3 razões nas quais pessoas clicam no seu anúncio no Facebook mas você não gera conversões
Você tem levado horas otimizando seus anúncios no Facebook. Temobtido uma alta taxa de cliques e um baixo custo de CPM como você nunca teve antes.
E mesmo assim ninguém acessa a sua landing page.
Então, qual é o problema?
Nesse artigo eu vou descrever as 3 razões nas quais pessoas clicam no seus anúncios no Facebook, mas você não consegue a conversão. E como concertar cada um desses problemas.
1. Sua landing page não utiliza a mesma aparência e descrição do seu anúncio
Quando uma pessoa clica em seu anúncio no Facebook, elas têm uma expectativa geral do que elas vão ver quando forem direcionadas para sua landing page. Essa expectativa vem totalmente do que você a mostra no anúncio. Então, se o seu anúncio no Facebook parece completamente diferente da sua landing page, você vai confundir as pessoas - e confusão leva a desistências e baixa conversão.
Existem duas coisas que você precisa combinar entre o seu anúncio no Facebook e sua landing page para minimizar a confusão nos usuários, tanto quanto possível: Aparência e descrição.
Aparência
Mais do que tudo eu recomendo usar a mesma imagem do seu anúncio no Facebook em sua landing page - apenas uma versão maior, é claro. Isso pode causar alguns problemas para certas imagens, como o tamanho máximode pixel da imagem de um anúncio no Facebook - tamanho para isso é de 100x72px, enquanto você provavelmente vai utilizar dimensões maiores na landing page, cerca de 400px. Então, você precisa encontrar uma imagem que funcione em ambos os tamanhos.
Uma outra peça importante a ser observada é a cor da imagem do anúncio. Faça o seu melhor para usar o mesmo modelo de cor, tanto no anúncio quanto na sua landing page. Isso fará com que sua landing page pareça uma extensão direta do seu anúncio no Facebook, e irá diminuir a confusão e desconfiança dos seus visitantes, trazendo mais conversão. Por exemplo, o visitante se sente mais segundo quando ver similaridade entre o anúncio e a página, caso contrário eles podem até pensar que a página possui malwares e não confiar na marca.
Confira um grande exemplo disso bem feito pela óptica canadense ClearlyContacts. Eles utilizaram o mesmo par de óculos e um fundo branco no seu anúncio no Facebook como fizeram em sua landing page. Eles ainda utilizaram na landing page o mesmo azul que o Facebook usa no título de anúncios no Facebook.
Anúncio no Facebook
Landing Page
Descrição
Agora, para aperfeiçoar a transição do anúncio no Facebook para a landing page, é vital utilizar a mesma descrição em ambos. O seu anúncio no Facebook, especialmente aqueles na coluna direita, vai exigir um texto muito menor do que você pode utilizar em sua landing page. Por isso, para o título do anúncio no Facebook, eu recomendo usar uma versão abreviada do título principal em sua landing page.
No exemplo acima, a óptica ClearlyContacts cometeu um grande erro na medida em que usou a palavra “original” para descrever seus óculos no anúncio no Facebook, mas não na landing page. Isso também traz confusão e desconfiança ao visitante. Eles podem pensar que eles foram vítimas de uma isca para algum vírus, uma vez que a promessa era de óculos “original”, mas a oferta gratuita é apenas para imitações. Mesmo que não seja esse caso, essa oferta pode ser percebida desse modo e percepção é a chave para sua landing page.
Eu acrescentaria também o texto do anúncio no Facebook na sua landing page que lê “inclui armação + lentes básicas”. Um par de óculos precisa de ambos, assim uma pessoa que comprar vai querer saber se esta oferta inclui ambos ou não.Não deixar essa mensagem clara na página vai gerar ambiguidade, e consequentemente, desistência de compra.
Mais um elemento da descrição que deve combinar entre o anúncio no Facebook e a landing page é a call-to-action(ou simplesmente, chamada). Se a ação de “apelo” do seu anúncio é “Obtenha um e-book grátis”, ela deve ser exatamente a mesma na landing page. No exemplo abaixo a Marin Software foi pelo caminho errado. No anúncio a sua chamada (na imagem) é “Obtenha o guia, enquanto que na landing page pede para que o usuário se increva.
Confira você mesmo o exemplo abaixo:
É realmente lamentável que eles pecaram nessa parte, porque eles fizeram um trabalho muito bom utilizando o mesmo estilo de botão e a cor laranja no anúncio e na página, e ainda o ícone » como sinalização (para chamar mais atenção) em ambos. Isso torna bastante óbvio para o usuário que vai do anúncio para a página de que o botão laranja nela é confiável para clicar.
Confira o exemplo abaixo:
Anúncio no Facebook
Landing Page
2. Sua landing page demora muito para carregar
Assim como as imagens e descrições da landing pages são importantes, a velocidade com que ela carrega é também. Quanto mais tempo sua landing page demorar para carregar, menor será sua taxa de conversão, isso é um fato. Estudos realizado pela Amazon mostraram que uma desaceleração no carregamento da página de apenas um segundo pode custá-la $1.6 bilhão em vendas a cada ano. Para o Google, diminuindo seus resultados de busca por apenas quatro décimos de segundo eles poderiam perder 8 milhões de buscas por dia.
Esses exemplos ampliam um pouco os resultados de páginas lentas - mas mesmo se o seu negócio é muito menor do que o Amazon e o Google, o carregamento lento em suas landing pages irá te atrapalhar muito.
Para aliviar isso, vamos dar uma olhada em algumas coisas que podem estar interferindo no carregamento rápido da sua página para e como melhor.
Dicas para diminuir tempo de carregamento da sua landing page
1. Diminua a quantidade de imagens: Imagens são extremamente "pesadas” (o que significa que leva um longo tempo para carregar todas elas). Enquanto que o texto e a cor de fundo da página são extremamente leves. Então, se você ver que você está usando um monte de imagens para ajudar a explicar a sua landing page, tente substituí-las, o máximo possível por descrição em texto. E se você precisar destacar algo, use uma fonte diferente ou cor de fundo, em vez de uma imagem.
2. Diminua o tamanho de arquivo das suas imagens (ao salvá-las):Depois que você diminui o máximo possível a quantidade de imagens em sua página, você pode procurar diminuir também o tamanho do arquivo de casa imagem restante. Isso pode ser feito de duas maneiras, diminuindo as dimensões da imagem ou a sua qualidade na hora de salvar o arquivo em um programa de imagens.
3. Mova todos Javascript abaixo da tag