Por que investir em marketing no Facebook?

Muitas empresas ainda tem dúvidas quanto a marketing nas redes sociais, em especial no Facebook. Para muitos este ainda é considerado um investimento secundário. No entanto, o crescente número de usuários brasileiros no Facebook chama a atenção para a necessidade de construir uma fanpage. Conversando com consumidores e empresários de diversos setores escutei a mesma afirmação, “hoje raramente procuro pelo site da empresa, antes de mais nada confiro seu Facebook”.

Essa é uma realidade a qual todos temos que nos adaptar. Há apenas alguns anos possuir um website era crucial para empresas. Hoje a presença nas redes sociais é o que determina se sua empresa existe ou não para seus consumidores.

Por que investir no Facebook?

O Facebook possui hoje mais de 72 milhões de usuários somente no Brasil. Então se a sua empresa não está no Facebook ela perde a chance de entrar em contato com milhões de clientes. Contudo não basta criar uma fanpage e publicar qualquer conteúdo nela. É preciso traçar uma estratégia de marketing eficaz para atingir estes potenciais consumidores.

Em meio a tamanha concorrência com outros meios como TV, celulares, pessoas, internet as empresas devem procurar uma maneira de se destacar em meio ao bolo de informação oferecido para os usuários. E ganhar a atenção destas pessoas não é fácil. A chave para o sucesso é conteúdo. Publicar informações relevantes para os usuários é o que fará com que eles passem mais tempo na sua página. Mas adianto que conseguir a atenção dos fãs em meio a tanta concorrência não e tarefa fácil.

Teste e Mensure

Para saber qual conteúdo é o melhor para seus fãs, faça testes. Publique diferentes tipos de posts e use o Insights para verificar os resultados das suas publicações:

  • veja quais post tiveram maior alcance e engajamento
  • veja em quais horários os post foram mais visualizados
  • saiba quais post foram mais visualizados e mais clicados monitore quais receberam mais comentários e foram mais compartilhados

É muito importante entender quais são as necessidades de seus fãs e como eles se comportam na hora decidir suas ações nesta rede social.

Retribua o carinho de seus fãs

Ao escolher a sua página ao invés de outra qualquer, curtir comentar e copartilhar seu conteúdo seus fãs mostram o quanto apreciam a sua marca. Retribua este carinho realizando concursos, sorteios, ofereça cupons de desconto e compras coletivas na sua página. Você pode a princípio pensar que o investimento não vale a pena, mas pense em como seus fãs ficarão satisfeitos e continuarão a visitar a sua página - e mais eles estarão aida mais inclinados a consumir seus produtos também.

Realizar campanhas na sua página não é somente um forma de cultivar os fãs que você já possui, é também uma maneira de atrair novas pessoas para sua página. E aumentar ainda mais a visibilidade da sua marca e com isso atingir mais potenciais clientes.

Mas não para por ai. Ao realizar campanhas de concursos e sorteios, você coleta dados e informações sobre as pessoas que estão interessadas nos seu produtos. A partir destes dados você pode traçar um perfil dos potenciais consumidores de seu produto - informação importantíssima para você continuar atingindo pessoas com real potencial de compra. Além do perfil dos participantes, você coleta emails. Mas o que fazer com estes emails? Com base no perfil traçado, você será capáz de enviar campanhas de email marketing, com maior chance de serem abertos e vistos. Envie emails agradecendo a participação no seu último concurso, convidando para participar do seu próximo sorteio ou avisando sobre como retirar cupons de descontos para comprar em sua loja.

Conclusão

Nós passamos grande parte do nosso dia conectados ao Facebook, assim como seus consumidores. Utilize isso a favor da sua empresa. Não veja o Facebook somente como uma ferramenta de interação com seus fãs. Veja como uma ferramneta de marketing e um importante canal de comunicação com seu público. Produza conteúdo relevante e agradeça a fidelidade de seus fãs realizando campanhas de conscursos e sorteios. Veja sua página crescer em likes e engajamento e suas vendas aumentarem!

Artigos relacionados