Facebook: 12 dicas de Natal!
Precisa saber como aproveitar ao máximo do Facebook na época de Festas?
Você já programou suas publicações no Facebook para promover suas campanhas de marketing. Você está verdadeiramente envolvido em nas promoções sazonais. Mas, por que suas mensagens não estão obtendo o resultado esperado?
Não é muito tarde para aumentar suas vendas. Veja abaixo 12 dicas de como usar O Facebook para impulsionar suas campanhas de marketing no período de festas.
1. Legende isso!
Publicações “legende isso” são fáceis de fazer e muito efetivas nesse período do ano. É fácil encontrar uma foto engraçada ou antiga inspirada em momentos como: abrir os presentes, preparar a ceia, montar a árvore etc.
Distribua prêmios para a melhor legenda
Veja abaixo um exemplo de uma publicação “legende isso!” feita pela drogaria London Drugs.
- Use imagens de crianças, animais de estimação, situações inusitadas de Natal
- As pessoas gostam de humor no período de Natal
- Funciona muito bem, já que as pessoas adoram compartilhar
2.Receitas
As festas de fim-de- ano representam bons momentos em família e muita comida. Tente mostrar o lado pessoal dos seus negócios e compartilhe suas receitas favoritas. O período de festas não é o momento para publicações corporativas ou mal-humoradas. Prefira usar o Facebook neste Natal para fazer publicações que falem de pessoas para pessoas.
Uma dica para fazer isso é usar ‘Eu, você e nosso’ e também frases como 'nosso gerentes de marketing adoram…’ .
Veja abaixo um exemplo de receita publicada pelo supermercado Safeway:
- Receitas de fim-de-ano são ótimas para encorajar o engajamento
- Elas provocam respostas como 'o meu favorito!’ ou 'Eu adicionei mais noz-moscada’. Comentários são a moeda do Facebook.
- Se sua marca não é muito adequada a receitas, publique algo mais pessoal como, 'nosso presidente preparou uma deliciosa torta de maçã. Veja a receita!’
3. Vincule a um álbum de Natal
Outra maneira de fazer a imagem do seu negócio ficar incrível é usar álbuns de Natal - geralmente realizamos esta prática no Instagram ou Pinterest. No entanto, para as festas vamos usar o Facebook também.
Se a sua empresa não possui produtos fotogênicos, monte um álbum com fotos de seus colegas em uma festa de Natal, ou simplesmente se preparando para o feriado. Álbuns trazem mais engajamento do que qualquer outra publicação no Facebook. Então faça o que for preciso para publicar um.
Veja abaixo um Álbum publicado pelo supermercado Safeway (incorporando o Pinterest também!!!)
- Álbuns de fotos conseguem 180% mais engajamento do que publicações regulares
- Encoraje o tráfego entre diferentes redes sociais para aumentar awareness e envolvimento
- Publique fotos das suas festas de Natal para fazer com que sua empresa tenha uma imagem divertida e festiva
4. Nostalgia
O período de Natal é a época na qual as pessoas gostam de relembrar os 'bons-tempos’ (quando as crianças não pediam por um iPhone Novo, mas por um carrinho). Traga de volta esse a lembrança desses tempos com um toque de nostalgia.
- No período de festas as pessoas gostam de relembrar
- Publicações orientadas pelo sentimento de nostalgia geram conversões
- Dirija sua publicação à audiência apropriada (pessoas mais velhas vs geração de 1990 etc)
Concursos e cupons
O dinheiro é sempre curto na época de festas, faça disso uma oportunidade para rodar um concurso no Facebook. As pessoas estão buscando por todas as maneiras de poupar dinheiro. E pelo preço de um simples 'curtir’ será o concurso mais simples que eles já participaram.
Lembre-se de distribuir um prêmio que esteja relacionado com seu negócio. Eu recomendo um vale-presente ou um de seus produtos (ou um mês gratuíto para usar seus serviços). Claro que você receberá 'curtir’ se oferecer um iPad, mas o usuário não se aproximará após o final do concurso. Se você está procurando por leads, eles vão bloquear o recebimento dos emails de suas campanhas de email marketing mais rápido do que você imagina.
Veja abaixo um exemplo de concurso de Natal:
- Todo mundo adora bons negócios no Natal - então dê a seus consumidores o que eles querem Realize um concurso no Facebook ou distribua cupons no Facebook
- Experimente sorteios recorrentes, nos quais um pequeno prêmio é sorteado a cada dia por 12 dias consecutivos
- O foco está nas festas de fim-de- ano, então o prêmio e o tema do sorteio devem estar relacionados com Natal ou Ano-Novo.
6. #12 dias [de alguma coisa]
Hashtag sua campanha de Natal, dá continuidade e aumenta sua vitalidade. Com hashtags agora no Facebook e Google da mesma forma como no Twitter e Google+ (e em vários outros lugares…) as chances de sua campanha, concurso ou produto serem vistos aumentarão.
Veja um exemplo de uma campanha #12dias:
- 12 dias é um termo que remete aos 12 dias de Natal (entre os dias 25 de Dezembro e 06 de Janeiro). Na tradição cristã esse é o período para trocar presentes, então aproveite para incentivar a vontade de distribuir presentes
- Use hashtags populares nessa época do ano como #12diasdepresentes para promover a continuidade de seus posts.
- hashtags são particularmente úteis se você está promovendo uma série de produtos, um concurso no Facebook ou uma campanha.
7. Dicas de verão
Mostre que seu negócio se preocupa com o bem-estar e segurança de seus consumidores, publicando dicas de segurança no Facebook.
não importa se sua empresa não tem relação com segurança ou informações sobreo clima, escreva algo como 'Não passe mal com o calor, mantenha os ambientes arejados. Seus clientes (e funcionários) agradecem’
Veja um exemplo de um post de dica de verão
- publicar dicas de verão é um método eficaz de gerar conversões
- elas associam sua marca a confiança
- incorpore dicas aos produtos de sua marca. Por exemplo, experimente dicas de moda ou de como economizar neste Natal etc.
8. Sugestões de presentes
Sugestões de presentes são a maneira mais simples de promover seus produtos nesta época do ano.
Evite atormentar os usuários do Facebook com publicações não relacionadas as sua campanha ou marca. Publicando assuntos relevantes você aumentará s chances das pessoas prestarem atenção quando promover um produto, já que os usuários confiam em você por não enviar spam.
Veja abaixo um post de sugestão de presente:
- sugestões de presentes aumentam a confiança e aproxima seus consumidores
- dá a sua marca credibilidade
- maneira mais fácil de promover seus produtos
Dicas de artesanatos Natalinos
Assim com dicas de segurança e receitas, dicas de artesanatos podem fazer com que sua marca seja vista como pessoal, divertida e criativa.
As festas de fim-de-ano aproximam as famílias. além disso, as pessoas costumam receber visitas em suas casas nesse período. As pessoas adoram entrar no clima festivo cozinhando e confeccionando objetos decorativos.
Veja abaixo uma dica de decoração artesanal:
- As pessoas gostam de artesanatos nessa época do ano. A internet está cheia de idéias de artesanatos para você compartilhar.
- não é tão necessário para que os posts estejam relacionados com a sua marca neste caso. Preocupe-se em ser pessoal e relacionado com temas natalinos
- lembre-se de responder aos comentários em seu post, respondendo à perguntas e dando sugestões.
10. Esse ou aquele?
Um dos tipos de posts mais confiáveis para gerar engajamento o básico “esse ou aquele?’ é uma das minhas publicações favoritas. Estes posts são baseados na competição em torno de duas ideias parecidas para as festas, como 'cerveja ou vinho?’, 'praia ou sítio?’, 'carne ou peru?’.
Veja abaixo um exemplo de 'esse ou aquele?’
- 'esse ou aquele’ iniciam conversas em seus posts
- as pessoas adora compartilhar suas opiniões e adoram comentar sobre a opinião de outras pessoas também.
- Experimente um post 'compartilhe se você gosta de A. Curta se você gosta de B.’ para encorajar a compartilhamento e curtias a partir da votação
11. Histórias de Natal
Todo mundo possui uma história que gosta de contar. Sempre existe aquele familiar que repete a mesma história em toda ceia de Natal, ele pode querer compartilhar mais um vez.
Lembre-se de se dedicar em mente seus posts do Facebook vivos. Seja ativo e responda as comentários das pessoas. Isso é muito importante durante as festas de fim-de-ano, pois as pessoas gostam de marcas que sejam festivas e pessoais.
Veja abaixo exemplo de um história de Natal:
- Mais uma vez, esse tipo de post faz com que as pessoas comentem
- É vital responder aos comentários, para aumentar o engajamento
- é outra maneira de incluir o critério social em redes sociais durante o período de festas
12. Promessas de Ano-Novo
É um post comum, mas que não deve ser esquecido. Muitas pessoas gostam de compartilhar e discutir suas promessas de Ano-Novo. Compartilhe suas promessas e comente as promessas de seus colegas para manter a discussão viva.
Veja abaixo exemplo de promessas de Ano-Novo
- Use esse poste entre os dias 25 e 31 de Dezembro para que as pessoas compartilhem
- Teste 'a promessa mais criativa ganha 50% de desconto em qualquer compra’ para encorajar a participação
- experimente usar uma competição com hashtags
Conclusão
Espero que você tenha apreciado a leitura e aprendido novas dicas de como engajar aproveitando as festas de Natal e Ano-Novo. Seja criativo, e publique seus próprios posts usando estas dicas! Pergunte às pessoas sobre suas historias engraçadas de Natal, de dicas sobre como sobreviver ao verão, divida qual é a sua receita favorita de Natal. Interaja e aproxime-se de seus consumidores neste fim-de-ano.
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-Escrito por Mariana Reis@ Wishpond.