Likes no Facebook: comprá-los ou não comprá-los?

Está tentado por ofertas para comprar 10 mil likes no Facebook por RS$40,00?

Antes de você fazer isso, vamos voltar um pouco. Por que você quer likes no Facebook?

Se você quer likes por vaidade, para parecer “grande” ou “popular”, então faça isso, compre-os. Mas se você realmente quer valorizar o seu negócio a partir da sua página no Facebook, então não faça isso.

Esse artigo vai mostrar como a compra de likes no Facebook funciona, por que eu sou contra isso e em seguida, te fornecer três estratégias incríveis para gerar verdadeiros e importantes likes que realmente funcionam para o seu negócio e maximiza o seu ROI no Facebook.

Vou te explicar tudinho…

Como você compra likes no Facebook?

Existe uma série de sites que oferecem venda de likes no Facebook. Basta procurar “comprar likes no Facebook” no Google e você encontrará uma longa lista. Antes de escrever esse artigo, eu fiz algumas pesquisas sobre os principais sites onde você pode comprar likes no Facebook. Basicamente, você paga ao site escolhido uma taxa para a quantidade de likes desejado e o site acrescenta os likes na sua página no Facebook. Eu não tenho certeza de como e de onde estes likes vêm, mas eu sou cética para dizer pelo menos.

De onde os “likes comprados para o Facebook” vêm? Quem compõe esses números?

Quando eu faço a busca ‘Comprar likes no Facebook’, os três primeiros resultados sempre falam em garantir os likes de 3 a 30 dias (tudo depende da quantidade escolhida). Porém eles nunca falam de onde exatamente likes surgem. Alguns falam que é de software, outros perguntam qual a meta de likes e dizem que vão trabalhar em cima disso (porém também não dizem como). Bom, se a gente não sabe de onde esses likes vem, para que comprá-los? Você precisa de likes reais, ou seja, curtidas de pessoas que se interessem por seus serviços/produtos. Nós nem sabemos se esses likes são de pessoas reais ou de qualquer perfil criado no Facebook. E mesmo que sejam reais, não há maneira de escolher as pessoas que realmente estarão interessadas ​​na sua empresa e indústria. São apenas usuários no Facebook.Na realidade, a probabilidade de que todas as contas “reais” que curtem a sua página no Facebook tenham qualquer interesse em comprar de você no futuro é muito baixa.

Ainda acha que a compra de likes no Facebook é uma boa ideia?

3 razões por que você não deve comprar likes no Facebook

  • Baixo engajamento = Baixo EdgeRank
  • Faz você se indispor de likes reais
  • Likes comprados não se tornarãoclientes

Baixo engajamento = Baixo EdgeRank:

Ter 10 mil likes em sua página no Facebook não significa muita coisa se esses likes não estão envolvidos com sua marca. Fãs comprados não se envolvem, porque a maioria deles não são pessoas reais. E mesmo que elas sejam reais, não estarão interessadas ​​no que você tem a dizer.

O EdgeRank é o algoritmo do Facebook que determina quais publicações irão aparecer no feed de notícias dos usuários. Já é difícil o suficiente ter suas publicações no feed dos seus fãs no Facebook, mas quando a sua página no Facebook tem pouco ou nenhum envolvimento (especialmente com um grande número de likes), o seu EdgeRank vai cair e ninguém vai ver as suas publicações - incluindo os seus likes reais.

Para referências futura, seguem quatro fatores que afetam o EdgeRank da sua página:

  1. Se você interagiu com o autor da publicação anteriormente: se você curte todo post em uma página que o Facebook te mostra, ele vai te mostrar mais conteúdo daquela página.
  2. Reações de outras pessoas perante a um post: Se todas as pessoas que visualizaram o post o ignoraram ou reclamaram, será pouco provável que aquele post irá aparecer para você.
  3. Suas interações com publicações do mesmo tipo no passado: se você sempre curte fotos, haverá uma grande chance de você ver fotos publicadas por uma fanpage.
  4. Se aquele post específico recebeu muitas reclamações de usuários que o visualizaram, ou a página que postou recebeu várias reclamações no passado, menores serão as chances de você ver aquele post. Esse fator recebeu um peso maior em setembro de 2012.

Faz você se indispor com likes reais

OK, digamos que o impensável acontece e estes likes comprados interajam com sua página no Facebook. Isso vai ser bom para o seu EdgeRank no geral, mas não com os likes que realmente interessa para o seu negócio. Isso basicamente irá criar uma pista falsa no Facebook Insights. Embora você veja bastante engajamento, ele não vai estar vindo de usuários que estão realmente interessados ​​no seu negócio.

Então, aonde isso vai levar?

Se você começar a publicar constantemente conteúdo que os seus “falsos fãs” se envolvem, mas seus fãs reais não, então todo o seu esforço será em vão. Após uma série de testes, você pode achar que está obtendo o máximo engajamento com as publicações que incluem fotos engraçadas ou interessantes, mas não faz parte do seu negócio.

Infelizmente se você vende, por exemplo, equipamentos de ginástica, você na verdade não está publicando material relevante para os seus fãs que estão interessados ​​em exercício e provavelmente comprar da sua marca. Isso fará com que esses fãs (likes reais) percam o interesse em sua página e eles irão parar de ver suas publicações no feed de notícias.

Likes comprados não se tornarão seus clientes:

Páginas do Facebook (fanpages), assim como qualquer canal de marketing, são destinadas a fazer mais vendas para o seu negócio. Se você está apenas se envolvendo com pessoas no Facebook que não têm interesse nos produtos ou serviços que você vende, então é uma atividade desnecessária.

Como eu disse acima, você pode ser capaz de envolver esses likes com certas mensagens nas quais estejam interessados​, como fotos de gatos, mas suas chances de envolvê-los com mensagens no nicho da indústria na qual a sua empresa está inserida e convertê-los é zero.

Alternativas para “comprar” likes no Facebook:

Portanto, agora que você já sabe as razões para não comprar likes, como nós vamos aumentar os likes do Facebook? Seguem três melhores técnicas que encontramos para se fazer isso de forma rápida e valiosa:

Sorteios e concursos com like-gate:

Sorteios e concursos no Facebook são a maneira mais rápida de envolver os usuários e conseguir novos likes. Atrair usuários com um bom prêmio (um que seja relevante para o seu público-alvo) é a isca certa para que seus potenciais clientes curtam a sua página e tornem-se seu fã.

Como concursos e sorteios podem trazer likes para sua página

Um sorteio ou concursohospedado na aba da sua página noFacebook pode conter o “ like-gate”. Isso significa que a pessoa deve curtir sua página antes de poder acessar a sua promoção. Como isso funciona? Uma pessoa que ainda não curtiu sua página vai ver a imagem do like-gate do sorteio quando eles clicarem na aba do sorteio ou concurso na sua fanpage. A imagem terá um texto os instruindo a clicar no botão “Curtir” logo acima da aba aberta para acessar o a promoção. Uma vez que a página foi curtida pelo usuário, a aba do sorteio ou concurso será atualizada para exibir a sua promoção para ele.

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Isso requer código, mas com um aplicativo de sorteio no Facebook, como o da Wishpond, pode-se fazer isso para você com apenas um clique. Para configurar um like-gate, tudo que você precisa fazer é marca a checkbox no assistente de criação de sorteios e pronto!

Cupons de ofertas com like-gate

Depois de sorteios e concursos, cupons de ofertas é a melhor e mais rápida maneira de obter novos e reais likes. Estudos recentes mostraram que 57% dos usuários de mídia social seguem uma marca para acessar promoções online de graça (como ofertas e descontos). Até mesmo algo pequeno como um cupom com 25% de desconto na sua loja pode funcionar e ganhar likes de usuários interessados por seu produto/serviço.

Utilizando um aplicativo de cupons no Facebook, como o da Wishpond, torna-se mais fácil criar uma aba na sua página do Facebook onde as pessoas podem obter um cupom de descontos. E assim como nos aplicativos de sorteios e concursos, explicado anteriormente, você pode utilizar o like-gate também em seu aplicativo de cupons com cliques únicos para todos aqueles que ainda não curtem sua página.

A melhor maneira de promover um like-gate do aplicativo de cupons é incorporá-los no seu site. Os visitantes do seu site são interessados em comprar os seus produtos/serviços (ou pelo menos gostam e recomendam sua marca), então um cupom de ofertas será muito atraente para eles. E como eles já estão mostrando interesse no seu negócio, eles são perfeitos para curtir sua página e se envolver com tudo.

Ativando o like-gate para suas promoções, ofertas, etc. no seu site, além de ganhar novos fãs também te traz mais engajamento no Facebook, e esses são likes verdadeiros, de pessoas realmente interessadas na sua marca.

Anúncios no Facebook

Por que você deve pagar para anunciar no Facebook? Simples: porque é extremamente eficaz. As opções de segmentação do Facebook tornam ainda mais fácil atingir um público desejado e preciso de pessoas que estão altamente interessadas ​​em seus produtos/serviços.

Não só isso, o Facebook também oferece uma opção de orçamento específica para o objetivo de gerar likes no Facebook chamado CPL (Cost per like) que é diferente de CPM ou CPC, que você paga por visualização ou por cliques, no CPL ou CPA (Cost per action) você paga apenas pelo usuário que realmente se torna seu fã.Talvez essa seja a única forma de comprar fãs verdadeiros.

Dessa forma você só paga pelo like de um usuário extremamente interessado em seu negócio e assim obtem bons leads. Por sempre testar e direcionar anúncios no Facebook, deixamos nosso custo por likes (CPL) muito barato. Aprenda: Como realizar o Teste A/B para maximizar o ROI de seus anúncios no Facebook

A melhor maneira de utilizar anúncios no Facebook para obter novos likes é utilizá-los em conjunto com um sorteio, concurso, cupom de ofertas com like-gate. Apenas faça com que o destino do clique de cada usuário em seu anúncio seja a aba da promoção na sua página, e comece a contar seus novos likes.

Se você quer conseguir novos likes no Facebook sem ter que comprá-los, segue 4 fontes com super dicas para você, por favor clique nos links abaixo para conhecê-las:

7 Formas de conseguir likes no Facebook

O guia completo para aumentar o número de fãs em sua página do Facebook.

7 passos para fazer um ótimo anúncio no Facebook pela Wishpond

Como fazer um sorteio no Facebook de forma simples e segura

Você conhece alguém ou até mesmo você já tentou ou comprou likes no Facebook? Como foi essa experiência? Compartilhe conosco logo abaixo e por favor tire suas dúvidas.

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Por: Thiara@wishpond.com