Automação de e-mail: O que é, e por que seu negócio precisa

Automação de e-mail: O que é, e por que seu negócio precisa

3,2 bilhões. Esse é o número de contas de e-mail que temos no mundo. 91% dos usuários de e-mail que checam e-mails diariamente podem ser os seus clientes.

Como seu negócio pode utilizar essa plataforma de marketing mais efetivamente? Como você pode utilizar e-mail para atualizar seus leads, construir consciência de marca e proporcionalmente aumentar suas conversões de vendas.

Automação de e-mail (gerando e-mails automáticos)

Nesse artigo eu vou falar exatamente o que é tática de Automação de E-mail e te dar 12 boas razões do por que seu negócio tem que utilizá-la.

O que é E-mail automático?

Você provavelmente tem ouvindo bastante os termos “ Automação de e-mail” e “Automação de marketing” ultimamente. Automação de e-mail está se tornando parte integrante de uma das campanhas de marketing online de muitos negócios experientes.

Ao contrário de como esse nome soa, automação e-mail serve principalmente para a construção de relacionamentos com clientes. Através do processo automático, você pode reunir os dados de seus clientes e de todos os seus canais de marketing para construir familiaridade cada vez mais estreita com o seu cliente. Automação de e-mail pode realmente ser extremamente pessoal, se você fizer isso direito.

Uma automação de e-mail te permite enviar vários e-mails pré programados e automático, para diferente lista contatos que você tenha. Escolha um assunto e comece a programar os e-mails.

Campanha de e-mail automático pode ser tão simples ou tão complexa como os objetivos e recursos de seu negócio.

-Uma campanha de e-mail automático simples pode ser feita de alguns e-mails que são enviados em uma base programada para todos que, por exemplo, entram em seu concurso online.

-Uma campanha de e-mail automático complexa pode ser composta de diagramas de fluxo de trabalho, com matrizes de decisão com base nas ações tomadas por seus clientes potenciais. Por exemplo, você pode configurar uma campanha de automação com o objetivo de conseguir uma venda de seu produto. O trajeto do e-mail pode variar baseado em como você obteve esse e-mail, se por download de ebook, por um clique na sua landing page promocional ou por uma inscrição para neswletter e exclusividades.

O termo Automação de E-mail é o que você pode criar para ficar mais próximo de seu cliente, e a ação que você toma para entrar em contato com ele é de e-mail automático.

Meu negócio precisa de Automação de E-mail?

Seu negócio precisa de automação de e-mail por dezenas de razões. Fundamentalmente, você precisa de automação de e-mail para cultivar de seu relacionamento com clientes, conquistar novos clientes e novas vendas e transformar seus novos clientes em compradoresassíduos.

Separei mais 12 razões que seu negócio precisa de automação de e-mail…

1. Cultive o relacionamento com seus Leads

E-mail tem sido um dos melhores métodos para cultivar relacionamentos com seus leads. Com uma campanha automática, você pode enviar uma série de mensagens em tempo hábil, de grande relevância que se conectam com seus clientes potenciais.

Quanto melhor você puder se relacionar com o seu cliente, mais provável é que eles permaneçam como cliente. E melhor ainda, se você realmente desenvolver um ótimo relacionamento, eles são ainda mais propensos a contar sobre você para seus amigos.

Dica : Consiga seus próprios leads qualificados a partir de mídias sociais e landing pages com solicitação de e-mail como mandatório.

2. Envie e-mail personalizado e de “um-para-um” pessoal

Utilizando um bom software de automação de e-mail e CRM, você pode facilmente personalizar suas campanhas de e-mail automático.

Com a Wishpond, por exemplo, é muito fácil utilizar a opção “marcações” para personalizar sua linha de assunto e corpo do e-mail.

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A linha de assunto personalizada pode aumentar suas taxas de abertura em 35% ou mais.

Ao contrário de seus sites de redes sociais, e-mails te proporciona correspondência de um-para-um com o seu cliente. A sua mensagem é entregue diretamente a eles, se tornando mais pessoal e próximo.

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Se você estiver criando uma campanha automática com a ferramenta da Wishpond, para personalizar e deixar mais pessoal, clique no botão “Marcações” para escolher a que melhor se encaixa para sua campanha de e-mail.

3. Alcance seu cliente

Falando um pouco de mídia social, uma campanha de e-mail automático alcança o seu cliente. Nós todos sabemos que o alcance em sites como o Facebook está ficando menor (se você não percebeu, agora o alcance de uma publicação em sua página no Facebook caiu bastante em termos de visualização orgânica, te forçando a criar anúncios papos para obter mais alcance).

Com e-mail, você tem o controle da frequência de seu alcance, e você tem a certeza de que o seu e-mail vai chegar diretamente na caixa de entrada de seus clientes.

O Twitter é um site social incrível, mas vamos concordar que a maioria de seus Tweets não são vistos por todos os seus seguidores. O mesmo acontece com a maioria das outras plataformas como Instagram, Pinterest, Google+ e até mesmo o LinkedIn.Tudo acontece de forma rápida e em questão de segundos os olhos de um usuário já estão em outra coisa.

4. E-mails são lidos e você é visto

odos nós verificamos nossos e-mails, assim como seus clientes também faz. Seus e-mails são lidos. E mesmo se eles não são abertos, seu e-mail ainda são visto por seu prospect. (Eles sempre recebem).

Toda vez que seu o “de” e o assunto de seu e-mail é visto, você aumenta seus contato com o cliente. Como um comerciante, você sabe que quanto mais pontos de contato para um relacionamento você tem com um cliente, é mais provável que eles reconheçam a sua marca, lembre do seu nome, e compre de você.

5. Fácil de segmentar e enviar mensagens direcionadas

Estudos demonstram que segmentar seus e-mails podem aumentar sua taxa de cliques (CTR) por um gritante de 50%.

Vale a pena configurar várias campanhas de e-mails automáticos, para que você possa enviar mensagens bastante segmentadas.

Você poderia segmentar seus leads por:

-Localização (para enviar informações sobre um evento local, promoção ou eventos atuais na geo-localização)

-Idade ((para deixar seus e-mails com a linguagem apropriada a idade, ou dar informações relacionadas com determinada idade)

-Interesses (para enviar campanhas automáticas relevantes com os gostos dos clientes)

-Sexo (para escrever diferente texto de e-mail, ou promover produtos diferentes)

Por exemplo, digamos que você possui um salão de beleza, e sua empresa está oferecendo um desconto de 50% para um tratamento de spa. Você poderia segmentar seus e-mails por sexo, e enviar uma série de mensagens direcionadas para se conectar com seu clientes potenciais. Ou seja, um e-mail só para mulheres e outro direcionado para homens.

email automation

6. Simplifica seu funil de vendas

Ao automatizar suas campanhas de e-mail, você torna o seu funil de vendas mais eficiente. Você libera tempo para sua equipe de vendas para que eles possam se concentrar na qualidade das campanhas de cultivação de seus leads.

Você pode acompanhar suas taxas de clique e clientes de outras ações de clientes quando visitam a landing page de sua campanha. Sua equipe de vendas pode, então, escolher os mais interessados​​, clientes engajados para facilmente obter a venda.

7. Torna seu negócio o mais lembrado

Manter contato com seus clientes significa que eles vão pensar em você com mais frequência. Campanhas de e-mails automáticos fazem isso.

Mande um e-mail automático, segmentado e personalizado quando alguém se inscrever para uma promoção online ou uma oferta na landing page com solicitação de e-mail.

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Você se mantém conectado apenas quando o cliente interage com você. Isso aprofunda seu relacionamento, e mantém o seu negócio na mente deles por um longo tempo. Se você criar e-mails eficazes para enviar, você pode associar sua marca com os sentimentos positivos que o cliente obteve ao interagir com sua marca, seja baixando um e-book ou participando de um concurso por exemplo.

Além disso, configure campanhas de e-mails automáticos para se manter em contato com seus novos clientes potenciais em uma base diária ou semanal.

8. Não é caro

Automatizar seus e-mails podem economizar seu tempo e dinheiro. Isso é o que todos nós queremos nos negócios, não é verdade?

Em comparação com os custos associados com o envio de e-mails manuais e cultivação mais antiquada de lead (como aquela boa e velha ligação fria - se lembra?), as campanhas de automação podem te poupar trabalho, custos muito mais.

E-mail não custa nada para ser enviado. Você pode ter que gastar um pouco por mês para usar o software de automação dee-mail (seus custos são geralmente baseados na complexidade de suas campanhas, bem como o número de leads que você tem). Mas faça uma análise de custo/benefício, e você vai perceber que os benefícios superam os custos do software.

(A propósito você ainda pode obter campanhas de e-mails automáticos com a ferramenta da Wishpond a partir de $29/mês. Aproveite, pois esse valor vai ser mudado em breve!)

9. Alcança clientes de dispositovs moveis

Seus clientes verificam e-mails em seus celulares. Suas campanhas de e-mail otimizadas para dispositivos moveis podem ser vista onde quer que o seu cliente potencial estiver.

Alcançar seu cliente no celular lhe dá uma enorme vantagem sobre seus concorrentes, e faz com que seu e-mail seja lido, clicado e convertido.

10. Dirige tráfego para sua landing page

Você pode aumentar o tráfego de seu site através da automação de e-mail. Crie e-mails que desenvolvem confiança e aprofundam relacionamentos de marca, convidando seus clientes para visitar sua landing page em novas campanhas.

Por exemplo (após busca orgânica) descobrimos que e-mail marketingé o número dois de tráfego para as nossas páginas de e-books.

E-mail funciona para levar as pessoas a clicar em um link específico para o seu site ou suas landing pages.

11. Configure sua campanha e não se preocupe com os envios

Uma vez que você cria uma campanha de automação de e-mail você vai contactar automaticamente seus novos leads. É super simples.

Mas você ainda precisa testar suas campanhas, através do teste A/B para continuamente otimizar suas campanhas.

Confira mais sobre a forma de teste A/B para suas campanhas de e-mail.

12. Acompanhe e mensure os resultados

Quando você está utilizando software de automação de e-mail, você pode acompanhar, mensurar e melhorar o retorno de suas campanhas.

Acompanhe seus resultados por indicadores chave de desempenho (KPI), tais como:

  • Taxa de entrega
  • Taxa de abertura
  • Taxa de cliques (CTR)
  • Conversões

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Calcule seu ROI, e continue construindo lucros para seu negócio!

Conclusão

Campanhas de e-mails automáticos podem ser extremamente benéficas para os seus resultados de marketing online. Bata a sua concorrência, a experimente antes que eles façam o mesmo!

Não esqueça de criar diferentes mensagens de acordo com o perfil de seus leads. Segmentação e personalidade é a chave para um bom e-mail marketing.

Leitura complementar:

O que você acha? Você já utilizou automação de e-mail? Quais são os resultados que você obteve? Que dicas você pode compartilhar conosco?

Por Thiara@wishpond.com