12 maneiras para escrever texto de anúncios PPC no Google que convertem

Você já planejou seu anúncio no Google. Você o criou através de dados demográficos, pessoais e planejadores de palavras-chave para determinar as palavras-chave ideais para cada um dos seus grupos de anúncios. Você até sabe a landing page perfeita para sua campanha.

Acha que isso é suficiente? Não é!

Você ainda precisa escrever um anúncio surpreendente que faça com que o usuário se interesse e clique.

Escrever um anúncio no Google é uma forma de arte também. Mas, mesmo sem um fundo artístico, você também pode fazer anúncios que consigam taxa de cliques (CTR) e resultados.

_ SIGLAS : Anúncio PPC: Vem do termo Pay-Per-Click, que em português, a tradução mais comum para isso é o CPC (custo por clique), como a palavra já diz você paga por cada clique._

Separei 12 métodos para escrever textos de anúncios que convertem.

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Qual é o texto do meu anúncio no Google?

Primeiro de tudo. Caso você não saiba, o texto do seu anúncio é o que você escreve para atrair usuários a clicar no seu anúncio.

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O texto do anúncio é composto por:

  • *Título * - O cabeçalho é o que aparece no topo do seu anúncio. A frase em azul (cor padrão do Google). Você tem 25 caracteres (incluindo espaços) para escrever essa primeira impressão tão importante.
  • URL de visualização - A URL é o que os usuários veem como a página que você está os atraindo a visitar. Não tem que ser exatamente o endereço da landing page do seu anúncio, mas deve ser relevante. Você pode, por exemplo, incluir o seu site com a palavra-chave top em sua campanha de anúncio.
  • Linha de descrição 1 e 2 - Você têm 35 caracteres por linha para o “corpo do texto de seu anúncio.
  • Extensão do anúncio: É onde você pode colocar outros links.

Como você pode ver, você precisa ser conciso e preciso para motivar uma pessoa a clicar no anúncio e ser direcionada para seu site. (Sim, um anúncio no Google te dá um pouco menos que um Tweet!)

Além disso, o texto de seu anúncio na busca geralmente serão exibidos tanto como um anúncio do topo quanto um anúncio lateral.

Anúncios do topo:

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Anúncio lateral:

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Dica: A inclusão de telefone para lojas físicas é muito bom.

O Google os mistura para mudar um pouco esses anúncios, e proporcionar benefícios de anúncios do topo para mais anunciantes. Isso muda a forma como o seu título e descrições são vistos.

Então, agora que você sabe o básico, vamos chegar a criação do texto de anúncios, as melhores práticas e dicas úteis para aumentar as conversões de seus negócios.

Construa confiança para ganhar cliques

Como qualquer boa campanha de marketing, você precisa construir a confiança do seu consumidor em potencial. Quanto melhor você puder mostrar que você é o que você diz que é, e que o seu produto/serviço/ oferta é exatamente o que essa pessoa está procurando, mais provável será que a pessoa irá clicar em seu anúncio.

Pense que, se você acha um anúncio que diz de forma direta o que você vai obter quando clicar nele, e diz exatamente o que você está procurando - obviamente você vai clicar no link do anúncio para conferir a landing page e ler o restante certo?

Aqui estão algumas dicas para aumentar a confiança do texto de seu anúncio:

1. Utilize suas principais palavras-chave -Coloque pelo menos uma das palavras-chave com melhor desempenho em seu anúncio. Isso irá corresponder na busca em que seu cliente está procurando. Quanto mais adequado você for com o seu cliente quer, mais provável é que eles irão escolher o seu link para clicar.

Exemplo: Eu fiz uma busca por "presente para o dia das mães”. Estes são os dois anúncios de topo que apareceu para mim:

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Como consumidor, eu clicaria no primeiro anúncio (o da Boticário), porque o título e a descrição dele incluem as palavras “presente” e “mãe”, que é o que estou procurando no momento e portanto parece mais confiável e certeiro. O que você acha ?

2. Escolha uma URL de visualização relevante - A URL de visualização é o que aparece como o seu site em seus anúncios. O Google permite que você escolha o tipo de link para exibir. Você deve usar isso para mostrar o domínio de sua homepage, e da landing page específica que você está direcionando o tráfego obtido pelo anúncio. Verifique se o seu link inclui uma palavra-chave (ou seja, algo de sua landing page) para desenvolver a confiança e mostrar que você é realmente quem você diz ser. No anúncio da O Boticário (exemplo acima), eles utilizam a URL da página inicial deles, mais a palavra-chave da landing page (Palavra-chave: Presente)

3. Seja claro e antecipado - Você tem um total de 95 caracteres pare seu título e linha de descrição. Utilize-os para mostrar claramente quem você é, e o que é que você está oferecendo. Utilize o nome da empresa (especialmente se for bem conhecida), e o que um consumidor vai obter ao clicar no seu anúncio.

Exemplo: Pesquisei por “Sapatos baratos” e encontrei alguns anúncios falando de promoção. Esse abaixo da Netshoes, mostra tudo o que estou falando. Eles incluíram o nome da empresa (que é bastante conhecida), o que eles oferecem na loja e o beneficio para o consumidor (nesse caso são, 12x e frete grátis.) Ou seja, em poucas palavras eles passam informações importantes para ganhar mais cliques de quem busca por sapatos baratos, com ótima forma de parcelamento e frete grátis por uma comprar a partir de R$49,00 (eu clicaria, e você?)

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_ Utilize Dynamic Keywords -Se você está fazendo uma pesquisa de anúncios, você já deve ter se deparado com alguns anúncios que correspondem exatamente com o que você procura. Você já se perguntou como eles fazem isso? Eles estão provavelmente utilizandoDynamic Keyword Insertion (inclusão de palavras-chave dinâmica). Leia mais sobre aqui._

Crie uma CTA que não seja recusada

Você tem cerca de 10 segundos (ou menos) para conseguir que alguém clique em seu anúncio. Você precisa escrever Call-to-Actions claras, concisas e irresistíveis, que seduzem o consumidor a ponto de agir de imediato (clicando no anúncio).

Mostre que sua oferta é a mais benéfica para o que seu pesquisador quer, e que eles devem clicar em seu anúncio o mais rápido possível para obtê-la. Sólidas CTAs aumentam conversões, uma vez que já você recebe cliques em sua landing page também.

Aqui estão algumas dicas para a escrita de CTA eficaz:

4. Matenha sua CTA curta, focada e acionável - Use curtas, palavras com uma sílaba para ganhar tempo e obter uma reação rápida do pesquisador. Torne sua pergunta realmente fácil de entender, e use palavras de ação para provocar a iniciativa no consumidor de clicar no link imediatamente.

Use táticas de escassez também, como por exemplo tempo limitado ou disponibilidade do produto, para induzir uma reação ainda mais rápida.

Palavras na CTA que induzem a ação:

  • “Pegue”
  • “Leve”
  • “Ganhe”
  • “Economize”
  • “Frete Grátis”
  • “Só essa semana”
  • “Somente hoje”
  • “Acesse já
  • "Compre agora”
  • “Confira”
  • “Aproveite”
  • “Exclusivo”
  • “Ofertas”

Exemplo: A Lojas Americanas utilizou nesse anúncio de topo abaixo, várias palavras que induzem uma ação imediata. Tais como, “Compre agora mesmo e aproveite” e na extensão do anúncio “Frete grátis” e Somente hoje". Essa palavras motivam principalmente as pessoas que estão a procura de seus produtos nesse momento.

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5. Promova um benefício, não um produto -Quando o cliente está à procura de seu produto, eles provavelmente já sabem sobre o assunto. Como um comerciante, é o seu trabalho fazer com que o usuário clique no seu anúncio. Informe o seu consumidor como eles vão se beneficiar de suas ofertas e qual é a oferta.

Exemplo: No anúncio da Dafiti, eles colocam o benefício logo no título do anúncio para atrair a atenção do consumidor e ganhar cliques, afinal quem não gosta de ver aquele 50% OFF?. Como o espaço para o anúncio é pequeno, o importante a ser passado é simple “Aproveite, roupas Coca-Cola, Colcci, Forum e Triton à partir de 50% OFF”. Quem estiver buscando por roupas de marca com descontos com certeza vai clicar no anúncio.

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6. Utilize extensões de anúncios -Você já deve ter visto isso no anúncios no Google recentemente. Extensões de anúncio são links que você pode incluir em seus anúncios. Eles aparecem em azul, logo abaixo da linha dois de descrição.

Exemplo de extensões de anúncios: image

As extensões de anúncio podem ser usadas para incluir informações sobre um cupom, outras ofertas, locais, landing pages adicionais (link para o site), e até mesmo números de telefone. Elas são um método para aumentar a sua CTA - e não tem custo extra para utilizá-las.

Exemplo: Pesquisei por “hotéis baratos"e o primeiro anúncio mostrado, segue com algumas extensões com palavras que me chamam atenção, tais como, "ofertas”, “melhor preço” e “econômicos”. Isso com certeza me faz clicar no anúncio.

Mostre sua vantagem competitiva

O seu anúncio precisa se destacar contra seus concorrentes. Por que alguém clica em seus resultados de anúncios pagos mais do que nos outros com as palavras-chave, e os resultados de busca orgânica do Google?

Além disso, a única proposta de valor (USP) em seu anúncio é o ponto de partida para seu funil de vendas. Mostrando claramente como você é melhor ou exclusivo, vai também proporcionar você mais cliques de clientes qualificados (pessoas genuinamente interessadas em sua promoção) e aumento em suas conversões.

Se você pode captar o seu cliente de forma rápida e precoce, eles vão ser mais propensos a continuar com você e gerar conversão em sua landing page, e, finalmente, - você obtêm a venda.

Aqui estão três dicas para melhorar o texto de seu anúncio da sua proposta de valor (USP) no Google:

7. Busque por seus competidores - Confira seus competidores com uma breve análise da concorrência. Responda a perguntas como:

-Como seus concorrentes estão vendendo os seus serviços?

-O que está faltando no mercado?

-O que você pode fazer melhor do que seus concorrentes?

Determine os pontos fortes de seu negócio e procure pela oportunidade. Em seguida, liste a USP de sua empresa. As use no texto de seu anúncio.

Exemplo: Aqui está um anúncio da Livraria Cultura. Eles anunciam a loja como o maior acervo de livros do Brasil. De forma simples e clara informa os interessados em leitura ficam sabendo que ao clicar pode encontrar de tudo. Um outro destaque é a quantidade de seguidores no Google+ que a livraria tem, isso traz vantagem sobre a concorrência.

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8. Pense como seu consumidor -Em termos de marketing, o seu objetivo é se conectar com seu consumidor. A fim de fazer isso bem, você deve sempre pensar na forma como o seu cliente está pensando.

Responda a perguntas como:

  • O que seus clientes querem?
  • Qual é a sua motivação?
  • Por que eles precisam de seu produto?
  • Posso segmentar meu mercado para gerar proposta de valor exclusivos mais específicas?
  • Quais palavras vão entrar em ressonância com cada grupo de palavras-chave?

9. Seja específico -Agora não é o momento de encerar com todas as informações sobre suas ofertas. Sim, você pode ter o produto mais exclusivo e interessante que você conheça e que o seu cliente simplesmente não consiga resistir. Porém, guarde as representações de “dar água na boca” para a sua página ou blog. Não conte a surpresa no início.

Na verdade, é necessário bastante habilidade para escrever um excelente texto de anúncio. Você tem que conhecer a mente de seu cliente, sua empresa e sua oferta tão bem que você pode resumir sucintamente o elemento principal que você irá obter os cliques.

Exemplo: Nesse anúncio que pesquisei, a loja de vestuário anuncia de forma clara e direta os Biquínis, Maiôs e Saídas de 2014. Sendo uma loja de vestuário eles foram bastante específicos escolhendo “Liquidação moda praia 2014"como título do anúncio. Não existe dúvida do que será encontrado ao clicar no link. Sua CTA e USP também são bastantes claras e específicas, "Descontos de +25% e "Frete Grátis”.

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Dica: Se seu negócio for amplo, sempre crie anúncios específicos para cada segmento que você quer promover. Dessa forma você alcança todos os tipos de público que sua marca possa ter.

3 últimas dicas de textos para anúncio

10. Confira sua gramática e ortografia -Não existe nada tão simples de resolver, porém ao mesmo tempo tão prejudicial para a sua taxa de conversão de anúncio que uma gramática e ortografia ruim! Grafia incorreta diminui a confiança das pessoas e, sinceramente, só faz seu negócio parecer não tão confiável. Verificação ortográfica, gente!

11. Utilize pontuação -Preste atenção às normas editoriais do Google. São muito rigorosas no que você pode e não pode usar como símbolos, sinais de pontuação e letras maiúsculas. Use pontos de exclamação, símbolos do Real e palavras maiúsculas para aumentar as visualizações e CTR.

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No exemplo de anúncio acima, apesar de ter um bom título e extensão eles falham um pouco na pontuação da descrição. Eu sugeria colocar assim: “Aproveite: roupas Coca-Coca, Colcci, Forum e Triton á partir de 50% OFF!”. Depois da virgula não é necessário letra maiúscula (a não ser que seja nome próprio ou marca).Uma virgula pode parecer besteira, mas muitas vezes muda todo o sentido do texto. Atenção antes de finalmente publicar seu anúncio.

12. Revise a prévia seu anúncio final - Será que o seu anúncio lateral parece tão atraente quanto seu anúncio do topo? Quando você está escrevendo a a linha 1 de descrição, tenha em mente que pode ser exibida juntamente com a sua linha 2. Sempre confira a prévia de anúncios para problemas de formatação.

Conclusão

Dica bônus: Eu já disse isso antes e vou dizer outra vez. Sempre escreva mais de uma versão do texto de seu anúncio. Realize dois ou três ao mesmo tempo, e compare os seus resultados. Prossiga melhorando seus anúncios, com base em seus resultados mensurados. Otimize suas conversões e ROI.

Espero que você consiga usar algumas dessas táticas para melhorar as suas conversões nos textos de anúncios no Google. Você está gastando e investindo em seu negócio, então quanto mais você aumentar seus lucros, melhor.

Leia mais dicas práticas para suas campanhas no Google AdWords:

-Como eu posso otimizar o orçamento e lance em anúncios no Google? [Edição básica]

-Por que pequenos negócios precisam do Google AdWords? [Guia definitivo]

-Como criar uma campanha de anúncios no Google para a minha empresa? [Com uma dica secreta para simplificar tudo]

-Google Adwords: 25 termos gerais que você precisa saber

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Por Thiara@wishpond.com