7 perguntas que você deve se fazer antes de publicar seu conteúdo no Facebook que são sempre esquecidas

7 perguntas que você deve se fazer antes de publicar seu conteúdo no Facebook que são sempre esquecidas

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Pense por um segundo. Você tem certeza que deve publicar isso no Facebook?

Você já ficou desapontado com uma publicação no Facebook qeu você pensou que fosse fazer sucesso? Já se perguntou por que?

Nesse artigo eu vou te passar 7 perguntas simples que você precisa fazer antes de publicar alguma coisa no Facebook. Eu vou te mostrar alguns exemplos para que você saiba exatamente a que eu me refiro. Também vou explicar porque fazer essas perguntas pode mostrar a diferença entre um post no Facebook com êxito e uma publicacão malsucedida.

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Preste muita atenção porque também vou mostrar 20 estatísticas de publicações no Facebook, assim como as 4 melhores dicas que podem mudar a forma como você promove o seu negócio no Facebook!

1. Eu estou postando no Facebook na hora certa?

Saber o horário, frequência e o dia que você publica no Facebook tem uma séria repercursão em relação ao sucesso dessas publicações. Já pensou por que um post que pode ser aparenta ser atrativo para curtidas falha? Má programação pode ser a causa.

Como eu posso saber quando meus fãs estão online?

O novo recurso de informações do Facebook possui uma aba que mostra estatísticas de quando seus fãs estão online, simplificando a obtenção de dados sobre os fãs do seu negócio. Você pode ver informações sobre horário e dia, para que você faça publicações quando a maioria dos seus fãs estiverem online.

Para empresas globais como a Converse, tempo é ainda mais importante para alcançar pessoas localizadas em diferentes fuso-horários em horários otimizados. Eles acharam que publicações entre 10:30 e 12 funciona tão bem no Reino Unido quanto nos Estados Unidos. Por esse motivo dois dos quatro posts abaixo foram publicados às 4:00 (horário do Pacífico).

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Uma boa maneira de publicar em horários otimizados consistentemente, como a Converse faz acima, é utilizando a ferramenta de agendamento do Facebook (Veja como clicando aqui). Você pode também utilizar um aplicativo como o Buffer. Ele permite que você configure os horários por dia que você quer que seu conteúdo seja publicado na sua fanpage, e então preenche cada espaço de tempo escolhido quando você carrega um novo material para a sua página do Facebook.

Estudos mostram também que uma quantidade de publicações no Facebook ideal por semana pode ser menos do que você pensa. Um ou dois posts por dia recebem taxas de 32% de curtidas e 73% a mais de comentários se comparado com três ou mais publicações por dia. O BuddyMedia fez um estudo sugerindo que publicações nas quintas e sextas resultaram um aumento de 18% em engajamento, e publicações nos finais de semana receberam 69% a mais de interação. Novamente, teste essas dicas para o seu próprio negócio.

Dica #1

Os melhores tipos de posts que obtêm mais sucesso são perguntas, com o dobro de comentários em relação aos posts convencionais; e ‘complete a frase’, com nove vezes a mais de comentários do que os posts normais.

2. A minha publicação é atrativa o suficiente para ser comparilhada e curtida?

Fazer com que seus ãs curtam e compartilhem os seus posts no Facebook com amigos é a melhor forma de fazer a sua marca ganhar visibilidade no Facebook e novos fãs. Uma curtida e um compartilhamento é uma forma de recomendação social entre amigos. E mais do que tudo, é isso que vai te trazer novas curtidas e clientes no Facebook.

Então o que faz uma publicação ser facilmente curtida ou compartilhada? Ela:

-F ornece uma solução para algum problema que os seus fãs possuem

-Faz os seus fãs rirem

-Traz à tona discussões sobre um evento recente ou uma tendência que os seus fãs estejam interessados

-Possui uma chamada que encoraja participação

-Faz uma declaração apelativa ou pessoal que seus fãs não podem deixar de curtir

Mais importante ainda, se pergunte se você compartilharia a sua publicação. Caso contrário, mude-a!

A Cacau Show fez uma pergunta aos seus fãs, com um passatempo para que seus fãs achassem os erros numa imagem. Inúmeros compartilhamentos, comentários e curtidas foram feitos.

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3 exemplos de como você pode criar publicações que podem ser facilmente curtidas e compartilhadas:

Frases e declarações sobre datas festivas (‘Hoje é o dia dos pais! O que você preparou para os eu paizão?’

TGIF! Nesse final de semana, nós vamos para a praia! Como você vai curtir o seu final de semana?

Dica para quem trabalha em um escritório com divisórias: não se esqueça que a sua parede não é uma parede de verdade. As pessoas podem escutar as suas conversas.

3. A minha publicação é muito cumprida?

Publicações com 80 caracteres ou menos recebem 66% a mais de interação se comparadas com posts longos. Se você quer publicar algo ainda mais curto (em torno de 40 caracteres), esse número aumenta para 85%. Apenas certifique-se que você seguindo o caminho certo.

A Skol faz exatamente isso com as suas publicações no Facebook: poucas palavras e uma ótima imagem, promovendo a marca (o símbolo da marca está claro) sem precisar falar muito. O que eu gosto da página da Skol é que eles fazem publicações no Facebook que nem sempre estão relacionadas à marca, mas ao contexto em que os seus fãs vivem – seja sobre finais de semana, seja sobre happy hour e referências culturais.

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Dicas para encurtar os seus posts no Facebook:

-Utilize o bit.ly para encurtar os seus links

-Tire o desnecessário. Transforme o ‘Nós da academia X somos grandes fãs do UFC? Qual é o seu lutador favorito?’ em ‘Somos fãs do UFC. E você?’

-Utilize hashtags para colocar os seus posts no Facebook num contexto super recente: Ouch! Vocês viram como aquele jogador torceu o tornozelo Deveria estar usando os nossa tornozeleira! #campeonatobrasileiro2013’

Dica #2: se você acha que emoticons são para crianças, pense duas vezes. Publicações no Facebook com emoticons não só conseguem 33% a mais de comentários, como também 57% de curtidas, comparadas a posts sem emoticons. Dito isso, tente usar emoticons nas atualizações de status na fanpage da sua marca.

4. A minha publicação no Facebook possui uma chamada clara?

Checar se seu post possui uma chamada clara é uma boa forma de garantir que você está obtendo alguma coisa dele. Eu vou mostrar 5 exemplos de ótimas chamadas posteriormente.

Existem várias chamadas excelentes no Facebook. E elas não servem somente para que usuários comprem seus produtos ou serviços.

Chamadas podem fazer com que usuários:

-comentem, curtam e compartilhem a sua publicação;

-cliquem em um link;

-movam de uma das suas redes sociais para o seu site ou para outras redes.

Não existe uma regra difícil que diz como uma chamada deve ser. A maior lição aqui é garantir que ela seja óbvia.

O Walmart usa uma competição do tipo ‘isso ou aquilo?’ assim como várias outras marcas no Facebook, e eles obtêm um ótimo engajamento como resultado. A competição é uma situação de ganho mútuo para qualquer empresa. Lembre-se de inclluir produtos semehantes o suficiente para fazer sentido, e competitivo o sufieicente para que os seus fãs apenas escolham um.

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4 ótimos exemplos de chamadas no Facebook:

Clique aqui para saber mais

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Compartilhe se você prefere A. Curta se B é o seu favorito

Como você está aproveitando o seu domingo?

Dica #3: há algumas semanas o Facebook atualizou os algoritmos do EdgeRank. Agora, quaisquer publicações que “imploram” por curtidas não conseguem bons resultados. Lembre-se disso quando postar no Facebook.

5. A minha publicação no Facebook é relevante à minha audiência?

Certifique-se que o material que você vai usar na sua fanpage não esteja desatualizado ou seja entediante. Publique algo que seus fãs vão se interessar. Uma estatística recente mostrou que apenas 16% alcança os fãs no Facebook. Isso significa que somente as publicações mais significamentes para um determinado nicho é vista.

Então como eu posso criar relevância nos meus posts no Facebook?

- Fique atento no Twitter para ver os assuntos mais falados

-Preste atenção às notícias (do mundo e de entretenimento) para saber sobre o que seus fãs se interessam

-Veja as publicações dos seus competidores para garantir que você não está ficando para trás

Como eu posso direcionar minhas publicações no Facebook?

Eu vou discutir mais sobre direcionamento na última pergunta. Fique ligado!

O São Paulo Futebol Clube é um bom exemplo de organização que está atualizada com o que seus fãs e torcedores se interessam. Cada post que eles fazem durante os campeonatos em que participa é baseado nos eventos daquele dia. Os fãs do Facebook querem as informações mais atualizadas sobre os jogadores, lesões, negociações e destaques em tempo real dos jogos.

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Só porque o SPFC não é uma seleção não significa que eles não possam publicar atualizações sobre a indústria do futebol.

Experimente esses exemplos:

Nossa nova funcionalidade que vai mudar a forma que você acompanha seus dados demográficos está em fase final de testes. Você está pronto?

O Congresso em São Paulo é neste final de semana. Alguém pode checar se nós devemos levar guarda-chuvas?

Até às 13:00 do dia 23 de março, o perfil de uma empresa no Facebook custa em média $5.26/fã. Aprenda como diminuir esse número: [link]

Dica #4: Imagens geram 120% a mais de engajamento comparado a textos, e álbuns de fotos conseguem 180% a mais de engajamento.

6. Eu tenho promovido meu produto diretamente?

É óbvio que uma marca está no Facebook para se promover e promover seus produtos. Nós como marketeers sabemos disso, e os fãs também sabem. Mas você nunca quer deixar isso muito óbvio.

Você não quer criar posts que falam somente sobre o seu negócio, mas você não quer torná-los irrelevantes tampouco. Tente criar publicações no Facebook que sejam relacionadas ao que você venda. Por exemplo, se você vende móveis, você pode fazer posts sobre técnicas de decoração de casa.

Uma excelente imagem que a Home Depot usa mostra imagens idealizados dos seus produtos (decorações, mirantes, cadeiras, etc). Quando acoplada a uma a uma pergunta competitiva e apenas 66 caracteres, este post é uma maneira fantástica de enfatizar o perfil da sua marca no Facebook sem incomodar seus fãs com um anúncio.

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Como você pode promover seus produtos sem… promoção?

-Utilize uma imagem do seu produto ou serviço num cenário divertido (uma boate, um churrasco, praia) com uma pergunta ou algo do tipo ‘complete a frase…’ relacionado ao cenário, ao invés de somente o produto

-Publique estatísticas sobre o seu produto sem denominá-la: ‘um processador dual core 2.9ghz nunca foi tão bonito’ junto com uma imagem.

-Publique imagens e descrições sobre o quão difícil a vida pode ser sem o seu serviço

-Inclua imagens idealizadas dos assuntos que envolvem o seu negócio: mostrar uma imagem do ofurô mais caro do mundo pode facilmente encorajar usuários a comprar um ofurô que você oferece

7. Eu direcionei os meus posts no Facebook?

Segmentar as suas publicações utilizando as ferramentas de direcionamento do próprio Facebook tem se tornado essencial. Isso significa que cada post que você faz é usado o mais eficiente possível, e não foi visto por uma audiência que não está interessada, visto que a cada minuto no Facebook, 293.000 publicações são feitas. Direcionar seu conteúdo permite que você impulsione o engajamento e o EdgeRank da sua página do Facebook segmentando sua publicação para fãs que possuem um interesse genuíno no que você oferece.

Para segmentar um post no Facebook, crie uma publicação e selecione o tipo de segmentação que você deseja:

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Outras maneiras de direcionar seu público:

-Segmente sua audiência com a linguagem dela ou usando assuntos específicos

-Utilize anúncios no Facebook e publicações promovidas para impulsionar o engajamento

-Utilize hashtags e parcerias para aumentar o alcance das suas publicações

A publicação da Coca-Cola abaixo utiliza um tópico bem específico para chamar a atenção de determinada parte dos seus fãs. Posts direcionados como este utilizam a paixão de um fã no Facebook para com a sua cidade-natal, religião, times de lealdade à marca, etc. Eles podem ser extremamente efetivos se utilizados apropriadamente.

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Lembre-se sempre que essa estratégia apenas funciona se você possui uma base de fãs grande o suficiente. Se você estiver começando a montar o perfil da sua empresa no Facebook, utilize um caráter universal nas suas publicações.

Conclusão

Fazer essas perguntas a si mesmo antes de publicar no Facebook vai te ajudar a identificar resultados na sua fanpage. Lembre-se de utilizar a ferramentas de informações ou experimentar duas alternativas para aprender o tempo e a estrutura que seus fãs preferem. Ttente alternar seus posts com perguntas, ‘complete a frase’, promoções e competições para manter seus fãs engajados.

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Mateus Tavares

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