8 Dicas para alavancar as vendas de seu ecommerce neste Natal

8 Dicas para alavancar as vendas de seu ecommerce neste Natal

O Natal está se aproximando rapidamente - isso pode ser assustador se for você quem vai cozinhar o peru este ano. Por outro lado, se você possui uma empresa e está fazendo negócios online, existem muitas razões para festejar.

Pesquisas apontam que os brasileiros gastarão 30% a maisnas compras de Natal esse ano em comparação com 2012. Ainda, 64% dos consumidores pretende efetuar compras online e o valor médio gasto por presente será 11% maior do que no ano passado. Então, uma campanha de Natal bem direcionada e bem planejada pode alavancar suas vendas e atrair novos consumidores.

Agora é o momento para pensar em como atrair a atenção dos consumidores e fazer suas vendas crescerem no período de festas! Veja abaixo algumas dicas de marketing para começar sua campanha.

8 dicas para alavancar as vendas de seu ecommerce neste natal - Wishpond

1. Saiba quais são suas metas

Aumentar as vendas é o principal objetivo de campanhas de marketing no Natal. Porém existem outras coisas a serem consideradas, como:

  • propagar o conhecimento de marca de sua empresa
  • educar potenciais consumidores sobre o que você faz e vende
  • apresentar sua equipe para seus clientes
  • construir um comunidade de seguidores em redes sociais
  • atrair novos consumidores
  • encorajar consumidores antigos a comprarem mais

Por exemplo, redes sociais e Google Adwords podem ser ótimos lugares para buscar novos clientes, enquanto campanhas de e-mail marketing funcionam bem para atrair clientes antigos.

Mas você deve desejar os dois. Não importa o que você decida, tenha certeza dos seus objetivos o das coisas que motivam sua audiência antes de lançar uma campanha, depois adapte o marketing para obter melhores resultados.

2. Passe mensagens claras para seus consumidores

Facilite o contato de pessoas que desejam falar com você ou comprar em sua loja durante o período de festas - ou eles podem acabar clicando em outro lugar. Seu website deve mostrar claramente os horários de expediente, meios de contato, taxas de entrega (se houver), informações relevantes referente ao período de festas, assim como última data para entrega antes do Natal.

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3. Pense da fora da caixa

Compradores são bombardeados com mensagens de Natal, então aproveite a inspiração para somar dividendos.

Há alguns anos, a campanha de natal da marca Office Max ficou famosa mundialmente com 193 milhões de visualizações. A empresa obteve um enorme crescimento em tráfego na web e continuou crescendo em vendas online e em suas lojas físicas.

Enquanto esse tipo de explosão viral é extremamente rara, reflete idéias novas que surgem em torno de temas natalinos e são atraentes para o seu mercado. Afetam as emoções das pessoas e alavancam vendas da mesma forma que um grande investimento em dinheiro.

4. Comece a conhecer e gostar do Facebook

As pessoas não gostam somente de usar o Facebook, elas amam encontrar suas marcas favoritas lá também. E empresas que se comunicam em um nível pessoal pelo Facebook, geralmente recebem “curtidas” e comentários positivos.

No Natal passado a GAP rodou um concurso de fotos bem-sucedido chamado “12 dias de alegria”. Dependendo da audiência, você poderia realizar algo parecido, pedindo para as pessoas compartilharem fotos da infância, de uma festa de Natal ou algo que represente para os clientes o verdadeiro espírito natalino. Enquanto as pessoas “curtem” e compartilham as fotos dos participantes, sua página fica conhecida.

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5. Junte-se à revolução mobile

A expectativa é que o comércio eletrônico cresça 24% esse ano. Então, para não ficar de fora desse crescimento e não frustrar seus consumidores disponibilize uma versão compatível com dispositivos móveis de seu website. Isso significa:

  • menos cliques para encontrar os produtos e entrar em contato
  • manter informações importantes no topo da página
  • Tire proveito das funções do celular como: mapas, botões “ligue-agora”, e QR Codes.

6. Realize pesquisas através de redes sociais

As pessoas estão conversando e compartilhando idéias em redes sociais. Isso faz do Facebook, Twitter, Pinterest e outras redes sociais locais perfeitos para encontrar críticas, opiniões e comentários de potenciais compradores sobre os presentes ques eles estão desejando e procurando. Ou descubra diretamente o que seus clientes estão pensando publicando perguntas na fan page do seu negócio no Facebook.

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7. Seja encontrado

Muitas pessoas buscam na internet inspirações para seus presentes de Natal, então compensa pagar para se destacar. Promova sua marca através de anúncios no Facebook. Os anúncios do Facebook permitem que você direcione sua campanha para o publico desejado aumentando suas chances de ser visto e clicado. Se destacando de dezenas de outras lojas.

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8.Atenda compradores de ultima hora

De acordo com website Huzbe, 33% dos compradores fazer suas compras de fim-de-ano 10 dias antes do Natal. Existem muitos potenciais clientes esperando pela idéia certa no momento certo.

Existem muitas estratégias de marketing que você pode aplicar para atingir esse publico, incluindo:

  • promoções ou sorteios em redes sociais - sorteie brindes para quem interagir com a sua marca
  • use sua base de dados para enviar e-mails para seus clientes avisando sobre uma promoção de última hora
  • ofereça entrega gratuita ou no mesmo dia para compras feitas em seu website

Conclusão

Aproveite as festas de fim-de-ano para alavancar as vendas de seu ecommerce. Use recursos de marketing online como anúncios no facebook, sorteios e concursos em redes sociais para promover a sua marca e gerar interação com seus clientes. O Natal faz com que as pessoas estejam mais propensas a comprar e ouvir o qu você tem dizer. Aproveite esse momento para se criar aproximação e aprofundar o relacionamento com clientes antigos.

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Fonte: DrivingBusinessOnline.com

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Escrito por Mariana Reis@ Wishpond.