10 Ótimos Exemplos de Tweets com Críticas e Melhores Práticas

Você está procurando alguma forma de alavancar o marketing do seu negócio através do Twitter?

Você quer aumentar o número de retuitadas e o nível de engajamento em geral?

Nesse post, eu vou mostrar 10 das melhores marcas no Twitter, te dando exemplos concretos de como maximizar o Twitter na sua estratégia nas mídias sociais.

O que você vai aprender com esse post:

> Usar os vídeos do Vine para fazer a chamada do seu novo produto;

> Seguir as tendências para não ficar desatualizado

> Fazer modelo de “Perguntas e Respostas"para engajar os seus usuários;

> Realizar concursos periódicos para trazer fãs sempre para a sua página

Escreva Bons Tweets:

Isso parece simples, mas muitas empresas ainda lutam para conseguir otimizar os seus tweets. Abaixo estão quatro exemplos de como fazer o seu Tweet decolar:

Use Humor:

As pessoas usam o Twitter para se divertir. Existem mais Tweets sobre celebridades, músicos e esportes do que sobre família, escola ou trabalho (esse não são as pessoas do Facebook!). Na verdade, um estudo feito em 2012 mostrou que 40% dos tweets feitos no período do dia eram sobre programas de televisão. Entretenha os seus seguidores e eles voltarão pedindo mais.

Como o Doritos fez isso:

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O que eu gosto:

Uso do Humor: Doritos usa um trocadilho para obter um pouco de risada de seus seguidores. As pessoas usam a internet para se divertir – não se esqueça de colocar um elemento de humor nos seus tweets.

Usando uma imagem: As pessoas interagem duas vezes mais com imagem do que só com texto. Lembre de testar as suas imagens antes de usá-las.

Envolver-se com a personalidade de marca: Um tom envolvente exclusivo, permite o Doritos a se envolver emocionalmente com o seu público.

Mantém pequeno e simples: Tweets com menos de 100 caracteres têm 21% a mais de interação. Com uma boa imagem como essa usada, a imagem fala por si só. Tweets curtos são especialmente importantes, dado que 80% dos usuários do Twitter acessam o site pelos dispositivos móveis.

Como você pode fazer isso :

Trocadilhos, jogo de palavras, humor e citações são um bom conteúdo no Twitter. Ache algo relacionado ao seu negócio e tweet.

“Coloque uma legenda” tweets também costumam fazer sucesso. Por que não publicar uma boa foto de um bebe ou um animal com alguma coisa relacionada com o seu negócio e pedir para os seus fãs escolherem o título?

Lembre-se da sua personalidade de marketing. Você usa a linguagem do seu público-alvo ou jargões em geral?

Dica #1 : Siga os seus interesses. Seguir as pessoas é uma ótima maneira de descobrir conteúdo atraente além de ser uma ótima forma de obter idéias para os seus próprios tweets. Siga contas que sejam interessantes para você e para o seu negócio. E não se esqueça de seguir os seus competidores para ver o que está dando certo para eles.

Torne-o Compartilhável:

Grande parte de tuitar quando se fala de negócios é sobre re-tuite. Estimule os seus seguidores a compartilhar seu conteúdo fazendo com que esse seja compartilhável. Ou seja, fale sobre acontecimentos interessantes, dados estatísticos, dicas, notícias, exclusividades…. Todos tipo de informação que usuários de mídias sociais gostam de ter e mostrar “Pessoal, olha o que eu acabei de ler.”

Como a LG fez isso?

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O que eu gosto:

Conhecer o motivo: Engraçada e útil, esse tweet com foto transmite toda a mensagem. Quando você escreve um Tweet, imagine como os seus seguidores podem usá-lo. Como isso irá ajuda-los? Entretê-los? Ensiná-los? Todo tweet deveria ter uma mensagem e um objetivo.

Mantenha relacionado ao produto: É tentador twiitar com imagens, citações ou piadas que não estejam relacionadas com o seu produto ou negócio. Doritos e LG fizeram um bom trabalho nos seus tweets mantedo-os relacionados a marca, e ao mesmo tempo sendo divertido.

Como você pode fazer isso:

Existem fatos de senso comum relacionados com o seu negócio? Use-os junto uma boa foto para obter rápidos e fáceis retuitadas e “Favoritos”.

Inspire os seus seguidores com um re-tuite de uma citação ou estatística. Tente fazer de algo relacionado com o seu negócio, mas tudo bem se eles não forem.

Siga as tendências:

Tendências no Twitter são encantadoras. E embora possa ser um pouco difícil de relacionar o seu negócio ao último escândalo das celebridades, existem várias tendências que você pode se apropriar para aumentar o fluxo na sua página.

Como a Coca-Cola faz isso: image

O que eu gosto:

Utilizar eventos atuais: Manter os tweets em tempo útil e atualizados com os últimos acontecimentos, é a melhor maneira de maximixar o seu alcance. Twitter, talvez mais do que acontece nas demais mídias sociais, é afetado pelo tempo real.

Tendência de Hashtags: Utilizar a seu favor a um hashtag muito popular como #bebereal, é uma das melhores maneiras de ter o seu conteúdo retuitado.


Como você pode fazer isso:

Preste atenção no Twitter como um todo. Está para acontecer algum grande evento como Carnaval, final do Campeonato Brasileiro, que voê possa associar a sua marca? Descubra o que é tendência e trabalhe com ela.

Seja exclusivo

**** Dicas e acontecimentos podem ser uma boa maneira para Tweets casuais, porém para potencializar o seu engajamento eu recomento usar: “por trás dos bastidores”, “olhe material exclusivo”e “dê uma espiada”. Os usuários de mídias sociais adoram ser parte de um grupo selecioando, e a exclusividade oferece isso a eles. Ele também dirige o tráfego de referência para uma página de destino de sua escolha!

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O que eu gosto:

Por trás das cenas: Conteúdo exclusivo; “por trás cas cenas” é uma excelente maneira de engajar os seus seguidores. Usuários das mídias sociais adoram ser membros de grupo selecionados, e esse tipo de material os faz esse tipo de sentimento.

Destaque o que é importante: ao destacar em negrito o “por trás das cenas”, o Hootsuite chama a atenção para o ponto principal do seu tweet.

Como você pode fazer isso:

Ofereça imagens exclusivas do “por trás das cenas” de eventos, conferências ou reuniões ao qual o seu negócio está inserido.

Faça campanhas de marketing para eventos ou para um produto que será lançado com um olhar de exclusividade “The making of”.

Que tal um vídeo de um brainstorming com a sua equipe, a equipe de programadores no computador, ou a equipe de vendas no telefone?

E por que não contar aos seus seguidores o que exatamente está por vir? Somente inclua o texto: “Curioso para saber o que nos mantém tão ocupados nos últimos meses? Descubra dia 12 de Outubro.

Dica #2 : Uma História de Sucesso:

A “I Love Dogs Inc., um pequeno negócio que produz suplementos naturais para cães usou Tweets Promovidos que incluam um mix de conselhos para cuidado dos cães, últimas nóticias, conteúdo gerado pelos usuários e promoções de vendas:

Aproximadamente 25% dos Tweets enfatizavam os benefícios dos produtos da empresa serem naturais, direcionando diretamente para vendas.

Eles aumentaram suas referências no Twitter para o site da empresa em 203%

Eles aumentaram em 1068% o tráfego da sua loja online.

Eles aumentaram em 52% o número de seguidores no Twitter.

Tweet vivo:

Tweet vivo é uma simples e direta forma de potencializar o seu engajamento no Twitter. Se isso será um desfile de moda, um jantar de cinco pratos no seu restaurante ou perguntas e respostas com um especialista da área, o Tweet vivo te ajuda de forma consiste a potencializar os seus retweets, comentários ou novos seguidores.

Pegunta e Resposta

Realizar um “Pergunta e Resposta” é um dos meus meios favoritos de encorajar a participação dos seus seguidores. E o Twitter é uma boa plataforma para essa atividade. Apesar de obter um grande nome ser fantástico, você sempre pode vendas o seu Perguntas e Respostas com informações privilegiadas ou uma grande revelação.

Como o jornal The Guardian faz isso:

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O que eu gosto:

Faça campanha de publicidade do Perguntas e Respostas: anunciar o evento de Perguntas e Respostas não só deixa as pessoas animadas antes de acontecer, como também assegura de você ter perguntas suficientes para o seu especialista ou celebridade responder ao vivo.

Faça proveito da sua força: The Guardian é um dos jornais mais reconhecidos em todo o mundo. A sua parte de Perguntas e Respostas na parte de carreiras tem muito mais público do que uma Pergunta e Resposta com um lutador de boxe.

Um Perguntas e Respostas baseado em hashtags: Ao utilizar um hashtag específico para o seu Perguntas e Respostas permite um contexto para os seus seguidores e faz com eles sejam parte da conversa.

O que eu mudaria ou tentaria:

Eu gostaria de ver o “The Guardian” trazer um celebridade para a parte de Perguntas e Respostas. Alguém de grande reconhecimento como um homem de negócios bem sucedido que não entrou na faculdade, irá gerar o engajamento do seus usuários jovens.

Como você pode fazer isso:

Traga um especialista do seu ramo de negócios: pergunte a ele, melhores práticas, mudanças que eles viram nos negócios, o que eles acham que acontecerá no futuro, etc.

Traga o presidente da sua empresa os o diretor de Recursos Humanos: pergunte a eles sobre o processo de contratação, que tipo de candidatos eles estão procurando, dicas para entrevistas, e como eles chegaram no cargo que hoje eles ocupam.

Lembre-se de anunciar o seu “Perguntas e Respostas” com algumas semanas de antecedência, aumentando o número de posts conforme for chegando o grande dia.

Dica #3: Se você está querendo saber como garantir o máximo de proveito de sua conta no Twitter, ele tem alguns grandes parceiros cadastrados especialistas em análises.

6. Atendimento ao Cliente

As inúmeras formas pelo qual o Twitter está sendo usado mudam diariamente. A partir das percepções de 140 caracteres para a vida diária que começou com a 21 de março de 2006, aos Tweets terceiros automatizados, tweet programado e Vine, é a plataforma de mídia social mais dinâmica lá fora. Então, por que não tentar Twitter para Atendimento ao Cliente?

Como KLM Airline faz isso:

Um dos seus seguidores espanhóis, @avedrio, tweeta pedindo: ‘Desculpe-me, em que terminal a KLM chega na Cidade do México?

E a KLM responde em um minuto:

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"Claro, Ricardo. Chegamos ao Terminal 1. Você irá encontrar alguém especial?

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'Obrigado, o vôo é KL0685. Eu estou esperando pelo meu sobrinho ’

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'Ficamos felizes em ajudar, Ricardo :) Esperamos que tudo esteja bem com o seu sobrinho.’

O que eu gosto:

****** Atendimento ao Cliente em vários idiomas:** Twitter é uma boa plataforma para uma rápida sessão de “Perguntas e Respostas”com o seu serviço de atendimento ao cliente online. KLM oferece esse serviço em: Dinamarquês, Inglês, Espanhol, Alemão, Português, Japonês, Norueguês, Russo e Italiano.

Faça de forma pessoal: O tipo de atendimento pessoal rápido e direto que você vê acima é o que torna o Twitter uma grande plataforma de mídia social para empresas.

Como você pode fazer isso:

Atendimento ao Cliente em vários idiomas: Twitter é uma boa plataforma para uma rápida sessão de “Perguntas e Respostas”com o seu serviço de atendimento ao cliente online. KLM oferece esse serviço em: Dinamarquês, Inglês, Espanhol, Alemão, Português, Japonês, Norueguês, Russo e Italiano.

Faça de forma pessoal: O tipo de atendimento pessoal rápido e direto que você vê acima é o que torna o Twitter uma grande plataforma de mídia social para empresas.

Como você pode fazer isso:

Teste semanalmente seu serviço de Atendimento ao Cliente no Twitter:

Publique com pelo menos uma semana de antecedência em todas as suas plataformas sociais.

Determine o nível de engajamento válido para a implementação da prática

Meça a resposta na dia

Se for bem sucedido faz disso uma parte mais constante de seu perfil do Twitter

Use Vídeos

**** Nos últimos dois anos o Twitter se otimizou para o vídeo. Sua plataforma já apoiava o Youtube e Vimeo, e recentemente comprou Vine, um serviço de vídeo que permite que você publique 6 segundos clipes diretamente para o seu Twitter.

7. Vídeos de Chamada

Vine é um serviço de vídeo de 6 segundos de formato, que não é grande para um vídeo promocional, mas, no mundo acelerado do Twitter, ele se encaixa bem. Enquanto o aplicativo não é otimizado para os filmes do James Cameron, Vine é ótimo para fazer chamada das campanhas e bastidores de clipes.

Veja como ModCloth faz isso:

O que eu gosto:

Faça uma chamada para o evento que vai ser lançado: ModCloth usa os 6 segundos do Vine para mostrar para as pessoas o que elas podem esperar do evento.

Estabeleça uma linguagem: ModCloth sabe que tem um público jovem dentre os seus seguidores. Logo eles optam por uma linguagem mais casual e com jargões para engajar o seu público.

Use Hashtags para o seu alvo: #SF (São Francisco) é um bom hashtag para mostrar onde será o local do evento e para os residentes da cidade ficarem atentos ao evento.

Como você pode fazer isso:

Vine é otimizado para chamadas de vídeo. Você tem um produto que sai, um evento que está sendo executado, ou uma nova sobremesa no seu cardápio?

Elabora um vídeo de 6 segundos com uma caixa sendo entregue e depois sendo aberta.

Um vídeo dos bastidores antes do evento começar.

Uma dica de como a sobremesa por ser decorada.

Não se preocupe em lançar um vídeo amador. Vine foi feito para amadores e essa é uma boa forma de dar um toque pessoal à sua estratégia de marketing.

8. Demais Vídeos: Não é só porque o Twitter é dono do Vine que a sua opção de vídeo se restrinja ao Vine. Mandar seus seguidores para uma diferente página com um link do YouTube ou Vimeo Clip, também pode ser uma boa maneira de engajar os seus seguidores:

Como o Indianópolis Colts fez isso:

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O que eu gosto:

Faça um pergunta: Um ótima forma de reter a atenção das pessoas em um vídeo com os bastidores é a partir de perguntas como: “ Como é que a Ivete Sangalo estará vestida para o show?”. Nada chama mais atenção do público do que ter acesso exclusivo.

Videos Pessoais: Para mim a melhor forma de fazer vídeos dos bastidores é escolhendo alguém que trabalha com a marca (nesse caso, o jogador de futebol) e mostrar a sua rotina pelo seu ponto de vista.

Usando um hashtag específico: Como na caso do hashtag para “Perguntas e Respostas”, organizar os seus projetos com hashtags específicos, permite que os usuários procurem pelo projeto que os interessam, ao invés de ter que passar por todos os posts anteriores.

Como você pode fazer isso:

**** Vídeo com os bastidores também funcionam para negócios que não abordam a sua rotina diária:

Você tem um estágio, programa de experiência de trabalho, ou está contratando? Dê-lhes uma câmera peça para gravarem seu próprio vídeo, como por exemplo: “A vida de um Gerente de Vendas? Ou CEO?”

Lembre-se de fazer os seus vídeos divertidos, ou engraçados; estranho ou informativo. Se eles são populares, tente publicá-los em suas plataformas de mídia social e torná-los uma coisa semanal ou mensal.

Faça Sorteios ou Concursos:

Concursos, sorteios e brindes são uma ótima maneira de aumentar a sua estratégia padrão no Twitter e criar uma onda de engajamento com os seus seguidores.

9. Realizar um Concurso fora do Twitter:

Mesmo o Twitter sendo um ótimo lugar para realizar um concurso, o seu site pode funcionar tão bem quanto. Promova o concurso, a competição ou a votação do seu negócio no Twitter e, em seguida, envie os seus usuários para uma página de destino, essa também é uma boa maneira de aumentar o tráfego do seu site.

Como a ELLE faz isso:

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O que eu gosto:

Uma boa chamada: Ganchos e cabeçalhos são vitais para uma boa competição. A revista ELLE aborda seus seguidores com uma pergunta ao qual já sabe a resposta: "Quer ver seus projetos na ELLE?” Esta chamada chama a atenção de seus seguidores focados em moda .

Parceria: Concursos são um boa forma de se conseguir parceiros. Uma parceria faz com que a sua campanha atinja em um primeiro momento pelo menos o dobro de usuários.

Uma boa página inicial: O link que a ELLE forneceu “ Calling All Future Fashion Designers” envia seus seguidores no Twitter a uma grande página de destino, com links simples para as suas sete plataformas de mídia social e outras formas de envolvimento.

Como você pode fazer isso:

Você ainda não tem muitos seguidores no Twitter? Realizar um sorteio no Twitter é o tipo mais simples de concurso - os usuários só enviam o seu endereço de e-mail, clicam em "Entrar Concurso 'e eles já participaram pelo prêmio. O Twitter também é uma grande plataforma para concursos de fotografia. Concursos de fotografia é uma fácil maneira de atrair seus os usuários para fazeren upload de uma foto e pedirem por voto na comunidade, onde o mais votado ganha. Para maximizar a entrada, escolha um tema foto que seja fácil para a maioria dos usuários para tirar uma foto.

10. Realizando um Concurso no Twitter:

Os Concursos mais simples funcionam muito bem dentro das plataformas de mídia social em si. A questão principal - ou relacionadas ao seu negócio ou não - é apenas uma das muitas maneiras que você pode envolver seus seguidores com a sua marca. Fazer o concurso constantemente é uma ótima maneira de manter o engajamento ativo. Lembre-se de equilibrar seus prêmios bem, não muito pequeno, ou você não vai ver qualquer interesse, não muito grande ou você vai ir à falência após o primeiro mês.

Como a Sephora fez isso:

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O que eu gosto** **

Como você pode fazer isso:

Concursos Recorrentes: Realize um sorteio semanal (no caso da Sephora # MarcMondays) é uma ótima maneira de conduzir o engajamento de volta para o seu perfil no Twitter de forma consistente. Seus seguidores que não ganharam esta semana ter outra chance, e outra depois disso.

Mantê-lo rápido: Twitter é um ambiente social em ritmo acelerado. A Sephora entende isso e desempenha bem começando e terminando o sorteio em apenas três horas. Executando o sorteio tão rapidamente deixa claro aos seus seguidores que sempre haverá outra chance de ganhar.

É fácil ficar desanimado usando as mídias sociais. Se você executar um concurso ou sorteio e se você obtiver menos respostas do que você esperava. Não desista! Se você está confiante em seu concurso, acredite nele. Você pode ter que executar um concurso recorrente três ou quatro vezes antes de ver resultados sólidos.

Conclusão:

Espero que você achado estes exemplos úteis, e possa ter tido uma idéia melhor de como otimizar seus Tweets, bem como o uso de vídeos, concursos e tweeting ao vivo. Lembre-se de usar a análise para determinar qual de seus Tweets está funcionando, e quais não. Já pensou em vídeo criativo com o Vine? Que tal testar um perfil de atendimento ao cliente? Por favor, deixe seus comentários e perguntas abaixo.

Realize Concursos e Sorteios no Twitter com os aplicativos da w! Nossas ferramentas foram criadas para te ajudar a potencializar o seu marketing online!

Escrito por: Veronica Turl

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