Como utilizar anúncios no Facebook para empresas locais (e porque eles funcionam)

Como utilizar anúncios no Facebook para empresas locais (e porque eles funcionam)

Você está procurando uma maneira mais fácil e com o melhor custo-beneficio para promover o seu negócio local do que anúncios impressos?

Você já experimentou anúncios no Facebook e no Google e achou que só fez desperdiçar seu dinheiro?

Bem, você veio ao lugar certo!

Nesse artigo eu vou te explicar porque anúncios no Facebook podem funcionar para seu novo negócio, mostrar um bom exemplo de um negócio real que criou anúncios no Facebook e como você pode utilizar anúncios para conduzir novos clientes para sua loja.

Vamos lá!

Por que anúncios no Facebook funcionam para um negócio local

1. As pessoas não pesquisam no Google por itens que elas compram frequentemente e localmente (na sua cidade, por exemplo)

O primeiro lugar que as empresas locais geralmente começam quando querem criar anúncios online é no Google.

Para a maioria das empresas, essa é a melhor ideia, mas não para todas. Normalmente quando as pessoas compram alguma coisa locais regularmente, tais como compras do mês, serviços de lavanderia, cosméticos, salão de beleza, etc, elas provavelmente não farão uma busca online para pagar por tudo aquilo. Elas apenas querem ir para a localização mais próxima e obter o que desejam imediatamente.

Então para impulsionar suas vendas na loja com anúncios online, você precisa duas coisas, direcionar as pessoas corretas em sua área de atuação (cidade, bairro, etc), e alcançá-las de forma que elas possam ver os seus anúncios. O site que te permite fazer ambos é o Facebook.

2. Você pode facilmente direcionar seu anúncio no Facebook para pessoas dentro de uma determinada zona geográfica

O Facebook permite que você segmente seus anúncios bem especificamente, como por exemplo segmentar um anúncio para moradores de uma pequena cidade ou até mesmo para aqueles em cidade grande. Dessa forma torna-se fácil apenas mostrar anúncios para as pessoas que podem realmente ir até sua loja física e realizar uma compra.

3. Você pode facilmente promover ofertas e cupons

Utilizando um aplicativo de cupons no Facebook, ou um aplicativo de compras coletivas no Facebook, você pode facilmente divulgar os seus cupons e pedir que as pessoas o solicitem no Facebook.

4. Você pode segmentar seu anúncio no Facebook para pessoas que já compraram de você antes

Utilizando a opção de audiência customizada do Facebook, você segmentar o público-alvo do seu anúncio usando uma lista de endereços de e-mail ou números de telefone que você tem. E se você utiliza um tipo de programa de fidelidade, então você terá esse tipo de informação.

Sucesso de um negócio local: Stine Home + Yard

A Stine Home + Yard é uma loja americana de decoração de ambientes e jardins para casa (home decor).Produtos como os que a loja oferece não são comprados online geralmente. Elas apenas vão à loja mais perto para escolher e comprar.

A Stine gastou muito com anúncios impressos e televisivos no passado, procurando uma maneira mais fácil (e barata) de promover ofertas e eventos especiais e finalmente conduzir vendas em sua loja.

A empresa criou anúncios no Facebook para divulgar promoções sazonais e eventos, tais como “Final de semana do dia do trabalho sem impostos”, onde o diretor de marketing,Jeremy Stine, apresenta fotos de clientes com placas de ofertas, imagens do livro de cupons da empresa e vídeos promocionais. Tudo isso segmentado para pessoas que moram até 80 quilômetros da loja. O diretor também criou o anúncio no Facebook oferecendo uma exclusiva oferta.

Em um período de 12 meses em 2013, a Stine aumentou suas vendas em mais de 10% e diminuiu os custos com publicidade em 22%.

Leia todo o exemploe de sucesso no Facebook (em inglês)

Como criar anúncios no Facebook para seu negócio local

A maneira mais eficaz de conquistar um novo cliente utilizando anúncios no Facebook é oferecer algo de graça. Ao contrário do Google Adwords, as pessoas não pesquisam por seus produtos constantemente, então você não pode esperar que elas comprem algo a partir dos anúncios, mesmos se elas estiverem interessadas nisso. Os anúncios no Google são poderosos porque você pode mostrar os anúncios apenas para as pessoas que estão interessadas em comprar seus produtos no momento. Com os anúncios no Facebook, você não tem o esse mesmo intuito. Você não sabe o que as pessoas estão pensando quando elas estão online no Facebook. Então você tem que oferecer a eles algo que desperte o interesse deles - algo que dê valor ao seu público.

Segue um exemplo de anúncio que provavelmente iria funcionar muito bem no Google Adwords, mas é errado para anúncios no Facebook:

image

Eu tenho certeza que essa oferta é excelente e uma grande oportunidade para muitos que sonham com a casa própria, porém no meu caso não é do meu interesse uma vez que já tenho a minha. O anúncio está para qualquer usuário do Facebook no Brasil, porém essa promoção não vale para todo o Brasil.

Ao invés de promover diretamente um produto, serviço ou o seu negócio que muitas vezes não interessa a todo brasileiro e sim ao usuário de determinada cidade, você deve promover o valor ou benefício que eu vou ter ao clicar no anúncio. Como eu disse um pouco acima, eu não estou interessada em comprar uma casa agora. Mas se você escolhe o público-alvo correto, você pode facilmente me oferecer algo de valor relacionado ao seu produto,serviço ou sua setor para me captar como um lead qualificado para uma futura compra.

Para atrair cliques de pessoas que estão interessadas em ofertas como essa da “Minha casa minha vida” ou querem comprar casas de forma fácil, planoeplano.com.br poderia oferecer algum conteúdo de graça para que eu clicasse e fornecesse minhas informações em troca.

Agora que vimos como para fazer anúncios no Facebook para o seu negócio, vou te mostrar os três passos para fazê-lo da forma correta:

1. Escolha o público-alvo correto

Para empresas locais, o Facebook oferece a opção de segmentação mais importante, a capacidade de direcionar um anúncio para pessoas na mesma localização geográfica da sua loja. Depois disso, você também pode alcançar pessoas que estão interessadas nos seus produtos, bem como escolher a faixa etária e sexo necessários para o uso dos seus produtos.

A única coisa que você deve ficar atento é manter o tamanho da audiência em torno de 50 a 100 mil pessoas. Você pode acompanhar essa informação à direita da ferramenta de criação de anúncios no Facebook:

Uma maneira mais fácil de segmentar é através da segmentação por público personalizado e público semelhante à sua audiência atual.

A segmentação por público personalizado permite que você exiba anúncios no Facebook para usuários específicos baseado em seus endereços de e-mail ou números de telefone, simplesmente fazendo o upload de uma lista. O Facebook irá combinar essas listas com os usuários, certificando-se que somente eles vejam seus anúncios.

A segmentação por público semelhante (lookalike) permite que você direcione as pessoas que são semelhantes aos seus clientes atuais. Isto torna mais fácil você encontrar novas pessoas para segmentar, sem passar horas tentando diferentes opções de direcionamento. Parecido com público personalizado, basta fazer o upload de uma lista de endereços de e-mail dos seus clientes para o Facebook. Ele vai combiná-las aos perfis dos usuários, e em seguida, encontrar interesses semelhantes e informações demográficas entre eles. Então, o Facebook vaiencontrar a melhor possibilidade de combinação para seu próximo anúncio no Facebook.

2. Ofereça às pessoas uma boa razão para clicar no seu anúncio no Facebook

Como eu falei em acima, anúncios no Facebook exigem que você forneça um incentivo para levar as pessoas a clicar. Elas provavelmente não estão pensando em comprar algo quando veem o seu anúncio no Facebook, porém o mesmo deve chamar atenção.

Então, qual é o melhor incentivo, não apenas para levar as pessoas a clicar, mas também obter cliques de pessoas que estão realmente interessados ​​em comprar seu produto ou serviço?

Um cupom de ofertas, eu lhe sugiro!

E não precisa ser algo exagerado como 75% de desconto. Algo simples como 25% de descontos irá conquistar o clique de alguém e se essa pessoa está perto da empresa local ela pode até se cadastrar para comprar.

E se você quiser redirecionar as pessoas que clicarem no seu anúncio no Facebook para uma página de oferta ou cupom criada utilizando o aplicativo de cupons da Wishpond, aqui é como ela pode parecer, tanto para usuários móveis como em computador:

3. Acompanhe seus anúncios no Facebook

OK, então você tem o seu anúncio no Facebook e a landing page de cupom configurados. Agora é hora de acompanhar as estatísticas do seu anúncio. Se você utilizar a ferramenta de anúncios no Facebook e o aplicativo de Cupons da Wishpond, você será automaticamente capaz de rastrear todas as métricas tanto do seu anúncio quanto da landing page, do número de visualizações nos anúncios até o número de conversões (cupons solicitados) em sua página de cupom. Aqui está um exemplo:

image

O único número que você precisa se ​​concentrar é o de seu custo por conversão (que é conversões/gasto nesta tabela). Isso vai dizer exatamente o quanto você está gastando para converter seu lead em vendas no seu negócio. Desde que o valor da venda de um lead seja maior do que a quantidade que você está pagando por isso, então, seus anúncios no Facebook são lucrativos. E você pode continuar os executando.

4. Otimize seus anúncios no Facebook

Se você é como eu, você nunca está satisfeito com o seu ROI. Você sempre quer encontrar maneiras de ajustar algo para impulsionar mais e mais.

Então como você otimiza seus anúncios no Facebook para obter o melhor ROI deles? Teste, teste… e teste (não existe melhor maneira).

O teste A/B é uma estratégia de marketing em que duas versões, A e B, são testados uma contra a outra. O objetivo é identificar as alterações que aumentam a chance de acontecer o que você quer que aconteça.

Como fazer o teste A/B nas suas campanhas de anúncios no Facebook:

O teste A/B exige que você crie múltiplas versões do seu anúncio no Facebookpara testar um contra o outro. Em cada variação você muda apenas uma variável do anúncio diferente. Então, se você está testando o título, use uma variação diferente em cada teste, mas deixe a imagem e descrição do anúncio iguais para ambas as variações. Dessa forma, você vai saber com certeza qual é o título que está causando a diferença na taxa de conversão do anúncio e nada mais.

Eu recomendo testar duas variações de anúncios de uma só vez. Isso vai tornar a visualização mais rápida (e barata) o possível para que você possa otimizar os anúncios no Facebook. Você pode fazer testes variados, testando mais de duas variações de uma só vez. Mas isso requer mais tempo e dinheiro para você ver qual variação é melhor.

As variáveis mais importantes para o teste A/B

Título: Este é o texto azul em negrito no topo do seu anúncio no Facebook. É o elemento mais importante do seu anúncio no Facebook para convencer as pessoas a clicar nele. É onde as pessoas vão fazer a sua decisão de realmente clicar. O texto de descrição pode ajudar, mas a maioria das pessoas já clicam antes mesmo de lê-lo (se o título realmente for bom).

Imagem: O trabalho da imagem é fazer com que o seu anúncio no Facebook seja notado. Se você tem uma boa imagem, ela vai chamar a atenção das pessoas.

Landing Page: Muitas vezes é esquecida no processo de elaboração de anúncio no Facebook. É o fator que vai determinar se as pessoas que clicarem no seu anúncio realmente completam a ação que você quer.

3. Acompanhe os participantes por e-mail

Mesmo que uma pessoa solicite seu cupom, isso não significa uma venda automática. Uma pessoa pode facilmente pretender utilizar esse cupom e não de imediato, e acabar esquecendo. Então, o que você faz para resolver isso? Você precisa acompanhar essa pessoa para mantê-la interessada ​​no seu negócio e impulsioná-la tanto para realizar a primeira compra utilizando o cupom de descontos quanto continuar comprando depois, o cupom é só o inicio. Isso é feito por meio de campanhas de automação de e-mails. Isto é, uma série de e-mails programados que podem facilmente ser configurados com a ferramenta e-mails automáticos da Wishpond,que fornecem conteúdo interessante e incentivo de compra para impulsionar as vendas ao longo de semanas ou meses.

Vou utilizar um supermercado como um exemplo para mostrar como você pode fazer mais vendas por e-mail:

  1. Depois que uma pessoa obtém seu cupom, envie um e-mail imediatamente com o próprio cupom, bem como alguns itens, ou uma receita, que ela pode comprar utilizando o cupom.

  2. Poucos dias depois, envie um e-mail com três links para três diferentes receitas, com um cupom para comprar os itens necessários na receita com um ótimo desconto. Certifique-se que cada link (receita) seja significativamente diferente o suficiente para agradar o gostoalimentíciode todos.

  3. Baseado no link em que a pessoa clicou, adicione-o em uma lista de mais segmentada, e os envie e-mails semanais com novas receitas e cupons de ofertas, de acordo com seus gostos específicos.

Esta simples campanha de e-mail irá manter este supermercado na mente do cliente toda vez que os mesmos forem fazer compras, e também irá vender mais, uma vez que esses clientes recebem receitas e querem experimentar.

E então? gostou dessas dicas? Crie anúncios no Facebook para seu negócio, por mais que ele seja apenas “restrito” à pessoas da sua cidade. Agora você sabe que pode segmentar para que seus anúncios sejam vistos por um específico grupo de pessoas que você deseja alcançar.

Por: Thiara@wishpond.com

Mais recursos sobre anúncios no Facebook:

-Série: a psicologia por trás dos anúncios no Facebook

-Anúncios no Facebook x Google Adwords: As vantagens dos anúncios direcionados no Facebook