4 maneiras de criar anúncios no Facebook e Landing Page (Combos para maximizar conversões)

Você já se decepcionou com as taxas de cliques de seus anúncios no Facebook? Está se perguntando porque o custo por ação (CPA) ou custo por clique (CPC) é tão alto?

Nesse artigo, eu vou analisar quatro anúncios no Facebook e suas correspondentes landing pages.E então vou falar como você pode ter certeza que ambos estão otimizados e trabalhando juntos no processo de conversão. Ou seja, se o anúncio juntamente com a landing page estão se complementando na mesma linguagem para que o usuário não fique perdido.

Primeiro vou analisar a promoção de produto através de descontos, promoção de e-book, retargeting da sua promoção (redirecionando sua promoção) e promoção de seu concurso/sorteio. Isso vai te dar todo um leque da integração de anúncios no Facebook e landing pages.

1. Promova um produto com desconto

Eu recomendo anunciar no Facebook com uma oferta ou cupom de desconto uma vez que isso te diferencia dos outros anúncios. Lembre-se que os usuários não estão no Facebook para comprar, nem a procura dos seus produtos. Porém descontos faz com que os usuários se interessem e cliquem em seu anúncio. A ClearlyContactsusou um anúncio com o desconto “GRÁTIS Óculos Original” (FREE Designer Glasses) que você pode ver na imagem abaixo:

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O que eu gosto:

-Oferecimento de descontos para novos clientes: Ofertas e cupons de descontos são muito úteis para anúncios no Facebook. Eles estabelecem seu anúncio a parte e aumenta sua taxa de clique (CTR)

-Utilização da palavra “Grátis”: Não é uma surpresa que a palavra “grátis” aumenta o engajamento. Eu também gosto do fato de que eles destacaram isso (duas vezes).

O que eu mudaria ou testaria:

-Um modelo: Eu definitivamente recomendo incluir um rosto atrás da armação. Em meu artigo 4 maneiras de combater o esgotamento de anúncios no Facebook, eu discuti a importância da imagem, e como estudos recentes mostram que o rosto feliz de uma mulheré a melhor imagem para engajamento de anúncios.

A landing page:

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O que eu gosto:

-O design: Branco e preto cria uma landing page bastante clara e profissional. O layout é excelente junto com a principal imagem e o título quase centralizado, as três chamadas para ação logo abaixo e o menu lateral a esquerda da página.

-O ‘Refine By’ do menu lateral : O ‘Refine By’ (defina por) que é a barra de opções que o interessado tem para definir o estilo do óculos por exemplo, vai aumentar a taxa de conversão. Isso mostra que eles tem mais para oferecer do que apenas óculos grátis.

-Três claras CTAs: O passo 1, 2 e 3 são ótimos CTAs que não apenas encoraja a conversão (ou seja, os interessados clicarem), mas também mostra as pessoas como ganhar o desconto.

O que eu mudaria ou testaria:

A remoção da parte superior da barra de navegação: As landing pages devem ser focadas. Você não quer dar aos visitantes a opção mais fácil de fazer qualquer coisa, e sim a principal ação que você tem fornecido.

Por que eles são bons juntos:

-A mesma images: A criação de um vínculo entre o anúncio e sua landing page é a chave para a conversão. Não deve haver confusão, o link de seu anúncio tem que enviar um potencial cliente para o lugar correto (após o mesmo clicar no anúncio).

  • O mesmo texto: A repetição da frase “Get the first pair free” (“Obtenha o primeiro par grátis”) mantém o vínculo e integração do anúncio e landing page.

2. Promova E-Books, guias e afins (conteúdo)

O Facebook é um ótimo lugar para promover e-Books, guias e conteúdos do gênero. Com o Power EditordoFacebook você pode segmentar o seu público, interesses, profissão, localização, idade e sexo. Isso lhe dá controle fantástico sobre quem vê o anúncio, o que funciona bem para B2B e marketing para profissionais. Segue um exemplo daMarin Software:

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O que eu gosto:

-A proposta de valor clara: A proposta de valor clara: Este anúncio oferece dicas para impulsionar o ROI, consciência e as receitas - a criação de uma proposição de valor clara é tentador para seu público-alvo de profissionais de marketing.

O que eu mudaria ou testaria:

-*Mudança da imagem com textos para a de uma pessoa ou uma imagem: * A inclusão de textos nas imagens de seus anúncios vai contra as melhores práticas de anúncios no Facebook, que é a de manter sua imagem atrativa, simples e sem muito texto.

-Uma CTA como o título: Eu testaria um título “Obtenha o guia sobre o ROI” ao invés de deixar como título o nome da empresa (Main Software). Isso poderia atrair mais a atenção do que apenas o nome da empresa faz.

-O nome da empresa no texto: Eu colocaria o nome da empresa no texto do anúncio incluindo mais informações como por exemplo: “A Marin Software te dar dicas exclusivas… ” ao invés de escrever apenas o nome da empresa no título do anúncio.

-“Free” (grátis): Como vimos no exemplo acima da ClearlyContacts, utilizar a palavra “grátis” pode aumentar o engajamento. Se você está oferecendo um guia gratuito, serviço, ou um desconto, definitivamente diga isso para as pessoas de forma clara e simples.

A landing page:

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O que eu gosto:

-O layout simples: Esse é um simples e eficaz formato de landing page. O formulário de inscrição claro e grande no lado direito, uma excelente CTA e um título obvio não deixam nada para imaginação. Eu também gosto da ausência de distrações ou informações desnecessárias ou irrelevantes. Eles sabem que seu público-alvo são profissionais de marketing e eles criam o layout de acordo com esse público.

  • A clara CTA: A cor laranja é uma das melhores cores para CTAs para landing pages: contrasta com quase tudo e chama a atenção de formaincrível.

-O formulário de inscrição: Saber informações como números de telefone, cargo e (especialmente) gastos mensais com marketing de busca é extremamente valioso para e-mail marketing da Marin Software e alimentação de leads (e banco de dados)

-O marcador de tópicos para o “Download to Learn”: Oferecer aos usuários uma noção do que ele irá encontrar no guia, e-book etc que será baixado é vital para estimular o download.

O que eu mudaria ou testaria:

-As cores: Eu poderia testar cores diferentes para a fonte, pois o cinza escuro em cima do cinza claro dificulta a leitura. Mantendo a cor do fundo e alterando apenas a cor do texto para uma cor mais vibrante.

-O título: Eu iria testar a combinar o título “Get the white paper” que está no topo do formulário com o mesmo laranja do botão da CTA (botão abaixo para enviar a participação/inscrição). Novamente, fica difícil a leitura e você precisa disso se destacando.

-A CTA : Eu faria o teste A/B com diferentes palavras para a CTA, pois “Submit” (enviar) não funciona muito bem para mim. Um vez que você está oferecendo algo para seu público o botão escrito enviar não é a melhor forma de entregar isso. Eu poderia testar as palavras “Solicitar” “Participar”, uma ação que a pessoa faz.

Porque eles são bons juntos:

-Coesão: O esquema de cores, fonte e linguagem (Dicas tops para construção da consciência e dirigir receita) corresponde a criação de uma sensação coesa para a campanha.

-A proposta de valor: A propaganda comunica uma proposta de valor bem que, apesar de uma aparência um pouco opaca, faz o trabalho de incentivar a taxa de cliques (CTR) para a landing page.

-A landing page: A landing page é boa: é simples, desenhada para profissionais de marketing, com um ótimo formulário de inscrição e uma clara CTA Tudo isso em unidade com o layout do anúncio no Facebook.

Como eu otimizaria os dois:

Testando a CTA da landing page : Eu gostaria de ver o resultado do teste entre “Solicitar” contra “Enviar”. “Solicitar” iria corresponder ao anúncio e poderia converter melhor, ter baixo custo (seja CPA CPC, CPMou oCPM) mais que “Submit”.

3. Re-Targeting um Lead

O que é Re-Targeting?

Re-targeting é a funcionalidade de anunciar automaticamente para usuário específico do Facebook depois dele ter visitado sua página e completado ou não a ação.

Aqui alguns exemplos de como isso poderia funcionar:

-Você realiza um anúncio trazendo pessoas para baixar seu E-book ou white paper (veja acima)

-Um usuário do Facebook clica no seu anúncio e é redirecionado para sua landing page mas acaba não baixando o E-book.

-Porque você colocou Conversion Pixelem sua landing page, Facebook (e você) pode especificamente continuar anunciando para o mesmo usuário no feed de notícias, o levando a finalmente baixar o e-book.

A ação que você definiu poderia ser qualquer coisa, de clicar em um produto ou assistir uma webinar (apresentação on-line) para colocar algo em um carrinho de compras online.

Um dos principais fornecedores de automated Retargeting (redirecionamento automático) é o Adroll, um site que eu visitei várias semanas atrás. Com isso eu acionei um de seus próprios conversion pixels (pixels de conversão), e desde então tenho recebido seus anúncios (como no exemplo abaixo) no meu feed de notícias do Facebook.

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O que eu gosto:

-Inclusão de impressionantes estatísticas do negócio: Tipo de estatísticas como “Nossa média de cliente ganha $10 por casa $ gasto"são excelentes para utilização do espaço de anúncios. Lembra-se que isso funciona tão bem para E-books e afins.

O que eu mudaria ou testaria:

-Cores diferentes: Eu testaria uma borda com cor diferentes para a imagem. O próprio esquema de cores do Facebook é azul claro e branco, e testando uma borda mais atraente (vermelho ou verde) pode ser eficaz nas taxas de cliques

-O texto da imagem: Mais uma vez eu recomendo tirar o texto de dentro da imagem principal. Enquanto o logotipo é grande eu definitivamente testaria diferentes estilos para esse anúncio com uma imagem para realmente atraente.

A landing page:

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O que eu gosto:

-Multiplas CTAs: A inclusão de "Try it out” (experimente) e “Start your Free Trial” (Inicie o seu teste grátis) até mesmo dentro do vídeo, é uma ótima maneira de diminuir o seu CPA.

-Se você for incluir múltiplas CTAs certifique-se de que elas estejam diferentemente redigidas e distantes como as do AdRoll foi feita em posições e palavras.

  • A foto de Adam Berke ( Presidente da AdRoll):A imagem de Adam Berke (presidente da AdRoll): Colocar a foto de um componente da empresa é uma boa jogada de marketing. A AdRoll é uma grande empresa e o exemplo acima mostra isso.

O que eu mudaria ou testaria:

-Mais informações antes de eu clicar no vídeo: Se eu tivesse vindo organicamente do Facebook (em vez de ser segmentado pelo anúncio), eu não iria saber muito sobre o que o AdRoll realmente faz e como trabalha. Por isso eu iria querer ver mais algumas estatísticas ou alguns tópicos sobre a forma que eles podem trabalhar para o meu negócio e alguns benefícios antes que eu tivesse que clicar no vídeo.

  • Remoção das opções do navegador superior: Novamente, isso distrai a partir do principal ponto da landing page. Tudo na sua landing page deve ser focado em uma única ação (no caso do exemplo tratado “starting a free trial” (Iniciando uma versão gratuita).

Porque eles são bons juntos:

-Coesão: Mais uma vez estamos vendo um ótimo esquema de cores e logotipo combinando.

-Falta de repetição: Eu realmente gostei do fato de eles não repetirem a estatística “10 dólares para cada 1 dólar gasto” dentro da landing page. Isso serviria para chamar minha atenção no anúncio e pelo fato da repetição me passaria a sensação que é tudo que eles têm para se gabar. Em vez disso, eles se referiram aos 8.000 marcas que escolheram a AdRoll ( dados como esse são ótimos motivadores na publicidade)

4. Promoção de Concursos/Sorteios

O Facebook é o melhor lugar para realizar um concurso/sorteio online. A utilização da ferramenta like-gate (que a LondongDrugs utiliza no exemplo abaixo) é uma excelente maneira de aumentar seu alcance no Facebook e o Edgerank. A London Drugs (rede de farmácias canadense) aumentou o número de fãs de suas página de 5 para 80mil desde que eles começaram a realizar concursos e sorteios em novembro de 2012.

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O que eu gosto:

-A imagem: A London Drugs tem aproveitado a imagem “mulher feliz”, que tem uma ótima performance (na verdade, eles têm quatro). Grupo de pessoas sorrindo são uma ótima opção para um anúncio no feed de notícias. Um anúncio da lateral direita iria cortar as outras mulheres porém a modelo principal da sua direita continuaria aparecendo, o que é muito eficaz também.

-O Like-Gate: Realizar um concurso com a ferramenta like-gate é simplesmente o jeito mais fácil (dentro das regras do Facebook) para aumentar os likes de sua página.

-A CTA: “Curta nossa página para sua chance de ganhar” (Frase utilizado no exemplo em inglês:(Like us for your chance to win)é uma das melhores CTAs que existem. Automaticamente chama atenção para o principal ponto da promoção (proposta de valor para o interessado) e já conta para os usuários exatamente o que eles precisam.

-*A colocação de produtos: * Seis modelos aleatórias não criaria o mesmo efeito que seis modelos utilizando alguns dos principais produtos de vendas da London Drugs: fotografia, maquiagem, farmácia, utensílios para cozinha e objetos escolares.

A landing page:

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O que eu gosto:

-Concursos recorrentes: Este é o terceiro concurso de três que dar aos usuários do Facebook três chances de ganhar. E, embora o prêmio seja o mesmo (cartão - presente de $250), os temas são diferentes: neste caso de Fall for Fashion, Fall for Home e Fall for Tech. Isso mantém as pessoas interessadas e também ilustra os produto que tem para oferecer.

-O prêmio: Cartão presente é o meu favorito para concursos no Facebook. Lembre-se que concursos são para impulsionar o engajamento com sua marca, tanto durante quanto depois do concurso ter terminado. A utilização de um prêmio relacionado a marca (como um cartão-presente ou um produto) te dar a segurança de que as pessoas que participam da promoção são realmente interessadas em seus serviços e produtos.

-Concurso temático: Aproveitar o fato de que as pessoas estão pensando sobre feridos, estações, volta às aulas, eventos esportivos e mais é uma ótima maneira de aumentar a participação de um concurso.

-O botão laranja da Call-to-Action (CTA):Utilizando uma cor contrastante para o botão de interação, realmente funciona para chamar atenção. A última coisa que quero fazer é misturar o CTA com a cor do fundo

-Exibição de quantas pessoas estão participando: Um pouco hostentação nunca fez mal em uma competição. Exibir o número de pessoas que já entraram incentiva os outros a se envolver também.

-Fácil compartilhamento: Incluindo os botões de compartilhamento nas outras redes como: “Enviar”, “Recomendar”, “+1” (Google+) e “Tweet” aumenta a vitalidade de seu conteúdo em 700%.

Porque eles são bons juntos:

-A realização de um anúncio para concursos é semelhante para E-Book, porém tem o elemento adicional de “uma chance de ganhar.”

-Tanto o texto do anúncio quanto da landing page pode utilizar “chance de ganhar"para gerar conversões

-Não existe realmente nenhuma melhor proposta de valor do que essa: "você pode ganhar esse prêmio incrível. ’

E, como um benefício adicional, a chance de ganhar um prêmio também dirige mais compartilhamentos entre amigos do que um e-Book ou venda faria.

Conclusão

Criando um excelente anúncio em conjunto com uma grande landing page é como você vai converter seus fãs no Facebook para clientes. Você que tem um negócio online, experimente implementar um conversion pixel em suas páginas de produtos e carrinho de compras.

Já produtores de E-Book, lembre-se de incluir uma proposta de valor (estatística ou dicas) no seu anúncio e landing page. Se você está considerando a possibilidade de realizar um concurso ou sorteio, eu recomendo procurando um provedor de aplicativos específicos para isso e antes de tudo obter algumas dicas e conselhos de utilização.

Para a integração de anúncios e landing pages, lembre-se que menos é mais. Escolha uma boa imagem e atraente CTA, mantenha o seu texto dentro do contexto e veja seu engajamento crescer.

Leitura relacionada:

-4 maneiras de combater o esgotamento de anúncios no Facebook

-3 exemplos de landing page: Críticas e Sugestões

Agora é a sua vez. Qual é a sua experiência com a integração de anúncios no Facebook e landing pages? Deixa seu comentário compartilhando.

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Escrito por: Thiara@wishpond.com