3 razões nas quais pessoas clicam no seu anúncio no Facebook mas você não gera conversões

3 razões nas quais pessoas clicam no seu anúncio no Facebook mas você não gera conversões

Você tem levado horas otimizando seus anúncios no Facebook. Temobtido uma alta taxa de cliques e um baixo custo de CPM como você nunca teve antes.

E mesmo assim ninguém acessa a sua landing page.

Então, qual é o problema?

Nesse artigo eu vou descrever as 3 razões nas quais pessoas clicam no seus anúncios no Facebook, mas você não consegue a conversão. E como concertar cada um desses problemas.

1. Sua landing page não utiliza a mesma aparência e descrição do seu anúncio

Quando uma pessoa clica em seu anúncio no Facebook, elas têm uma expectativa geral do que elas vão ver quando forem direcionadas para sua landing page. Essa expectativa vem totalmente do que você a mostra no anúncio. Então, se o seu anúncio no Facebook parece completamente diferente da sua landing page, você vai confundir as pessoas - e confusão leva a desistências e baixa conversão.

Existem duas coisas que você precisa combinar entre o seu anúncio no Facebook e sua landing page para minimizar a confusão nos usuários, tanto quanto possível: Aparência e descrição.

Aparência

Mais do que tudo eu recomendo usar a mesma imagem do seu anúncio no Facebook em sua landing page - apenas uma versão maior, é claro. Isso pode causar alguns problemas para certas imagens, como o tamanho máximode pixel da imagem de um anúncio no Facebook - tamanho para isso é de 100x72px, enquanto você provavelmente vai utilizar dimensões maiores na landing page, cerca de 400px. Então, você precisa encontrar uma imagem que funcione em ambos os tamanhos.

Uma outra peça importante a ser observada é a cor da imagem do anúncio. Faça o seu melhor para usar o mesmo modelo de cor, tanto no anúncio quanto na sua landing page. Isso fará com que sua landing page pareça uma extensão direta do seu anúncio no Facebook, e irá diminuir a confusão e desconfiança dos seus visitantes, trazendo mais conversão. Por exemplo, o visitante se sente mais segundo quando ver similaridade entre o anúncio e a página, caso contrário eles podem até pensar que a página possui malwares e não confiar na marca.

Confira um grande exemplo disso bem feito pela óptica canadense ClearlyContacts. Eles utilizaram o mesmo par de óculos e um fundo branco no seu anúncio no Facebook como fizeram em sua landing page. Eles ainda utilizaram na landing page o mesmo azul que o Facebook usa no título de anúncios no Facebook.

Anúncio no Facebook

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Landing Page

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Descrição

Agora, para aperfeiçoar a transição do anúncio no Facebook para a landing page, é vital utilizar a mesma descrição em ambos. O seu anúncio no Facebook, especialmente aqueles na coluna direita, vai exigir um texto muito menor do que você pode utilizar em sua landing page. Por isso, para o título do anúncio no Facebook, eu recomendo usar uma versão abreviada do título principal em sua landing page.

No exemplo acima, a óptica ClearlyContacts cometeu um grande erro na medida em que usou a palavra “original” para descrever seus óculos no anúncio no Facebook, mas não na landing page. Isso também traz confusão e desconfiança ao visitante. Eles podem pensar que eles foram vítimas de uma isca para algum vírus, uma vez que a promessa era de óculos “original”, mas a oferta gratuita é apenas para imitações. Mesmo que não seja esse caso, essa oferta pode ser percebida desse modo e percepção é a chave para sua landing page.

Eu acrescentaria também o texto do anúncio no Facebook na sua landing page que lê “inclui armação + lentes básicas”. Um par de óculos precisa de ambos, assim uma pessoa que comprar vai querer saber se esta oferta inclui ambos ou não.Não deixar essa mensagem clara na página vai gerar ambiguidade, e consequentemente, desistência de compra.

Mais um elemento da descrição que deve combinar entre o anúncio no Facebook e a landing page é a call-to-action(ou simplesmente, chamada). Se a ação de “apelo” do seu anúncio é “Obtenha um e-book grátis”, ela deve ser exatamente a mesma na landing page. No exemplo abaixo a Marin Software foi pelo caminho errado. No anúncio a sua chamada (na imagem) é “Obtenha o guia, enquanto que na landing page pede para que o usuário se increva.

Confira você mesmo o exemplo abaixo:

É realmente lamentável que eles pecaram nessa parte, porque eles fizeram um trabalho muito bom utilizando o mesmo estilo de botão e a cor laranja no anúncio e na página, e ainda o ícone » como sinalização (para chamar mais atenção) em ambos. Isso torna bastante óbvio para o usuário que vai do anúncio para a página de que o botão laranja nela é confiável para clicar.

Confira o exemplo abaixo:

Anúncio no Facebook

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Landing Page

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2. Sua landing page demora muito para carregar

Assim como as imagens e descrições da landing pages são importantes, a velocidade com que ela carrega é também. Quanto mais tempo sua landing page demorar para carregar, menor será sua taxa de conversão, isso é um fato. Estudos realizado pela Amazon mostraram que uma desaceleração no carregamento da página de apenas um segundo pode custá-la $1.6 bilhão em vendas a cada ano. Para o Google, diminuindo seus resultados de busca por apenas quatro décimos de segundo eles poderiam perder 8 milhões de buscas por dia.

Esses exemplos ampliam um pouco os resultados de páginas lentas - mas mesmo se o seu negócio é muito menor do que o Amazon e o Google, o carregamento lento em suas landing pages irá te atrapalhar muito.

Para aliviar isso, vamos dar uma olhada em algumas coisas que podem estar interferindo no carregamento rápido da sua página para e como melhor.

Dicas para diminuir tempo de carregamento da sua landing page

1. Diminua a quantidade de imagens: Imagens são extremamente "pesadas” (o que significa que leva um longo tempo para carregar todas elas). Enquanto que o texto e a cor de fundo da página são extremamente leves. Então, se você ver que você está usando um monte de imagens para ajudar a explicar a sua landing page, tente substituí-las, o máximo possível por descrição em texto. E se você precisar destacar algo, use uma fonte diferente ou cor de fundo, em vez de uma imagem.

2. Diminua o tamanho de arquivo das suas imagens (ao salvá-las):Depois que você diminui o máximo possível a quantidade de imagens em sua página, você pode procurar diminuir também o tamanho do arquivo de casa imagem restante. Isso pode ser feito de duas maneiras, diminuindo as dimensões da imagem ou a sua qualidade na hora de salvar o arquivo em um programa de imagens.

3. Mova todos Javascript abaixo da tag : Se você tem um pop-up qualquer, códigos de rastreamento e análises ou animações extravagantes em sua landing page, logo você tem Javascript. Assim como imagens, Javascript também pode ser pesado. Então o que você pode fazer para “aliviar a carga”? Mova-o para a parte inferior da página, abaixo da tag Isso permitirá que o servidor carregue os elementos visuais da página em primeiro lugar, para que os visitantes possam rapidamente começar a ver a página, enquanto os códigos de rastreamento e pop-ups, que os usuários não interagem ou interagem depois de ler as informações dapágina, carregam em segundo plano.

3. Muitos campos no fomulário de inscrição

Um fomulário grande pode afastar uma pessoa interessada. Especialmente se os campos do formulário fazem peguntas, daquelas que você precisa pensar bem antes de responder. Pedir a uma pessoa o seu primeiro nome é uma coisa, mas pedir a sua marca preferida de tênis vai obrigá-la a parar e pensar em sua favorita (isso se realmente ela tiver uma favorita). Isso é exatamente o que você NÃO quer que uma pessoa faça. (Estudantes de design que conhecem o autor Steve Krug, autor do livro “Não me faça pensar”, podem achar a situação familiar). Este é um conceito que você deve sempre manter em mente ao projetar qualquer material de marketing que você quer uma pessoa leia ou interaja.

Então, qual é a quantidade certa de campos que um formulário deve ter?

Bem, isso depende dos requisitos de suas vendas ou equipe de marketing. Se a sua equipe de vendas precisa saber certas coisas (algo específico), como o segmento e orçamento de marketing para do usuário (lead) para se preparar com precisão para uma demonstração do produto, então você precisa perguntar diretamente o que você precisa obter deles. Ou se sua equipe de campanhas de automação de e-mails precisa ter marcadores personalizados para o nome e endereço da empresa, então você precisa perguntar para ele.

Apenas não adicione qualquer coisa que não precisa estar lá. Quando alguém na sua equipe pedir um campo a ser adicionado ao seu formulário, verifique se realmente é necessário, antes de adicioná-lo. A menos que você vá automatizar e-mails, você não precisa perguntar por exemplo, o sobrenome de uma pessoa. Se a sua equipe não pretende ligar para todos os seus leads (trazidos do anúncio para a landing page e convertidos no fomulário), você não precisa solicitar um número de telefone para contato em seu campo de fomulário de inscrição.

É importante perceber que nem todos os fomulário em cada landing page tem que ter as mesmas coisas (no campo de informações a serem preenchidas). Apenas alguns campos são relevantes. Isso depende muito de onde este leads está no ciclo de vendas. Se vai ser a primeira vez que eles estão interagindo com sua empresa, e eles só querem baixar um e-book que você está oferecendo, você não precisa se preocupar com todas as informações de vendas. Porque neste momento é improvável que eles respondem bem a qualquer tipo de chamada ou mensagem de vendas de sua empresa. Então você pode guardar esses campos para futuras landing pages.

Aprenda mais sobre bons anúncios no Facebook:

Por: Thiara@ wishpond