Anúncios Retargeting: Não é tão complicado quanto você pensa

O Remarketing é uma das areas de crescimento mais rápido no marketing online. O Google introduziu as opções de anúncios remarketing anos atrás e agora o Facebook também tem.

Você deve pensar que a maioria das pessoas que os utilizam são profissionais de marketing online com anos de experiência no mundo digital. Mas remarketing não tem que ser tão complicado ou difícil.

Se vocêé novo no marketing online, está começando com remarketing, ou apenas não tem tempo ou recursos para construir e gerenciar uma campanha de retargeting segmentada e completa, você está lendo o artigo certo.

Nesse artigo, eu vou te explicar os princípios do remarketing e te dar uma estratégia simples que você precisa para ter resultados imediatos.

Observação: Remarketing também é conhecido como retargeting. O Google utiliza o termo “remarketing”, e normalmente outros tende a utilizar o termo “ retargeting”. Como muitos não traduzem ao pé da letra (seria algo como “redirecionamento” ou re-segmentação, eu vou utilizar as duas palavras em meus artigos.

O que são anúncios Remarketing?

Vamos começar do começo, certo? Afinal o que é remarketing?

Você provavelmente sabe que 98% dos novos visitantes de seu site não vão comprar imediatamente de você. Seria interessante se você pudesse de alguma forma relembrar seu tráfego não convertido e que escapou de seu site quem você é, aumentar seus pontos de contatos com o consumidor e ainda convencer esses visitantes para voltar e comprar da sua empresa?

Isso é o que retargeting pode fazer.

Você provavelmente tem experiência com o remarketing em ação.Por exemplo, você visitou um site, saiu dele por alguma razão, então enquanto você estava navegando por outros sites ou ouvindo músicas no 8tracks por exemplo, você viu um anúncio do site que você entrou mais cedo e acabou não se envolvendo muito. A imagem da marca deles fica te seguindo em volta da internet e você começa a se sentir familiar com eles são. Antes de você perceber isso você já está de volta ao site deles, baixando um e-book ou até mesmo comprando produtos.

Isso é remarketing.

Como criar uma simples campanha de anúncios Retargeting

Se você está fazendo um anúncio remarketingbásico, não é tão difícil de configurar. Se o seu objetivo é ganhar conhecimento de marca ou gerar cliques (CTR) para conversões, a criação de uma campanha pode ser feita em três passos simples.

Os três passos para configurar tecnicamente uma campanha são:

1. Crie uma campanha remarketing no Google AdWords, Facebook, ou em um fornecedor de terceiros (como a Wishpond).

2. Crie seus anúncio retargeting seguindo os passos do seu provedor de anúncios. Você precisa de um título memorável, uma imagem que chame atenção, um texto persuasivo e curto, e uma CTA irresistível.Você vai veros elementos de um anúncio de alta conversão na próxima seção - fique atento.

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3. Inclua uma tag remarketing para seu site. Este é um trecho de código que você copia e cola para incorporar em seu site inteiro. Cole o código em todas as páginas que você deseja que o tráfego que escapar do seu site veja seu anúncio retargeting (por exemplo, a sua página inicial, página de preços e específicas landing pages). O código que a Wishpond oferece é esse:

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Quando alguém escapa de seu site, eles recebem um “cookie id’ (um código de identificação) . O seu cookie (agora no navegador deles) segue seu tráfego perdido enquanto eles visitam outros sites.

O anúncio de sua marca pode ser exibido onde quer que eles estejam online, você não tem que adivinhar quais sites eles vão visitar após saírem do seu site.

Crie o anúncio Retargeting perfeito

Quanto melhor seu anúncio for otimizado e personalizado para refletir seu negócio e os visitantes de seu site, mais provável será que seu anúncio alcance os resultados que você precisa.

Existem quatro componentes principais para um anúncio retargeting de sucesso:

  • Título
  • Imagem
  • Texto do anúncio
  • Call to Action (CTA)

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Vamos falar de cada componente separadamente:

Headline (Título)

Para uma campanha remarketingque está focada em reconhecimento de marca, utilize o nome e logo marca da empresa como parte de seu título. Você pode incluir uma tag curto também, desde que não prejudique os visitantes de lembrar o nome de sua marca.

Mas se você for utilizar os anúncios remarketing para outros objetivos, tais como o aumento das taxas de cliques (CTR) para vendas ou geração de leads, utilize cabeçalhos que invocam uma ação, como a inclusão da palavra "grátis”, “sentimos sua falta” ou “baixar e-book”.

Image (Imagem)

A imagem no seu anúncio retargeting é geralmente a primeira coisa que as pessoas vêem quando olham para seu anúncio. A torne atraente e de fácil de se lembrar. Se você está fazendo uma campanha de conhecimento de marca, sua imagem deve estar relacionada com a a marca de seu negócio, assim como o rosto de seu CEO, o mascote da marca ou até mesmo uma imagem de suas últimas ofertas de produtos (para que as pessoas se lembrem por que eles visitaram seu site em primeiro lugar).

Use uma imagem de alta qualidade que seja grande o suficiente para mostrar claramente seu anúncio. Não utilize imagens excessivamente detalhadas que são difíceis de ver de relance. E, definitivamente, deixe espaço em branco no seu anúncio, e espaço para o título, texto e Call to Action (CTA).

Confira mais dicas para anúncios com imagens no Facebook

Coloque seu conhecimento de marca mais fundo ao utilizar esquema de cores em seu fundo.

_ Tamanho das imagens _

Utilize tamanhos diferentes de imagens assim isso pode ser visto em mais sites da rede de display do Google.

Existem na realidade 15 tamanhos diferentes que você pode utiliza com uma imagem padrão:

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Observação: Você também pode utilizar gif, HTML5 e imagens em Flash, mas para um primeiro anúncio, mantenha o essencial e entenda os prós e contra do que você está fazendo primeiro. (Mais ou menos aprender a andar antes de correr)

Porém os tamanhos mais comuns são 300x250, 728x90 e 160x600.

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Pessoalmente, eu prefiro começar com o anúncio de imagem no formato 300x250 pixels, já que eles tendem a gerar o maior número de visualizações. Mas eu primeiro irei criar um teste A/B das imagens de anúncios para encontrar a melhor. Então eu faria a imagem em outros tamanhos também.

Persuasivo texto para o anúncio

Seu texto pode ser tão simples quando a tag otimizada. Isso é particularmente verdade quando seu objetivo é aumentar conhecimento de marca. Quantomais consistente os pontos de contato com o tráfego que escapou da sua página tem com você, mais provável é que eles se lembrem quem você é e o que você faz.

Utilizepalavras-chave pertinentes em seu texto que ressoem com o seu mercado. Use fonte com caixa alta e em negrito para chamar a atenção para suas palavras-chave.

Mas, se os seus anúncios são para ganharclick-through(CTR), escreva de forma sucinta um ou dois de seus benefícios que irá selar o negócio para conseguir cliques. Anúncios retargeting não são tão grandes, por isso mantenha os seus benefícios a um máximo de nove a dez palavras. Torne-os fácil de ler e de mostrar por que alguém deve clicar. Crie uma pergunta, e use palavras como “fácil” e “grátis”.

Call to Action (CTA)

Sua CTA é exatamente a solicitação que você quer fazer para seus visitantes, por isso faça com que ela se sobressaia do restante da página (depois claro, de sua imagem, que deve ser a primeira coisa que chama a atenção em seu anúncio). Faça um botão da CTA que a cor tenha contraste com o fundo. Por exemplo, se seu anúncio é azul, utilize um botão laranja para a CTA. Se o seu anúncio é amarelo, use um botão verde na CTA.

Lembre-se, sua CTA deve motivar uma ação.

Se seu objetivo é click-through (CTR), utilize palavras de ação como:

  • “Baixe agora”
  • “Saiba mais”
  • “Compre aqui”

Confira mais dicas de CTApara seus anúncios retargeting.

Conclusão

O Remarketing não tem que ser tão complicado. Experimente estes passos e veja os resultados por você mesmo.

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O que você acha? Você já teve sucesso com remarketing? Compartilhe suas conosco suas experiências.