Como promover sua marca através de landing pages no Facebook
Você tem página no Facebook?
Tudo bem, essa foi uma pergunta óbvia, eu sei que você tem. Já estamos em 2014 e se você tem um negócio e quer aumentar a popularidade e gerar mais vendas você deve ter uma landing page. Isso é marketing online!
Mas você está conduzindo tráfego para uma landing pageno Facebook? Você deveria.
No meu último artigo falei sobre como criar landing pagesdentro de sua página no Facebook. Caso seja a primeira vez que você vai criar um, eu recomendo conferir e tirar todas as dúvidas: Como criar e editar ótimas landing pages no Facebook
No artigo de hoje vou primeiro te falar por que você deve criar uma landing pageno Facebook e depois te mostrar marcas populares no Facebook e como elas utilizam suas landing pagespara divulgar outras redes sociais e promoção, gerar leads e ganhar likesatravés de exemplos que encontrei.
Por que uma landing page no Facebook?
Nós sabemos que todo anúncio PPC ou campanha de anúnciostem mais sucesso quando envia as pessoas para uma landing pagerelacionada com o anúncio, não é?
Isso é a mais pura verdade no Facebook, pois sua página Facebook é como o site da sua marca, só que no Facebook.
Você pode utilizar a landing pageno Facebook paracaptar dados de usuários, divulgar uma promoçãoe direcionar os visitante para seu site (fora do Facebook).
As variáveis que vou abordar nos exemplos das landing pagesno Facebook abaixo aumentam a chance da taxa de cliques (CTR) muito mais do que se anúnciosou simplesmente publicações e podem também trazer excelentes perfis de usuários no Facebook, ou seja, aqueles interessados em sua marca.
Embora as abas das landing pagesno Facebook só estão disponíveis apenas para landing pagecriada por meio de um aplicativo de terceiros, o investimento vale a pena. Veja por que:
Mantém usuários no Facebook.
Muitos usuários vão escapar assim que percebem que o link que você forneceu esta os enviando para um site. Mesmo que eles estejam realmente interessados em algo da sua marca, não importa, eles vão vão rejeitar o site. As landing pagesmantém seus possíveis leads ou consumidores confortáveis e por isso mais chances de clicarem em sua CTA e converter, ou seja, finalizar o que foi iniciado ao clicar na aba do Facebook.
Por isso a aba da landing page no Facebook é melhor para atrair usuários interessado e que após clicarem na aba e aterrizarem em sua landing page(ainda dentro do Facebook) vão decidir se querem ficar por lá ou serem direcionados para outra rede socialou site (fora do Facebook) apenas através de um clique na CTA.
Uma landing page no Facebook também pode ter uma grande influência sobre o seu perfil no Facebook através de “Like-gate” - algo que eu vou me referir a algumas vezes neste artigo. O Like-gate é melhor maneira de aumentar o seu perfil de mídia social. Quer aumentar o número de curtidasem sua página?Adicione olike-gate de um provedor de terceiros em sua landing page.
Vamos conferir 2 exemplos de diferentes landing pages no Facebook:
1. A completa landing page no Facebook do Hotel Urbano divulgando sua nova promoção e dirigindo tráfego para seu site:
Foto de capa e aba do Facebook:
É interessante você mudar a foto de capa de sua página de acordo com a sazonalidade ou para divulgar alguma promoção, (como é o caso do exemplo acima). O usuário ao chegar na página do Hotel Urbano fica sabendo da promoção do momento e com a imagem de divulgação logo abaixo na aba, pode clicar e ser direcionado para a landing page, que está otimizada com like-gate para aqueles que ainda não são fãs da página curtirem para ver promoção.
Like-Gate:
O usuário interessado na promoção, após ver na página a foto de capa de divulgação e clicar na aba da landing pageda promoção vai encontrar esse like-gate (imagem acima) para curtir a página e poder saber melhor a promoção.
Com uma frase simples o Hotel Urbano consegue segurar a atenção dos usuários. “Quer ir ao Rock in Rio?” o publico interessado então vai curtir a página pois no mínimo vai ficar curioso para saber mais.
Inserindo o like-gate além de aumentar o número de curtidas em sua página, nós sabemos que os novos fãsrealmente gostam do que você está promovendo e é o público que você quer atingir. Nesse caso, o Hotel Urbanolançou uma promoçãopara quem quiser ir ao Rock in Rio 2014.
Promoção na landing page no Facebook:
Sem muito texto e muito imagem a landing pageexplica de forma clara e dinâmica o que o usuário tem na promoção.
4 destaques da landing page:
- Unidade visual da promoção- Perceba que foi utilizado em todas as peças (Foto de capa, aba, like gate, landing pageno Facebook e o site) da promoção as mesmas fontes, mesmas cores, tipo de linguagem e imagens.
- Like-gate - Linguagem clara e direta para aqueles que ainda não são fãs da página.
- *USP - * A proposta de valor é chamativa e simples. Os ícones para ilustrar a promoção ajudam a detalhar o que é a promoção. O Hotel Urbano oferece um pacote completo com Passagem, hotel, translado e par de ingressos, que torna sua proposta única de venda muito atraente.
- CTA: O tamanho, a cor e a frase do botão da CTA ajudam a dar ganhar destaque sobre o fundo da página.
Após o usuário clicar na CTA, ele é redirecionado para o site da promoção para conhecer todos os pacotes e realizar a compra com desconto
Site da promoção:
Mantendo a linguagem visual, eles utilizam o banner do site de acordo com a foto de capa do Facebook, trazendo uma unidade visual para toda a campanha. No site, o lead pode escolher qual pacote de viagem quer comprar e ganhar o desconto.
Criando uma landing pageno Facebook como essa por exemplo. você ganha mais curtidas em sua página, atrai leads e gera tráfego para seu site.
O Hotel Urbano está utilizando uma landing pagepara promover seu site e gerar vendas de pacotes de viagem. E você? o que pode fazer para atrair leads interessados?
2. Landing page do Guaraná Antarctica para promover suas promoções diárias no Twitter
Foto de capa e aba do Facebook:
Perceba que a imagem de capa fala das 3 abas promocionais.Você pode utilizar sua landing pageno Facebook parasimplesmente promover outras redes sociais. Veja no exemplo:
Landing page promovendo Twitter:
Na landing pageexibida acima, o usuário não precisa sair do Facebook, ao clicar na CTA “Entrar no Twitter”ou “Seguir”, vai abrir uma janela para que o você faça login no seu perfil do Twitter (caso no momento não esteja logado, como eu não tava ao criar esse exemplo). Após o login você pode começar a seguir o Twitter da marca e ficar por dentro da promoção.
3 d** estaques da landing page:**
-Integração com outras redes sociais : Essa é uma das maneiras mais utilizadas para aumentar perfil social da marca. Como as promoções sempre acontecem o Twitter da marca, o Guaraná Antarctica utiliza bem a landing pageno Facebook paradivulgar a promoção e o Twitter ao mesmo tempo. Os usuários precisam seguir o perfil da marca no Twitter para poder participar.
Ausência do Like-gate - Como o foco da marca é ganhar seguidores no Twitter, eles não colocaram o like-gate. A Landing pagejá está solicitando que os usuários sigam no Twitter.
Unidade visual : As imagens da foto de capa e abas das landing pagesno Facebook tem grande destaque. Perceba que na foto de capa eles mencionam “3 seleções” se referindo as 3 promoções estão acontecendo e você encontra na aba.
Como você viu nos exemplos de hoje, você pode promover uma promoção, gerar leads e mais visitas em seu site, ganhar mais fãsem sua página no Facebook e ganhar seguidores no Twitter.
_ No próximo artigo separei mais exemplos de landing pages no Facebook e como você pode promover seus produtos para estreitar relacionamentos. Aguarde! _
Conclusão
Landing pagesno Facebook são incríveis, mas apenas se eles estão otimizados para conversões. Elas afunilam os usuários do Facebook de forma inteligente e bem-sucedida, peneirando os clicks aleatórios e afiando pessoas que você realmente quer se comunicar, se envolver, ou ter como clientes.
Lembre-se que a função do “Like-gate” na sua página ainda só está disponível através de aplicativos de terceiros e não direto pelo Facebook. Mas está é uma das melhores maneiras de incentivar o crescimento de sua página no Facebook.
Lembre-se também que, a fim de tirar o máximo proveito das suas campanhas de marketing no Facebook, você precisa dirigir o tráfego para um site (ou uma landing page) que corresponda com sua campanhano Facebook. Mantenha a unidade visual de toda campanha a mesma. Não mude as imagens, linguagem ou esquemas de cores ou você vai confundir a mente de seu tráfego e gerar taxa de desistência.
Tudo o que você precisa é um pouco de criatividade e bom senso para criar landing pagecom unidade visual, CTA que se destaque, USP que chame atenção e imagens de acordo com seu público.
Confira alguns artigos com dicas e exemplo de landing pages:
-Como criar e editar ótimas landing pages no Facebook
- Landing page: Saiba por que você deve ter uma
- Landing Pages: Como promover o seu produto da melhor forma
- Landing Pages: Design para converter
- Landing page: Saiba por que você deve ter uma
- Landing Pages: 5 detalhes que tornam a conversão diferente
- Landing Pages: Utilize a linguagem que converte
- Landing Pages: 25 dicas para otimizar conversões
- Landing Page: 7 erros que estão custando suas conversões
- 21 maneiras: Como criar landing page e anúncios no Google - Combo que converte
-21 Landing Pages executáveis para profissionais de marketing de conteúdo
- 12 maneiras para escrever texto de anúncios PPC no Google que convertem
- Fazendo o teste A/B de sua landing page para maximizar conversões
- 7 passos para fazer um ótimo anúncio no Facebook pela Wishpond
Caso você tenha alguma dúvida ou algo que queria compartilhar, deixe no comentário abaixo. Obrigada!
Por Thiara@wishpond.com