7 dicas de call to action para aumentar as conversões de Landing Pages
Decepcionado com a baixa taxa de conversão de sua landing page?
Já pensou que pode ser por causa da sua call to action (CTA)?
Sua CTA é exatamente a ação que você quer que os visitantes de seu site façam. Independentemente se o objetivo de sua landing page é aumentar as vendas, gerar leads de e-mail ou desenvolver relacionamentos com clientes, no final de tudo isso, todos nós queremos mais conversões.
Seguem 7 dicas de CTA’s para você melhorar a conversão de suas landing pages.
1. Visuais!
Sua CTA deve ser a primeira coisa que seu visitante ver quando clica em sua página. Afinal você cria sua landing page para conversões. Quanto mais claro e distinto você cria o visual de sua solicitação, mais sucesso você vai ter para alcançar seus objetivos de marketing.
Utilize cores de contraste para o botão de sua CTA. Nós como seres humanos, somos naturalmente atraídos por variações de cores. Isso chama a atenção, então seu prospect potencial vê imediatamente o que eles precisam fazer em sua landing page. Cores contrastantes também subconscientemente criam uma sensação de desconforto, que nos fazem querer tomar medidas para aliviar.
Uma grande tendência para cores contrastantes hoje em dia é o botão da CTA laranja em um fundo azul. Esse contraste se destaca e provoca uma reação.
Alguns comerciantes inflexíveis aderem àideiade que você deve usar acores da sua marca em sua CTA. Eu concordo em partes - use as cores de sua marca na sua landing page, mas crie uma CTA contrastando com o esquema de cores da sua marca.
Existem várias ferramentas de esquema de cores disponíveis online. Utilize-as para encontrar as melhores tonalidades de CTA para o seu negócio.
Esquema de cores:
Utilize o espaço em branco para atrair os olhos dos visitantes para a sua solicitação também. Desenvolva uma landing page clara para criar um fluxo em direção a sua CTA. Não coloque a proposta da página dentro de uma imagem, liste os benefícios e propostas de valor.
A ferramenta de criação de landing page da Wishpond te proporciona templates otimizados para facilitar sua CTA ganhar destaque visual:
2. Palavras orientadas para ação (Act On)
As melhores CTA’s provoca muitas reações rápidas. Mas… como você faz isso? Utilize palavras orientadas para a ação.
A maioria de seus visitantes não gastam muito tempo lendo coisas online, ou seja, eles gostam de passar o olho em toda página e apenas ler o que os chamam atenção e os interessam. Quando mais simples você utilizar aspalavras para apresentar sua solicitação, mais ela vai entrar em conexão com o seu público.
Quanto mais orientadas para ação as palavras da sua CTA são, mais reações rápidas você vai provocar.
Seguem alguns exemplos de CTA’s com estímulos para conversão, baseados nos objetivos de sua landing page:
Vendas:
Tradução: Inicie seu teste grátis
Geração de leads:
Tradução: Baixe agora
Criação de relacionamentos:
Tradução: Envie informações
Eu recomendaria também, que você utilize o verbo utilizado na CTA no título da página. Você reforça a ação que você está pedindo ao seu visitante, tornando clara a proposta da sua landing page.
Leia mais dicas de conversão em landing pages em meu artigo recente: Por que suas Landing Pages não convertem?
3. Apelo óbvio
Como todo o resto da sua landing page, sua CTA deve auxiliar a principal pergunta que seu visitantes tem: O que tem nisso para mim?“
Reforce seus benefícios, mostrando o seu público o que ele ganhará através da conversão em sua página. Quer se trate de venda ou o seu produto, uma parte do conteúdo ou de um e-mail regular, deixe claro em sua CTA o que eles vão ganhar, se preencher os campos do formulário da landing page.
Mostre que sua empresa é confiável e pense em seu cliente, usando pronomes pessoais como "você” e “eu”.
Deixe sua página simples para aumentar suas conversões. Utilize apenas uma CTA em sua landing page. Se você tem vários objetivos de marketing e diferentes públicos, use múltiplas e únicas landing pages para cada solicitação de conversão. Empresas com 30 ou mais landing pages geram sete vezes conversões.
4. Tamanho importa
Se um elemento em sua landing page é maior do que todo o resto, geralmente é o mais notado. A CTA é o que você precisar que seja notada, por isso é lógico que o botão deve ser grande!
Eu faria isso com cautela. Você pode fazer o botão de sua CTA grande o suficiente para se destacar, mas não tão grande, isso confundi o conteúdo benefício em sua página.
Existem outras técnicas para fazer sua CTA se destacar. Crie teste A/B para os tamanhos do botões de suas CTA’s para encontrar as dimensões ideais para seu negócio, campanhas e mercado alvo.
5.Localização e Posicionamento
De um modo geral, as pessoas ‘leem" sites em um “F” formato gerado do canto superior esquerdo para o canto inferior direito da página. Com base nesta pesquisa, as melhores práticas diria que você deve colocar a sua CTA na parte inferior do lado direito e a manter na primeira parte da página.
Exemplo do “F” do mapa de calor formado em um site. Imagem da Sprout Social.
Se você está apenas começando com landing pages, eu recomendo você seguir com essa prática. Teste seus resultados e aprenda a localização ideal para a sua campanha.
No entanto, estudos recentes de rastreamento dos olhos têm mostrado que este local nem sempre resulta na mais alta conversão. Para colocá-lo em termos simples e óbvios, a melhor prática é colocar a CTA, onde sua CTA recebe as mais altas conversões.
Teste suas páginas para localizar o ponto ideal que organicamente flui com o design da landing page.
Manter a sua CTA na primeira parte da página também é discutível. Alguns especialistas de landing page descobriram que colocar sua CTA após percorrer várias vezes através de uma página na verdade aumentou significativamente as conversões. Isso realmente depende de sua indústria, do preço de sua oferta, da natureza de sua solicitação e muitos outros fatores.
Além disso, as pessoas estão olhando sua página através do celular, tablets e outros dispositivos, onde acima da dobra não tem impacto sobre sua conversão, tanto quanto faz no desktop.
Dito isto, se você não tem tempo e dinheiro para criar teste A/B em suas landing pages para otimização completa, ou você acha que seus custos de otimização estão acima dos lucros que os testes fornecem, fique com o padrão e coloque a sua CTA no canto inferior do lado direito na primeira parte da página.
6. Direcione seu visitante
Toda a sua landing page deve ser criada para induzir a conversão. Pistas direcionais é uma característica de criação essencial para orientar a atenção de seu lead para a CTA.
Pistas direcionais pode ser tanto sútil (como a direção dos olhos de um rosto em sua página) ou mais explícita (como uma seta apontando para a sua pergunta).
Neste sofisticado exemplo de pista direcional, a direção do olhar da modelo Sunsilk foi testada. Na imagem “A”, a modelo olha para a câmera. Na “B”, a modelo ela olha para o produto. Como seres humanos, temos a tendência de olhar para onde outras pessoas estão olhando. A Sunsilk usou a imagem “B”, então claramente a sutil pista direcional (do olhar da modelo) aumentou conversões.
Existem vários métodos para o fluxo de tráfego do olhar em sua landing page. Duas pistas principais de conversões são:
Setas:
O método mais simples de dirigir a atenção de seus visitantes é com setas. Você vê isso o tempo todo em landing pages nos dias de hoje. Utilize as setas com cores contrastantes para criar um senso de urgência direcionado para o sua CTA.
Atalhos:
Semelhante as setas, um “percurso” ou “caminho” linear naturalmente dirige o olho humano. Ele aciona um instinto em nossos cérebros nos dizendo que precisamos seguir. Você pode criar caminhos através de imagens de linhas convergentes, com pessoas apontando na direção da sua CTA, ou mesmo uma imagem de um trilho.
A IconDock utiliza uma forma mais sutil de seta e um caminho de ícones coloridos para direcionar o tráfego do olhar e ganhar conversões no CTA.
Desenvolva sua página se concentrando em sua meta de conversão. Quanto mais o seu espectador olhar para a sua CTA, maior será a sua taxa de conversão.
7. Atraia seu visitante
Não existe nada que baixa a sua conversão mais rápido que uma CTA errada.
Pense na sua landing page como um processo de conquista. Um novo visitante, não te conhece ainda. Se você for aberta e diretamente para uma CTA do tipo “compre agora” sem a construção de um relacionamento, você vai ser rejeitado. Vá com calma, mostre seus benefícios e os torne claro e óbvio o que tem nele para o seu cliente.
Pense nisso, se você entrasse em uma loja que você nunca esteve antes, e alguém imediatamente te falasse “compre agora” e pedisse seu cartão de crédito - provavelmente você iria sair da loja. O mesmo acontece em uma CTA exagerada ou prematura.
Conheça seus consumidores e onde eles estão em seu funil de vendas.
Utilize CTA’s em landing pages que dão a seu novo visitante a chance de te conhecer melhor.Por exemplo, dê opções para:
- Testar seus produtos por 30 dias
- Receber conteúdo grátis
- Inscrição em seu blog ou newsletter
Depois de você ter “seduzido” seu novo prospect, você pode então os direcionar para página de compras com o botão de CTA “Compre agora”. Mensure seus resultados crescidos.
Conclusão
A CTA deve ser o ponto central de sua página. Experimente um ou todos esses sete métodos para otimizar suas conversões de landing pages.
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Quais são as suas experiências? Como você aumenta as conversões com sua call to action? Compartilhe conosco!
Por Thiara@wishpond.com