A anatomia de anúncios Retargeting que convertem
Você já leu sobre, ou talvez até tenha iniciado uma campanha de anúncios retargeting.
E agora você está “vasculhando” a internet para achar algumas das melhores práticas e artigos mas não encontra quase nada. Você vê coisas no Google AdWords, anúncios no Facebook, até mesmo anúncios no LinkedIn.
Mas e anúncios retargeting? Longe de ser encontrado!
Isso se deve principalmente porque, se você estiver utilizando o retargeting(ou remarketing, ou o que estamos chamando nessa semana), você esta a frente de muitos outros.
Parabéns!
Este artigo vai lhe dar a anatomia de um anúncio retargetingque converte. Vamos falar sobre os elementos que você precisa incluir, como eles funcionam, e como esses elementos são afetados pela frequência de anúncios (e o que que é).
Vamos começar…
Os quatro elementos de um anúncio Retargeting
Os profissionais de marketing online que já experimentaram anúncios no Facebook terá uma vantagem sobre os usuários do AdWords (anúncios no Google) quando se trata de retargeting.
Muitas das melhores práticas de anúncios os profissionais que anunciam no Facebook já estão familiarizados (como imagens de anúncios, USP, CTA, o uso da linguagem apelativa/emocionante), pois são semelhantes.
Para aqueles que gostam de anúncios no Google Adwords, no entanto, vamos recapitular:
Imagens:
-Utilize, brilho, imagens atraentes e brilhantes, cores atraentes, como o vermelho, laranja e verde claro (cores vivas)
-Utilize Imagens de pessoas (especialmente mulheres sorridentes e bebês, pois estudos mostram que elas chamam melhor a atenção
USP:
-Sua proposta única de venda ou objetivo precisa comunicar valor imediatamente e de forma rápida
-Considere palavras como “Grátis”, assim como percentagem e cifrões (% and R$)
-Utilize exclusividade e novidade para passar desejo
CTA:
-Deixe claro para as pessoas como agir em seu favor ao colocar um botão atraente e que contrasta com o resto do anúnciopara a CTA
-Utilize uma linguagem enquadrada para o espectador do anúncio. Diga às pessoas como elas podem se beneficiar, e não o que elas tem que fazer. Por exemplo, escolha"obter" ao invés de “enviar”.
Logo:
-Anúncios retargeting pode ser estruturado com vários objetivos diferentes em mente. Se você quer notoriedade de marca, deixe sua logo marca em destaque
-Se você quer mais conversões, deixe seu logo de lado e torne seu visual e USP o foco principal.
Como o seu anúncio Retargeting deve parecer
Existe uma maneira certa e errada para estruturar esses quatro elementos dentro de seu anúncio retargeting?
Não, mas você precisa experimentar e ver o que melhor funciona para você.
-Suas taxas de clique (CTR- click-through-rates) crescem quando você aumenta suas imagens?
-E sua USP?
-Você recebe mais tráfego na sua landing page de anúncios quando você inclui uma imagem de seu produto ou uma imagem de um bebê segurando seu produto?
Experimente todas as possibilidades!
Mas, enquanto isso, segue o esquema básico de um banner para anúncios retargeting:
e Logo abaixo como esse anúncio se parece na realidade online:
Agora um modelo para anúncios da lateral:
Veja o exemplo que encontrei navegando:
Agora você percebe como funciona esse anúncio retargeting e aposto que você já se recordou de alguns que viu por aí.
Ps: Os exemplos de anúncios são reais, e tirados quando estava navegando na internet. Como meu navegador é em inglês e estou fora do Brasil, os anúncios que aparecem para mim são em inglês, mesmo estando em sites brasileiros.
Por que esses elementos são tão importantes
O anúncio Retargeting não é como a publicidade comum. Você não está promovendo seu negócio, seus produtos ou seus e-books para pessoas que nunca ouviram falar sobre você antes. Você apenas está lembrando aquelas pessoas que já visitaram seu site antes o quanto seu serviço, produto ou o que você estiver oferecendo é bom.
E como isso pode mudar as coisas?
Bem, em primeiro lugar, existe o perigo do spam. Mas existe também a incrível possibilidade de você mudar algo que fez os visitantes deixarem seu site.
Seguem algumas razões de o por que esses elementos são importantes:
-Se as pessoas escaparam bem na sua página de planos e preços porque você estava pedindo um valor muito alto para eles, você pode oferecer uma USP exclusiva com descontos. Algo criado especialmente para as pessoas que visitaram sua página de preços.
-Se elas escaparam da sua página de conteúdo (para geração de leads), você pode criar um anúncio retargeting com uma USP de valor. Algo criado especificamente para pessoas que não perceberam o quão bom era o seu conteúdo.
-Mas se os visitantes saem da sua página ainda quando estão na homepage (página inicial do seu site), você pode criar um anúncio retargeting com um layout mais atraente, algo criado de forma específica para aqueles que devem ter pensado que seu negócio era meio sem graça ou não ficaram empolgados com o que você estava oferecendo.
-Seu botão para CTA diz as pessoas de forma direta como se engajar com sua marca. Isso também pode dobrar o impacto de uma USP que oferece descontos com algo do tipo “Ganhe 15% de desconto agora!”.
Esse anúncio incorpora não só uma reconhecível USB e logo marca, mas também dobra o próprio valor ao incluir uma segunda USP dentro do botão da CTA. CTA com USP: "Assine uma conta grátis”
Eu também aposto que a Insightly tem alguns anúncios publicados, e eu não ficaria surpreso se metade tivesse uma imagem e a outra metade voltada para a USP (como o exemplo acima).
Frequência dos anúncios Retargeting, e por que isso importa
Frequência do anúncio é um conceito que (novamente) vai soar familiar para aqueles que já anunciaram no Facebook. Basicamente, frequência do anúncio é a quantidade de vezes que um espectador único ver o seu anúncio. No Facebook é visto como uma média (como, quando seu anúncio no Facebook atinge uma frequência média de 4 ou 5 você deve trocá-lo e colocar uma versão diferente do anúncio).
No entanto com o retargeting é um pouco mais complicado.
Eu mencionei acima que um dos “perigos” da publicidade com o retargeting é a geração de SPAM. A última coisa que você precisa fazer é exibir milhares de anúncios para eles não estão interessados.
Por isso a maioria dos aplicativos de terceiros para criação de anúncios retargetingtem algoritmos complicados que decidem qual tráfego que escapou é mais susceptível de gerar uma conversão em um anúncio. Por exemplo, alguém que veio para o seu site, foi um pouco para baixo para ler um pouco mais e depois desistiu e saiu de seu site (sem ir para outras página ou gerar nenhuma conversão) é muito menos propenso de envolver com a sua campanha de retargeting do que alguém que viu algumas páginas de produtos e foi para a sua página de preços antes de deixar o site.
Dito tudo isso, no entanto, você ainda precisa praticar a rotação de anúncios para combater o fator do spam.
O que recomendamos:
-Criar de 3 até 5 diferentes anúncios retargeting, isso deve ser bastante simples uma vez que você tem o modelo
-Mantenha o logo do seu negócio em todos os anúncios (ou crie uma imagem que seja fácil de lembrar). Isso assegura o público de seu anúncio de onde os anúncios estão vindo
-Altere a mensagem lembrando que cada fonte de tráfego (página do produto, página principal, página de preços, página de geração de leads) deve ter um foco diferente.
-Teste cores, humor (mesmo tornando evidente que você está seguindo o tráfego que escapou de seu site pela internet). Teste a ordem da rotação de seus anúncios para ver o que funciona melhor.
Também é essencial que você experimente a eficácia de seus anúncios. Uma série de três é muito pior do que uma série de cinco? O humor funcionou no último anúncio, mas não nos primeiros?
Otimização é a chave para uma campanha retargeting ter alta conversão.
Para saber mais sobre criação de seus anúncios retargeting por fonte de tráfego e por diferentes objetivos, confira o artigo: “ 3 maneiras de utilizar Retargeting para ter o sucesso online”
Ah, e se você ainda não acredita no retargeting e as rotações de anúncios, eu só precisei atualizar a página cinco vezes para o segundo tipo de anúncio da Insightly aparecer:
Você vai perceber uma logo um pouco maior e uma USP mais casual. Bem legal!
Conclusão
Espero que esse artigo tenha te dado uma compreensão melhor sobre os fundamentos dos anúncios retargeting. Tenha em mente que seus anúncios retargeting/remarketing devem ser criados especificamente para cada etapa do seu funil de vendas e diferentes visitantes. Crie uma série para ser exibidos para o tráfego que saiu de sua página de preços, outros para as pessoas que escaparam da página de um produto, a sua página inicial, páginas de geração de leads (aquelas de downloads por exemplo) e qualquer outra coisa que você possa pensar.
Afinal, nós estamos falando (normalmente) de 95% do tráfego de seu site. O Retargeting pode ter uma influencia enorme no sucesso de seu marketing online.
Quando isso é feito de forma inteligente!
Leitura complementar:
- Por que utilizar anúncios Retargeting?
- O que são anúncios Retargeting (ou Remarketing) e como eles beneficiam seu negócio
- Retargeting: 10 estatísticas que provavelmente você não sabia
- Anúncio Retargeting: Fundamentos da Rede de Display do Google
- Como funciona o anúncio retargeting de forma simples e divertida(Com Petey o Pixel)
- Três maneiras de utilizar o Retargeting para encontrar sucesso online (Petey está de volta)
- 12táticas avançadas de Remarketing para o sucesso online