Marketing de Influência: Como seus consumidores atraem tráfego para o seu blog

Marketing de Influência: Como seus consumidores atraem tráfego para o seu blog

Como você está influenciando socialmente? Seus consumidores leem seu blog? Eles compartilham? Você cultiva seus clientes para serem “embaixadores” da sua marca?

90% dos consumidores confiam na indicação de seus amigos. O marketing de boca-a-boca é a melhor maneira de espalhar os valores da sua marca e artigos do seu blog.

Foque no poder do seu consumidor e foque no poder do boca-a-boca.

Veja 12 dicas para conseguir que reais influenciadores compartilhem o conteúdo do seu blog.

1. Peça para compartilhar

O jeito mais fácil de conseguir que as pessoas compartilhem seu conteúdo é… pedindo. Pode não ser tão fácil fazer um pedido e ainda obter uma resposta positiva do cliente.

No entanto “Compartilhe esse artigo, por favor” geralmente resulta em baixas taxas de compartilhamento e queda no número de leitores fiéis.

Inclua botões de compartilhamento nos seus artigos. Garanta que eles sejam claros e clicáveis. Use uma barra lateral de compartilhamento para incentivar seus consumidores a espalhar seu blog. Estudos mostram que botões de compartilhamento como: ‘Curtir’, 'seguir’ ou 'G+’ aumentam o compartilhamento em 700%.

Dica:

Deixe seus botões de compartilhamento destacados e fáceis de encontrar em seu artigo.

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Mais dicas para pedir para compartilhar:

  • Inclua botões de compartilhamento em todas as publicações em seu blog.
  • Certifique-se que esteja usando todos os botões das principais redes sociais, incluindo Facebook, Twitter, Google+, LinkedIn e Pinterest.
  • Publique seu artigo em suas páginas nas redes sociais e solicite gentilmente para compartilhar ou retweettar.

2. Dê um “empurrãozinho” para compartilhar

Para potencializar os compartilhamentos incentive seus clientes a comentar sobre seu blog com os amigos. Ofereça acordos exclusivos e vantagens por compartilhar seu artigo.

Realize um sorteio ou concurso em seu blog. Use um aplicativo de indicação para transformar em uma promoção de indicação. Distribua um brinde como um desconto nos seus produtos ou vale-compras - quanto mais as pessoas compartilharem seus artigos, mais descontos conseguirão.

Quando publicar não esqueça de incluir chamadas- para- ação na sua página para chamar as pessoas para visitar mais seu blog ou página de destino no seu website.

Exemplo:

Adicione incentivos na sua publicação, como oferecer descontos para clientes que compartilham a página.

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Dicas para dar incentivos para compartilhar seu conteúdo:

  • Ofereça prêmios ou negócios exclusivos para leitores que compartilharem seus artigos
  • Distribua brindes que sejam relevantes para sua marca e para seus leitores
  • Use a promoção de indicação para dar descontos exclusivos para leitores que compartilharem o conteúdo do seu blog com os amigos

3. Peça opiniões sobre o assuntos dos seus próximos artigos

Envolva seus clientes com o artigo do seu blog. Pergunte a eles o que eles querem ler. Eles estarão mais dispostos a compartilhar - e apreciarão o fato de você se importar com os interesses deles.

Existem diversas maneiras de incentivar o envolvimento do público no seu blog:

  • Envie e-mails para seus clientes pedindo sugestões de assuntos
  • Coloque perguntas na sua rede social para criar envolvimento com seus fãs e seguidores
  • Faça uma enquete em seu blog, com 3 boas idéias, e solicite para seus leitores votarem no assunto que eles mais gostam

Quanto mais você se engaja com seus leitores mais próximos eles se sentirão. Dê a eles o poder de decidir e eles demonstrarão maior interesse no que você escreve.

Exemplo:

Use uma enquete divertida no seu blog para pedir opinião dos leitores sobre o próximo assunto do seu blog.

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Dicas de crowdsoursing para seu blog:

  • Crie uma conexão pessoal com o seu blog - pergunte aos leitores o que eles querem ler
  • Faça uma enquete com 3 idéias diferentes, compartilhe em todas as suas redes sociais - escreva sobre o tópico vencedor
  • Avise aos participante da sua enquete quando o artigo será publicado - e agradeça pela participação.

4.Use share-gate em seu blog

Você possui um e-book ou webinar? Por que não espalhar o conteúdo através de um share-gate?

Vamos imaginar que você tenha um e-book. Distribua de graça, mas solicite para seus leitores compartilharem nas redes sociais deles. Existem ferramentas como Pay with a tweet que facilitam para você conseguir compartilhamentos no Facebook ou Twitter. Quando um leitor faz download de seu e-book um tweet ou compartilhe é enviado para os seguidores.

Share-gate é uma forma sensacional de conseguir que seu conteúdo seja compartilhado pelo seus leitores.

Vá mais longe e inclua chamadas-para-ação em seu conteúdo, como “ visite o blog”, “inscreva-se para o webinar online”. Isso irá direcionar seus leitores para o seu website e para o segundo passo do seu funil de marketing de vendas.

Exemplo:

O Unbounce tem usado o tweet-gating para o e-book Noob Guide to Online Marketing por anos. O e-book se tornou referência para vários profissionais de marketinr online. Para fazer o download eles solicitam que pague com um tweet.

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Dicas para usar share-gating em seu conteúdo

  • Crie um conteúdo de ótima qualidade e distribua pelo preço de um share em redes sociais
  • Use ferramentas como pague com um tweet para solicitar que seus leitores compartilhem seu conteúdo
  • Inclua chamadas-para-ação em seu conteúdo, para fazer com que os leitores interajam com a sua página.

5. Encoraje comentários e responda a eles

Envolva seus leitores pedindo para comentar em suas publicações. Incentive o diálogo. Faça perguntas sobre o artigo para gerar um senso de comunidade no blog ( um bom engajamento no seu site é ótimo para SEO)

Se os leitores comentarem em seu blog, responda, mesmo que seja em uma publicação muito antiga.

Mostre interesse no que seus leitores publicam e eles ficarão interessados em você

Exemplo:

Sites populares como Social Media Examiner finalizam seus artigos com perguntas relacionadas ao assunto do artigo. As publicações deles conseguem de 40 a 50 comentários em um dia!

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Dicas para responder aos comentários:

  • Responda a todos os comentários em seu blog - não importa se são negativos ou positivos
  • Encoraje os comentários colocando perguntas no final do seu texto
  • Mostre interesse no que seu leitor pensa - ele estará mais inclinado a compartilhar o seu conteúdo

6. Conecte-se ao consumidores nas redes sociais e gere engajamento

Seus consumidores te seguem no Twitter? Mostre que você se importa e siga de volta. Conecte-se com influenciadores reais em outras redes sociais, como Instagram, Pinterest e Google+.

Esteja interessado no que seus clientes publicam. Se eles:

  • mencionarem você nas atualizações. Compartilhe com os seus seguidores
  • publicarem dicas relacionadas ao seu mercado, compartilhe
  • se eles interagirem como você através de respostas à suas hashtags

Exemplo

Mike Alton tweetou em um artigo publicado no website The Social Media Hat. O artigo era uma publicação de Nick Steeves para Wishpond, então nós respondemos.

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Dicas para engajar seus consumidores nas redes sociais

  • Siga seus clientes no Twitter, Instagram e outras redes sociais
  • Engaje respondendo às hashtags de seus clientes, especialmente se eles mencionam você.
  • Compartilhe e curta as atualizações de seus clientes em redes sociais

7. Crie conteúdo de qualidade

Claro que você deve escrever conteúdo de qualidade no seu blog. Sem isso será difícil conseguir que influenciadores compartilhem suas publicações.

Escreva sobre tópicos interessantes ou informativos para seu público. Se as publicações do blog refletem os interesses de seus clientes e mercado, eles compartilharão com os amigos e seguidores (isso faz bem pr imagem deles também!).

Um ótimo título, imagens atraentes e conteúdo interativo vão bem para obter compartilhamentos imediatos.

Exemplo:

Copyblogger usa uns dos melhores títulos e imagens em seu blog. Veja abaixo:

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Dicas para criar conteúdo de qualidade:

  • Crie títulos que chamem a atenção, e informe o conteúdo
  • Promova concursos interativos no seu blog
  • Use imagens atrativas nas suas publicações

8. Incremente o conteúdo do seu blog

Reutilize o conteúdo do seu blog e divertidas e diferentes maneiras. Todo mundo gosta de novidades - seu leitores também.

Transforme um artigo que você escreveu em um infográfico ou SlideShare.

Leia um artigo e transforme em um podcast. Ou mais transforme seus textos em vídeos ou séries de vídeos

Exemplo:

Veja abaixo um SlideShare que fizemos com base neste artigo

Marketing de influência como seus consumidores atraem tráfego para o seu blog - Wishpond

Dicas para incrementar o conteúdo do seu blog:

  • Reutilize o conteúdo do seu blog e crie publicações em diferentes formatos
  • Publique informações com bom apelo visual a partir de seus artigos, como SlideShares e infográficos.
  • Leia um artigo do blog e transforme em um podcast ou vídeo

9. Gratifique seus clientes

Mostre seus clientes como exemplos de sucesso, e dê parabenize- os em seus blog!

Em negócios B2C mostre como você valoriza seus consumidores publicando UGC (Users generating Content) como fotos de consumidores e eventos de consumidores. Escreva um artigo ou faça uma montagem com imagens que você conseguiu a partir de um concurso de fotos, ou outros métodos de UGC.

Em negócios B2B mostre o sucesso dos seus clientes escrevendo sobre a história deles e ajudando a promovê-los no seu blog.

Quando escrever os artigos, avise seus clientes. Eles compartilharão com os amigos e clientes.

Exemplo:

A Wishpond escreve artigos para mostrar as melhores práticas em redes sociais de nossos clientes:

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Dicas para gratificar o consumidor no seu blog

  • Em B2C mostre como você valoriza seus consumidores - publique fotos dos consumidores e eventos realizados por eles
  • Em B2C mostre casos de sucesso escrevendo sobre a história deles e ajudando a removê-los em seu blog
  • Avise seus clientes quando os artigos são publicados - eles vão compartilhar com amigos e clientes.

10. Faça uma mini-série de valorização do cliente

Obtenha ideias a partir de histórias de sucesso do seus clientes e escreva mini-series para mostrar os ótimos resultados de seus clientes.

Você pode, por exemplo, criar séries de publicações que mostrem o por trás dos negócios. Conte como simpáticos e bem-sucedidos os seus clientes são.

Exemplo:

Se o seu negócio é B2B:

  • envie e-mails para 20 a 50 clientes
  • pergunte se você pode compartilhar suas histórias de sucesso
  • entreviste seus clientes para fazer um podcast ou vídeo ou envie perguntas por e-mail.
  • faça um série de artigos contando as história de seus clientes

Dicas para fazer mini-séries sobre seus clientes:

  • Faça publicações mensais ou semanais de apreciação de seus clientes
  • entreviste clientes (gravadas ou por e-mail) e faça uma série de casos de sucesso ou série sobre como ser bem- sucedido.
  • Distribua prêmios semanais para seus clientes mais fiéis. Mostre isso no seu blog.

11. Faça Webinars e G+ Hangouts sobre o conteúdo do seu blog

Webinars nem sempre estão relacionados a vendas. Desenvolva o relacionamento com clientes realizando webinars semanais sobre os assuntos dos seus artigos. Engaje seus clientes compartilhando seu conhecimento.

Exemplo:

Mari Smith é a rainha dos webinars e Google+ Hangouts. Ela fez um webinar algumas semana atrás e ele reproduziu o conteúdo informativo do website dela.

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Dicas para realizar webinars e Google+ Hangouts:

  • desenvolva um relacionamento com seus clientes e leitores realizando webinars
  • Publique gravações de Google+ Hangouts e Webinars em sue blog, assim os leitores poderão ver o conteúdo a qualquer momento.
  • Coloque a hashtag do webinar no Twitter quando hospedando uma transmissão ao vivo - isso forma uma comunidade entre seus cientes e eles vão interagir com você.

12. Mantenha contato

Mantenha contato com seus influenciadores. Envie emails regulares para agradecer por lerem seu blog. Envie newsletters mensais ou semanais.

Nós esquecemos o poder de um simples “obrigado”, mas ele funciona!

Se você leu sobre alguma história de sucesso de um de seus clientes, acompanhe com ele. Envie e-mails parabenizando. Se um cliente compartilhou seu artigo, envie um email ou tweet agradecendo.

Exemplo

O NewsCred envia regularmente e-mails para manter contato com seus influenciadores e atrai tráfego para o blog.

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Dicas para manter contato

  • Envie emails de agradecimento e tweet clientes que mencionam seu blog
  • Envie emails automático personalizados para cada pessoa que se inscreva em seu RSS feed, faça download de seu ebook ou assine seu serviço.

Conclusão

Seu cliente é seu real influenciador. Crie um laço emocional com seus clientes dê a eles um motivo para compartilhar os artigos do seu blog com os amigos. Os amigos deles podem se tornar seus clientes também.

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O que você acha? Seus consumidores compartilham os artigos do seu blog? Você possui dicas para transformar seus clientes em reais influenciadores? Compartilhe conosco!

Escrito por Mariana Reis@ Wishpond.