51 locais para encontrar inspiração para seus infográficos [parte 4]

51 locais para encontrar inspiração para seus infográficos [parte 4]

Este artigo é continuação da nossa série sobre onde encontrar inspiração para seus próximos infográficos. Confira a seguir as demais fontes de inspiração que vale a pena você consultar.

Veja:

51 locais para encontrar inspiração para seus infográficos [parte 1]

51 locais para encontrar inspiração para seus infográficos [parte 2]

51 locais para encontrar inspiração para seus infográficos [parte 3]

Sua empresa, clientes e concorrentes

Quando pensam em onde procurar por novas ideias, muitas pessoas esquecem de olhar o que acontece ao redor delas. Sua empresa, clientes e concorrentes podem te ajudar a ter ótimas novas ideias.

28. Seu serviço de atendimento ao cliente

Se você tiver a chance, pergunte a sua equipe de atendimento ao cliente quais são as perguntas mais frequentes que eles tem recebido. Eles podem ter notado uma tendência em alguns assuntos específicos ou comentários, o que significa que tem um assunto pedindo um infográfico.

29. Seus consumidores

Pergunte aos seus consumidores o que eles desejam aprender e crie um infográfico baseado nas respostas mais frequentes. Eles irão amar a chance de expressar suas opiniões e fazer parte da sua empresa. Você pode criar uma pesquisa curta, perguntando o que eles adoram na sua empresa e os assuntos que eles desejam aprender. Isso pode entregar a você ideias que você ainda nem tinha imaginado como tópicos de um infográfico.

3o. Seu blog

Se você possui um blog ou escreve artigos sobre assua empresa, dê um olhada nas publicações que receberam mais tráfego ou foram mais compartilhadas. Se um de seus artigos conseguiu grande repercussão, vale a pena criar um infográfico sobre tema para reascender a discussão.

31. Seus concorrentes

Eu não estou falando para olhar o que os outros em seu setor estão fazendo e copiar - isso acabaria resultando em uma imitação barata. Pelo contrário, olhe sobre o que els tem escrito e procure por tópicos que tenham gerado discussão e engajamento entre os consumidores. Você poderá vencê-los, criando um infográfico que retomará a discussão de uma forma mais bonita e interessante. Procure por inspiração, não imitação!

Portais de notícias

Se você deseja que seu infográfico se torne um sucesso na internet, ele precisar ser sobre algo que as pessoas estão interessadas no momento. Busque em portais de notícias e sites sobre tendências e você terá um idea do que é quente no momento e sobre o que as pessoas estão esperando ver em um infográfico.

32. Mashable

Um dos meu favoritos, o Mashble possui as últimas notícias sobre tudo em mídias sociais, entretenimento, tecnologia etc. O site está sempre atualizado e somente rolando um pouco a página e já absorvo milhares de ideias para um novo infográfico.

33. Trendhunter

Como o slogan diz “Find better ideas, faster” (Encontre novas ideias, rápido). Eles está recheado com tendências,, focando em qualquer tópico popular que exista. Se você está procurando por um ideia criativa e divertida, deve checar este site.

34. TED

Ideas.ted.com é um ótimo lugar para procurar por tópicos relevantes relacionados ao que está acontecendo no mundo. É bom dar uma olhada para obter informações sobre assuntos globais.

35. Buzzsumo

Esta ferramenta de entrega de conteúdo permite a você observar tendências em segmentos específicos, poupando horas de pesquisa por uma boa ideia. Ele fornece a você as últimas notícias em sua indústria e mostra quais são os artigos mais vistos e compartilhados relacionados a determinados assuntos. Ele também classifica os artigos baseados em compartilhamentos em redes sociais. Se você deseja um conteúdo diversificado, este é o lugar.

image

36. Digg

O slogan é “ What the internet is talking about right now” (Sobre a internet está falando agora). Se a internet está falando sobre isso, o Digg mostra e talvez você também deva. O Digg mostra as histórias mais comentadas na internet em publicações no mundo todo. Fica fácil encontrar ideias que você pode usar!

37. Filpboard

Essa ferramenta de notícias é perfeita para organizar conteúdos de redes sociais, blogs e quaisquer outros sites relevantes a sua indústria. Ele permite a você juntar suas fontes favoritas em um só lugar, mostrando em formato de revista. Você pode “flipar” e continuar conectado com histórias interessantes para você.

Sites de estatísticas

Se você está procurando por estatísticas existem dezenas de lugares para olhar. Eu listei abaixo alguns dos meu favoritos quando o assunto é novas ideias para infográficos!

38. Socialbakers

Se você está procurando por estatísticas em mídias sociais, você precisa conhecer este site. Consiga as melhores estatísticas sobre Facebook, Twitter, Linkedin, Youtube e Google+ para seu país ou qualquer lugar no mundo. Você pode verificar a popularidade de determinadas páginas por segmentos como marca, mídia, entretenimento, esportes, celebridades, sociedade, comunidade ou lugares.

No exemplo abaixo, escolhi olhar por estatísticas de páginas de marcas no Facebook. Pesquisei pelas marcas com páginas que estão crescendo mais rapidamente nos Estados Unidos. Como você pode ver a Michel Kors cresceu em 26 mil fãs no dia da busca.

image

O Socialbakers também permite verificar as páginas mais populares no mundo em países específicos. Eu escolhi a opção esportes no Twitter, para saber quais são as organizações esportivas mais populares do mundo no Twitter - como você vê abaixo:

image

  1. Wordmeters

Este site é atualizado em tempo-real e fornece informações sobre a população mundial, pesquisas, saúde, finanças atualizadas no último minuto. Ele obrem dados de fontes confiáveis ao redor do mundo e atualiza com estatísticas usando seu próprio algoritmo. Um site interessante se você está em busca de informações super atualizadas.

40. Geohive

Se você está a procura de informações sobre a população no mundo, este site oferece dados históricos, atuais e previsão para países e cidades em todo o mundo. Ele também contém informações políticas, como setores administrativos. Por exemplos, no Geohive eu descobri que Delhi, Índia, com uma população de mais de 21 milhões de pessoas em 2010 possui uma expectativa de aumento para 36 milhões em 2030.

41. Data Market

Esse site simples de usar é um ótimo lugar para explorar dados sobre economia, saúde, agricultura, varejo etc. O visual simples de entender o diferencia dos demais sites por aí.

42. Gapminder

O Gapmider fornece a você uma visão do mundo com base em dados como emprego, grau de democracia, número de desastres naturais, isso somente para apontar alguns tópicos. Você pode visualizar as informações em gráficos ou planilhas do excel.

43. Chartsbin

Este site permite a você encontrar uma série de estatísticas sobre tópicos ao redor do mundo em gráficos interativos. Você pode facilmente comparar países com relação a temas como criminalidade, saúde, economia etc. No exemplo abaixo comparo o consumo de café. Movendo o cursor sobre o mapa é possível ter acesso aos números de cada país.

image

44. Gallup

Essa ferramenta de pesquisa americana com freqüência publica pesquisas de opinião pública em mais de 160 países sobre política, economia, qualidade de vida etc. Por exemplo, de uma pesquisa publicada em 14 de Agosto você poderá descobrir que menos da metade (44%) dos americanos com menos de 18 anos, filhos de fumantes, acreditam que a “fumaça passiva” é muito prejudicial.

Sites de pesquisa e Estudos de Caso

45. Pew Research Center

Este site hospeda fatos imparciais para informar os visitantes sobre problemas, tendências e ações nos EUA e ao redor do mundo. Ele possui informações sobre centenas de tópicos de pesquisas de opinião pública a tópicos como religião, relacionamentos online, tecnologia etc. Dê uma checada!

46. Emarketer

Mesmo sendo pago, o Emarketer é uma grande fonte de pesquisa. Ele fornece novidades e tendências sobre marketing digital, mídia e comércio. Como assinante vou ganha acesso a casos de estudo, relatórios de indústria, benchmarks e previsões. Ele possui grande credibilidade como fonte de informação, o que pode fazer valer a pena o investimento.

47. Hubspot

Quando tentar promover sua empresa use o Hubspot, já que também é uma ótima fonte de informação. Eles possuem diversos guias e estatísticas de marketing, além de dicas que também poderão te ajudar a criar seu infográfico. Eles também possuem estudos de caso, que podem te dar várias idéias.

Sites de Infográficos

Existem toneladas de sites por aí, mas decidimos compartilhar com você alguns de nossos favoritos. Navegue nestes sites para obter inspiração para seus infográficos.

48. Visual.ly

Um dos melhores sites de infográficos, o Visual.ly permite navegar por centenas de tópicos, variando de animais a política ou tecnologia.Você pode procurar pelo que é mais popular em sua indústria pelo número de visualizações, comentários e compartilhamentos em redes sócias.

49. Piktochart

Esta é uma ótima fonte para tudo que está relacionado a infográficos. Fora o fato de você poder construir seu próprio infográfico a partir de diversos templates, você também pode pesquisar entre os usuários para obter mais ideias. Conferir a coleção dos usuários é de graça, porém para usar a ferramenta existes uma taxa. Você pode visitar o Pinterest do Piktochart - ele possui mais de 3100 pins em 32 diferentes tópicos.

50. Daily Infographic

Com novos infográficos todos os dias, este é um bom lugar para buscar por estatísticas e ideias. Você pode usar a busca para procurar por infográficos em tópicos específicos ou passear pelas mais de 30 categorias indo de esportes para eCommerce.

51. Infographaholic

Outra fonte, na qual você poderá buscar por mais de 20 categorias de lindos infográficos! Cada um deles possui a fonte listada no final. Super simples de usar.

Conclusão

Uffa, aqui está 51 fontes de inspiração para seus infográficos. Espero que ata série de artigos tenha te ajudado, adorarei conferir seu próximo infográfico. Crie o seu e compartilhe comigo. Basta deixar seu recado nos comentários abaixo. Se tiver mais dicas e sugestões para acrescentar em minha lista, sinta-se livre em comentar também!

Mariana Reis