10 assuntos de e-mail infalíveis para campanhas de e-mail marketing
Você está aproveitando o máximo das suas campanhas de e-mail marketing?
E-mails geram vendas. No ano passado 44% dos destinatários de e-mails admitiram ter respondido e realizado compras baseadas em e-mails.
Preste atenção no assunto do e-mail. De acordo com Jay Baer, 35% dos destinatários de e-mails abrem e-mails baseados no assunto da mensagem.
O assunto é a primeira coisa que seu destinatário vê. Se for ruim, é tudo que ele verá. Aplique tempo e esforço para escrever um bom assunto. Depois revise, teste e eu darei 10 dicas para escrever um assunto que faça com que seu e-mail seja aberto, clicado e gere conversões.
10 assuntos de e mail infalíveis para campanhas de e-mail marketing - Wishpond
1.“Você, Você, Você”
Deixe seu assunto pessoal. Use o pronome “Você” para desenvolver uma relação pessoal com seu destinatário. Faça com que seus contatos sintam como se você estivesse falando diretamente com eles pelo e-mail.
Eu recebi recentemente um e-mail do Senac com esse assunto:
Pós-graduação no Senac | Últimos dias para você fazer sua inscrição!
Ao incluir “Você”, convida o leitor a um evento em particular. Eu gostei o suficiente para clicar. E você?
Outro e-mail que recebi da livraria Saraiva é outro grande exemplo:
Mariana, ofertas exclusivas, benefícios e vantagens, você encontra aqui!
O texto é pessoal, simples e convidativo. Eles ainda incluíram meu nome “Mariana”, para fazer com que o destinatário se sinta importante.
Segue mais alguns exemplos de assuntos “você, você, você”:
- “Nós queremos sua opinião!”
- “Sua newsletter semanal chegou!”
- “Convidamos você para testar nosso novo serviço!”
2. Oi [nome], eu sou [nome] da [nome da empresa]
Personalize seu assunto. Use ferramentas de e-mail marketing ou outro sistema CRM que permita que você personalize seus assuntos.
Aproveite a oportunidade para incluir o nome do seu destinatário. Isso aumenta a conexão e as chances de seu e-mail ser aberto.
Dê um passo adiante e inclua também o seu nome e o nome da sua empresa. Seu e-mail trará um sensação de familiaridade, o que conduz à confiança e confiança gera interação e finalmente, vendas.
Segue outro bom exemplo da livraria Saraiva:
Mariana, agora a Saraiva também está no Aeroporto Internacional de Guarulhos!
Usando meu nome fez com que eu olhasse duas vezes, e abrisse o e-mail.
Segue mais dicas para personalizar seu assunto :
- Oi Alex, você já leu o artigo do Mateus Tavares no blog da Wishpond?
- Oi, Lucas. Tem um segundo? A [nome da empresa] quer a sua opinião!
- Olá Debora, você recebeu uma nova mensagem de Marta Fernandes
3. O que [pessoas de seu segmento] precisam saber?
Segmente seus e-mails por indústria ou segmento demográfico. Pense sobre os diferentes públicos e escreva assuntos direcionados para cada um.
Responda:
- Quais são suas necessidades?
- Qual linguagem eles usam? E qual a melhor resposta para ela?
- Quais problemas eles estão enfrentando - e como você pode ajudar?
Envie sua mensagem esperando se conectar com cada mercado
Segue abaixo exemplo enviado para nós:
Descubra os prós do Facebook e LinkedIn para solucionar seus problemas de RP.
Isso faz com pareça que o remetente possui conhecimento, mas que leitura eles querem para o texto? Eles esqueceram alguns detalhes!
Segue outro exemplo relacionado ao mesmo segmento:
Desafios encaram Marketers!
Como profissional de marketing, o assunto conecta, sem “esfregar tudo na sua cara”. Promete um solução para seus problemas e inclui um possível tópico de diálogo.
Seguem exemplos de assunto segmentado, todo sobre o mesmo assunto:
- 7 passos para se livrar das dívidas da faculdade.
- Nova mamãe? 7 passos para viver com um salário.
- 7 passos para uma vida livre de dívidas!
4.Junte-se a nós em [localização] amanhã
Segmente seus e-mails por localização geográfica. Pessoas gostam de saber de onde os e-mails vem. Estudos mostram que se você incluí a localização do destinatário eles ficam mais predisposto a abrir o e-mail.
Seguem alguns exemplos de segmentação por localização:
- Junte-se a Whole Foods em Campinas amanhã…
- Salvador detona! Saiba por quê…
- U2 ama São Paulo e eles vêm te visitar…
5.Seja especifico e claro
As pessoas recebem toneladas de e-mails todos os dias. Deixe seu assunto claro.
Você irá atrair a atenção do consumidor, e eles apreciarão o fato de você saber que o tempo deles é curto.
No entanto, existem audiências e mercados que preferem assuntos mais longos. Mas, se você é uma empresa B2B eu ficaria com a filosofia “menos é mais”.
Seguem alguns exemplos de assuntos específicos e claros:
- Bem-vindo à [nome da empresa]
- Estatísticas de Marketing
- [nome da empresa] Atualizações - novembro 2013
6.Precisa de um solução melhor [para os problemas de seu cliente]?
Tente resolver o problema no seu assunto. Pense como o seu cliente e envie e-mails que correspondas às suas necessidades.
Responda:
- Quais são os problemas dos meus clientes?
- Como posso resolver?
- Quais são os melhores termos e linguagem para conversar com meu cliente?
Seguem exemplos de soluções orientadas no assunto:
- Saiba como atingir mais pessoas no Facebook
- Maximize a visibilidade de seu conteúdo
- Você deseja uma maneira fácil de direcionar usando anúncios do Facebook.
7. [número] dicas incríveis [e mais]
Use número no seu assunto para atrair a atenção. Misturar números no seu texto faz com que ele se torne mais identificável. Quanto mais fácil de encontrar em meio a tantos outros e-mails, será mais provável que o leitor clique no e-mail.
Exemplo:
11 fotos chocantes de antes e depois e mais.
Seguem mais alguns exemplos de assuntos com dicas:
- 10 dicas para conseguir mais leitores
- 8 perguntas e respostas em 140 caracteres sobre o Content Marketing Brasil
- 5 dicas para aumentar fãs no Facebook
8. Só resta 1 dia. Não perca suas chances de ganhar
Crie o sentimento de urgência em seu assunto. Sim, volte àquelas velhas regras de marketing. Elas funcionam.
Exemplo:
- Oferta por tempo limitado!
- 40% de desconto para os primeiros inscritos
- Compre antes que acabe!
- Somente enquanto durarem os estoques
Use expressões como “último dia”, “clique agora”, “limitado”, “somente hoje”, “últimas unidades”…
9. Oferta exclusiva, somente para você!
Faça com que seus contatos de e-mails sintam-se especiais. Ofereça ofertas exclusivas que eles não conseguiriam em nenhum outro lugar. Escreva seu assunto para mostrar sua preocupação com seu cliente
Neste exemplo, a empresa está oferecendo uma oportunidade sorteios sedutora. Não só isso, mas eles estão dando aos seus contatos de e-mail uma chance especial para participar:
Nosso sorteio foi prorrogado. Não perca sua chance de ganhar!
Para enviar ofertas exclusivas para sua lista de e-mail, use:
- concursos
- sorteios
- descontos exclusivos
- por trás das câmeras
Mais exemplos de ofertas exclusivas:
- Nós te amamos. Para mostrar isso estamos te dando um…
- Um agradecimento especial por ter passado por aqui semana passada, 20% de desconto…
- Você não ganhou nosso sorteio, mas receba 15% de desconto em…
10.Últimas notícias
O relatório “Análises de assuntos de e-mail - 2013” da empresa Adestra mostra que palavras como “último” e “novidade” aumentam a taxa-de abertura quando direcionadas para B2B.
Use isso para gerar entusiasmo e induzir ações em seus leitores de e-mails.
Veja um exemplo e e-mail que recebi no dia em que o Twitter se tornou publico:
[Últimas notícias] Estamos ao vivo no Twitter!
Foi uma notícia bem interessante, e eu cliquei para saber o que estava acontecendo
Veja mais alguns exemplos do uso de “últimas” ou “novidade” em assuntos de e-mail:
- Últimas notícias de [nome da empresa]
- Novidades na estrutura de uma campanha de e-mail
- Nós estamos inovando, obtendo resultados e você também pode
Teste, teste, teste
Assim como qualquer campanha de e-mail marketing, seus assuntos de e-mail devem ser testados.
Aplique o Teste A/B em seu assunto de e-mail. Teste enviando e-mails para dois segmentos diferentes da sua lista de e-mails. Teste a taxa-de-abertura, cliques, e conversões. Então, use o assunto com a melhor performance.
O que é verdade para uma campanha de marketing pode não ser verdade para outras. Seus públicos variam, seus objetivos variam e as suas campanhas variam também.
Conclusão
E-mail marketing é uma ótima maneira de atingir seu cliente diretamente. Para alcançar as melhores audiências você precisa escolher o melhor assunto para seu e-mail. Sem intrigar o leitor o seu e-mail não será aberto.
Eu realmente espero que você obtenha sucesso. Então aplique estas dicas certeiras quando enviar e-mails. Me conte depois quais foram os resultados comentando abaixo.
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Escrito por Mariana Reis@ Wishpond.