Landing page: Saiba por que você deve ter uma

Landing page: Saiba por que você deve ter uma

Você tem uma empresa pequena ou média e vê um grande obstáculo ao conseguir conversões? Você tem investido um bom tempo nas redes sociais e marketing online mas não consegue compreender como transformar aquele tempo em dinheiro de verdade?

Você já ouviu falar em páginas de destino (ou landing pages para a maioria)? Já criou alguma e obteve sucesso?

Nesse artigo eu vou te apresentar as landing pages; exatamente o que elas são, seus benefícios, e os fundamentos de criar uma que resulta em vendas.

O que é EXATAMENTE uma landing page?

Uma landing page é exatamente o que soa: uma página dentro do seu site onde os visitantes “pousam” quando eles navegam em qualquer fonte na internet. É a próxima página que um usuário verá depois de clicar em um link relacionado ao seu negócio. Esse link pode ser um anúncio no Facebook, um resultado de busca no Google, um link no Twitter, um link dentro do seu blog, e a lista não acaba.

A quantidade de landing pageque o seu site possui fica a critério da sua empresa. A Wishpond possui algo em torno de 25 a 30. Você pode conseguir bons resultados com apenas uma.

O objetivo de uma landing page é estimular conversões dentro do seu funil de vendas. Simples desse jeito!

Eu recomendo uma única chamada para landing pages. Essas ações podem ser:

  • Finalizar uma compra
  • Enviar um e-mail para conversões
  • Inscrever a um feed RSS
  • Iniciar um período de teste grátis
  • Criar uma conta
  • Etc…

Por que a sua empresa precisa de uma landing page?

A sua empresa precisa de uma landing page porque elas fornecem um ponto de foco para o seu funil de vendas:

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Uma landing page é o que diz a um visitante para o seu site como agir para o interesse dele no seu negócio.

É o que transforma um internauta comum, buscando por produtos na web, em uma pessoa na sua loja, experimentando novos sapatos, por exemplo.

Vamos colocar os valores de uma landing page em números concretos. Landing pages facilitam conversões. Vamos supôr que você tenha uma loja online com um site que recebe 15.000 visitas por mês. Os seus clientes tem gastado, em média, 35 reais em cada compra. Se o seu e-commerce obtivesse uma taxa de conversão de 1% durante aquele mês, você conseguiria um aumento de 5.250 reais em rendimento.

Se você ainda não acredita, vou mostrar um caso de sucesso que vai te dar uma boa ideia:

Em maio, um resort de ski Liftopia decidiu testar uma landing page e ver se poderiam otimizá-la. Usando o Optimizely.com para testes A/B, eles conseguiram seu rendimento de 24% a mais, apenas inserindo uma opção onde usuários podiam ver produtos semelhantes.

Como eu posso criar uma landing page?

Criar uma landing page é um processo direto. Converse com o webdesigner da sua empresa (ou faça você mesmo no WordPress!). Crie uma nova página (com as variáveis que eu vou enfatizar abaixo) e consiga mais tráfego para o seu site com isso.

Eu recomendo criar distintas landing pages para diferentes fontes de tráfego. Por exemplo:

  • Crie uma landing page para cada um dos seus e-books gratuitos, com um simples porém eficaz formulário com três campos, onde um deles é para informar um endereço de e-mail (para ser usado em e-mail marketing)
  • Crie uma landing page para cada tipo de produto que o seu negócio oferece (as ferramentas individuais que você vende na sua empresa de software; roupas de inverno ou de verão; etc.)
  • Crie um concurso ou sorteio, com tráfego proveniente de um anúncio no Facebook
  • Crie uma landing page dentro do seu próprio site (como o Liftopia fez acima). Qualquer tráfego que clica num determinado link na página inicial do seu site é enviado pára uma landing page específica para aquele link. Deixe essas páginas o mais focado possível porque voce já sabe no que eles estão interessados

Como eu posso fazer uma landing page que gera conversão?

A ferramenta de anúncios no Facebook da Wishpond abaixo coleta tráfego de várias fontes, artigos de blogs, anúncios no Facebook e Google, documentos, nosso próprio site, e muito mais. Mesmo que a gente continue a testar e melhorar landing pages todo mês, é um bom exemplo de uma landing page de sucesso e que converte para o nosso negócio.

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1. Argumento de vendas exclusivo, rápido e óbvio:

O seu argumento exclusivo de venda (AEV) é o que diferencia o seu produto ou empresa dos concorrentes. A sua landing page precisa transmitir esse ponto de forma óbvia e imediata. O seu AEV pode ser repassado de diferentes maneiras:

  • O título
  • Um sub-título
  • Uma proposta de valor

O AEV da sua empresa, juntamente com uma imagem (veja abaixo) é o que chama a atenção de um visitante. Você tem aproximadamente 5 segundos para convencê-los que a sua página (e a sua empresa) merecem o seu acesso, e comunicar o valor daquela investigação é como você faz isso.

Ideias de AEV e propostas de valores:

  • O valor monetário de forma que eles possam entender
  • A palavra ‘grátis’
  • Referência positiva a uma empresa
  • Declaração do ROI esperado
  • Oferecer sucesso, em curtou ou longo prazo

2. Imagens e ou gráficos apelativos:

Imagens chamam a atenção do tráfego para a sua landing page. Elas também repassam ideias muito mais simples que texto. Você tem uma vitrine ou produto atrativo? Teste incluindo uma imagem deles na sua landing page. Isso aumenta o apelo visual da sua página e torna a reputação da sua companhia em pessoal.

A gente publicou recentemente um artigo sobre a psicologia das imagens em campanhas publicitárias e discutiu, de forma concreta, o efeito surpreendente de fotos de pessoas no seu site, landing pages e anúncios.

O Adroll, uma das empresas pioneiras em ferramentas de anúncios e re-targeting online, usa uma imagem e vídeo do presidente Adam Berke para aumentar a eficácia da landing page abaixo.

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Teste a eficácia de uma imagem para o público-alvo da sua empresa. Os visitantes do seu site podem responder mais a texto, cores ou até mesmo a uma imagem de uma praia do que a foto de uma pessoa.

3. Excelente chamada:

A sua chamada-para-ação é a variável mais importante dentro da sua landing page. Eu mencionei acima que a sua landing pageé o que foca a atenção de um visitante naquilo que você quer. A chamada da sua landing page é o centro daquele foco. Ele fornece uma simples opção para a ação. Deixe claro, crie contrastes nas cores, e aparência é uma parte vital para o sucesso da sua landing page.

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Enquanto você pode obter êxito com múltiplas chamadas na mesma landing page, é essencial que você gere tráfego para todas de alguma maneira.

A sua landing page precisa ter um foco único, visto que qualquer distração vai aumentar a taxa de saída da página.

4. Lista de benefícios curta e clara:

Fornecer de 3 a 5 benefícios é a segunda parte do AEV da sua página. O título e proposta de valor chamam a atenção dos visitantes em menos de 5 segundos. Eles decidem engajar mais e essa lista de benefícios que vai fazer com que eles executem determinada ação.

Dê ao visitante mais informações sobre quem você é, o que faz, e o que diferencia o seu negócio da concorrência. Eu recomendar que você sente e estabeleça cinco argumentos de venda baseados no seu negócio ou produto. Use o mais apelativo (eu pessoalmente gosto de valores em real) para o seu título inicial, sub-título ou proposta de valor. Os outros quatro, escreva como frases individuais em formato de lista.

Eu não posso enfatizar 'formato de lista’ o suficiente. É essencial que essa informação seja apontada por marcadores ou numerais, já que vários parágrafos da sua landing page vão reduzir o foco e aumentar a taxa de desistência na página.

5. Símbolo de responsabilidade/respaldo social

A simples inserção de um símbolo de confiança na sua landing page aumenta em até 42% o número de conversões. Responsabilidade social funciona da mesma forma ao fornecer da legitimidade do seu produto ou empresa. As pessoas, especialmente usuários de redes sociais (de onde grande parte do tráfego para landing pages vem) valoriza as palavras da sua nobreza ou autoridade respeitada.

Foi a adição do símbolo abaixo que, rapida e facilmente, aumentou o número de conversões para 42% e preenchimentos de formulários para 81%.

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A gente examinou a influência da palavra 'Comprovado’ no artigo A Psicologia por Trás dos Anúncios do Facebook - parte III: Texto. Saiba mais!

Teste

Eu não vou entrar em muitos detalhes sobre isso nesse artigo, mas é essencial que você teste as suas landing pages. As variáveis mais pequenas (posição da sua chamada, a cor, quantidade, tamanho e fonte do texto que você usa, incluindo uma imagem, e outras 1000) podem significar grandes mudanças nas conversões da sua landing page. Essas mudanças podem resultar em milhares e milhares em rendimento verdadeiro para o seu negócio.

Conclusão

Espero que agora você tenha uma base sólida sobre landing pages. Você sabe exatamente o que elas são, porque elas são essenciais para o seu negócio, e as cinco variáveis mais importante que você deve incluir.

Leitura relacionada:

Você já criou alguma landing page e está contente com os resultados? Você tem se perguntado sobre as melhores variáveis para otimizar suas landing pages para conversões? Comente abaixo!

Confira nossa nova ferramenta para criação de landing page. A Wishpond facilita a sua publicidade online.

Escrito por: Mateus @ Wishpond.com