Como criar uma Landing Page de Ebook Otimizada

Você criou um ebook informativo e interessante. Ele está maravilhoso e possui um valioso conteúdo.

Você desenvolveu uma estratégia de divulgação poderosa e os visitantes estão começando a acessar a landing page.

Mas o pior acontece. Os potenciais leads que visitam a sua página não convertem.

Tanto trabalho para nada.

Depois de passar horas editando e promovendo seu ebook, receber algum retorno é crucial. Para isso você precisará de uma landing page otimizada para capturar todos os possíveis leads.

A landing page não deve ser a última coisa com a qual você vai se preocupar em sua estratégia de divulgação do seu ebook. Mas mesmo assim, 44% dos cliques em links de empresas levam o visitante para a homepage do site ao invés de direcionar para uma landing page destinada para o ebook. Isso não é bom.

Uma landing page otimizada dá aos potenciais leads uma direção a seguir e adquirir o conteúdo que você está oferecendo. Mas criar uma landing page desenvolvida para aumentar a taxa de conversão pode não ser assim tão simples.

Para a sua sorte eu vou lhe mostrar alguns dos vários elementos que você precisa incluir em sua página.

Qual é mesmo o propósito de uma boa Landing Page?

Vou deixar Pamela Vaughan, do Hubspot, explicar essa pergunta.

“Landing pages permitem a você segmentar sua audiência, oferecer a eles algo de valor e converter uma maior porcentagem de visitantes em leads e, também, capturar informações sobre quem são estas pessoas e onde eles converteram.”

A sua landing page deve servir o propósito de adquirir informações e converter visitantes. É isso.

A última coisa que você deseja é distrair seus leads em potencial com muitos links e um site cheio de informação.

Quais são as características de uma landing page de ebook otimizada para conversões?

Ebook Landing Page Example: Hubspot

1- Título

O título da landing page do seu ebook precisa chamar a atenção dos visitantes e informar a eles o objetivo da página. O título deve estar de acordo com a mensagem que fez os visitantes clicar e visitar. Tenha sido através de uma anúncio no Facebook, no Google ou a partir de um artigo em seu blog. Não importa, o título deve explicar claramente sobre o que se trata o seu ebook.

2- Subtítulo

O subtítulo é onde você tem a chance de explicar aos visitante um pouco mais sobre o que eles vão encontrar no ebook.

Neste caso o Hubspot contou aos visitante o que aconteceria a eles depois de ler o ebook. A mensagem e o valor estão bem claros e fácil de entender, convencendo o potencial lead a ler o resto da página para saber mais - esse é o objetivo do subtítulo.

3- Descrição do e-book

A descrição do ebook é a sua chance de explicar por que você escreveu aquele ebook, por que seus visitantes devem baixá-lo e as vantagem que ele oferece. É aqui que você possui a oportunidade mostrar aos visitantes o valor do conteúdo que você produziu e destacar os principais pontos que serão abordados. Forneça informações suficientes para que as pessoas tenham uma clara ideia sobre o que se trata seu ebook, mas não escreva muito.

O Hubspot dividiu de maneira inteligente a página em dois pequenos parágrafos. Não ficou difícil de ler e fornece uma sinopse e do valor que ele fornece.

4- Lista de benefícios

Uma lista de benefícios é geralmente conectada com a descrição do ebook mencionada acima. Procure usar de 3 a 5 benefícios dizendo aos visitantes as vantagens de seu ebook para eles - isso funciona muito melhor do que simplesmente listar as características. Dessa forma você informa aos visitantes como seu ebook pode solucionar problemas que eles tenham.

Neste exemplo o Hubspot não usa exatamente uma lista de benefícios, mas uma lista dos influenciadores presentes no ebook. A pessoa que acessar esta página terá seus olhos voltados para nomes de especialistas como Rand Fishkin e Dharmesh Shah. Obviamente possuir influenciadores envolvidos com este ebook é uma impotante estratégia de venda e ajuda muito a aumentar o valor agregado do ebook.

5- A imagem do ebook

Muitos especialistas em marketing esquecem da importância de mostrar o ebook em suas landing pages. Uma grande parte das pessoas preferem um apelo visual a textos. Dito isso, mostrar a imagem do seu produto estimula muito mais a conversão. Quando tiver oportunidade mostre a página de seus ebook, dado aos potenciais leads um empurrãozinho a mais para converter.

O Hubspot exibe o assunto de seu ebook com clareza ao usar essa pequena e simples imagem. Com uma olhada na página você é capaz de dizer sobre o que se trata a landing page. Mostrar o título e uma pequena imagem é tudo o que você precisa para dizer qual é o valor contido em seu conteúdo.

6- Formulário de captura de leads

O formulário de captura de leads é crucial para a sua landing page, uma vez que através dele que você consegue informações dos visitantes, os transformando em leads para sua empresa. O design do seu formulário também é responsável pelo sucesso ou fracasso da sua landing page.

Preencher o formulário deve ser uma tarefa fácil e rápida. É justo para a sua empresa obter informações dos visitantes em troca do download de conteúdo rico que vai solucionar os problemas de seus visitantes. Mas não exagere, um formulário confuso, escondido ou muito extenso pode assustar os visitantes, derrubando as suas taxas de conversão.

7- Botão de chamada-para-ação

Sem dúvidas é a peça mais importante de sua landing page. Por isso ela deve ser atrativa e fácil de encontrar. Tenha certeza que o botão está contrastando com as cores do fundo da sua página. Não use palavras como “submeter”, “enviar” ou “clique aqui”. O texto do botão deve refletir a ação desejada.

O botão de chamada-para-ação do Hubspot se destaca do fundo branco. É fácil localizar o botão logo que você acessa a página. Mesmo estando na parte inferior da página ele não briga com outros elementos pela atenção do visitante. Eles também usam urgência no texto “Baixe Agora”, dizendo aos visitantes que clicando no botão eles receberão o ebook imediatamente.

Mais algumas dicas sobre landing pages

Agora você já está no caminho correto para criar uma ótima landing page para seu ebook -essa landing page vai aumentar a taxa de download e presentear você com uma rica lista de contatos.

Mas antes de terminar, ainda existem algumas coisas que você precisa saber.

1. Lembre-se do objetivo da sua página: Você precisa dizer aos visitantes da sua página qual é a ação que eles devem realizar e sua página deve ter apenas um objetivo - baixar o ebook. Remova qualquer botão de navegação para outras páginas . Quanto mais ações você propõe, mas provável que os visitantes se dispersem sem converter.

2. Não solicite informações que você não precise: Se este é seu primeiro contato com o visitante, você não deseja parecer estar interrogando o visitante. Um formulário de download de ebook deve conter no máximo 3 ou 5 campos. Se os leads que você obter se revelarem bons leads você poderá solicitar por mais informações em outras interações.

3. Depoimentos: Se possível inclua depoimentos de clientes reais que estão super satisfeitos com seus serviços. Isso é uma ótima maneira de comprovar a qualidade de seus produtos e serviços. Não se esqueça de ilustrar a fonte do depoimento e incluir o nome, cidade ou empresa para garantir aos visitantes que estas são informações verdadeiras.

4. Testes A/B: Mesmo quando você pensa que a sua página está otimizada, é possível que você esteja esquecendo alguma coisa ou que você esteja cometendo um grande erro sem perceber. Testes A/B representam um processo muito importante para a criação da sua landing page. Eles permitem a você testar diferentes elementos de sua página, uma vez que tornam possível rodar duas ou mais versões da sua página ao mesmo tempo. Você, então, poderá avaliar qual das versões está obtendo melhores resultados e optar por ela. Você poderá também verrinar quais elementos precisam ser melhorados. Dessa forma sua página ficará realmente otimizada e sua chance de conversão aumenta. Saiba mais sobre como Fazer o Teste A/B de sua Landing Page aqui.

Conclusão

Sua landing page é a oportunidade perfeita para mostrar seu ebook aos visitantes e convence-los que ele é a solução para os problemas de seus visitantes ou que seu ebook possui as informações que eles precisam para obter sucesso.

Design e conteúdos otimizados são as chaves para maximizar os downloads e conversões a partir do seu ebook.

Muitos profissionais de marketing não dão importância para a criação de uma landing page independente para seus ebooks. No entanto, uma página com um único objetivo pode ser a diferença entre alta taxa de desistência e novos valiosos leads para a sua empresa.