5 exemplos de anúncios no Facebook criticados detalhadamente
Hoje eu vou atacar de crítica. Vou dar o meu sincero (de forma educada) parecer sobre cinco anúncios no Facebook, e te passar alguns tópicos de cada um para que você possa levar para suas próprias campanhas de anúncios. Como vou criticar, fique atento nos pontos fortes e fracos de cada anúncio.
Se você já leu todas as melhores práticas e técnicas de anúncios no Facebook, mas quer saber quais elas (ou tentativas falhas de outras pessoas) são, então você está no lugar certo.
Primeiro vou falar o que torna um anúncio no Facebook eficaz, e então irei fazer as minhas críticas dos anúncios.
O que torna um anúncio no Facebook eficaz?
Antes de irmos direto para os exemplos de anúncios, eu quero te dar três características de um anúncio no Facebook eficaz. Isso vai te dar um melhor entendimento do que cada um dos exemplos deveria conter e permitir que você teste seu conhecimento nesses exemplos antes de criar os seus próprios anúncios.
1. Uma clara e simples Call-To-Action
Nada faz as pessoas escaparem mais de um anúncio do que textos intermináveis. Quanto mais curto você puder criar seu ponto de vista, melhor. Se você não pode passar seu ponto de vista no anúncio para uma pessoa em meros segundos, você precisa tornar isso mais curto pois esse é o tempo que eles vão te dar antes de mudar para outra coisa (tirar os olhos do seu anúncio).
2. Quando chama sua atenção
Um anúncio, em design, significa fazer com que uma pessoa pare de fazer o que está fazendo e dê atenção ao anúncio. Não é ofensivo, caso você se pergunte. Anúncios ofensivos podem até chamar a atenção do usuário, mas eles nunca serão clicadas. Pior ainda, eles ainda podem reportar como ofensivo. Anúncios no Facebook bem bolados fazem você parar e pensar. Eles trabalham em cima dos seus medos e fazem vocêe se perguntar se você realmente está fazendo a coisa certa ou tem a resposta certa. Assim que você chama a atenção de alguém.
3. Quando sua proposta de valor vale o clique
Como eu mencionei em alguns artigos, anúncios no Facebook são bem diferentes de anúncios no Google. Com o Google Adwords, sua inteira proposta de valor pode ser que você vende vestidos para festa com preços baixos. E isso funciona se você está servindo seu anúncio para uma pessoa que está pesquisando por “vestidos com preço baixo”. Mas no Facebook você não tem o conhecimento do que as pessoas precisam e querem no momento. Você apenas sabe os interesses gerais delas e informações geográficas, então você precisa utilizar uma proposta de valor que possa atrair seu público-alvo a clicar onde quer que ele veja o anúncio, não importa o que especificamente eles estão pensando sobre no momento.
Então o que torna uma proposta de valor valer o clique?
Isso precisa resolver um problema ou responder uma pergunta que uma pessoa tenha. Precisa fazer alguém dizer “Sim, eu quero aprender mais sobre isso” ou “Eu tenho tido esse problema”. Ou seja, algo que pessoas comuns se identifiquem.
Exemplos de anúncios no Facebook
Uma coisa a se notar antes de começar é que esse anúncio no Facebook é o que o nosso gerente de marketing de conteúdo (Nick Steeves) viu quando logado em seu Facebook. Assim, eles devem ser direcionados para homens de 25 anos de idade, que moram no Canadá, que gostam muito de marketing online e outras coisas relacionadas com a mídia social.
Agora que já sabemos quais qualidades observar em um anúncio, vamos criticar alguns anúncios no Facebook reais. Eu vou dar minha análise com cada uma delas em mente, bem como discutir alguns dos detalhes em cada anúncio individualmente.
#1. PosiRank
Call-To-Action: Palavras negativas como essas em CTAs é muito bom. Elasdizem a uma pessoa que ela está fazendo algo errado são ótimas para fazer com que usuários parem e pensem sobre o seu anúncio no Facebook. No caso do exemplo eles mencionam que eles podem estar revendendo SEO de péssima qualidade e de forma errada.
Infelizmente o resto do anúncio é como uma pesquisa regular do Google ou Banner de anúncio, com os benefícios do produto direto. Para fazer um anúncio mais fácil de ganhar cliques, na descrição eu diria algo como “Obtenha grátis nosso e-book com erros cometidos até mesmo pelos SEOs ”, com o link para um o local de download do E-book.
Poder de chamar atenção: O"X" vermelho junto com as palavras “Stop"e "Crappy” realmente me fazem parar e olhar. É o oposto de anúncios comuns que diriam “Aumente seu negócio” com um grande sorriso estampado. Quando utilizado corretamente como esse anúncio, negatividade é um grande jeito de chamar atenção das pessoas e fazer com que elas leiam o que você quer.
Proposta de valor: Como eu disse antes na Call to Action, a proposta de valor desse anúncio no Facebook não é algo que vai me fazer clicar. O Anúncio está tentando me vender um produto, o que é a maneira errada para um anúncio no Facebook. Um excelente valor seria oferecer uma oferta de um e-book grátis com conteúdo que o público-alvo se interessa e irá o ajudar-los.
#2. Conduit Mobile
Call-To-Action: Para ser sincera eu nem sei por onde começar com esse anúncio tão “desorientado”. Calma, o que quero dizer é que nem o mais básico está correto que é a seta apontando para o o botão de curtir a página. É lá que eles querem que eu clique? e a pior coisa é que a imagem, que é a parte mais importante para engajamento nesse anúncio, não é uma imagem com link, é apenas uma imagem estática. Por isso quando você clica na imagem o que aparece é a mesma imagem ampliada no próprio Facebook, como você pode ver abaixo:
Poder de chamar atenção: Esse anúncio não meu deu nenhuma razão para parar tudo o que estou fazendo e clicar nele. Parece um banner genérico que já vi milhões de vezes antes em um app em celular.Os doces são a única coisa que me chamou mais a atenção, o que não é bom, porque me faz pensar em doce, e não sobre a construção de um aplicativo móvel (que é o ramos da empresa). Então eu escapei dele rapidamente.
Proposta de valor: Ao menos que eu queria criar um app de dispositivos móveis para meu negócio agora mesmo,a probabilidade é extremamente baixa, este anúncio não me dá razão para clicar. Semelhante ao anúncio PosiRank acima, a venda de um produto em um anúncio no Facebook é o errado.
#3. Scribd
Call-To-Action: A primeira parte da CTA foi feita corretamente me puxando rapidamente "Veja porque Wired Magazine chama Scribd o “Nettflix para livros” (Wired é uma revista para quem gosta de tecnologia e Netiflix é um site americano muito popular para assistir filme online). Eu sou fascinada por tecnologia então ambos foram ótimos para criar credibilidade e obviamente entendimento sobre o serviço.
Poder de chamar atenção: Apesar de não ser super-alto, eu achei a imagem interessante o suficiente para chamar atenção. A imagem da criança debaixo das cobertas com o título “Never Stop Reading” (Nunca pare de ler) trouxe de volta alguma nostalgia e saudade da minha imaginação quando criança. E do jeito que ela está sorrindo e olhando para algo de fora da imagem realmente capta a atenção
Proposta de valor: Essa é uma ótima proposta de valor para um anúncio no Facebook: Grátis um mês de algum serviço". A única coisa que eu gostaria de saber é se eu preciso cadastrar meu cartão de crédito para acessar o mês de graça. Se Se não, eles poderiam acrescentar “Não é necessário cartão de crédito”. Dessa forma ficaria mais claro para todos os interessados e mais fácil de conversão.
#6. CognitiveSEO
Call-To-Action: Essa é muito longa. Eu apenas vou ver as 3-4 palavras de qualquer coisa antes de decidir se vou escapar desse anúncio ou continuar lendo. E essa CTA falha no teste inicial: “Caso de estudo atual e único…” Já li 5 palavras e ainda não sei o que vocês estão me oferecendo, eu passo para algo mais interessante no Facebook.
Mas como nós podemos melhorar isso?
Bem, eles colocaram a parte mais importante da CTA no final, então tudo que nós precisamos fazer é mudar a ordem. ( Um SEO, deve estar sempre preocupado com as penalidades do Google em mente) Abaixo como eu mudaria essa CTA:
“Google Penalties hurting you? Check out a Free, no opt-in case study of a Google Penalty Recovery using the Google Disavow Tool.”
(As penalidades Google machucando? Confira um livre, sem estudo de caso de opt-in de uma recuperação Penalty Google usando a ferramenta Google repudiar).
Bem no começo isso me chama atenção pelo medo de serpenalizado pelo Google, me prendendo e depois me dá a solução grátis para a minha preocupação (eu me certifiquei de verificar que esta oferta é realmente grátis láno site deles).
Poder de chamar atenção: Tudo o que posso dizer é INCRÍVEL. Quero dizer, um pinguim dos desenhos animados flagrante e uma enorme seta vermelha? Este realmente me fez parar durante a minha navegação no feed de notícias do Facebook. Eu sei que exibir gráficos podem parecer um pouco spam, mas a forma como eles utilizaram nesse anúncio me chamou a atenção de forma boa.
Proposta de valor: Enquanto a CTA não é perfeito, a proposta de valor é muito boa. Estudos de caso são ótimos porque eles dão exemplos reais do que os chamados “especialistas” dizem o que você deve fazer. Então, para mim, a proposta de valor tem uma oferta boa suficiente para me fazer clicar
Porém a única coisa que precisa ser adicionada, é a palavra “grátis”. Isto liga a um artigo grátis em seu blog. E eu nem sequer preciso logar com e-mail para o ler. Isso significa que ele só me custa um clique e deve estar na frente e no centralizado.
#5. Wishpond
Call-To-Action: É clara e simples. Na realidade uma de minhas favoritas fórmulas para criar CTAs e títulos: “Want [Blank]? Get our free [Blank] to learn how.” (Quer [] Obter nosso [] grátis para aprender como?). Isso faz com que as pessoas que tenham dúvidas sobre o assunto se interesse pela resposta de graça.
Poder de chamar atenção: This Ad’s stopping power is pretty weak. Nothing here is going to make you question how you do things. Or make you feel like you’ve found the holy grail of social media marketing. The one thing it has going for it is the bright orange image, which, other than maybe red, is the color that stands out the most against the white/blue/grey theme of Facebook.
Proposta de valor: A proposta de valor é excelente. Esse anúncio oferece grátis e-book para ajudar você a aprender sobre como crescer seu negócio utilizando mídias sociais, especificamente concursos e promoções (sorteios).
Eu tinha que escolher um anúncio da Wishpond. Quanto mais leio sobre anúncios no Facebook mais eu aprendo a melhor forma de os criarem. Lembre-se que sempre aprendemos com erros e não podemos continuar os cometendo.
Pensando nisso foi que eu separei todos esses exemplos para que você possar ter alguns bons e ruins exemplos. Quando for criar seus anúncios no Facebook lembre-se de criar um boa call to action, torna o anúncio tão poderoso ao ponto de chamar a atenção dos usuários e claro construa uma boa proposta de valor que faço o usuário clicar sabendo no que está clicando.
Espero muito ter tirado todas as suas dúvidas sobre criação de um efetivo anúncio no Facebook para o seu negócio, mesmo sendo bem detalhista e um pouco crítica, achei essa maneira a melhor para mostrar o quão errado o seu anúncio pode ser.
Caso ainda exista alguma dúvida, clique aqui para utiliza nossa ferramenta de criação de anúncios. Obrigada pela leitura!
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Escrito por: Thiara@wishpond.com