52 dicas: Como se promover no Instagram
Você utiliza o Instagram para a sua marca? Você consegue interação o suficiente com a sua marca?
O Instagram é uma ótima forma de se conectar com os seus clientes já engajados. Existem 130 milhões de usuários ativos no Instagram todo mês, e todos os dias 1 bilhão de fotos são curtidas. Utilize o aplicativo da forma correta, e você pode conseguir um sucesso de marketing “viralizado” quase instantaneamente. Utilize de forma errada, e seus esforços com esse site podem ser decepcionante.
Você utiliza o Instagram para contar uma história visual da sua marca, instantaneamente engajar com seus seguidores onde quer que eles estejam, e até mesmo obter conteúdo gerado pelos seus seguidores através de concursos de fotos do Instagram no Facebook ou Twitter?
Se você está começando no Instagram, ou quer apenas conseguir novos indicadores, eu juntei 52 dicas para promover a sua marca de maneira mais autêntica no Instagram.
O que você vai aprender com este artigo:
- Como utilizar hashtags no Instagram
- Como adicionar vídeos da sua empresa no Instagram
- Como marketings online e offline podem se misturar com o Instagram
Configure a sua conta no Instagram
01. Crie uma conta no Instagram para empresas - É fácil criar uma conta para a sua marca no Instagram.
02. Crie um nome de usuário para o seu negócio - Utilize o nome da sua empresa como nome de usuário no Instagram. Se esse nome já é usado, escolha um nome de usuário que seja instantaneamente reconhecido por aqueles que conhecem a sua marca.
03. Complete o seu perfil - Inclua uma foto bacana da sua marca uma biografia pequena e informativa e um link para o seu site.
04. Conecte seu Instagram à sua página do Facebook - O Instagram é detido pelo Facebook. Conecte essas duas redes sociais poderosas para impulsionar as suas estratégias de marketing.
05. Crie uma aba do Instagram na sua fanpage - Isso permite que você compartilhe instantaneamente suas fotos no Instagram com seus fãs no Facebook.
Empresas como a Mercedes Benz fazem um bom trabalho ao integrar suas fotos no Instagram dentro do Facebook.
06. Crie uma estratégia específica no Instagram para a sua marca - Mantenha a sua estratégia de conteúdo no Instagram focada na forma diferenciada que a sua empresa vê o mundo. O Instagram é uma rede para compartilhar fotos (e agora vídeos). Conecte a sua empresa a sua tribo no Instagram numa maneira visual consistente e particular.
Utilize hashtags
07. Utilize hashtags (#s) nas suas atualizações no Instagram - O uso de hashtags no Instagram é muito constante. É uma boa forma de mostrar como usários podem te encontrar através de buscas no Instagram usando um celular. Diferentemente de outros canais de mídia social como o Twitter, você não tem um limite de caracteres. Inclua algumas hashtags nas suas fotos do Instagram (mas não exagere porque vai parecer desesperado) para se manter conectado.
Abaixo você confere algumas estratégias para usar hashtags no Instagram:
08. Use hashtags específicas da sua marca
- Inclua o nome da sua empresa como hashtags nas suas fotos do Instagram. Além disso, use hashtags únicas para uma campanha de marketing particular que você esteja realizando. Por exemplo, se você estiver fazendo um concurso de fotos do Instagram no Facebook, crie uma hashtag única para aquela campanha. Essa tática tanto promove o seu concurso quanto dá uma hashtag distinta para conectar com outros participantes (para que eles possam ver quem também está competindo).
Veja como as Lojas Renner utiliza hashtags com o nome dela própria para engajar seus seguidores, e mostrar fotos da semana:
09. Use hashtags gerais - Inclua hashtags gerais nas suas publicações para que ela possa ser encontrada entre publicações dos seus produtos e estilo de vida. Por exemplo, se você é dono de uma cafeteria, e você publica uma imagem do seu delicioso cappuccino, inclua hashtags como #cappuccino ou até mesmo #café.
10. Use hashtags do momento - Assuntos do momento no Instagram podem acontecer na velocidade da luz. Se você identificar um assunto, e ele se adequa à sua marca, utilize-o. A sua publicação pode ser literalmente vista por milhares de consumidores interessados em questão de minutos.
11. Explore e engaje a hashtags - Granta que você mantenha buscando por hashtags novas e relevantes no Instagram. Utilize-as nos seus posts. Se elas ainda são hashtags ativas, use o seu tempo para marketing em mídias sociais para se conectar com usuários dessa hashtag no Instagram ao curtir essas publicações e comentar. Isso pode ser uma maneira bem legal de se manter conectado (e promover) para muitos usuários do Instagram em todo o mundo.
12. Monitore as hashtags da sua marca - Seus clientes tem utilizado suas hashtags no Instagram para se conectar com você. Certifique-se de que você esteja acompanhando suas hashtags no Instagram, assim como você faria com as hashtags usadas na página no Facebook ou menções e hashtags do Twitter. Responda a comentários e dúvidas rapidamente para construir bons relacionamentos com seus clientes.
Foque nos seus clientes
13. Faça com que seus seguidores no Instagram sejam conhecidos - Compartilhe fotos dos seus seguidores nos seus canais de mídia social. Mostre para seus clientes que você os aprecia vendo suas fotos e as compartilhando para fãs no Facebook e seguidores no Twitter, por exemplo. Observação: peça permissão para utilizar essas fotos primeiramente!
A Starbucks é uma das três maiores marcas no Instagram. Eles usam essa tática frequentemente. De tempos em tempos, eles mostram o quanto eles apreciam seus seguidores ao apresentar fotos legais desses seguidores no Instagram. As imagens incluem os produtos da própria marca. Eles fazem ainda mais: utilizam essas imagens do Instagram como capa da página do Facebook da marca. Os clientes da Starbucks amam.
14. Incorpore as fotos dos seus seguidores - O Instagram agora permite que você incorpore fotos do Instagram no seu site e outras páginas. Utilize isso, com a Starbucks faz, para mostrar fotos legais tiradas pelos seus seguidores da sua marca e dos seus produtos incorporando a publicação inteira. Certifique-se de que você fale para eles que você está apresentando suas fotos, para que eles sintam-se apreciados, e para pedir permissão de uso.
15. Curta as fotos dos seus seguidores - Reconheça a grandiosidade dos seus seguidores ao curtir suas fotos no Instagram - particularmente se elas incluem seus produtos, ou cita a sua marca.
16. Comente nas fotos dos seus seguidores - Engage com seus clientes ao comentar em fotos publicadas por eles no Instagram e relacionadas aos seus produtos ou serviços.
17. Responda a comentários em todas as suas publicações - Se alguém comenta na sua foto no Instagram, responda esta pessoa. Isso é particularmente verdadeiro quando o comentário é uma pergunta, ou até mesmo mesmo um feedback negativo sobre sua empresa.
18. @mencioce seus clientes - @mencionar é uma outra grande funcionalidade no Instagram. @Mencione seus seguidores, seus clientes, e qualquer outro usuário com boas fotos dos seus produtos. Você vai mostrar apreciação para eles, e você se irá se engajar com o seu mercado.
A Coca-Cola, que mencionou um cliente vencedor de um concurso de fotos do Instagram.
19. @Mencione celebridades e líderes da indústria na qual o seu negócio está inserido - Se suas fotos no Instagram mostram celebridades - informe-as. Eles podem gostar o suficiente para compartilhá-las com fãs!
20. Foque no engajamento com o cliente - Publique fotos com o seu cliente em mente. Publique no Instagram mais do que seus produtos ou serviços. Fale sobre estilos de vida no seu Instagram para se conectar com seus clientes.
Mostre sua cara
21. Seja criativo com suas fotos - Utilize filtros para aprimorar suas fotos no Instagram. Tome bons ângulos, iluminação e outros truques de fotografia. Use o Photoshop, Diptic, ou Photoshak para editar as suas fotos ou fazer compilações para publicar no Instagram.
Aqui está um exemplo do blog do Instagram.
22. Grave vídeos - Há um tempo que o Instagram passou a permitir vídeos. Utilize essa ferramenta para gravar vídeos de até 15 segundos no seu feed do Instagram.
23. Publique fotos e vídeos curtos dos seus produtos ou serviços no Instagram - Tire e publique boas fotos do que você oferece e compartilhe com seus seguidores no Instagram.
24. Apresente seus produtos ou serviços de forma autêntica - Mostre fotos dos seus produtos ou serviços no Instagram enquanto eles são utilizados de verdade.
Abaixo você vê com o a Colcci faz, mostrando seus seguidores:
25. Mostre seus produtos ou serviços de forma criativa - Seja legal e criativo no Instagram.
A Pilot, marca daquelas canetas que você utiliza no dia-a-dia (ou para escrever em CDs) é um bom exemplo de marketing criativo no Instagram. Eles vendem canetas, certo? Então como ela se promove num site social como o Instagram? Eles mostram fotos de textos e desenhos feitos à mão, e suas canetas.
26. Conte a história da sua marca - Publique fotos e vídeos que mostrem o valor essencial e marca da sua empresa.
27. Mostre quem você é - Destaque fotos e vídeos divertidos dos seus funcionários. Dê para os seus seguidores no Instagram conteúdo exclusivo dos bastidores da sua empresa. Isso faz com que sua empresa seja bem vista no Instagram e em outras redes.
A Williams Sonoma utiliza essa tática - Você vê abaixo uma foto do Instagram onde eles mostram os bastidores com a gerente de testes da cozinha antes de uma tomada de fotos.
28. Publique vídeos autênticos e divertidos do CEO - Torne os altos executivos bem-apessoados. Faça vídeos curtos mostrando eles para publicar no Instagram. Por exemplo, faça com que eles mostrem alguma coisa que eles gostam de fazer nas horas livres, ou fazendo alguma coisa engraçada no escritório.
29. Compartilhe conteúdo exclusivo - Use o seu feed do Instagram para publicar fotos que você não postou no Facebook, Twitter ou blog (ou vice-versa). Isso faz com que os seus seguidores sintam-se especiais.
30. Lance produtos ou serviços em primeira mão no Instagram - Se você está lançando um novo produto ou serviço, iniciando uma turnê com sua banda, abrindo uma nova unidade, etc - anuncie isso em primeira mão no Instagram. Por exemplo, no dia que você lançar o seu produto, faça um vídeo de 15 segundos onde você e os seus funcionários estejam preparando o lançamento, e um outro vídeo com o lançamento real com os seus clientes. Publique isso no Instagram.
31. Crie um momento de pré-lançamento. - Se você está lançando um novo produto através do Instagram, certifique-se de criar entusiasmo. Dê aos seus seguidores um vídeo de 15 segundos dos bastidores mostrando como você está preparando o produto - sem mostrar exatamente o que é. Pense nas estratégias de marketing da Apple, especialmente na era Steve Jobs.
32. Mostre a festa pós-lançamento dos seus funcionários - Atreva-se a mostrar você e seus funcionários de forma aut6entica, ao publicar um vídeo seu após o lançamento de algo que você ofereça.
33. Crie parcerias com outras marcas no Instagram - Se você é uma empresa de porte pequeno ou uma multinacional, você tem vínculos com outras empresas. Se eles também estiverem no Instagram, crie parcerias, e faça com que eles publique seus produtos em seus feeds do Instagram.
Por exemplo, o Wimbledon deste ano criou uma parceria com diversas marcas, como a Nike.
Adicione mais táticas
34. Peça por comentários em suas fotos e vídeos - Se você quer criar mais engajamento nas suas publicações, peça por isso. Faça perguntas abertas. Peça para que os seus seguidores no Instagram digam o que eles pensam da publicação que você acabou de fazer, e muito mais.
35. Faça perguntas sobre a sua empresa ou produtos no Instagram - Faça perguntas para fazer com que usuários falem sobre a sua empresa. Por exemplo, pergunte a seus seguidores se eles já utilizaram os produtos que você vende hoje. Adicione uma hashtag única e dê a seus seguidores uma ideia para compartilhar fotos de como eles utilizam os seus bens entre eles.
A Target faz perguntas como ‘Qual o seu picolé favorito?’. Isso faz com que as pessoas falem sobre os produtos que a Target venda.
36. Faça perguntas sobre estilos de vida - Pergunte sobre estilos de vida e como resolver problemas do dia-a-dia. Por exemplo, se você é uma loja de roupas e acessórios, pergunte quais sapatos seus seguidores usariam para combinar com uma nova linha de jeans que você vende.
37. Utilize publicações do tipo 'compelte a frase’ - Faça atualizações com uma frase que seus seguidores no Instagram devem completar. Por exemplo, se você é uma rede de supermercados, crie um post com uma imagem de um cereal no café-da-manhã. Inclua uma frase que os usuários devem completar como “Eu amo começar o meu dia com uma tigela de ______”.
Isso faz com que as pessoas no Instagram falem sobre os seus produtos que você vende.
38. Faça publicações de legendas de foto - Uma outra forma de criar engajamento no Instagram é pedindo que seus seguidores envie uma legenda para uma foto que você publicar. Tire uma foto legal de um dos seus produtos, ou algo relacionado ao estilo da sua marca. Peça que seus seguidores divirtam-se enviando uma legenda paa essa foto. Dica: você pode inclusive criar um concurso de legendas de foto no Facebook, para aumentar o engajamento dos seus seguidores com um bom prêmio.
39. Crowdsource de fotos - Peça que usuários enviem fotos de como eles utilizam seus produtos. Isso ajuda o seu negócio a conseguir informações através dos clientes, e pesquisa de mercado e de desenvolvimento de produtos. É muito fácil de fazer, mas talvez você precise aumentar a aposta. Para atrair vários clientes a enviar fotos para você, faça um concurso de fotos do Instagram no Facebook ou Twitter.
Faça concurso de fotos do Instagram
40. Faça concurso de fotos - Para conseguir material criado pelos seus seguidores no Instagram, para conseguir ideias vindas dos clientes, ou somente para manter seus fãs engajados fazendo com que eles compartilhem suas melhores fotos com você - faça um concurso de fotos do Instagram no Facebook ou Twitter. Faça temas de concurso que consiga fotos e vídeos de acordo com os objetivos do seu negócio.
Aqui está um exemplo de um concurso de fotos do Instagram que a sua empresa pode fazer:
41. Faça um concurso de fotos do Instagram com prêmios legais - Quando você estiver realizando um concurso de fotos do Instagram, garanta que seus prêmios forneçam o incentivo justo para que os seus seguidores participem e compartilhem com amigos também. O prêmio certo que se conecta com o seu mercado pode tornar o seu concurso facilmente viral.
42. Faça um concurso de fotos com votação - Inclua a funcionalidade de votação no seu concurso de fotos do Instagram. Isso faz com que os participantes disputem por mais votos. Eles vão espalhar o seu concurso nas redes com amigos e amigos de amigos.
Faça uso do contexto mobile
43. Segmente suas fotos por região - Direcione os seus clientes locais utilizando o mapeamento de foto para marcar onde você está.
44. Traga o offline para a Internet - Utilize QR codes para atrair tráfego dentro da loja para engajar seus clientes físicos instantaneamente pelo Instagram. Atraia-os com compras cletivas e cupons.
45. Leve o mundo exterior para seus eventos online ao vivo - Você está hospedand um evento online? Promova uma hashtag no Instagram para participantes para que eles usem nas fotos relacionadas a este evento.
46. Leve a internet para o mundo fora dela - Realize um evento de Instagram para se engajar com seus seguidores no Instagram cara-a-cara, e conseguir clientes em potencial.
Aprimore o seu ROI
47. Publique constantemente - Independente do número de pessoas que te seguem no Instagram, publique constantemente. Isso faz com que a sua marca seja vista regularmente pelos seus seguidores. Eles estarão mais aptos a tornarem-se clientes dessa forma também.
48. Determine a frequência de publicação no Instagram - Você pode precisar publicar de 2 a 3 vezes por dia, ou 2 a 3 vez por semana. Acompanhe a sua conta e determine a frequência de postagem.
49. Encontre o horário perfeito de publicação no Instagram - Nem todas as marcas tem o mesmo horário ideal para publicar no Instagram. Nem todos os produtos tampouco. Use uma ferramenta de analytics para monitorar quando suas fotos no Instagram tem recebido mais comentários e curtidas. Descubra quando suas hashtags tem sido usadas. Após isso publique suas fotos novas em folha nos horários de maior movimentação.
50. Monitore os seus resultados no Instagram - Utilize ferramentas de analytics de terceiros, ou acompanhe seus seguidores, os números de fotos com hashtags, curtidas e comentários.
51. Aprimore constantemente - Baseado nos resultados das suas fotos, mantenha melhorando suas fotos e vídeos no Instagram. Se um tipo particuplar de imagem gera muito engajamento, mantenha utilizando esses tipo de publicação. Se usar uma hashtag geral faz com que as suas publicações no Instagram ganhem muitas interações, procure por, e utilize hashtags gerais.
52. Mantenha-se informado sobre os assuntos mais falados no Instagram - O Instagram está constantemente desenvolvendo jeitos inovadores de engajar com o aplicativo. Fique informado sobre essas atualizações para que você possa utilizá-las para o Instagram da sua empresa.
Conclusão
Então aí está, 52 dicas para se manter melhor conectado com o seu público-alvo no Instagram. Experimente-os, e veja como o seu marketing visual em celulares pode obter êxito de forma autêntica.
Para saber mais sobre marketing no Instagram e outras dicas para essa rede social, veja esses recursos adicionais:
- O truque do Instagram: Como conseguir mais seguidores e likes
- Como criar um Concurso de Fotos do Instagram bem sucedido!
- [Infográfico] ROI no Instagram
- [Infográfico] O Sucesso do Instagram
- Aprenda a transformar seguidores do Instagram em clientes
O que você acha? Você utiliza o Instagram para a sua empresa? Como você tem obtido êxito com as redes sociais? Que dicas você pode compartilhar?
Escrito por Mateus @ Wishpond