Ótimas maneiras de como promover os seus produtos no Facebook!
Se uma pessoa curtiu a sua página no Facebook, significa que ela tem interesse no seu negócioe produtos. Ou seja, ela está interessada em ver as publicações referentes ao seu negócio no Feed de Notícias.
Mesmo com a opção de “curtir”, no entanto, promover o seu negócioe produtos no Facebook é um ponto delicado. Você não quer se forçar, ou forçar o seu produto a toda hora. Porém, ao mesmo tempo você deseja que seus produtos sejam vistos, curtidos e vendidos. Seus fãsgostam de interagir. Eles entram no Facebook para conversar com os amigos e ler boas recomendações sobre suas marcas e produtos favoritos. Como então, o seu negócio pode captar essa ideia e passar a fazer melhores publicações sobre os produtos e alavancar o sucesso do seu marketing no Facebook?
Eu queria saber isso. Eu estava curioso para saber como as marcas famosas obtém tanto sucesso quando postam sobre seus produtos, e descobrir como elas atraem milhões de fãs, como espalham as atualizações de um produto com tantas curtidas, compartilhamentos e comentários por consumidores de todo o mundo. Para isso, eu busquei as páginas das marcas mais populares no Facebook, as analisei, e descobri diversas formas de postar sobre o produtos de forma brilhante.
Aqui estão alguns exemplos bons e inteligentes de publicações sobre produtos em diferentes categorias tiradas das páginas mais curtidas do Facebook.
Você também pode testar.
Perguntas
Perguntas são uma excelente forma de começar uma conversa com o seu consumidor, além de ajudar a atrair [mais fãs](http://blog.wishpond.com.br/post/56425013814/otimas-maneiras-de-como-promover-os-seus-produtos-no)para os seus produtos.
Existem diferentes tipos de perguntas que você pode utilizar no Facebook. Abaixo estão as cinco tipos perguntas mais comuns, com exemplos:
Ideia de divulgação no Facebook #1: Produto de Preferência
Perguntas sobre a preferencia entre dois produtos fazem com que os [seus fãs](http://blog.wishpond.com.br/post/56425013814/otimas-maneiras-de-como-promover-os-seus-produtos-no)optem pelos produtos que eles mais gostam. Um outro exemplo de pergunta de preferencia de produto é o da Xbox. Nessa publicação eles perguntam para os [seus fãs](http://blog.wishpond.com.br/post/56425013814/otimas-maneiras-de-como-promover-os-seus-produtos-no)qual personalização de arma os fãs gostaram mais. Essa é uma maneira não tão sutil de atrair os fãs e fazê-los pensar a respeito do produtos, e compartilhar com os amigos as suas imagens. As pessoas que jogam vídeos games normalmente são apaixonadas pelo seu jogo favorito, logo falar sobre eles é uma forma rápida de conseguir mais curtidas, compartilhamentos e comentários.
Isso é muito fácil de fazer, e se você promover os seus produtos de uma forma divertida relacionada com seus consumidores, você provavelmente terá mais sucesso na com esses modelo de pergunta.
Ideia de divulgação no Facebook** #2: Preencha o espaço em branco**
O preenchimento do espaço em branco na fraseé outra forma de publicação com perguntas eficaz. A partir desse você consegue fazer com os seus fãsparticipem da sua página no Facebook, e falem sobre seus produtos. Esse tipo de publicação normalmente são estruturados por uma frase, com um espaço em branco para que os fãs completem com as suas ideias.
Abaixo está um exemplo de “Preencha o espaço em branco” da Coca Cola. Eles perguntam aos [seus fãs](http://blog.wishpond.com.br/post/56425013814/otimas-maneiras-de-como-promover-os-seus-produtos-no)como eles se sentem quando veem o caminhão da Coca Cola em um dia quente de verão. Além disso, usam a imagem do caminhão da marca com um filtro do Instagram para passar a sensação de um dia de verão.
Outro exemplo desse tipo de publicação é o da Sadia.Ele pede para os seus fãspreencherem a lacuna do que eles gostariam de comer em uma tarde chuvosa, e ao mesmo tempo divulgam o seu bolinho de chuva.
Ideia de divulgação no Facebook** #3: Curta ou Compartilhe**
Uma publicação “curtir vs compartilhar” é uma das formas mais simples de chamar a atenção dos seus consumidores, além de ganhar muitas curtidas e compartilhamentos. Crie uma imagem com dois dos seus produtos, e coloque o ícone de “curtir vs compartilhar”. Peça para os seus fãsescolherem o seu produto favorito clicando em curtir ou compartilhar.
Existe um exemplo da Antártica que pergunta aos [seus fãs](http://blog.wishpond.com.br/post/56425013814/otimas-maneiras-de-como-promover-os-seus-produtos-no)qual edição da cerveja eles preferem: a tradicional ou a edição comemorativa de Carnaval.
Ideia de divulgação no Facebook** #4:Post legenda**
No post legenda você atrai os seus fãspedindo para eles coloquem uma legenda em uma imagem ou vídeo curto, que você postou. Use o produto em seu post para que as pessoas pensem e falem sobre ele.
Abaixo tem um exemplo da National Geographic, onde eles pedem para os seus fãsdo Facebook sugestões de legenda para a foto abaixo. Em apenas 47 minutos, eles tiveram mais de 20.000 interações com os seus fãs.
Ideia de divulgação no Facebook** #5:Faça Enquentes**
Enquete é outro método fácil de atrair os consumidores a sua página no Facebook. Elaborar enquetes sobre seus produtos, faz com que [seus fãs](http://blog.wishpond.com.br/post/56425013814/otimas-maneiras-de-como-promover-os-seus-produtos-no)falem sobre eles. Fazer uma pergunta, e dê os seus produtos como opção de resposta. A Ford exemplifica bem essa ideia. Na sua página do Facebook eles perguntam paraos [seus fãs](http://blog.wishpond.com.br/post/56425013814/otimas-maneiras-de-como-promover-os-seus-produtos-no)qual modelo de carro eles possuem, e aproveitam para divulgar os seus carros seminovos. Dessa forma, eles conseguem não só interagir com os seus fãs, como também obter um banco de dados sobre qual modelo de carro é o mais popular.
Como obter ajuda para promover essas ideias?
A Wishpond pode te ajudar nisso.
Nós oferecemos dois excelentes tipos de concursos culturais, simples e fácil de criar:
> Concurso de Legenda:No consurso de legenda você estimula uma competição saudável e divertida entre os seus fãsatuais e futuros. Divulgue uma foto de algum produto ou algo relacionado a sua marca e assim seus fãs podem criar legendas relacionadas a essa foto
> Concurso de Frase:Nos concursos de frases é possível estimular seu público a elaborar frases relacionadas a sua marca criando uma maior interação com eles. Você pode fazer perguntas para obter sugestões de possíveis novos produtos, ou até mesmo solicitar respostas relacionadas a empresa, fazendo com que os usuários conheçam mais o seu negócio.
Imagens
Publicações com imagens são as mais compartilhadas e comentadas do Facebook. Publicar fotos dos seus produtos sempre é uma boa ideia.Tente fazê-la de forma criativa, e relacionada com o estilo de vida e motivações dos seus consumidores. Dessa forma, você mostra que entende o que o seu consumidor precisa, ao invés de só forçar os seus produtos para ele.
Abaixo estão algumas ideias de fotos que você pode utilizar nos seus produtos.
Ideia de Promoção no Facebook #6:Explore Feriados Nacionais e Internacionais
Use imagens do seu produto aplicada a alguma data festiva, seja ela nacional ou internacional, sempre gera grande interação com os fãs.Como no exemplo da Cacau Show, no Dia da Páscoa publicou uma imagem atrelada a marca desejando “Feliz Páscoa” aos fãs,e teve quase 6.000 curtidas e mais de 4.000 compartilhamentos.
Ideia de Promoção no Facebook #7: Explore dias comemorativos
Esse exemplo não é muito explorado, porque existem vários dias comemorativos que nem todos sabem. Porém, se você souber de algum deles que se relaciona com o seu produto, use-o. Além de trazer uma proposta diferente dos demais dias, você pode promover o seu produto de forma inusitada.
Dê uma olhada no exemplo do Guaraná Antártica. Eles utilizaram o Dia do Amigo para promover o produto. Colocaram uma foto do Guaraná com uma legenda relacionada a comemoração do dia, e isso foi o suficiente para gerar mais de 5.000 curtidas e 700 compartilhamentos.
Ideia de Promoção no Facebook #8: Patrocine Eventos
Se você patrocina eventos, use-o e publique fotos na sua página do Facebook, e aproveite para incluir imagens dos produtos.
A Caixa Econômica Federaldivulga o seu patrocínio na página do Facebook de forma bem eficiente. Fala da marca e ao mesmo tempo a associa com eventos esportivos e culturais.
Ideia de Promoção no Facebook #9: Álbuns** Estilizados**
O álbum de fotos do Facebookpermite que você carregue até 1.000 fotos por álbum. E pensando no seu negócio, você gostaria de manter esse número o mais entendível possível. Para isso, uma boa sugestão é usar o álbum de fotos para mostrar os seus produtos separados por temas. Por exemplo, se você elaborou a nova coleção para a próxima temporada – publique boas fotos desse material em um álbum estlizado.
A Zarausou essa ideia para criar um lookbook para a sua nova coleção de roupas.
Ideia de Promoção no Facebook #10: Publicações que mostrem as vantagens e características do produto
Nem toda publicação precisa ser altamente elaborada. Alguns posts podem ser simplesmente sobre um aspecto único ou interessante que o seu novo produto tem a oferecer. Confira como a Intelaplicou a ideia para mostrar as vantagens do seu Ultrabook. A imagem é simples e foca nas vantagens do produto.
Como obter ajuda para promover essas ideias?
A Wishpondpode te ajudar nisso.
Nós oferecemos um excelente tipo de concurso cultural referente a fotos, simples e fácil de criar:
> Concurso de Foto:O Concurso de Fotoestimula a geração de conteúdos relevantes e é uma ótima maneira de divulgar a sua marca. Em um concurso de fotos, você deve definir um tema para que e os interessados enviem foto relacionada a este tema e possa participar. Sempre pense em algo associado a um dos seus produtos ou serviços.
Inclua chamadas para a ação (CTA)
As Chamadas para Ação podem instigar os seus consumidores a agir. Você deve incluir esse tipo de atividade em algumas das suas publicações sobre os seus produtos, e assim gerar uma maior interação, e posteriormente uma possível compra do seu produto. Esse tipo de atividade normalmente envolve uma imagem atraente e uma frasecurta que chame a atenção dos seus fãspara clicarem no link direcionado.
Muitos dos exemplos mostrados nas duas primeiras partes desse artigo já usaram a Chamada para a Ação, pedindo para os fãs tomarem uma atitude específica. Abaixo seguem mais dois exemplos:
Ideia de Promoção no Facebook #11: Citações com Chamadas para a Ação
Usar uma citação positiva em um meme são as publicações mais populares no Facebook. Associe o seu produto a alguma citação inspiradora, divertida ou alegre. Publique o post com uma Chamada para a Ação para que [seus fãs](http://blog.wishpond.com.br/post/56770245026/otimas-maneiras-de-como-promover-os-seus-produtos-no)compartilharem ou curtam a sua atualização.
Nutellausou essa tática na sua publicação no Dia do Amigo. Eles usam o meme “Querido amigo, lembrei de você neste dia”. O meme ainda conta com a imagem da Nutella como um presente, e CTA é para compartilhar a foto.
Ideia de Promoção no Facebook #12: Vídeos com Chamadas de Ação
Inclua uma chamada para ação com um vídeo interessante, e diga para seus fãsassistirem, e então comentarem ou compartilharem. Vídeos são dinâmicos e podem despertar o interesse de grande parte dos seus fãs.
O [Burguer King](https://www.facebook.com/BurguerKingBrasil?fref=ts)ilustra bem essa ideia com vídeo abaixo. Além da legenda ser bem apelativa, o vídeo é engraçado e faz com que os fãs se sintam atraídos por consumir o produto.
Compartilhe Informações sobre o Produto
Os consumidores gostam de ser bem informados sobre os produtos que usam. E em sua maioria eles buscam essas informações na internet. Publicar sobre as características do seu produto ou curiosidades sobre ele é uma excelente maneira de tornar o seu produto conhecido.
Quando você compartilhar informação sobre o seu produto no Facebook tente ser o mais visual possível. Dessa forma, você passa a mensagem e mantém o conteúdo atraente, interessante e de fácil entendimento.
Abaixo você verá dois exemplos de empresas que adotaram essa estratégia.
Ideia de Promoção no Facebook #13: Como é feito o seu produto.
Mostre como o seu produto é feito. Faça de forma com que o conteúdo seja bem visual eatraente.
Dê uma olhada em como o Starbuckstrabalhou esse conceito. Eles publicaram uma foto do estágio inicial do café, com a legenda falando das etapas que o café passa até chegar especialmente nas mãos do cliente. Esse tipo de ação mostra como a empresa presa pela qualidade do seu produto/serviço.
Ideia de Promoção no Facebook #14: Trivialidades
Compartilhar um pouco de trivialidades ou brincadeiras também é uma boa maneira de conseguir que suas publicações sejam [curtidas](http://blog.wishpond.com.br/post/56770245026/otimas-maneiras-de-como-promover-os-seus-produtos-no), [compartilhadas](http://blog.wishpond.com.br/post/56770245026/otimas-maneiras-de-como-promover-os-seus-produtos-no)ou comentadas. Publique uma ou duas frases engraçadas sobre o seu produto, ou algo relacionado a ele. Não se esqueça de postar uma imagem de acordo.
Um bom exemplo é o da Intel. Eles brincam com as funcionalidades do computador e as ilustra dando com exemplo em uma pessoa. Imagem super propensa e fácil de ser compartilhada
Como obter ajuda para promover essas ideias?
A Wishpondpode te ajudar nisso!
Nós oferecemos um excelente tipo de concurso cultural referente a fotos, simples e fácil de criar.
Nossos aplicativos te permite interação com seu público. Não deixe de seguir essas ideias e atrair mais fluxo para suas redes socias utilizando também os nossos aplicativos.
Videos
Os vídeossão outra forma interativa de atrair os seus fãsquanto aos seus produtos no Facebook. O melhor a se fazer é adicioná-los diretamente na sua página do Facebook porque assim eles não precisam abrir outra página para ver o material.
Existem diferentes maneiras de publicar [vídeos](http://blog.wishpond.com.br/post/56876469764/otimas-maneiras-de-como-promover-os-seus-produtos-no). Abaixo estão dois diferentes exemplos de como aproveitar essa ideia:
Ideia de Promoção no Facebook #15: Vídeos exclusivos ou dos Bastidores
Uma primeira maneira de utilizar essa ferramenta é publicar [vídeos](http://blog.wishpond.com.br/post/56876469764/otimas-maneiras-de-como-promover-os-seus-produtos-no)que dê aos [seus fãs](http://blog.wishpond.com.br/post/56876469764/otimas-maneiras-de-como-promover-os-seus-produtos-no)cobertura exclusiva de um evento de elite que apresente o seu produto. Outra forma de promover através de vídeo é publicar um material que permita que os seus fãs vejam os bastidores do evento, mostre os seus produtos em um vídeo curto.
Nesse exemplo, a Burberrypublica um vídeo com destque parao seu único desfile de moda masculina. Em apenas um dia, eles obtiveram quase 9.000 curtidas. Esse vídeo mostra que os produtos masculinos estão em sintonia com a marca, mantendo a exclusividade que a marca ostenta.
Ideia de Promoção no Facebook #16: Vídeos Divertidos
Humor vai super bem no Facebook. Se essa estratégia está de acordo com os seus produtos, elabore e publique na sua Fanpagevídeos curtos engraçados relacionados com o seu negócio. Essa é uma boa estratégia para promoção.
Dê uma olhada no exemplo da [Claro,](https://www.facebook.com/clarobrasil)que para promover o seu novo serviço elaborou um vídeo curto, simples e engraçado. Esse tipo de estratégia suaviza a mensagem a ser passada para os consumidores, e aumenta aprobabilidade de você obter mais [curtidas](http://blog.wishpond.com.br/post/56876469764/otimas-maneiras-de-como-promover-os-seus-produtos-no), compartilhamentos e comentários do seu vídeo.
Sorteios e Promoções
Promoções nas redes sociais como: compra coletiva, sorteiose concurso de votação são excelentes maneiras de promover o seu produto/negócio, além de fazer com que as pessoas compartilhemo conteúdo. Com a ajuda de aplicativos de terceiros, como a Wishpond, elabore o concurso no seu site na internet e divulgue no Facebook. Dessa forma quando as pessoas participarem da campanha, automaticamente aparecerá uma mensagem no seu Feed de Notícias, contribuindo para a promoção da sua atividade.
Aqui estão três tipo de Promoções Sociais que você pode utilizar para promover seu produto ou serviço.
Ideia de Promoção no Facebook #17: Concursos de Votação
Realizar Concurso de Votaçãofaz com que os seus participantes votemna sua opção favorita dentre as diferentes opções dadas. Essa atividade pode ser utilizada de diferentes maneiras para comercializar o seu produto. Faça a escolha de votosde acordo com a sua variedade de produtos e ofereça um prêmio associado ao produto ou serviço da campanha.
O exemplo abaixo é da Ultra Dee Jayscom um concurso deDJ, onde as fãs pelo Facebook escolhem o seu candidato. O mais votado irá tocar na Festa Electrance.
Ideia de Promoção no Facebook #18: Sorteios
Realizar sorteiosna sua página da internet e divulgar no Facebook faz com que você tenha a oportunidade de divulgar o seu produto ou serviço e atrair os seus consumidores com a possibilidade de ser o ganhador do prêmio.
No exemplo abaixo, [Clube de Regatas do Flamengo](http://www.flamengo.com.br/prehome/)divulga na sua página do Facebook o [sorteio](http://blog.wishpond.com.br/post/56876469764/otimas-maneiras-de-como-promover-os-seus-produtos-no)de brindes customizados com a logo do time. Na legenda eles colocam o link da página onde o sorteio está sendo realizado. Atividades como essas além de gerar um maior engajamento com o público, promove de forma rápida a marca ou o produto associado ao sorteio.
Ideia de Promoção no Facebook #19: Ofertas e Cupons
Quem não gosta de uma boa oferta? Quando você opta por fazer campanhas com cuponsou compra coletivas no seu site e divulgar no Facebook, você pode ter mais divulgação do seu produto ou serviço, e atrair mais fãs. Na sua divulgação inclua imagens sobre o produto que está envolvido na campanha. Se você está trabalhando com comprascoletivas foque em incentivar ao máximo as pessoas a compartilharema campanha, dado que a ação só poderá ocorrer se grande número de pessoas participarem. Se você a sua oferta for realmente interessante, seus fãsserão os primeiros a querer compartilhar com os amigos a campanha.
O [Peixe Urbano](https://www.facebook.com/PeixeUrbano), site de compra coletivas, exemplifica bem a dica acima. Em sua publicação utiliza uma imagem atraente do lugar ofertado e no final da legenda põe: “ [Compartilhe](http://blog.wishpond.com.br/post/56876469764/otimas-maneiras-de-como-promover-os-seus-produtos-no)!
Hashtags
O Facebook introduziu o hashtagrelacionado com as publicações a pouco tempo, quando comparado com outras mídias sociais. Se você ainda tem dúvida de como o Hashtag funciona, aqui segue uma breve explicação: Basicamente o símbolo do hashtag(#) associa uma ou duas palavras principais que as tornam em um assunto de discussão em comum. Esse símbolo já é usado a alguns anos em outras mídias sociaiscomo Twitter e Tumblr.
**** Usar o hashtagnas suas publicações pode torná-las mais acessíveis, quando a pessoa estiver procurando por alguma categoria. O seu uso pode também gerar mais mais interações com outras páginas e fãs por todo o Facebook – e não só os fãs da sua página.
Existem diferentes formas de utilizar o hashtagpara promover os seus produtos. Abaixo estão dois exemplos de empresas que já adotaram essa idéia para facilitar a promoção:
Ideia de Promoção no Facebook #20: Nome da marca #hashtag
Uma forma de promover o seu produto usando o hashtagnas suas publicações pode ser simplesmente usando o símbolo associado ao nome da empresa. Essa ideia é bem aplicada, porque além de promover o nome da empresa, também promove a imagem do produto.
Confira abaixo o exemplo da [Mercedes-Benz](https://www.facebook.com/mercedesbenzbrasil). Essa publicação combina vários ideias já publicadas ao longo das três partes desse artigo como: citações, perguntas para os fãs e o [hashtag](http://blog.wishpond.com.br/post/56876469764/otimas-maneiras-de-como-promover-os-seus-produtos-no). No final da legenda a marca optou por usar o símbolo associado ao nome da marca e gerar mais interações além dos fãs da sua página.
Quando você clica no #MercedesBenz, abre um pop-up relacionado com todas as publicações no Facebook que utilizaram esse hashtag:
Ideia de Promoção no Facebook #21: Patrocínio em Eventos #hashtag
Você pode usar hashtagscom eventos relacionados com o seu produto. Se você está patrocinando um evento, inclua-o nas suas publicações no Facebook. Não se esqueça de colocar foto do seu produto nos seus posts com associados com esses hashtags – essa é uma boa forma de fazer com que seus fãsassociarem o evento que você está participando com o produto.
A BlackBerryexemplifica a ideia citada acima. Como patrocinadores da Mercades AMG Petronas na Fórmula 1, eles publicaram na sua página no Facebook uma foto do carro com a propaganda da marca, e usaram o hashtag#BelgianGP, #F1.
Conclusão
Então, você pode acompanhar 21 exemplos de grandes empresas de como promover o seu produto ou serviço no Facebook. Elas obtém grande popularidade com usando essas ideias, e quem sabe se você também as experimentar também terá grande sucesso.
O que você acha? De que maneiras você promove os seus produtos? Divida com a gente como fazer promoção no Facebook.
Espero que tenham gostado, qualquer dúvida entre em contato com o suporte @wishpond.com
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