A ciência da otimização de suas campanhas de anúncios no Facebook

Quer saber o processo específico que agências utilizam para otimizar anúncios no Facebook?

Não tem certeza se os seus anúncios estão convertendo tão bem quanto deveriam?

Ou se você esta pagando muito?

Não se preocupe!

Nesse artigo eu vou mostrar e explicar para você seguir, 7 métodos específicos para otimizar suas campanhas de publicidade no Facebook :

  • Saiba seu objetivo antes de inciar
  • Crie segmentos de público menores
  • Monitore corretamente as métricas de desempenho
  • Público personalizado e público semelhante à sua audiência atual
  • Mantenha os anúncios simples, diretos e curtos
  • Faça um teste A/B nos seus anúncios e Landing Pages
  • Atualize seus anúncios

1. Saiba seu objetivo antes de iniciar

Antes de começar sua campanha de anúncios no Facebook, você precisa decidir seus objetivos e encontrar as métricas apropriadas para rastrear todo progresso em torno delas.

O Facebook é bom o suficiente para te perguntar quais são seus objetivos antes de você iniciar a criação do seu anúncio. Certifique-se de que você mesmo decida seus objetivos antes de escolher um da lista que o Facebook disponibiliza no começo da página de criação de anúncios ( Criar anúncio no Facebook).

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Para pequenas e médias empresas, eu recomendo o uso do Conversões em website como seu objetivo. Isso vai permitir que você veja exatamente o quanto um cliente ou lead custa. E também se você pode pagar menos em anúncios no Facebook do que em novos leads ou clientes vale para seu negócio, então seus anúncios estão trazendo lucro.

Para aprender mais sobre como calcular sua média de clientes versus o custo para obter clientes através de anúncios no Facebook, confira o meu último artigo: Os tipos de custos de anúncios no Facebook: CPC, CPM, CPA e CPL.

2. Crie segmentos de público menores

Uma das chaves para otimizar seus anúncios no Facebook é encontrar o público-alvo. Para fazer isso, eu gosto de dividir meu público potencial em pequenos segmentos. Então eu vou gerenciar diferentes anúncios simultaneamente para cada público-alvo para ver qual tem a melhor conversão.

Para fazer isso propriamente, você precisa certificar-se de que o seu público-alvo não sofra sobreposição, ou que você não esteja mostrando os mesmos anúncios diversas vezes para as mesmas pessoas. Isso não irá apenas distorcer seus resultados mas também se tornar um spam para seu público.

Eu recomendo manter seu público segmentado entre 50.000 e 100.000 pessoas.Você pode facilmente ver o quão grande é o seu público, e como cada opção de segmentação afeta o tamanho, na Definição de público ao lado direito da ferramenta de anúncios no Facebook.com:

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3. Monitore corretamente as métricas de desempenho

Assim como eu mencionei acima na primeira seção, a primeira métrica que você precisa se concentrar é na média de valor por cliente menos o custo por cliente. Você pode acompanhar o seu CPC, CPM e CTR para garantir que eles estejam em sintonia, mas no final, você deve apenas fazer alterações e ajustes para suas campanhas de anúncio no Facebook baseadas nessa métrica, e em nada mais.

No entanto, se você está fazendo anúncios no Facebook para conseguir mais likes na sua fanpage por exemplo, então o número que você deve focar é em CPL (Custo por like). Esse número irá aparecer como padrão no seu painel de controle da campanha de anúncios no Facebook.

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4. Público personalizado e público semelhante à sua audiência atual

Procurando maneiras de impulsionar sua taxa de cliques? Quer um jeito mais fácil de gerar novas vendas tentando trazer o público-alvo certo?

A resposta está na utilização de públicos-alvo personalizados e público semelhante ao seu mercado-alvo atual.

Segmentação por público personalizado

A segmentação por público personalizado permite que você exiba anúncios para pessoas específicas online no Facebook baseado em seus endereços de e-mail ou números de telefone, simplesmente fazendo o upload de uma lista. O Facebook irá combinar essas listas com os usuários, certificando-se que somente eles vejam seus anúncios.

Segmentação por público semelhante à sua audiência atual (lookalike audience)

Público semelhante é exatamente o que a palavra diz, um público de usuários gerados pelo Facebook que melhor combina as características da sua lista de endereços de e-mail ou números de telefone.

A análise demográfica do Facebook examina idade, sexo e localização assim como interesses e categorias distintas da sua lista de público-alvo personalizado. E em seguida um algoritmodentro do Facebook combina esses detalhes dedemografiacom usuários existentes no Facebook e encontra a melhor possibilidade de combinação para seu próximo anúncio no Facebook.

A segmentação por público personalizado e público semelhante funciona?

Claro! Abaixo você confere alguns resultados de um recente artigo da TechChrunch:

  • Uma empresa de e-commerce que direcionou um anúncio no Facebook para sua lista de e-mail tendo um aumentona taxa de conversão de 43% entre as assinaturas e uma diminuição de 30% no custo por lead.
  • A Opensky direcionou anúncios no Facebook membros que nunca compraram ou não fizeram uma nova compra dentro de 30 dias. Eles tiveram uma aumento na taxa de conversão de 30%.
  • A SocialCode concluiu que uma campanha com público personalizado teve 15% a menos de custo por like.
  • Uma outra empresa conseguiu três vezes mais engajamento por publicação de anúncios-padrão e recebeu duas vezes mais o número de engajamento viral como o like do Facebook , compartilhamentos e comentários.

Eu já posso enviar e-mails para minha lista de e-mail de graça. Por que eu pagaria para osanunciá-los?

A média de e-mail é somente aberto por 20% dos inscritos. E menos ainda vão clicar para abrir o conteúdo. Então como você deve alcançar esses assinantes que optaram em receber sua newsletter e estão interessados ​​em seu negócio? Anúncios no Facebook direcionados para públicos-alvo personalizados são uma ótima maneira de atingir os 80% dos assinantes que não abrem seus e-mails, mantê-los atualizados e convertê-los.

Aprenda mais sobre Como direcionar anúncios no Facebook para listas de e-mails e telefones (Público customizado).

5. Mantenha os anúncios simples, diretos e curtos

Quanto maior o seu anúncio no Facebook, menos as pessoas o lerão.

Um estudo recente revelou que as publicações no Facebook com 80 caracteres ou menos recebem taxas de interação de 66% mais elevados do que as mais longas. Se você quiser ser ainda mais curto (cerca de 40 caracteres) você deve ter cerca de 85% de engajamento. Embora estes números sejam para publicações no Facebook, anúncios no feed de notícias funcionam basicamente da mesma forma, por isso é temos uma aproximação.

Segue um recente anúncio do feed de notícias da Infusionsoft. Embora seja um excelente estudo de caso para a empresa, ele inclui 105 palavras e mais de 627 caracteres. Quando você tem tanto texto como neste anúncio, a maioria dos usuários vão ficar se sentir sobrecarregados pela grande quantidade de texto e simplesmente ignorá-lo.

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Se você está executando um anúncio no feed de notícias como esse da Wishpond logo abaixo, eu recomento utilizar essa fórmula básica de manter essa publicação curta e direta:

“Quer []? Baixe o nosso [] para aprender como.”

Segue um exemplo de uma publicação promovida em nossa página para divulgar um dos nossos e-books:

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6. Faça um teste A/B no seus anúncios e Landing Pages

O teste A/B é uma estratégia de marketing em que duas versões, A e B, são testados uma contra a outra. O objetivo é identificar as alterações que aumentam a chance de acontecer o que você quer que aconteça.

Como fazer o teste A/B nas suas campanhas de anúncios no Facebook

O teste A/B exige que você crie múltiplas versões do seu anúncio no Facebook para testar um contra o outro. Em cada variação você muda apenas uma variável do anúncio diferente. Então, se você está testando o título, use uma variação diferente em cada teste, mas deixe a imagem e descrição do anúncio iguais para ambas as variações. Dessa forma, você vai saber com certeza qual é o título que está causando a diferença na taxa de conversão do anúncio e nada mais.

Eu recomendo testar duas variações de anúncios de uma só vez. Isso vai tornar a visualização mais rápida (e barata) possível para que você possa otimizar os anúncios no Facebook. Você pode fazer testes variados, testando mais de duas variações de uma só vez. Mas isso requer mais tempo e dinheiro para você ver qual variação é melhor.

As variáveis ​​mais importantes para o teste A/B

Título: Este é o texto azul em negrito no topo do seu anúncio no Facebook. É o elemento mais importante de seu anúncio para convencer as pessoas a clicar nele. É onde as pessoas vão fazer a sua decisão de realmente clicar. O texto de descrição pode ajudar, mas a maioria das pessoas já terá feito a sua decisão em clicar antes mesmo de lê-lo (se o título realmente for bom).

Imagem: O trabalho da imagem é fazer com que o seu anúncio no Facebook seja notado. Se você tem uma boa imagem, ela vai chamar a atenção das pessoas.

Landing page:Muitas vezes é esquecida no processo de anúncio no Facebook. É o fator que vai determinar se as pessoas que clicarem no seu anúncio realmente convertem em venda ou se inscreverem.

7. Atualize seus anúncios

Você já percebeu que a taxa de clique do seu anúncio no Facebook (CTR) começa a cair depois de alguns dias?

Isso porque o seu anúncio está sendo continuamente mostrado para o mesmo público-alvo vez após vez. O Facebook bem nos mostra o número médio de vezes que cada pessoa viu o anúncio sob a métrica “Frequência” no seu assistente de anúncios no Facebook na página de campanha individual:

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Para combater a fadiga desse anúncio" você precisa mudar o seu anúncio, atualizar ou alterar, para mantê-lo sempre novo e fresco para o seu público-alvo. Altere um pouco do título, palavras de ação, as cores de fundo da imagem, etc. Os anúncios não precisam ser drasticamente diferente, apenas o suficiente para não ter a mesma aparência em uma rápida olhada.

Como regra geral, eu recomendo a alteração do seu anúncio na ferramenta de criação de anúncios no Facebook (a imagem, palavras e benefício/oferta) ou público-alvo antes da frequência do seu anúncio atingir 8,0.

Nossas ferramentas para mídia social permitem que você crie anúncios no Facebook de forma fácil e rápida. Assim você ganha muito mais visibilidade de marca.Clique aquipara saber mais!

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Por: Thiara@wishpond.com