4 maneiras de combater o esgotamento de anúncios no Facebook

4 maneiras de combater o esgotamento de anúncios no Facebook

Você vê a performance dos seus anúncios no Facebook começar a cair depois após alguns dias da data em que ele foi publicado?

Se sim, então seus anúncios estão sendo vítima da fadiga de anúncio.

Nesse artigo eu vou falar sobre o perigo da fadiga de um anúncio e como você pode criar variações para combater a fadiga.

Eu vou te mostrar detalhadamente como o gerenciamento de anúncios no Facebook pode te ajudar com estratégias de variações para te assegurar como, quando e porque otimizar todos os seus anúncios no Facebook.

Esgotamento de anúncios

O esgotamento de anúncio no Facebook ocorre quando seus anúncios aparecem para um público-alvo muitas vezes e a sua taxa de clique cai enquanto sua taxa de frequência (quantas vezes o anúncio é visto) sobe.

Por que isso acontece:

Seus anúncios são mostrados frequentemente para usuários (toda vez que eles entram no Facebook - numa média de 13,8 vezes ao dia de acordo com dados recentes do Facebook).

Seus anúncios competem contra publicações de fotos e status no feed de notícias dos usuários.

As pessoas acabam se acostumando em sempre ver o seu mesmo anúncio e sua taxa de clique diminui.

Crie variações de anúncios para combater o esgotamento.

A variação dos seus anúncios evita que os usuário fiquem cansados dos seus anúncios.O ideal é que assim que o seu anúncio começar a perder eficácia você o altere e o substitua por uma versão diferente.

Com que frequência devo variar meus anúncios?

Alguns especialistas dizem para variar o seu anúncio semanalmente ou a cada duas semanas, outros sugerem a cada três dias. Ainda, outros dizem alternar dois ou três anúncios constantemente. Particularmente eu acredito no fato de que seu negócio é único, sua estratégia de marketing é única, e por isso seus seguidores também são únicos. Por isso não dá para seguir regras que funcionam pra um mercado e não para o seu.

Ignore essas regras e ao invés disso, fique atento na sua taxa de cliques e métricas de frequência. Altere o seu anúncio quando a frequência aumentar e a taxa de cliques diminuir.

Utilize o gerenciador de anúncios do Facebook para combater o esgotamento e rastrear as variações dos seus anúncios

Você pode criar quantas versões quiser, mas elas são desnecessárias a menos que você saiba ou não se o seu anúncio no Facebook está funcionando. É aí que o gerenciador de anúncios do Facebook entra.

As três métricas de anúncios mais importantes para combater o esgotamento:

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1. Frequência:

Freqüência é a média de vezes que as pessoas viram o seu anúncio no Facebook.

Cuidado para que a frequência não fique acima de oito (Freqüência máxima da Wishpond, decidida após teste).

Uma taxa de freqüência cada vez maior, juntamente com a queda na taxa de cliques significa que as mesmas pessoas estão vendo os anúncios mais e mais e não tomam medidas, ou seja, o seu anúncio já não os atrai tanto. Seu anúncio saturou o público-alvo e as pessoas que poderiam clicar não vão.

2. Ações :

As ações detalham todas as pessoas que clicaram em um anúncio (como solicitar uma oferta, clicar em um link, instalar um aplicativo, curtir uma página, responder a um evento, etc) dentro de 24 horas de visualizações - ou no prazo de 28 dias de cliques - no seu anúncio.

A métrica de Ações é especialmente importante se você quer conversões, nesse caso eu recomendo uma ferramenta de acompanhamento de conversões.

3. CTR:

A taxa de clique é o número de vezes que as pessoas clicaram num anúncio em sua campanha dividido pela impressão do anúncio.

CTR é a métrica mais importante para combater o esgotamento do anúncio. Preste atenção ao CTR e em conjunto com sua métrica de freqüência. Decida por si mesmo qual resultado o CTR/Frequência é aceitável para você e sua empresa, e em que ponto você deve variar um anúncio.

Fique atento no gráfico de resposta para prestar atenção nos altos e baixos:

Utilize o gráfico de resposta para obter uma ampla representação visual do desempenho de um anúncio sobre o curso de sua variação. Preste atenção aos picos para identificar qual variação de seu anúncio funciona melhor. Preste atenção nas baixas para identificar as variações que falham.

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Por exemplo, digamos que a sua empresa está anunciando um sabonete para homens. Você decide variar os anúncios focado no mesmo público porém com detalhes diferentes. Faça o teste e depois confira a taxa de cliques para ver qual se saiu melhor.

4 métodos de manter seu anúncio fresco e combater o esgotamento

Agora que você sabe como medir o desempenho do seu anúncio, vamos dar uma olhada nas quatro estratégias principais que você pode implementar para manter seus anúncios otimizados.

1. Mude as cores para se destacar

Não é novidade de que o esquema de cores do Facebook é azul e branco. Se você utilizar as mesas cores no anúncio vai acabar se misturando no feed de notícias e os olhos dos usuários já cansados ​​irão simplesmente ignorá-lo. No caso da imagem do seu produto ser azul às vezes é inevitável), tente colocá-la em um fundo colorido para ganhar se sobrepor com o fundo azul do Facebook.

Veja o erro no exemplo abaixo:

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Mesmo que o seu título, texto, chamada e a oferta sejam sólidos (que neste caso são) ninguém vai enxergar se suas cores não chamarem atenção. Lembre-se, você está competindo no feed de notícias com fotos super engraçadas e chamativas

2. Altere seu texto

Altere o título: Utilize a sua marca, uma chamada e (minha favorita) uma pergunta. Lembre-se, o título não pode ter mais do que 25 caracteres.

Altere o texto principal: Para o texto principal (limite máximo de 90 caracteres), utilize a linguagem que fale diretamente com seu público-alvo.

Os homens gostam de entretenimento e humor. Se você está no mercado de higiene corporal tente algo do tipo:

-“Como é que o seu cheiro? Experimente o novo sabonete líquido da (nome da sua marca) para ter o cheio que elas gostam”.

Loção para Mulher? Tente uma abordagem mais sutil:

-“Tempo de usar saia? A (nome da sua marca) deixa sua pele suave e sedosa para o verão”.

E veja a cópia…

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3.Mantenha as suas imagens simples para garantir a compreensão imediata

Estudos recentes estão dizendo que a melhor imagem para um anúncio no Facebook é de uma mulher feliz (quem já sabia?).

Minha recomendação principal é mantê-la simples:

-Escolha imagens chamativas ao olhar e bonita em qualquer tamanho.

-Não inclua texto na sua imagem.

-Evite imagens cheias de detalhes.

Lembre-se, você está testando suas imagens. Veja o que funciona para você.

Tirando a parte de cerca de 300 caracteres (muito texto), o anúncio da Lifetime Eyecare abaixo é um bom exemplo.

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A imagem é atraente tanto em sua versão original quanto em miniatura para o anúncio. Não tem muita informação na imagem e a modelo faz com que os óculos tornem-se atraente. Diferentes interações deste anúncio poderiam incluir:

-Um modelo masculino na mesma pose (para ambos os sexo, dependendo dos testes)

-Uma imagem focada nos olhos e óculos com uma sobrancelha levantada

-Um par de óculos quebrados com uma pergunta inteligente no texto ou título.

4. Inclua uma clara chamada para garantir que você está ganhando mais do que visualizações com seus anúncios:

Seu anúncio no Facebook é desnecessário sem uma chamada forte e clara. Com as variações de anúncio você deve testar cinco ou seis diferentes chamadas para o mesmo produto.

5 chamadas são equivalentes a: ‘Inscreva-se por 6 semanas no curso de SEO":

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Dica bônus: variação demográfica

Se você acha que o seu anúncio no Facebook deve ser bem sucedido, mas apresenta queda no CTR e aumento na frequência no entanto, tente mudar o alvo demográfico antes de desistir do anúncio. Variar a demografia do seu público manterá seu o esgotamento de seu anúncio baixo, mantendo um fluxo constante de cliques.

Eu descobri que variação demográfica é extremamente útil para anúncios que promovem um concurso ou sorteio no Facebook. Concursos e sorteios geralmente são universalmente atrativos e a variação demográfica vai manter a atividade com o concurso e ou sorteio, sem causar esgotamento no anúncio ou uma diminuição na taxa de clique (CTR).

Conclusão

Combater o esgotamento de anúncios é uma das partes mais importantes na hora de gerenciar anúncios no Facebook. Porém, mais importante do que saber como combater é saber como provar que você está combatendo e é aí que o manejamento de anúncios entra.

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