), você pode segmentar geograficamente para obter visualizações de seu consumidor - e você não estará desperdiçando verbas de anúncios com aqueles que não fazem parte do seu mercado-alvo.

O Adwords permite que você facilmente segmente países, regiões dentro de um país, e crie um raio de segmentação (para mostrar os seus anúncios para as pessoas dentro de uma certa distância para o seu negócio). Você pode excluir locais, também, até mesmo na proximidade de sua segmentação.

Excluir localizações aumenta o seu ROI, reduzindo os custos e definindo com mais precisão.

Veja um exemplo da segmentação radial ao redor da “Estátua da Liberdade”, excluindo o alance de 229.000 de Nova Jersey.

Você pode segmentar pelas variáveis demográficas baseadas em geografia, tais como nível de renda. Então, se você está vendendo artigos de luxo, por exemplo, você pode segmentar os 10% mais bem pagos em área especificada.

3. Mostre sua localização

Utilizando o Google Placesem conjunto com o Google AdWords, você pode mostrar a localização da sua loja no anúncio.

Quanto mais fácil você deixa para que os consumidores te encontre, mais provável será deles clicar em seu anúncio e visitarem sua loja.

4. Mostre sua informação de contato

Você provavelmente já viu esses em alguns anúncios: extensões de anúncio.

Extensões de anúncio permitem que empresas aprimorem anúncios com números de telefone, um endereço, downloads de aplicativos, links da landing page, avaliações, visitas às páginas anteriores e muito mais. Essas extensões de anúncios geralmente aparecem em azul, logo abaixo da descrição principal do anúncio.

Com a inclusão de mais informações de contato em seus anúncios no Google, você torna o caminho mais fácil para o seu cliente potencial se conectar com você.

Extensões de anúncios não custam nada mais para incluir em seu anúncio. Mas você ainda é cobrado por cliques em anúncios e outras interações com as suas extensões. Por exemplo, se alguém clicar no seu número de telefone para chamá-lo diretamente de sua extensão de anúncio, você vai ser cobrado por essa conversão. (Sim, o Google pode rastrear telefonemas feitos por um celular, tablets ou cliques pelo computador)

Se você tem um restaurante, por exemplo, você pode mostrar o seu endereço local, e incluir links para páginas de menus, ofertas e outras páginas específicas em seu site. Segue um exemplo de como uma rede de cafeteria canadense utiliza isso:

Tim Hortonsacrescenta o endereço mais próximo. Eles criam links como “Nutrição”, “Café”, “Cartão Tim”, e “Localização” para páginas em seu site, por isso, as pessoas podem clicar diretamente nesses nomes (com os links) para mais informações (e serem redirecionadas).

5. Pesquisas altamente segmentadas

Palavras-chave, palavras-chave, palavras-chave… É assim que o Google Adwords é conhecido.

Como uma pequena empresa, utilize as palavras corretas, que são otimizadas para alta pontuação de qualidade, e segmente os seus clientes, produtos, ofertas, localização e muito mais.

Quanto mais segmentadas as palavras-chave (e frases-chave) forem, melhor o Google irá classificar o seu anúncio. Você também vai alcançar muito mais clientes, que querem exatamente o que você oferece agora.

Se você estiver utilizando diretamente o Google Adwords, não se esqueça de pesquisar através de palavras-chave sugeridas para cada grupo de anúncios que você criar. Alguns provedores de anúncios do Google, como a Wishpond, se oferecem para fazer todo o trabalho para você, escolhendo as palavras mais otimizadas, específicas para os grupos de suas campanhas de anúncios.

Segue um exemplo de palavras-chave sugeridas para um anúncio de loja de sapatos online (Shoe Store):

Use a oportunidade de pensar como o seu consumidor, e escolha palavras que eles estão buscando.Você pode configurar palavras-chave diferentes para cada um dos seus grupos de campanhas de anúncios também. E você pode alterar as palavras a qualquer momento para manter a otimização de seu alcance.

6. Acompanhe seus clientes com retargeting

Você já viu isso. Eu tenho certeza. Você visita um site, permanece por um tempo, em seguida o deixa. Mas então você continua vendo anúncios da empresa ou até mesmo de produto da página que você estava logado. Isso se chama retargeting (O Google possui seu próprio nome para isso, chamado de Remarketing).

Com o Google Adwords, se um cliente interessado já visitou o seu site, um cookie é criado no navegador a partir de um código que você insere no final do seu site. Quando eles deixam seu site, você pode direcionar seu anúncio para segui-los no Google Network.

Você paga mais por isso, mas isso pode realmente funcionar para aumentar as vendas. Pense nisso - essas pessoas estavam interessadas o suficiente para vir visitar o seu site. Você pode ser visto por ela novamente - e, em seguida, de novo e de novo - enquanto a sua marca ainda está na cabeça deles.

Por exemplo, digamos que você tenha uma loja de produtos para bebês. Um pai ou mãe interessado clicou no seu anúncio e visitou sua landing page para carrinhos infantis. Ele pegou o cookie do Google Adwords. Quando ele visitou, por exemplo, um blog popular para pais (que fazem parte do Google Display Network, eles podem ver o seu anúncio para carrinhos novamente. E assim por diante.

É uma tática de marketing mais avançada do Google. Você também pode redirecionar com software como o Adroll, ou anúncios no Google com o software de redirecionamento integrado - como os da Wishpond.

7. Alcance seus clientes por dispositivos móveis - onde eles estiverem

Seu cliente pode estar bem perto da sua porta, quando eles estão procurando por produtos ou serviços como o seu.

O Google Adwords te dá várias opções de otimização para mobile. Você pode segmentar tanto os textos como as imagens dos anúncios para mobile.

Assim, por exemplo, se você promove uma cafeteria local, anúncios para celular são um ajuste perfeito. Seu cliente pode estar procurando por uma cafeteria, enquanto está andando pelo seu bairro. Eles procuram por lugares nas proximidades. Seu anúncio móvel otimizado aparece em primeiro lugar. Você ganha um novo cliente em sua porta.

Nas configurações da sua campanha, você pode deixar os seus dispositivos no padrão “Todos”. Essa opção segmenta todos os tipos de dispositivos, móveis ou não. Se você quer atingir somente os usuários móveis, você tem essa opção também. Segue uma imagem das opções de dispositivos que você tem se você quer mostrar mais o seu anúncio em dispositivos móveis:

-Dispositivos

-Computadores

-Aparelhos móveis com navegador completo

-Tablets com navegador completo

8. Escolha onde seu anúncio é visto

O Google tem muitos e muitos parceiros de anúncios. Você provavelmente já leu um blog do seu nicho, e eles têm anúncios. Provavelmente eles fazem parte do Google Display Network (como por exemplo, o Blogger).

O que isso significa para você? Bem, isso torna mais fácil para você anunciar em blogs de nicho populares - onde seus clientes estão.

Você pode acompanhar os seus resultados e até mesmo excluir sites que não estão tendo o desempenho que você gostaria.

Eu sugiro que, se você estiver começando no Google Adwords, você pode utilizar o Display ou o Search Network, assim você tem um alcance mais amplo. Quando você se acostumar como o Adwords, souber como ele funciona, e ver um aumento do resultado em sua taxa de cliques, então faça uma campanha de anúncios para apenas a Display (visualizações em sites parceiros do Google). Monitore seus resultados, e aprimore seus anúncios que você só tem a ganhar.

9. Obtenha resultados mensurados

Você já se deu conta? Você está recebendo o poder do Google Analyticspara acompanhar os seus resultados.

O Google Adwords te oferece várias opções personalizáveis ​​para acompanhar e avaliar todas as suas campanhas, em um painel.

Você pode, por exemplo, definir e acompanhar seus próprios objetivos para:

  • Retorno sobre o investimento( ROI)
  • Tráfego para seu site
  • Exposição de marca
  • Vendas e conversões

Você também pode avaliar os resultados de cada um dos seus anúncios dentro dos seus grupos de anúncios. Você pode descobrir métricas como:

  • Quais palavras-chave estão tendo o melhor desempenho
  • Qual título consegue a melhor taxa de cliques
  • As vezes que os seus anúncios estão com melhor desempenho
  • E assim por diante

Você pode conectar o seu site com o Google Analytics também.

Sim, você tem ótimas métricas do Google. E, você pode fazer seus relatórios de resultados simples ou complexos, como você quiser. Assim, para as pessoas que não querem passar o dia compreendendo as informações do dados do anúncio - é válido também!

10. Controle seu próprio orçamento

Se você é dono de um negócio, local, você pode estar mais familiarizado com os métodos de publicidade offline. Se assim for, é provável que você pague uma taxa fixa para cada anúncio publicado. E você já deve ter assinado um contrato também, para criar x número de anúncios para x quantia em dinheiro.

Com o Google Adwords, você pode definir o seu orçamento para cada anúncio que fizer - e você pode alterá-lo sempre que quiser. Se um anúncio está tendo um desempenho muito bom, você pode aumentar seus resultados, aumentando o seu investimento com anúncios.

Você começa a definir o seu orçamento diário, que é o que você está disposto a gastar por dia em anúncio.

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Observação: O custo diário é baseado em uma média diária por mês, por isso não se assuste se o seu variar de dia para dia.

Eu recomendo começar com um orçamento de US$20-40 por dia. Quando o anúncio estiver ativo, o acompanhe para avaliar seus resultados. Ajuste seu orçamento com base no ROI dos seus anúncios - ou qualquer que seja seus objetivos particulares são para sua campanha.

11. Execute diversas campanhas para suas necessidades de marketing

Uma coisa muito legal sobre os anúncios do Google é que você pode realizar diversas campanhas diferentes de anúncios, para diferentes objetivos de marketing.

Vamos dizer que você tem um negócio de Produção de eventos. Você quer vender seus serviços para:

  • O planejamento de casamento;
  • Eventos corporativos;
  • Formaturas.

Você pode criar três diferentes campanhas de marketing - uma para cada um dos seus serviços segmentados.

Você pode, então, criar vários grupos de anúncios para cada campanha. Em seus grupos de anúncios, você pode segmentar com palavras diferentes.

Por exemplo, em sua campanha de “planejamento de casamento”, configure 3 grupos de anúncios para segmentar:

-Vestidos de casamento - e palavras-chave relacionadas

-Destinos para lua de mel - e palavras-chave relacionadas

-Advogados pré-nupciais - e palavras-chave relacionadas

Então você pode fazer dois anúncios para cada grupo, para que você possa fazer o teste A/B para encontrar qual anúncio tem o melhor desempenho.

Ok, isso pode parecer um pouco complicado no início. Mas, quando você pegar o jeito dele, vai ver que é realmente muito legal e você obtêm resultados.

12. Melhore seus resultados continuamente

Ao contrário de qualquer publicidade offline que você está fazendo, é muito simples acompanhar o seu real ROI no Google Adwords. Também é muito simples de ajustar o texto do seu anúncio para obter melhores resultados e melhorar seus lucros.

Conclusão

Se você está em um negócio nos dias de hoje, você está no mercado online. Esse é o caminho para chegar ao seu cliente, direcionar o tráfego para sua loja e, finalmente, aumentar as vendas. O Google Adwords deve ser uma parte de seu plano de marketing online. Lembre-ser de inclui-lo na lista de ações de marketing do seu negócio.

Leia outras dicas sobre Google AdWord:

-Google Adwords para iniciantes: 10 erros em anúncios no Google que você não pode cometer

-Google AdWords: 25 termos gerais que você precisa saber

O que você acha? Você usa o Google AdWords para seu negócio? Qual é sua experiência?

Por: Thiara@wishpond.com