10 assuntos de e-mail infalíveis para campanhas de e-mail marketing

10 assuntos de e-mail infalíveis para campanhas de e-mail marketing

Você está aproveitando o máximo das suas campanhas de e-mail marketing?

E-mails geram vendas. No ano passado 44% dos destinatários de e-mails admitiram ter respondido e realizado compras baseadas em e-mails.

Preste atenção no assunto do e-mail. De acordo com Jay Baer, 35% dos destinatários de e-mails abrem e-mails baseados no assunto da mensagem.

O assunto é a primeira coisa que seu destinatário vê. Se for ruim, é tudo que ele verá. Aplique tempo e esforço para escrever um bom assunto. Depois revise, teste e eu darei 10 dicas para escrever um assunto que faça com que seu e-mail seja aberto, clicado e gere conversões.

10 assuntos de e mail infalíveis para campanhas de e-mail marketing - Wishpond

1.“Você, Você, Você”

Deixe seu assunto pessoal. Use o pronome “Você” para desenvolver uma relação pessoal com seu destinatário. Faça com que seus contatos sintam como se você estivesse falando diretamente com eles pelo e-mail.

Eu recebi recentemente um e-mail do Senac com esse assunto:

Pós-graduação no Senac | Últimos dias para você fazer sua inscrição‏!

Ao incluir “Você”, convida o leitor a um evento em particular. Eu gostei o suficiente para clicar. E você?

Outro e-mail que recebi da livraria Saraiva é outro grande exemplo:

Mariana, ofertas exclusivas, benefícios e vantagens, você encontra aqui!‏

O texto é pessoal, simples e convidativo. Eles ainda incluíram meu nome “Mariana”, para fazer com que o destinatário se sinta importante.

Segue mais alguns exemplos de assuntos “você, você, você”:

  • “Nós queremos sua opinião!”
  • “Sua newsletter semanal chegou!”
  • “Convidamos você para testar nosso novo serviço!”

2. Oi [nome], eu sou [nome] da [nome da empresa]

Personalize seu assunto. Use ferramentas de e-mail marketing ou outro sistema CRM que permita que você personalize seus assuntos.

Aproveite a oportunidade para incluir o nome do seu destinatário. Isso aumenta a conexão e as chances de seu e-mail ser aberto.

Dê um passo adiante e inclua também o seu nome e o nome da sua empresa. Seu e-mail trará um sensação de familiaridade, o que conduz à confiança e confiança gera interação e finalmente, vendas.

Segue outro bom exemplo da livraria Saraiva:

Mariana, agora a Saraiva também está no Aeroporto Internacional de Guarulhos!‏

Usando meu nome fez com que eu olhasse duas vezes, e abrisse o e-mail.

Segue mais dicas para personalizar seu assunto :

  • Oi Alex, você já leu o artigo do Mateus Tavares no blog da Wishpond?
  • Oi, Lucas. Tem um segundo? A [nome da empresa] quer a sua opinião!
  • Olá Debora, você recebeu uma nova mensagem de Marta Fernandes

3. O que [pessoas de seu segmento] precisam saber?

Segmente seus e-mails por indústria ou segmento demográfico. Pense sobre os diferentes públicos e escreva assuntos direcionados para cada um.

Responda:

  • Quais são suas necessidades?
  • Qual linguagem eles usam? E qual a melhor resposta para ela?
  • Quais problemas eles estão enfrentando - e como você pode ajudar?

Envie sua mensagem esperando se conectar com cada mercado

Segue abaixo exemplo enviado para nós:

Descubra os prós do Facebook e LinkedIn para solucionar seus problemas de RP.

Isso faz com pareça que o remetente possui conhecimento, mas que leitura eles querem para o texto? Eles esqueceram alguns detalhes!

Segue outro exemplo relacionado ao mesmo segmento:

Desafios encaram Marketers!

Como profissional de marketing, o assunto conecta, sem “esfregar tudo na sua cara”. Promete um solução para seus problemas e inclui um possível tópico de diálogo.

Seguem exemplos de assunto segmentado, todo sobre o mesmo assunto:

  • 7 passos para se livrar das dívidas da faculdade.
  • Nova mamãe? 7 passos para viver com um salário.
  • 7 passos para uma vida livre de dívidas!

4.Junte-se a nós em [localização] amanhã

Segmente seus e-mails por localização geográfica. Pessoas gostam de saber de onde os e-mails vem. Estudos mostram que se você incluí a localização do destinatário eles ficam mais predisposto a abrir o e-mail.

Seguem alguns exemplos de segmentação por localização:

  • Junte-se a Whole Foods em Campinas amanhã…
  • Salvador detona! Saiba por quê…
  • U2 ama São Paulo e eles vêm te visitar…

5.Seja especifico e claro

As pessoas recebem toneladas de e-mails todos os dias. Deixe seu assunto claro.

Você irá atrair a atenção do consumidor, e eles apreciarão o fato de você saber que o tempo deles é curto.

No entanto, existem audiências e mercados que preferem assuntos mais longos. Mas, se você é uma empresa B2B eu ficaria com a filosofia “menos é mais”.

Seguem alguns exemplos de assuntos específicos e claros:

  • Bem-vindo à [nome da empresa]
  • Estatísticas de Marketing
  • [nome da empresa] Atualizações - novembro 2013

6.Precisa de um solução melhor [para os problemas de seu cliente]?

Tente resolver o problema no seu assunto. Pense como o seu cliente e envie e-mails que correspondas às suas necessidades.

Responda:

  • Quais são os problemas dos meus clientes?
  • Como posso resolver?
  • Quais são os melhores termos e linguagem para conversar com meu cliente?

Seguem exemplos de soluções orientadas no assunto:

  • Saiba como atingir mais pessoas no Facebook
  • Maximize a visibilidade de seu conteúdo
  • Você deseja uma maneira fácil de direcionar usando anúncios do Facebook.

7. [número] dicas incríveis [e mais]

Use número no seu assunto para atrair a atenção. Misturar números no seu texto faz com que ele se torne mais identificável. Quanto mais fácil de encontrar em meio a tantos outros e-mails, será mais provável que o leitor clique no e-mail.

Exemplo:

11 fotos chocantes de antes e depois e mais.

Seguem mais alguns exemplos de assuntos com dicas:

  • 10 dicas para conseguir mais leitores
  • 8 perguntas e respostas em 140 caracteres sobre o Content Marketing Brasil‏
  • 5 dicas para aumentar fãs no Facebook

8. Só resta 1 dia. Não perca suas chances de ganhar

Crie o sentimento de urgência em seu assunto. Sim, volte àquelas velhas regras de marketing. Elas funcionam.

Exemplo:

  • Oferta por tempo limitado!
  • 40% de desconto para os primeiros inscritos
  • Compre antes que acabe!
  • Somente enquanto durarem os estoques

Use expressões como “último dia”, “clique agora”, “limitado”, “somente hoje”, “últimas unidades”…

9. Oferta exclusiva, somente para você!

Faça com que seus contatos de e-mails sintam-se especiais. Ofereça ofertas exclusivas que eles não conseguiriam em nenhum outro lugar. Escreva seu assunto para mostrar sua preocupação com seu cliente

Neste exemplo, a empresa está oferecendo uma oportunidade sorteios sedutora. Não só isso, mas eles estão dando aos seus contatos de e-mail uma chance especial para participar:

Nosso sorteio foi prorrogado. Não perca sua chance de ganhar!

Para enviar ofertas exclusivas para sua lista de e-mail, use:

  • concursos
  • sorteios
  • descontos exclusivos
  • por trás das câmeras

Mais exemplos de ofertas exclusivas:

  • Nós te amamos. Para mostrar isso estamos te dando um…
  • Um agradecimento especial por ter passado por aqui semana passada, 20% de desconto…
  • Você não ganhou nosso sorteio, mas receba 15% de desconto em…

10.Últimas notícias

O relatório “Análises de assuntos de e-mail - 2013” da empresa Adestra mostra que palavras como “último” e “novidade” aumentam a taxa-de abertura quando direcionadas para B2B.

Use isso para gerar entusiasmo e induzir ações em seus leitores de e-mails.

Veja um exemplo e e-mail que recebi no dia em que o Twitter se tornou publico:

[Últimas notícias] Estamos ao vivo no Twitter!

Foi uma notícia bem interessante, e eu cliquei para saber o que estava acontecendo

Veja mais alguns exemplos do uso de “últimas” ou “novidade” em assuntos de e-mail:

  • Últimas notícias de [nome da empresa]
  • Novidades na estrutura de uma campanha de e-mail
  • Nós estamos inovando, obtendo resultados e você também pode

Teste, teste, teste

Assim como qualquer campanha de e-mail marketing, seus assuntos de e-mail devem ser testados.

Aplique o Teste A/B em seu assunto de e-mail. Teste enviando e-mails para dois segmentos diferentes da sua lista de e-mails. Teste a taxa-de-abertura, cliques, e conversões. Então, use o assunto com a melhor performance.

O que é verdade para uma campanha de marketing pode não ser verdade para outras. Seus públicos variam, seus objetivos variam e as suas campanhas variam também.

Conclusão

E-mail marketing é uma ótima maneira de atingir seu cliente diretamente. Para alcançar as melhores audiências você precisa escolher o melhor assunto para seu e-mail. Sem intrigar o leitor o seu e-mail não será aberto.

Eu realmente espero que você obtenha sucesso. Então aplique estas dicas certeiras quando enviar e-mails. Me conte depois quais foram os resultados comentando abaixo.

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Escrito por Mariana Reis@ Wishpond.