10 perguntas que você deve fazer para criar uma campanha de anúncios no Google com sucesso

O Google Adwords é uma das ferramentas mais poderosas em marketing online. Você pode criar campanhas complexas e altamente segmentadas por um baixo custo e muitas conversões.

Entretanto, como um assistente de marketing de uma empresa pequena, isso pode ser uma aventura assustadora.

Antes de ficar ansioso, comece com um pouco de planejamento. Confira as 10 perguntas que podem tornar a sua campanha de anúncios no Google um sucesso.

01. Quem é o meu público-alvo?

Isso parece ser óbvio, mas se você estiver criando uma campanha de anúncios no Google altamente segmentada, você precisa saber qual é o público que você está tentando alcançar.

Liste alguns dados demográficos dos seus clientes como:

  • Eles fazem parte de um mercado local?
  • Eles são outras empresas, indivíduos ou famílias?
  • Eles iriam procurar pelo seu negócio através de um celular ou laptop?
  • Quão bem eles conhecem o que você vende?
  • O que eles querem quando estão procurando por você

Por exemplo, se você possui um restaurante que serve comida italiana caseira:

  • O cliente é local.
  • Para este anúncio: alcançar executivos da região.
  • Eles estão buscando através de computadores do trabalho
  • Eles provavelmente conhecem o restaurante, mas ainda não experimentaram.
  • Eles querem um novo lugar para almoçar: o nosso restaurante!

02. O que eu tenho a oferecer?

Como qualquer campanha de marketing, você precisa criar ou resolver um problema. Você também precisa mostrar por que o seu negócio é a melhor opção para o seu cliente.

Responda essas perguntas sobre a sua campanha:

  • Qual é a vantagem do seu negócio em relação aos seus concorrentes?
  • Qual é a sua proposta única de venda?
  • O que você está oferecendo agora para conquistar o clique do usuário no seu anúncio?

Seguindo o exemplo do restaurante italiano…

  • Nosso restaurante é local (no seu quarteirão) com uma comida italiana autêntica e caseira.
  • Nós fazemos a comida rapidamente, sem perder a qualidade, para executivos com pouco tempo para almoço.
  • Estamos oferecendo delivery grátis em grandes pedidos de almoço - e um desconto exclusivo de 10%.

E é claro, você pode criar várias campanhas para promover diferentes ofertas e novidades.

03. Pelo que os meus clientes estão buscando?

O Google Adwords é marketing proposital. Você está sendo visto por clientes potenciais exatamente quando eles estão buscando por sua oferta, produto ou serviço.

Pense como o seu cliente. Liste o que você pensa que eles digitariam no Google quando querem algo que você ofereça.

Para o restaurante italiano, algumas palavras-chave poderiam ser:

  • pizzarias no bairro [nome do bairro]
  • pizzarias boas e baratas
  • cupom de desconto pizza

As palavras-chave são uma das partes mais importantes na sua campanha de anúncios no Google. Elas são responsáveis por fazer com o que o seu anúncio seja compreendido pelos algoritmos do Google. Use o AdWord Keyword Planner para ver estatísticas de palavras-chave, ou se você não consegue pensar em boas ideias no momento.

Existem inúmeras ferramentas de Google AdWords, como a da Wishpond, que podem otimizar a seleção de palavras-chave para você.

04. O que eu quero obter com os meus anúncios?

Pense nos resultados que você quer conquistar através das suas campanhas. Liste os seus objetivos.

Você quer:

  • mais tráfego para a loja física?
  • mais tráfego para o site da sua loja?
  • conversões em vendas?
  • obtenção de clientes potenciais?
  • participantes de uma campanha de cupons?

Quanto melhor você saber o que você quer ou precisa dos seus anúncios no Google, melhores serão os resultados a ser obtidos. Você pode ajustar a sua segmentação, corpo do anúncio ou grupo de anúncio.

05. O que eu quero que meu cliente faça?

Defina o que você quer que o seu cliente potencial faça quando após clicar no seu anúncio. Isso será baseado nos objetivos da sua empresa para as campanhas de anúncios no Google, mas especificamente quais ações você quer que o usuário tome quando clica sobre o anúncio.

Você quer que usuários interessados:

  • solicitem um cupom na sua landing page?
  • entrem em contato com você por telefone?
  • façam uma reserva online?
  • curtam a sua página do Facebook?
  • comprem um produto específico?

06. Como faço com que os usuários façam o que eu peço?

Então, como você vai motivar o seu cliente a tomar a ação que você quer? Antes de moldar o seu anúncio, liste um número de calls-to-action focadas em conversão.

Uma ótima chamada deve ser curta, instrutiva e simples. Quanto mais claro for o que você está pedindo, mais chances de conversão você terá.

Neste exemplo, a pizzaria Ragazzi usa duas chamadas: “Clique e peça” e “ligue pra gente!”

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Você também pode incentivar a ação fazendo ofertas com tempo limitado, descontos exclusivos ou outras propostas únicas de venda.

07. O que os meus concorrentes têm feito?

Ficar atento sobre as escolhas dos seus clientes é sempre uma boa ideia. Confira o que a sua concorrência tem feito o Google AdWords, ou outras estratégias de publicidade também.

Pesquise as marcas concorrentes procurando pelas palavras-chave que você escolheu ou procure pelo nome dos seus concorrentes diretamente no Google.

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Faça uma análise competitiva simples. Depois liste as forças e fraquezas das campanhas dos seus concorrentes. Determine como você pode levar a melhor sobre eles, para conseguir mais clientes.

Você oferece um serviço melhor? Você é mais orientado para o valor? Se eles estão no Google Places, você também está? Há palavras-chave diferentes que você possa usar? Você pode fazer uma call-to-action mais clara? Você tem um número de telefone para otimizar o seu anúncio para celulares?

Ao ver os seus rivais, você tem uma melhor compreensão sobre contra quem o seu negócio está competindo - e você pode agir para otimizar suas campanhas de anúncios no Google.

08. Qual é o meu orçamento?

E aqui estamos, falando sobre dinheiro. Você precisa fazer com que o seu anúncio PPC gere receita para o seu negócio. Faça um planejamento para o seu orçamento em anúncios no Google antes de começar.

O Google AdWords é pago pelo número de cliques recebidos no anúncio a cada dia. Se você nunca criou nenhuma campanha de publicidade online, isso pode ser algo novo para você, então garanta que você saiba como o sistema de pagamentos funciona.

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O Google possui múltiplas formas de cobrança. A principal que você precisa conhecer como um iniciante (ou pessoa ocupadíssima) é o PPC padrão (também conhecido como CPC).

Pay-Per-Click (PPC) permite que você configure o seu gasto com anúncios baseado no número de cliques no seu anúncio no Google. É a forma de cobrança padrão quando você está criando uma campanha de anúncios.

Calcule um investimento diário que funcione para as necessidades do seu negócio. Se você é iniciante, eu recomendo começar na faixa de $20 e $50 por dia. Você pode acompanhar os seus anúncios e ajustar o seu investimento conforme for. Então, se você está obtendo bons resultados, aumente o seu investimento diário sobre anúncios no Google!

Existe também algo chamado de Maximum Cost-Per-Click. Essa é a quantia máxima que você está disposto a pagar por um clique. Aqui é que você usa um pouco de estratégia. Quanto mais você está disposto a pagar por um clique, maior será a chance de o tráfego aumentar. Quanto menos você quer pagar, menos tráfego. Você está dando um lance contra a sua concorrência pelas suas palavras-chave e outros fatores. Basicamente, o maior CPC geralmente consegue a melhor posição na listagem de anúncios no Google. Mas sempre fique ligado ao seu ROI otimizado.

09. Quanto tempo minha campanha vai durar?

Quanto tempo você quer que os seus anúncios no Google fiquem no ar? A resposta para essa pergunta pode variar de uma campanha para outra. Mas você deve planejar esse período antes de iniciar os seus anúncios.

Por exemplo, você pode estar hospedando um sorteio no seu site. Você precisa espalhar a novidade pela internet afora, então promova-o com anúncios no Google. A sua campanha de anúncios deve parar quando o seu sorteio se encerra.

Você pode rodar um anúncio no Google prolongado para gerar exposição de marca, ou tráfego constante para o seu site.

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Planeje a duração da sua campanha de anúncios no Google para que você não tenha que pagar por anúncios por toda a eternidade!

10. Como eu vou mensurar os meus resultados?

Com o Google AdWords, existe um número quase que ilimitado de formas de acompanhamento e mensuragem da sua campanha.

O que você quer analisar vai depender fortemente do que você quer obter com a sua campanha de anúncios no Google. Listre as métricas que você precisa verificar, como:

  • Número de cliques para a landing page do seu sorteio
  • Número de novos contatos obtidos
  • Número de vendas
  • Valor das vendas
  • Retorno sobre o investimento (ROI)

Depois configure o seu sistema de monitoramento de resultados antes de iniciar sua campanha de anúncios no Google. Você pode conectar a sua conta do Google AdWords à sua conta do Google Analytics. Ou utilizar uma ferramenta de anúncios no Google separada para ver um relatório com métricas atualizado em tempo real.

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Ao mensurar os resultados, você pode testar variações do seu anúncio e otimizá-las em tempo real. Você também pode acompanhar (em detalhes) a mais importante das métricas: o resultado final.

Conclusão

Uma vez que você chegou a uma resposta para cada uma dessas perguntas, você está pronto para fazer uma campanha de anúncios no Google melhor. Faça um rascunho dos seus anúncios. Faça alguns. Começe pequeno, e teste com o tempo.

Quer saber mais sobre Google AdWords para pequenas empresas? Confira nossos artigos:

E aí? O que você acha? Você já rodou anúncios no Google? Quais foram os resultados? Compartilhe suas dicas abaixo!

Escrito por Mateus @ Wishpond