A ciência prática de teste A/B para seus anúncios no Google [Guia para iniciantes]

Teste comparativo ou Teste A/B. Você até já ouviu esses termos em marketing online, mas você faz isso?

Testar variações de uma campanha de anúncios para aumentar as vendas e os lucros ainda é um mistério para muitas pequenas empresas e comerciantes. Ao contrário de outros métodos de publicidade tradicionais, como TV, rádio ou revista, no marketing online é muito fácil fazer mudanças, testar qualquer tipo de publicidade em forma de anúncio e assim aumentar seu ROI.

Isso inclui a realização de ajustes para otimizar suas campanhas do Google AdWords. Quando você anuncia através de meios tradicionais, você não tem essa vantagem de poder editar algo que não se saiu muito bem, uma vez que publicado, já era. Então aproveite a chance que a publicidade online te dar, e crie diferentes anúncios para testar e ver qual se sai melhor (trazendo mais ROI).

Se você vem de experiências em publicidade offline (meios tradicionais), você não pode mesmo saber que alguns testes simples com seus esforços de publicidade online podem aumentar as conversões - e seus lucros - de 5% a 500% ou mais.

Neste artigo, eu vou te dizer exatamente o que é teste A/B ou teste comparativo, por que você precisa realizar isso em seus anúncios no Google, e dicas práticas para você otimizar seus próprios anúncios.

Por que realizar teste A/B em seus anúncios?

A maioria dos profissionais de marketing (digital e meios tradicionais) sabem que a conexão com o consumidor é uma arte e uma ciência. Você pode ter uma boa idéia sobre o que funciona de forma criativa. Mas você precisa testar, e comprovar seus resultados de marketing com números.

Em poucas palavras, o teste A/B é uma maneira de determinar o que torna seus anúncios possuir os melhores resultados. Pode testar, por exemplo, a sua Call-to-Action como “Compre” e “Solicite agora”, e em seguida, descobrir as respostas positivas de seus clientes e perceber o melhor anúncio. Quanto mais resposta positiva, maior será o seu ROI.

Eu já vi pequenas mudanças trazerem para empresas um aumento de receita de 10% para 2,000%. Isso significa bastante dinheiro para o seu negócio - sem nenhum gasto com publicidade extra. Esse é o valor de realizar um teste A/ B.

O que é teste A/B?

Realizar um teste A/B é como um experimento científico. Sim, como nas aulas de biologia do ensino médio. Só que agora, você não está realizando experimentos em bactérias ou coisas do tipo, você está testando as vertentes de seus anúncios, e claro melhorando os seus resultados para trazer mais dinheiro ao seu negócio! Ou até mesmo você realiza testes para ver a reação das pessoas, algo mais psicológico.

Em teste A/B, experimento ou teste comparativo (como você preferir chamar sua experiência com anúncios) você faz uma alteração em seu anúncio (B) contra o seu atual (A), em seguida, determina qual deles irá te dá os rendimentos ideais. Segue um simples visual de como esse teste A/B para o Google AdWords funciona:

Tradução da imagem:

Grupo de anúncios do Google:

Anúncio original (A) => Anúncio variável (B)

Utilize o anúncio de maior conversão (nesse caso o anúncio B)

Por exemplo, digamos que o seu negócio tem como meta aumentar as vendas em 10% neste mês. Veja como você pode realizar um simples teste A/B para alcançar essa meta:

Você tem grupo A (controle), e você tem o grupo B (a variação). Então você testar e medir o resultado que você está procurando (ou seja, vendas, lucro, de cliques, leads, etc). Em seguida, use o grupo que lhe dá os melhores resultados.
Por exemplo, digamos que o seu negócio é com o objetivo de aumentar as vendas em 10% neste mês. Veja como você pode executar um simples teste A / B para alcançar seu objetivo:

  • Crie dois anúncios no Grupo de anúncio
  • Escolha a variável para testar
  • Configure seus indicadores para mensurar seus resultados (nesse caso conversão de vendas).
  • Escreva duas diferentes variações (nesse caso, título) em seus dois anúncios.
  • Nomeie seus anúncio com “A” (o controle) e “B” (a variação).
  • Execute os anúncios simultaneamente, para um período determinado, uma semana.
  • Acompanhe os resultados do “A” e “B”.

Depois que você realizar o teste A/B, determine se um anúncio te proporciona aumento significativo nos resultados. Se sim:

  • Coloque o seu orçamento n o anúncio que te traz mais vendas.
  • Aumente os seus lucros.
  • Repita.

O teste A/ B pode ser tão simples (ou tão complexo) como seus objetivos de negócio (tempo e recursos é que dizem). Mas, quando até mesmo pequenas mudanças no anúncio no Google pode resultar em aumentos na conversão de 50% ou mesmo 500%, vale a pena entrar na prática de realizar teste A/B em seus anúncios pagos.

Planeje seu teste A/B

Antes de você entrar e começar a realizar testes comparativos, você precisa limitar o que você quer. Em um cenáriodigital, você pode realizar infinitos testes A/B . Se concentre em suas metas/objetivos, e os lucros irão vir.

Para alguns comerciantes, que têm isso como seu trabalho do dia (e entram em métodos avançados como testes variados), pode ser tranquilo sempre testar. Mas, se você é um pequeno empresário, ou um comerciante prático, e você tem milhões de outras tarefas rentáveis ​​para trabalhar - você precisa estreitar seu alcance

Planeje seu teste A/B com essas 7 simples questões:

1. Qual é a META que você quer melhorar?

Por exemplo, você quer:

  • Aumentar vendas
  • Gerar mais leads
  • Aumentar o conhecimento de marca
  • Obter mais CTR
  • Aumentar o compartilhamento social

Escolha uma meta para alcançar. Você pode até mesmo etabelecer alguns número para atingir, como “Gerar 25% mais leads dentro de 2 semanas”.

2. Como você vai MENSURAR seus resultados?

Configure o Googleanalyticspara mensurar e relatar qualquer coisa que você esteja monitorando. Isso é algo que você sempre precisa fazer com conhecimento e certeza - ao invés de apenas criar suposições:

3. Qual PARTE DO ANÚNCIO você está testando?

Existem vários ajustes e testes que você pode fazer no seu anúncio no Google. Você pode testar:

  • O título
  • Sua Call-to Action (CTA)
  • Sua oferta
  • URL de visualização
  • Pontuação e escrita
  • Palavras da sua vantagem competitiva
  • Landing Pages (URL de destino)
  • Extensões de anúncios
  • Palavras-chave de grupo de anúncio
  • Segmentação de dispositivo
  • Melhores horários

Para simplificar, escolha uma parte do anúncio para realiza os testes.

4. Quais são as DUAS VARIAÇÕES?

Crie os dois anúncios que você vai realizar o teste. Coloque “A"para o anúncio padrão e "B"para a variação dele.

Screen Shot 2014-03-14 at 3.25.30 PM.pngvs. Screen Shot 2014-03-14 at 4.18.30 PM.png

No exemplo acima a variação está na URL de visualização. No anúncio padrão (o de controle), a URL é da página inicial e no anúncio de teste "B” a URL é de uma página específica.

5. Quanto TEMPO você vai realizar o teste?

Antes de você começar, determine a duração do teste. Dessa maneira você vai ter um tempo determinado para concluir, analisar seus resultados e seguir em frente (próximos testes ou etapas de anúncios).

6. Que RESULTADO você precisa?

Decida quanto você precisa melhorar em suas vendas, leads, conhecimento de marca e assim por diante.

7. Qual AÇÃO você vai tomar?

Decida o que você fará quando você alcançar seus resultados. Por exemplo:

  • Se um anúncio se sair bem melhor do que o outro, então o utilize com mais frequência e exclua o outro
  • Se não tiver muita diferença, continue testando utilizando ambos anúncios, pare o teste ou experimente outro com um novo anúncio “B”.

Ok, agora que você sabe sobre teste A/B, e seu plano marketing está em ordem, vamos analisar um exemplo atual de teste A/B

Teste A/B no Google AdWords em ação

Eu vou utilizar um dos clientes da Wishpond(mas inserindo um nome diferente), para mostrar quão fácil é realizar um teste A/B, e como isso impacta seu resultado final.

O exemplo é de uma empresa no ramo de aluguel de equipamentos de festa.

  1. A meta deles era de: aumentar o tráfego do site

  2. Eles mensuraram resultados com o sistema da Wishpond

  3. Nós mensuramos algumas partes de seus anúncios (Vou te mostrar 3 deles em breve)

  4. Nós fizemos variações de anúncios antes de realizar o teste A/B

  5. Realizamos cada teste por uma semana

  6. Eles precisavam de um aumento de 15% de tráfego em 4 semanas

  7. Eles utilizaram o anúncio de maior performance, para alcançar sua meta

Eles estavam anunciando o negócio deles com o anúncio abaixo:

Anúncio “A”

google adwords wishpond

Tradução do anúncio:

Título: Aluguel de equipamento para festa

URL de visualização: www.partyrentals.com

Linha de descrição 1: Todos os seus equipamentos com o melhor preço.

Linha de descrição 2: Frete grátis, agende online hoje.

Seguem 3 testes que nós realizamos.Você pode facilmente fazer isso também.

1. Título: “Party Rental Equipment” x “Party Tent&Event Rentals”

Seu título é a primeira coisa que as pessoas tendem a ver no seu anúncio de texto. Testamos diferentes variações que seriam relevantes para o consumidor e que eles estavam procurando, suas palavras-chave e sua oferta página de destino.

Para a empresa de aluguer de partido, sua manchete Um diz: “Aluguel de Equipamentos de Festa”.

Anúncio “A”

Google AdWords AB Test Wishpond

Nós mudamos o título do anúncio para ser mais específico sobre os produtos/serviços da empresa. Nosso título da variação de anúncio (B), ficou “Party Tent&Event Rentals” (Aluguel de tendas para festas e eventos).

Anúncio “B”

Google AdWords ab Test Wishpond

Nós realizamos o teste por uma semana, com palavras-chave, segmentação, orçamento e tudo mais sendo o mesmo do anúncio A.

O resultado: Um aumento de 3% de cliques para o site deles.

2. URL de visualização: Curta x Longa

Como você sabe (se você estiver lendo minha série sobre o anúncios no Google), você pode alterar o endereço do site no texto do de seu anúncio. Teste se uma mudança em sua URL de visualização faz alguma diferença nos resultados de seus anúncios.

No exemplo 1, o anúncio A tem a URL de visualização mais curta:“www.partyrentals.com” .

Online Advertising Wishpond

Anúncio “B” dar visualização a uma landing page específica da empresa: “ www.partyrentals.com/equipment

Google Advertising Wishpond

Nós fizemos o teste por uma semana, com nenhuma outra variação além da URL.

O resultado: Um aumento de 11% na taxa de cliques do site deles.

3. Call-To-Action: “Book online” x “Call us”

Sua CTA pode motivar um consumidor a clicar em seu anúncio, agendar um serviço e comprar seus produtos. Experimente suas perguntas de ação para aumentar suas conversões.

No mesmo anúncio dos exemplos acima, nós mudamos a CTA “book online today”"(agende online hoje).

Anúncio “A”

Google Ad Words Wishpond CTA Ab Test

Nós testamos o anúncio “B” incluindo" “Call us today” (Nos ligue hoje).

Anúncio“B”

Screen Shot 2014-03-14 at 4.24.25 PM.png

Executamos o teste por uma semana, apenas com a mudança da CTA.

O resultado: Aumento de 17% no tráfego do site.

Sim, este parecia ser um resultado estranho, considerando que a CTA era para ligar para eles, não visitar seu site. Mas, eles não têm o número de telefone no anúncio, e eu suponho que o “Nos lige” dá uma conexão mais pessoal com o consumidor

Diante desses resultados fortes, poderíamos testar outra CTA. As melhores CTAs estão orientadas para ação, são curtas e inspiram uma resposta rápida.

Aqui estão alguns exemplos que nós podemos utilizar:

  • “book online today” x “Rent Tents and more”
  • “book online today” x “Book now and Save”

Tradução do anúncio:

-“agende online hoje” x “Aluguel de tendas e mais”

-agende online hoje x “Agende agora e economize”

We could then run the tests using “Call us today” vs. the next highest performers.(See, I told you, this testing stuff can go on forever….)

Nós poderíamos então realizar os testes utilizando “Nos ligue hoje” versus o próximo anúncio com a performance mais alta. (Perceba que esses testes nunca acabam).

Teste A/B complementar para otimizar resultados

A 5% increase to your CTR can increase profits by thousands.

A few more top AdWord components to test include:

Como você pode ver, existem muitas variáveis ​​que você pode testar em suas campanhas de anúncios noGoogle, Grupos de anúncios e anúncios.

Cada mudança pode levar a um aumento exponencial retornando para seu investimento em anúncios. Você pode ser surpreendido de forma boa em como algumas palavras simples podem levar os resultados de anúncios a partir de um CTR de 5% para um de 17% (ou superior).

Um aumento de 5% para o seu CTR pode aumentar bastante os lucros.

Mais alguns componentes AdWord top para testar incluem:

  • Sua oferta
  • Sinais de pontuação e capitalização
  • Palavras da sua vantagem competitiva
  • Segmentação de localização
  • Extensões de anúncios
  • URL de destino da landing page
  • Palavras-chave de grupo de anúncio
  • Segmentação de dispositivo
  • Melhores horários

Conclusão

Teste A/B ou comparativo é eficaz. Ele funciona. Quando você se acostuma com isso, se torna fácil de fazer. Quando você for criar testes, se certifique de manter seus objetivos finais em mente. Se trata de aumentar o ROI do seu negócio , e tornar a sua empresa mais rentável, sem excesso de gastos ou gastos desnecessários.

Comece experimentando uma ou duas variáveis​​. Teste. Melhore seus resultados.

Leia mais sobre teste A/B:

Leia mais sobre o Google AdWords, melhores práticas:

Confira nossa nova ferramenta para criação de anúncios no Google. A Wishpond facilita o seu marketing online.

Por Thiara@wishpond.com