Aprenda a transformar seguidores do Instagram em clientes

Aprenda a transformar seguidores do Instagram em clientes

Você tem tentado duramente conseguir o ROI com o Instagram? Você está preocupado que essa rede social não seja a coisa certa para o seu negócio e inclusive pensa em desistir?

Nesse artigo eu vou explicar em detalhes como fazer com que o Instagram funcione para o seu negócio. Vou passar 6 estratégias sobre como conquistar seus seguidores no Instagram, transformá-los em clientes e gerar vendas.

Eu também fique atento às três dicas de marketing no Instagram que eu vou passar.

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Como transformar seguidores do Instagram em clientes from Wishpond

01. Ofereça material exclusivo

Conteúdo exclusivo é sempre regente em marketing em mídias sociais (atrás apenas de concursos, sorteios, publicidade no Facebook e ofertas).

Oferecer esse tipo de material aprofunda a relação entre a companhia e o seus seguidores no Instagram, os mantém acessando o seu Instagram mais frequentemente, e os encoraja a interagir com a sua marca de uma maneira individual e prolongada.

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Como você pode fazer isso:

  • Seja exclusivo: Utilize o Instagram para revelar produtos que você não revelou no Facebook, Twitter, blog ou site. Isso faz com que os seus seguidores no Instagram sintam-se especiais.
  • Publique um produto ou um evento ao vivo no Instagram: Faça pequenos vídeos para Instagram da sua empresa abrindo uma nova unidade, abrindo a caixa de um produto e o revelando, fazendo uma viagem de negócios e parcerias, ou elaborando um evento ou conferência.
  • Lance uma oferta exclusiva: Ofereça aos seus seguidores no Instagram um cupom de desconto exclusivo para eles.

02. Mostre a personalidade incrível e divertida da sua empresa no Instagram

Criar um perfil de empresa no Instagram com o qual outros usuários querem interagir é uma das melhores estratégias para transformá-los em clientes.

Uma forma de criar esse tipo de perfil no Instagram é mostrar fotos em momentos divertidos da sua empresa. Pense no visual do lado de fora da janela, os seus colegas e funcionários se divertindo nos horários livres, um churrasco no final de semana, a festa de final de ano, e por aí vai. Seja criativo!

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Uma outra forma de fazer com que os seus seguidores no Instagram envolvam-se com a sua marca é oferecer momentos inéditos do seu projeto atual.

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É certo que nem todos temos estúdios de fotografia na esquina do escritório, então aqui vão algumas ideias que uma pequena empresa pode usar para mostrar cenas inéditas:

  • Tire uma foto de um novo produto sendo recebido na sede da sua empresa (ainda dentro das caixas)
  • Suba fotos no Instagram do antes-e-depois de um evento ou conferência que você estiver hospedando
  • Publique uma foto dos seus colegas saindo do elevador, se aconchegando em suas cadeiras, ou correndo para pegar o ônibus
  • Publique a imagem do diretor numa reunião comentando sobre um novo produto

_ Dica 1: _ Interaja com os seus seguidores.

O Instagram não anda em mão única. Se você quer que o perfil da sua empresa no Instagram consiga mais likes e seguidores, curta a fotos dos seus atuais seguidores, comente nelas e faça @menções aos seus clientes. Ramificar o seu próprio perfil empresarial é um bom jeito de fazê-lo crescer (e conquistar mais seguidores no Instagram também).

03. Explore material criado por seguidores

Os usuários no Instagram querem se tornar famosos dentro da rede - publicar suas imagens oferece aqueles quinze minutos de fama em suas rotinas normais.

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Como você pode fazer isso:

  • Inicialmente, a melhor forma de conseguir fotos tiradas pelos seus seguidores é fazendo um concurso de fotos de Instagram. Você pode utiliar todas as imagens enviadas, incluindo aquelas que não ganharam, para fins publicitários
  • Lembre-se de fazer com que seus seguidores no Instagram mostrem seu produto nas fotos
  • Uma vez que a sua marca se torne conhecida por publicar fotos de seguidores, você pode publicar algo como ‘Nós adoraríamos ver as suas fotos temáticas de inverno no Instagram’, por exemplo

Dica 2: Use hashtags do momento e específicas para campanhas. Se você estiver buscando por fotos enviadas pelos seus seguidores no Instagram, utilize uma única hashtag para dar continuidade na sua atração.

04. Seja agradável

Ser agradável no Instagram é mais difícil do que em qualquer outra rede social porque você só trabalha com um tipo de mídia: imagens.

No Facebook, você pode publicar citações engraçadas ou inspiradoras, fazer campanhas curtir versus compartilhar para gerar engajamento na sua fanpage, ou quaisquer boas publicações que você tiver.

No Instagram, o desafio é um pouco maior.

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Abaixo você confere 9 estratégias para ter um perfil agradável no Instagram:

Não tenha preguiça com suas imagens. A maioria dos usuários do Instagram são amadores. Para chegar à frente, você precisa ser assim também.

  • Use um filtro disponível no Instagram para realçar suas fotos
  • Use bons ângulos, jogadas de luz, e outros truques de fotografia
  • Use o Photoshop, Diptic ou Photoshake para editar suas imagens ou fazer uma montagem com várias fotos.

Mostre quem você é. Personalizar a sua marca no Instagram é uma parte essencial para mostrar a cordialidade do seu negócio.

  • Publique fotos e vídeos divertidos dos seus colegas de trabalho
  • Mostre aos seus seguidores no Instagram uma foto dos bastidores da sua empresa
  • Faça um vídeo da sua empresa fazendo alguma coisa engraçada

Seja autêntico.

  • Não publique fotos no Instagram de situações artificais da sua empresa
  • Mostre os seus produtos como eles são na vida real
  • Publique vídeos autênticos e divertidos do CEO da sua empresa - faça com que os altos cargos fiquem mais pessoais.

Dica 3: Uma ótima forma de como conseguir mais seguidores no Instagram é criando parcerias com outras marcas ou designers no Instagram. Crie benefícios mútuos ao publicar fotos dos produtos do seu parceiro e vice-versa. Qualquer empresas, das pequenas até as multinacionais podem criar parcerias com outras companhias.

05. Faça concursos e sorteios no Instagram

Eu não estou falando isso só porque eu trabalho na Wishpond e que nós oferecemos um aplicativo facílimo de usar para criar concurso de fotos do Instagram no Facebook ou Twitter - eu juro! O que eu quero sugerir é que você utilize o método mais fácil de ganhar mais fama no Instagram (e portanto, os clientes que você consegue nessa rede social) é oferecendo prêmios e descontos.

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Como você pode fazer isso:

  • Pense em um bom tema: Concursos de fotos do Instagram conseguem êxito quando eles se coincidem com sobre o que o seus seguidores já tem falado. Faça um concurso de fotos sobre as estações, volta às aulas, eventos esportivos, feriados, etc.
  • Ofereça um ótimo prêmio: Tenha certeza de que os seus prêmios fornecem incentivo o suficiente para que os seus seguidores no Instagram participem e compartilhem com amigos. Escolher um prêmio que se conecta especificamente com a sua audiência é uma boa estratégia.
  • Inclua a opção de votação: Permitir que usuários votem aumenta drasticamente a chance do seu concurso se tornar viral (desse modo, dar mais visibilidade à sua empresa no Instagram). Os participantes do concurso vão compartilhar com amigos, família e amigos de amigos.

06. Faça os cálculos e use o Instagram de forma inteligente

Assim como qualquer estratégia de mídia social, gerenciar precisamente uma conta no Instagram é ótimo. Existem algumas ferramentas muito úteis - e gratuitas - (como o Statigram e o Simply Measured que te ajudam a otimizar o tempo e energia que você gasta no Instagram, e se a recompensa vale a pena.

O que analisar:

  • Quando os seus seguidores no Instagram estão online
  • Que tipos de imagens conseguem melhores respostas dos seus seguidores no Instagram
  • De onde os seus seguidores no Instagram estão vindo. Você precisa modificar a sua segmentação para conseguir os clientes que você quer?
  • O perfil da sua marca no Instagram tem crescido?

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Assim como a Ben & Jerry’s tem feito acima, você deve explorar o que os seus seguidores tem falado. Isso significa fazer publicações baseadas em eventos atuais, notícias no mundo, feriados, estações, ocasiões esportivas, e assunto do momento do Twitter e do próprio Instagram!

Conclusão

Espero que agora você tenha extraído mais algumas estratégias para maximizar o seu ROI no Instagram. É possível converter seguidores em clientes, mas lembre-se de que você precisa de seguidores primeiro. Uma vez que você os tenha, ofereça-os cupons exclusivamente para encorajar compras e vendas. Faça um concurso de fotos do Instagram no Facebook ou Twitter onde as fotos enviadas pelos seus seguidores no Instagram tenham o seu produto. E, o meu favorito: faça com o que o seu negócio mostre uma cara mais pessoal e divertida, para que os seus seguidores se envolvam mais facilmente.

Saiba mais:

Você tem obtido sucesso publicitário no Instagram? Quais estratégias você tem percebido que funcionam para o seu negócio? Deixe o seu comentário abaixo!

Escrito por: Mateus @Wishpond.com